Boas tardes, estou a pensar comprar uma 4l, de acordo com o meu dinheiro (3000) será a opção mais viável, ainda por cima tem algum style... mas há algo que me preocupa: a alavanca da caixa estende-se por um veio até ao motor. Pergunto se através desse ferro e desse "furo" não entra calor do motor para dentro do habitáculo... Obrigado e desculpem o incómodo.
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4l o veio da alavanca da caixa
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Entra por todo o lado? Calor do motor? C'um catano!
Precisava de um carro que tivesse style, barato, manutenção barata, económico e que desse para colocar um kit gpl antigo... numa palavra 4l ou um renault 5 mas esse não se arranjam em bom estado...
Mas o habitáculo é assim tão mal isolado do motor?
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por 3000€ arranjas qualquer coisa recente e com AC e melhor que uma 4l ou um renault 5 para por a GPL, os carros antigos medianos anos 80\ inicios dos 90 para andar ao calor é mesmo para assar... esquece lá isolamentos, e já para não falar de problemas que venham a ter da idade, tambem tens de contar com isso, carroserias podres e manutenções que sabe deus, por isso, aconselho-te a procurar algo mais recente e de preferencia com AC snão agora no verão assas a fazer viagens....
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Originalmente Colocado por josenorme Ver PostBoas tardes, estou a pensar comprar uma 4l, de acordo com o meu dinheiro (3000) será a opção mais viável, ainda por cima tem algum style... mas há algo que me preocupa: a alavanca da caixa estende-se por um veio até ao motor. Pergunto se através desse ferro e desse "furo" não entra calor do motor para dentro do habitáculo... Obrigado e desculpem o incómodo.
Como espectáculo de nonsense stand-up comedy haveria de ser o melhor à face da terra.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostEu pagaria bem o bilhete de entrada para ver uma conversa entre o josenorme e o offpring.
Como espectáculo de nonsense stand-up comedy haveria de ser o melhor à face da terra.
Sinceramente fiquei muitíssimo triste com o seu comentário, eu apenas procurava respostas... acabo por ser criticado por aquilo que pergunto, por aquilo que procuro saber... não ficaria preocupado se encontrasse respostas... fiquei muitíssimo triste por ver que eu, que NUNCA critiquei ninguém, seja ridicularizado quase todas as vezes que venho aqui...
Há algum mal perguntar se chega calor do motor ao habitáculo de uma 4L? A cabeça do motor é alumínio, o alumínio é cancerígeno... é claro que eu gostava de me sentir bem numa tarde de Verão a bordo de um bom carro com o ar condicionado ligado, mas o problema não é esse. O que me interessa é a qualidade do ar e a presença de metais pesados (que quantos menos, melhor), e por outro lado o orçamento é limitado... porquê? Um carro que custa vários milhares de euros para estar na rua sujeito a ser roubado ou vandalizado? Há algum mal em gostar de 4l? Haverá pessoas qua ainda se lembrem do qeu representa este carro na história da indústria automóvel? Há algum mal em falar nisto?
Peço desculpa a quem teve a amabilidade e o tempo para me responder...
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Boas josenorme,
1º nem vale a pena ligar..
2º o meu avó tem uma 4L e sinceramente quando ando nela não acho que o calor que vem do motor seja por aí alem.. ok claro está não tem nada a ver com um carro moderno, afinal de contas estamos a falar de um carro com 30 ou mais anos!
Pela alavanca das mudanças nunca senti sair calor, mas sim por cima do tablier ou mais ao nível dos pés.. mas também não é nada insuportável!
Para mim é um carro porreiro, de fácil/barata manutenção e que até permite andar no meio do monte ou a carregar tralha.. isto para não falar que é tão clássico como um Mini, 2cv e outros..
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Originalmente Colocado por josenorme Ver PostA cabeça do motor é alumínio, o alumínio é cancerígeno... é claro que eu gostava de me sentir bem numa tarde de Verão a bordo de um bom carro com o ar condicionado ligado, mas o problema não é esse. O que me interessa é a qualidade do ar e a presença de metais pesados (que quantos menos, melhor),
1 - Aluminio é cancerígeno? Estávamos bem tramados cada vez que bebêssemos uma lata de coca-cola ou de cerveja. Num carro a última coisa com que te preocupas em termos de cancro é com o alumínio!
2 - Alumínio é um metal pesado? Normalmente consideram-se como metais pesados coisas como cádmio, chumbo, arsénico, mercúrio, crómio, cobalto, etc. Dificilmente o alumínio entra... até porque a sua principal característica é... ser leve
3 - Estás preocupado com a qualidade do ar que entra pela abertura do veio da caixa? E com andares na estrada atrás de um camião? E com fugas de escape? E com queima de óleo?
4 - Mas afinal preocupas-te com o calor ou com a qualidade do ar?
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Primeiro de tudo antes de comprares um clássico experimenta um!
Isto porque da realidade face à ideia criada por norma vai um grande fosso, principalmente em termos de conforto.
Nos carros velhos não é só o calor, por norma o pior até é o cheiro a gasolina e os gases da sua queima para não falar da barulheira que muitos fazem dentro do habitáculo.Editado pela última vez por DragonH; 23 June 2015, 17:28.
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Jose vou tentar ajudar dentro dos possíveis.
Como disse e muito bem o DragonH, um clássico tem muito que se lhe diga. É muito interessante e agradável dar umas voltas, passeios, por desporto. Mas para carro diários têm muitas limitações. Seja na fiabilidade, na segurança, conforto, etc.
Se te preocupas com a qualidade do ar interior, digo-te que o alumínio de que são feitas as ligas metálicas tem grande dificuldade em passar para o ar. Os problemas de saúde relacionados com alumínio geralmente acontecem por ingestão, ou seja, o alumínio pode aparecer dissolvido na água, mas no ar é muito difícil. Os problemas do ar interior podem sim relacionar-se com fumos da combustão ou vapores de gasolinas, óleos, etc, carbonos e os chamados "compostos orgânicos voláteis" serão muito prováveis de encontrar dentro de um carro assim como outros menos prováveis.
Mas se te preocupas com a tua saúde, digo-te já que a 4L é dos carros menos seguros que já experimentei. É uma lata, qualquer toque candidatas-te a ficar entalado lá dentro. Depois os travões nem são dignos desse nome: são uns "abrandadores". Não sei se as versões ultimas serão melhores mas as mais antigas não travam o mínimo aceitável para imobilizar o carro quando tu queres. O carro irá eventualmente parar quando tiver de parar.
Por último digo-te que com esse orçamento já encontras carros modernos e seguros, pouco gastadores capazes de um dia-a-dia sem grandes problemas.
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Só agora me apercebi que o carro é para uso diário pensei que era para uso ocasional (fim de semana) como clássico, só te digo uma coisa esquece isso completamente, por 3000€ compras grandes carros... até porque qualquer projecto posterior ao ano 1990 ficas muito mais bem servido do que com a 4l.
A 4l é um projecto com mais de 40 anos, é giro para dar umas voltas como clássico, fora isso no dia à dia é uma lastima para se andar...Editado pela última vez por DragonH; 23 June 2015, 17:27.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostJose vou tentar ajudar dentro dos possíveis.
Como disse e muito bem o DragonH, um clássico tem muito que se lhe diga. É muito interessante e agradável dar umas voltas, passeios, por desporto. Mas para carro diários têm muitas limitações. Seja na fiabilidade, na segurança, conforto, etc.
Se te preocupas com a qualidade do ar interior, digo-te que o alumínio de que são feitas as ligas metálicas tem grande dificuldade em passar para o ar. Os problemas de saúde relacionados com alumínio geralmente acontecem por ingestão, ou seja, o alumínio pode aparecer dissolvido na água, mas no ar é muito difícil. Os problemas do ar interior podem sim relacionar-se com fumos da combustão ou vapores de gasolinas, óleos, etc, carbonos e os chamados "compostos orgânicos voláteis" serão muito prováveis de encontrar dentro de um carro assim como outros menos prováveis.
Mas se te preocupas com a tua saúde, digo-te já que a 4L é dos carros menos seguros que já experimentei. É uma lata, qualquer toque candidatas-te a ficar entalado lá dentro. Depois os travões nem são dignos desse nome: são uns "abrandadores". Não sei se as versões ultimas serão melhores mas as mais antigas não travam o mínimo aceitável para imobilizar o carro quando tu queres. O carro irá eventualmente parar quando tiver de parar.
Por último digo-te que com esse orçamento já encontras carros modernos e seguros, pouco gastadores capazes de um dia-a-dia sem grandes problemas.
De facto os "abrandadores" de que falas são ja´conhecidos das 4l...
Eu reconheço os riscos de um carro antigo... mas quando pesno no campo eletromagnético gerado por veículos que têm mais eletricidade que mecânica...
Mas obrigado pelas dicas.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostSó agora me apercebi que o carro é para uso diário pensei que era para uso ocasional (fim de semana) como clássico, só te digo uma coisa esquece isso completamente, por 3000€ compras grandes carros... até porque qualquer projecto posterior ao ano 1990 ficas muito mais bem servido do que com a 4l.
A 4l é um projecto com mais de 40 anos, é giro para dar umas voltas como clássico, fora isso no dia à dia é uma lastima para se andar...
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Originalmente Colocado por josenorme Ver PostAté posso concordar DragonH mas lá que aquilo tem estilo e montes de história... até dava para fazer uma daquelas compras irracionais...
Compra um carro a serio e quando tiveres dinheiro compra uma 4L para ter na garagem e dar umas voltas ao fim de semana, ai sim vais ter imenso gosto de a conduzir.
Todo o que tem mística só sabe bem de vez em quando, diariamente tornasse um pesadelo, experiência própria...
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Originalmente Colocado por ppais Ver Posthuh? Agora fiquei perdido com uma frase destas...
1 - Aluminio é cancerígeno? Estávamos bem tramados cada vez que bebêssemos uma lata de coca-cola ou de cerveja. Num carro a última coisa com que te preocupas em termos de cancro é com o alumínio!
2 - Alumínio é um metal pesado? Normalmente consideram-se como metais pesados coisas como cádmio, chumbo, arsénico, mercúrio, crómio, cobalto, etc. Dificilmente o alumínio entra... até porque a sua principal característica é... ser leve
3 - Estás preocupado com a qualidade do ar que entra pela abertura do veio da caixa? E com andares na estrada atrás de um camião? E com fugas de escape? E com queima de óleo?
4 - Mas afinal preocupas-te com o calor ou com a qualidade do ar?
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Originalmente Colocado por ppais Ver PostPor acaso tenho ideia que a cabeça é mesmo em alumínio (motor Sierra), mas seja como for é irrelevante para a questão.
E os motores anteriores (Ventoux) também eram. Tenho uma com um destes fabulosos motores 845 cc. Uma obra da engenharia, nunca se queixou.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostVerdade.
E os motores anteriores (Ventoux) também eram. Tenho uma com um destes fabulosos motores 845 cc. Uma obra da engenharia, nunca se queixou.
edit: Para ser justo, o mehari também deixou saudades.
Só agora apareceu um que também me deixa a salivar, o Citroen Cactus.Editado pela última vez por Jbranco; 24 June 2015, 09:40.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostTive uma na década de 80... Era verde... Não fazia ideia de que o motor tivesse cabeça em alumínio... Foi dos poucos carros que tive que deixou saudades.
edit: Para ser justo, o mehari também deixou saudades.
Só agora apareceu um que também me deixa a salivar, o Citroen Cactus.
É de 81, foi montada na Guarda e ainda levou esse motor chamado pelos mecânicos de "Francês". Foi um motor ainda melhor que os Cleon ou Sierra que eram apelidados de "Espanhois". Penso que este motor Ventoux ainda é da familia do usado no rarissimo Alpine A106 e no Dauphine. Hoje é algo reverenciado.
A 4L é uma máquina de guerra, a maioria das pessoas não imagina. E chega a ser desconcertante aquilo que se conseguia fazer na época em fiabilidade e versatilidade.
Se um dia passares por Castelo Branco diz alguma coisa que dás um passeio para recordar
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Originalmente Colocado por josenorme Ver PostObrigado Vocsa.
De facto os "abrandadores" de que falas são ja´conhecidos das 4l...
Eu reconheço os riscos de um carro antigo... mas quando pesno no campo eletromagnético gerado por veículos que têm mais eletricidade que mecânica...
Mas obrigado pelas dicas.
Como já te disseram 3000€ dá para um carrito decente e acima de tudo seguro para ti e respetiva família. Além disso não andas a poluir o ambiente como com uma 4L. Isso sim ė que devia preocupar-te mais, a qualidade do ar que respiras.Editado pela última vez por FatSlim; 24 June 2015, 14:19.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostNão me digas que era verde-garrafa! A minha é e está muito bonita. É uma cor tramada
É de 81, foi montada na Guarda e ainda levou esse motor chamado pelos mecânicos de "Francês". Foi um motor ainda melhor que os Cleon ou Sierra que eram apelidados de "Espanhois". Penso que este motor Ventoux ainda é da familia do usado no rarissimo Alpine A106 e no Dauphine. Hoje é algo reverenciado.
A 4L é uma máquina de guerra, a maioria das pessoas não imagina. E chega a ser desconcertante aquilo que se conseguia fazer na época em fiabilidade e versatilidade.
Se um dia passares por Castelo Branco diz alguma coisa que dás um passeio para recordar
Agradeço o simpático convite.
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