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Correia do alternador (perigos)

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    Correia do alternador (perigos)

    Bom dia a todos,

    A correia do alternador que tenho num saxo 1.5d está a ficar com um aspecto um pouco gasta. Como estou completamente sem tempo de passar no mecânico até ao final do mês, gostava que me dissessem quais os perigos que podem acontecer caso a correia rebente pf.

    Obrigado.

    Tiago

    #2
    Ficares sem alternador(é o aparelho que carrega a bateria) e se tiveres ar condicionado, ficas a torrar no carro

    Comentário


      #3
      Só isso? Não põe em causa o motor? Ou seja, na pior das hipóteses, acaba por ir abaixo sem estragar nada? E em relação à ECU pode haver problemas?
      Editado pela última vez por TiagoJJ; 25 June 2015, 00:02.

      Comentário


        #4
        A correia do alternador muito dificilmente põe em causa a correia de distribuição. É possivel mas pouco provável.

        Pode ir abaixo por falta de sinal no alternador e nessa altura acenderá a luz da bateria.

        Em relação à ECU (tem..?), não influencia.

        Comentário


          #5
          Tem, é mk2 (2000).

          Comentário


            #6
            se a correia do alternador está assim como estará a da distribuição?
            isso para trocar a correia deve demorar se tanto uma meia-hora, agora quando dizes que está um pouco gasta estará mesmo para rebentar?

            Comentário


              #7
              Ficas logo sem direcção assistida, acende-se a luz da bateria, e pouco tempo depois o motor cala-se por falta de bateria.

              Não é nada de grave, mas a descarga na bateria pode ser o suficiente para a matar de vez. Isto para alem de ficares parado e teres que chamar o reboque, disso não te livras.

              A falha de tensão pode rebentar com a centralina, mas é tão raro como a correia se embrulhar na da distribuição.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                Ficas logo sem direcção assistida, acende-se a luz da bateria, e pouco tempo depois o motor cala-se por falta de bateria.

                Não é nada de grave, mas a descarga na bateria pode ser o suficiente para a matar de vez. Isto para alem de ficares parado e teres que chamar o reboque, disso não te livras.

                A falha de tensão pode rebentar com a centralina, mas é tão raro como a correia se embrulhar na da distribuição.
                E pode também abrir-se uma brecha no solo e engolir o carro!!

                Agora a sério, no Saxo a direcção é electro-hidraulica ou coisa que o valha. Ou seja, tem bomba mas esta não é accionada por correia mas sim por um motor eléctrico. Por isso não fica sem DA

                Mas no geral, na maioria dos carros, é o que acontece: ficar sem DA. Aliás há carros que ainda ficam sem a bomba de água e aí sim é mais grave.

                Mas para o user: muda a correia! É simples e barato e pode poupar-te umas chatices.

                Comentário


                  #9
                  No 1.5D se a correia partir ficas logo sem turbo e sem tração nas rodas de trás.

                  Now serious
                  Dificilmente causará problemas sérios a não ser ficares a pé uns quilómetros mais á frente, mas tendo em conta que a substituição é bastante fácil e barata não vejo motibo para arriscar.

                  O tempo que demoraste a fazer login no AHO e a escrever este post, dava para metade do serviço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                    O tempo que demoraste a fazer login no AHO e a escrever este post, dava para metade do serviço.
                    Dava para fazer alguns, visto que ainda tem de ficar à espera da activação da conta

                    Se não tens tempo de ir mudar a correia será que tens tempo de ficar 1h/2h à espera de reboque?

                    Comentário


                      #11
                      se acontecer rebentar de dia ainda menos mal, penso que a bateria ainda deve aguentar até chegar ao menos a uma oficina (aconselha-se desligar o rádio e todos os dispositivos que consumam energia eletrica que sejam dispensáveis), se acontecer de noite se for em sítio bem iluminado que possas usar só os mínimos ou senão os médios deixam-te sem bateria num curto espaço, se a bateria estiver 100€ ainda consegues fazer uns kms, pode ser que dê para chegares a casa.
                      se a correia está assim tão má e o teu problema é falta de tempo, aconselho-te a meteres uma de reserva na mala até poderes substituir (há histórias de gajos habilidosos que se conseguiram desenrascar com uma meia de vidro daquelas que as mulheres usam, quando muito se não puderes comprar a correia arranja uma coisa dessas para teres em caso de apuros)

                      Comentário


                        #12
                        Lembrei-me agora de um amigo que tem um 206 1.9d comercial. Em plena A1 a caminho de Lisboa, a passar por Santarém, ouviu um ruído, e acendeu a luz da bateria. Não fez caso, continuou viagem e foi sentindo o carro cada vez mais estranho. Entretanto perdeu a direcção assistida, depois acho que o travão ficou diferente, e quando estava a estacionar em casa, o carro desligou-se para nunca mais pegar. Foi de reboque para a Peugeot e 1500 € depois estava bom. Tinha sido a correia dos acessórios (que se tinha recusado trocar na última revisão na mesma oficina porque já tinha gasto uma pipa de massa com a troca da distribuição) que tinha rebentado e enrolou-se não sei onde, provocando mais uns estragos. Não ter parado serviu-lhe de emenda. E já nem vou falar em não respeitar os prazos da mudança da correia...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Lembrei-me agora de um amigo que tem um 206 1.9d comercial. Em plena A1 a caminho de Lisboa, a passar por Santarém, ouviu um ruído, e acendeu a luz da bateria. Não fez caso, continuou viagem e foi sentindo o carro cada vez mais estranho. Entretanto perdeu a direcção assistida, depois acho que o travão ficou diferente, e quando estava a estacionar em casa, o carro desligou-se para nunca mais pegar. Foi de reboque para a Peugeot e 1500 € depois estava bom. Tinha sido a correia dos acessórios (que se tinha recusado trocar na última revisão na mesma oficina porque já tinha gasto uma pipa de massa com a troca da distribuição) que tinha rebentado e enrolou-se não sei onde, provocando mais uns estragos. Não ter parado serviu-lhe de emenda. E já nem vou falar em não respeitar os prazos da mudança da correia...
                          Muitos fabricantes não estipulam quilometragem/idade para trocar a correia dos acessórios. Mencionam apenas "inspecionar o estado da correia e subs. se necessário" em cada revisão. Mas sendo uma coisa tão barata e de fácil substituição acho desnecessário deixar andar até partir.

                          Isso de o teu amigo não ter parado podia ter saido ainda mais caro se o peugeot dele fosse como o meu jazz, em que a correia de acessórios também aciona a bomba de água.

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                            #14
                            Se partir a correia auxiliar não há problema, é seguir para a oficina rapidamente com o mínimo de componentes electricos ligados, ter em atenção a temperatura (caso a bomba de agua seja acionada pela correia auzxiliar) e não desligar o carro porque pode depois não pegar.

                            No fim é só meter correia nova e nada ficou danificado.

                            A correia auxiliar é tão barata e fácil de montar que nem justifica arrastar o problema, um dia partir e teres que seguir para oficina à pressa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                              Se partir a correia auxiliar não há problema, é seguir para a oficina rapidamente com o mínimo de componentes electricos ligados, ter em atenção a temperatura (caso a bomba de agua seja acionada pela correia auzxiliar) e não desligar o carro porque pode depois não pegar.

                              No fim é só meter correia nova e nada ficou danificado.

                              A correia auxiliar é tão barata e fácil de montar que nem justifica arrastar o problema, um dia partir e teres que seguir para oficina à pressa.
                              Pode haver problema se se enrolar nalguma sítio

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                                #16
                                Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                Se partir a correia auxiliar não há problema, é seguir para a oficina rapidamente com o mínimo de componentes electricos ligados, ter em atenção a temperatura (caso a bomba de agua seja acionada pela correia auzxiliar) e não desligar o carro porque pode depois não pegar.

                                No fim é só meter correia nova e nada ficou danificado.

                                A correia auxiliar é tão barata e fácil de montar que nem justifica arrastar o problema, um dia partir e teres que seguir para oficina à pressa.
                                kpt: espero que nunca apanhes uma assim:


                                A outra metade estava enrolada na distribuição

                                Comentário


                                  #17
                                  Ui, e esse carro não tem plástico a cobrir a correia de distribuição?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                    Ui, e esse carro não tem plástico a cobrir a correia de distribuição?
                                    Sim tem. Mas conseguiu entrar pelo "buraco da agulha". Felizmente aconteceu no momento de dar à chave e não houve mais danos.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Se partir a correia auxiliar não há problema, é seguir para a oficina rapidamente com o mínimo de componentes electricos ligados, ter em atenção a temperatura (caso a bomba de agua seja acionada pela correia auzxiliar) e não desligar o carro porque pode depois não pegar.

                                      No fim é só meter correia nova e nada ficou danificado.
                                      Se a bomba de água for acionada pela correia aux. e continuar a andar, acho que é antes meter um motor novo ao fim de alguns metros. Bomba de água INOP é parar imediatamente o motor, sob pena de acabar com ele de vez.

                                      Com a bomba de água parada continuar uma viagem a velocidades de cruzeiro vai acabar com o motor mesmo antes de veres o ponteiro de temperatura a mexer. Sem bomba o liquido não circula e não vais ver o ponteiro subir, dependendo do carro pois os sensores nem sempre ficam logo no bloco do motor. E puff, fez-se o chocapic!
                                      Editado pela última vez por blakke; 28 June 2015, 22:21.

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