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Raspar jantes para calibrar...

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    Raspar jantes para calibrar...

    Na passada sexta-feira o meu pai levou a Astra a uma garagem (onde nunca tinha ido) para calibrar as rodas e alinhar a direcção.

    Até aqui nada de novo.

    Só que eu não estive presente. O motivo deste tópico prende-se com o seguinte: o tipo que efectuou a calibragem das rodas usou lixa para raspar o local (do lado interior da jante) onde ia colocar os pesos! [:0]

    E, a meu ver, fez uma bela m***@. A jante da carrinha do meu pai é de 17" e com uns raios muito "abertos". Ainda por cima, o gajo raspou bem do lado interior mas a ver-se bem do lado exterior.

    Ora bem, eu já fui calibrar diversas vezes as jantes do meu carro e nunca assisti a tal coisa! Daí que queria saber se alguém conhece semelhante metodologia, é que para mim é novidade e muito estranha. [8]

    É que compreendo que com a sujidade (ferodo) os chumbos custem a agarrar, mas porra, a jante é pintada e envernizada e o gajo lixou o verniz [8]. Se todas as vezes que fôr calibrar rodas fizerem a mesma coisa... [8]

    #2
    Sim Carlos por vezes é uma pratica habitual, MAS em jantes de cujo "perfil" assim o permitam e cujo estado de conservação seja irremediavelmente mau, conservação inferior ao potencial efeito causado pela "lixagem" do local.

    No teu caso foi privilegeado a eficacia da calibragem e do proprio serviço, pois o efeito da lixa provavelmente podia ter sido conseguido na mesma mas com mais trabalho e com recurso a um tecido mais rugoso.

    Compreendo perfeitamente.

    Mas também não deve ser uma superficei muito grande a não ser que a jante estivesse muito má, pois as barras de Estanho(já não se utiliza Chumbo) tem cerca de 1cm de largura, otipo não precisava de lixar muito. Se não estás satisfeito, não há nada como conversar , vais lá e pedes a reposição do estado original.

    Comentário


      #3
      Obrigado pelo esclarecimento, Dias. Eu vou ver se amanhã à noite consigo colocar aqui umas fotos.

      As jantes são novas. Têm um ano feito há dois meses.

      Há mais um pormenor: o responsável da oficina não cobrou nada ao meu pai pelo serviço.

      Se a princípio pensei que fosse uma simpatia no sentido de cativar o cliente, depois de ver o "lindo" serviço (não foi o responsável que o fez mas este deve ter reparado bem no que foi feito) penso que o objectivo terá sido o de não existir prova que foram eles a efectuá-lo e para o meu pai não ir lá exigir nada...

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Carlos Alves

        Se a princípio pensei que fosse uma simpatia no sentido de cativar o cliente, depois de ver o "lindo" serviço (não foi o responsável que o fez mas este deve ter reparado bem no que foi feito) penso que o objectivo terá sido o de não existir prova que foram eles a efectuá-lo e para o meu pai não ir lá exigir nada...
        Talvez não Carlos, eu proprio não cobro serviços de manutenção tais como calibragens, rotações de pneus , verificação de pressão e níveis, azoto etc, a clientes da casa ou indicados por estes, é uma especie de fidelização ou potencial fidelização, que creio que terá sido o caso.

        No entanto existe de facto também essa possibilidade, no meio exitem os dois lados da navalha os bons e os maus.

        No caso de ser a hipotese menos agradavel eis a sugestão: -

        não precisas propriamente de um comprovativo, a tua presença ainda pra mais se falaste com o proprietário deve chegar,

        -depois é facilmente deduzivel a relação causa/efeito entre a danificação da jante na zona circundante á barra de estanho que ainda lá está e a calibragem de uma roda ,

        -depois a brevedidade (dias) com que te deslocaste de volta sem hipotese de haver serviço noutro lado.

        Boa Sorte e Diplomacia na resolução do assunto.

        Comentário


          #5
          Eu também desconhecia por completo essa prática...mas o fórum serve para isto mesmo.[:X]

          Já agora em média quanto custa alinhar a direcção e calibrar as rodas? Estou, por acaso a necessitar disso.
          Cumps.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Speedy

            Eu também desconhecia por completo essa prática...mas o fórum serve para isto mesmo.[:X]

            Já agora em média quanto custa alinhar a direcção e calibrar as rodas? Estou, por acaso a necessitar disso.
            Cumps.
            25 a 30 euros...

            Comentário


              #7
              Por um alinhamento de direcção ligeiro o preço justo e cobrado em média oscila entre os 15 eos 20€ , mas repito, em veiculos Ligeiro.

              Pelo serviço de calibragem de rodas é cobrado em média entre 3,5 a 5€.

              Sendo assim:

              Na pior das hipoteses- 20+ 4*5= 40 €(IVA incluido) mais que isto , a não ser que o veiculo /rodas precisem de cuidados especiais ou extraordinários, é muito caro.


              p.s : isto partindo do pressuposto que vais calibrar as 4 rodas.

              Comentário


                #8
                Não sei, Dias...

                Amanhã (ou seja, mais logo) vês as fotos e poderás eventualmente dar uma melhor opinião...

                Entretanto obrigado pelas tuas sugestões.

                Já agora, tens uma oficina? Por acaso é na zona Norte?...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Carlos Alves

                  Não sei, Dias...

                  Amanhã (ou seja, mais logo) vês as fotos e poderás eventualmente dar uma melhor opinião...

                  Entretanto obrigado pelas tuas sugestões.

                  Já agora, tens uma oficina? Por acaso é na zona Norte?...
                  Tenho 3. na zona norte é... Mas mais Centro Norte na cidade mais Alta do País.

                  Põe as fotos então e tiraremos as devidas elacções.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Dias

                    Por um alinhamento de direcção ligeiro o preço justo e cobrado em média oscila entre os 15 eos 20€ , mas repito, em veiculos Ligeiro.

                    Pelo serviço de calibragem de rodas é cobrado em média entre 3,5 a 5€.

                    Sendo assim:

                    Na pior das hipoteses- 20+ 4*5= 40 €(IVA incluido) mais que isto , a não ser que o veiculo /rodas precisem de cuidados especiais ou extraordinários, é muito caro.


                    p.s : isto partindo do pressuposto que vais calibrar as 4 rodas.
                    Muito obrigado pela ideia que me deste.
                    Aqui, para o sul onde tudo é mais caro ([8][8][8]) sabia que o alinhamento anda na casa dos 22 euros....a calibragem é que não fazia a mínima ideia, mas o melhor é fazer 5 euros x 4....[8)]
                    Cumprimentos.;)

                    Comentário


                      #11
                      Quando li o tópico pensei que por casualidade tinhas batido num passeio com uma jante que vibrava e com o toque tinha ficado compensado o desequilíbrio...:D:D:D[8)]

                      Comentário


                        #12
                        se lixou o verniz, é ir a outra casa de jantes de confiança, mandar arranjar e apresentar-lhes a conta.

                        nenhuma casa de pneus competente usa lixa para limpar o local onde se coloca o peso.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por telmauto

                          Quando li o tópico pensei que por casualidade tinhas batido num passeio com uma jante que vibrava e com o toque tinha ficado compensado o desequilíbrio...:D:D:D[8)]
                          Realmente... a língua portuguesa é lixada[}]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                            se lixou o verniz, é ir a outra casa de jantes de confiança, mandar arranjar e apresentar-lhes a conta.

                            nenhuma casa de pneus competente usa lixa para limpar o local onde se coloca o peso.
                            Pois, foi o que pensei também

                            Aqui fica o resultado (esqueci-me foi de redimensionar as imagens...):








                            [8]

                            Opiniões?...

                            Comentário


                              #15
                              Em 1º lugar penso que a calibragem podia ter sido central. Evitava os pesos á mostra .

                              depois a jante parece-me nova e em perfeitas condições apenas a normal sujidade que com um "trapo" para o efeito desapareceria. Não é bem visivel mas ainda é uma superficie grande um pouco para além da barra de peso. A ultima jante não foi calibrada á 1ª, precisou de ajuste.

                              Em minha opinião não vejo justificação para utilização de lixa. Jante em bom estado , não vestigios de residuos ou gorfuras mais significativas. Enfim penso que se não te agrada devas dirigir-te á empresa e reclamar a reposição do estado original.

                              Comentário


                                #16
                                A mim no outro dia fui por 2 pneus á frente e tambem passaram uma lixa onde colocaram os pesos..

                                Comentário


                                  #17
                                  caro amigo,

                                  não te aborreças.

                                  é aceitavel embora anormal, e dentro de alguns dias está tudo preto na mesma.

                                  por norma basta usar um produto para limpar, mas cada casa ...

                                  dorme e esquece o assunto.

                                  um abraço.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por jose manuel

                                    caro amigo,

                                    não te aborreças.

                                    é aceitavel embora anormal, e dentro de alguns dias está tudo preto na mesma.por norma basta usar um produto para limpar, mas cada casa ...

                                    dorme e esquece o assunto.

                                    um abraço.

                                    lá isso é verdade:D

                                    No entanto os pesos continuarão bem visiveis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu n deixa q me fizessem isso ao carro,esse gajo q fez isso deve ser um gajo novo e depois n sabem diferenciar as coisas e fazem tudo como lhes ensinaram ,n procuram fazer bem mas sim fazer.

                                      eu ia la reclamar,fica mesmo horrivel..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os links já funcionam (deram luta, mas consegui :D), logo agora já se pode vêr com mais pormenor.

                                        Eu sei que daqui a uns dias está tudo preto, mas... era escusado, digo eu Foi nitidamente a lei do menor esforço.

                                        E depois estas jantes dão para ver bem para o interior... enfim, reclamar ou não fica ao critério do meu pai, afinal o carro é dele e eu mal tenho tempo de lá ir

                                        Uma coisa é certa: da próxima que fôr efectuar semelhante serviço vou-me literalmente colar ao gajo que o fôr efectuar!

                                        Comentário


                                          #21
                                          o operador ou os superiores, puxam pouco pela cabeça....

                                          o que é norma comum é a utilização de diluente para eliminar residuos que impeçam a correcta fização dos pesos...

                                          há cada um!

                                          Comentário


                                            #22
                                            se me permites a opinião,dessa maneira,embora tosca,não corres o risco de ouvires os chumbos a bater nos guarda lamas quando apertares com o carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas!!
                                              Fui agora alinhar a direcção e calibrar as 4 rodas.....

                                              Isto aqui em baixo é mesmo a roubar...aqui perto, sendo que são os mais baratos, levavam-me 38 euros + IVA...e não podia ser hoje pois tinham muito serviço.

                                              Fui a outro lado "Fix´n´go" e levaram-me 42.58 euros já com iva...mesmo sendo caro é o mais baratinho aqui da região....se fosse à Pneuvita então ficava mais que teso LOLOL

                                              Ainda assim o homem alertou-me para o empeno das jantes traseiras...porra tenho todo o cuidado com o carro, sem subo passeios nem nada, como é possível?[8][8]
                                              É que na máquina notava-se mesmo bem elas a rodarem e aquilo tudo empenado, até fiquei de boca aberta, qual carro de fazer piões qualquê....

                                              A juntar ao alternador que está marado, ao travão de mão que mal trava, e agora ao barulho na direcção....oh meu deus....raisparta os carros...[:0][:0]

                                              Comentário

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