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Cuidados a Ter com motor novo ...

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    Cuidados a Ter com motor novo ...

    Boa Tarde a Todos

    Brevemente irei receber um Astra 1.7cdti novinho. Não tenho experiência com motores novos porque sempre adquiri carros em segunda mão.

    Precisava assim da vossa ajuda, poderiam me indicar quais os cuidados que terei de ter no inicio com o motor a gasoleo do 1.7cdti

    Agradeço antecipadamente a ajuda de todos, a opinião de todos será levado em conta ... o meu obrigado [:X]

    #2
    isso como é Isuzu não precisa de cuidados nenhuns, é sempre a dar gas!

    Comentário


      #3
      estou a passar pelo mesmo quetu- a rodagem- é sem duvida do pior porque keres mesmo experimentar o carro novo, ver o k ele da, mas.... nao podes. na minha ja cometi alguns crimes mas penso k o fundamental sera procurares uma conduçao calma e sempre abaixo dos 3/4 do regime do motor, pel omenos nos primeiros 1500/2000kms. de resto apenas todos os cuidados normais a ter com motores diesel.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por AF147

        isso como é Isuzu não precisa de cuidados nenhuns, é sempre a dar gas!
        Ó AF147 tu não desgraces o homem:D:D

        Bem não deves ultrapassar um x de rotações durante os primeiros 2000/3000 km, não deves puxar pelo carro a frio, etc etc;)

        O melhor é leres o manual do carro, na parte da rodagem;)

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          #5
          Fazer uma rodagem cuidada, nao puxar pelo carro a frio, como é novo nao ultrapasar das 2500 rpms ate cerca dos 1000kms iniciais. Não fazer como muita gente que faz a rodagem numa viagem por exemplo de 400 kms sempre na mesma velocidade/rotação, ou seja ir variando de rotação mas dentro da gama anteriormente referida, a partir dos 1000/1500 kms ir aumentando a rotação gradualmente principalmente na ultima mudança, e verificar o nivel de oleo com alguma frequencia durante este periodo( é normal consumir um pouco). E nunca desligar logo o carro apos lonogs periodos, esperar uns segundos. Com isto o motor terá uma rodagem bem feita, em que as peças ficam bem "acamadas".

          Tambem ha quem faça as rodagens a fundo, mas isso ja é outra conversa... lolol

          Comentário


            #6
            lol... n ligues ao AF147, que ele tá à espera que o RScupra venha cá ver o topico!

            durante os primeiros km's nada de puxar mt por ele... depois durante todo o tempo de vida do carro é ter cuidado a frio, e deixar trabalhar um pouco o carro antes de o desligares!

            com o passar dos kms podes começar a puxar por ele, preferencialmente nas mudanças mais altas! qdo isso tiver aí uns 4000km tá fino, mas manter sempre os cuidados basicos!

            btw... boa escolha e boa sorte com o carro!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por AF147

              isso como é Isuzu não precisa de cuidados nenhuns, é sempre a dar gas!

              ??????????

              Bem... a serio, em relação a qqr motor novo, terá q ser feita a rodagem, e apesar de cada vez mais os motores, cx velocidades e todas as peças moveis serem mais perfeitas, existem sempre atritos e é necessário fazer uma acamagem cuidada.

              Como no teu caso é um motor diesel, no inicio anda com calma,usa bastante a caixa e não abuses das rpm. Mais tarde aí pelos 1000 vai subindo gradualmente de rpms, não é nada de especial.

              Á e está atento ao oleo do motor, no teu é um 5w30

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                lol... n ligues ao AF147, que ele tá à espera que o RScupra venha cá ver o topico!
                :D

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                  #9
                  Obrigado pelos conselhos ;)

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                    #10
                    RE-POST de RE-POST de RE-POST de RE-POST de RE-POST de RE-POST

                    Comentário


                      #11
                      Uma boa rodegem é pegar no carro e sair por aí fora em auto estrada,sem passa as 2000 rpm,até 1000km,após isto já podes começar a puxar um pouco mais pelo carro,mas os km´s da rodagem tem no livro que vem com o carro,convem leres antes de de mais nada,lá diz-te como fazer... Boa sorte

                      Comentário


                        #12
                        uasr a caixa toda e n andar sempre com a mesma vel mas sem passar as 3000rpm ;)

                        deixar reposar o carro com ele ligado é para o resto da vida! para que o turbo seja bem lubrificado!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por paulo56

                          Uma boa rodegem é pegar no carro e sair por aí fora em auto estrada,sem passa as 2000 rpm,até 1000km,após isto já podes começar a puxar um pouco mais pelo carro,mas os km´s da rodagem tem no livro que vem com o carro,convem leres antes de de mais nada,lá diz-te como fazer... Boa sorte
                          Errado, para uma boa "acamagem" dod pistons cilindros etc etc nao se deve usar uma rotação constante, mas sim ir variando, sem acelerações bruscas mas sim progressivas, isto sempre ate as 2500 rpms(nos diesel claro).;)

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pela ajuda pessoal [^]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Killer_one

                              citação:Originalmente colocada por paulo56

                              Uma boa rodegem é pegar no carro e sair por aí fora em auto estrada,sem passa as 2000 rpm,até 1000km,após isto já podes começar a puxar um pouco mais pelo carro,mas os km´s da rodagem tem no livro que vem com o carro,convem leres antes de de mais nada,lá diz-te como fazer... Boa sorte
                              Errado, para uma boa "acamagem" dod pistons cilindros etc etc nao se deve usar uma rotação constante, mas sim ir variando, sem acelerações bruscas mas sim progressivas, isto sempre ate as 2500 rpms(nos diesel claro).;)
                              Exactamente! E convem n eskecer k n é so o motor k vai ser "rodado" mas toda a mecanica vai apreciar essa rodagem.A caixa de velocidades , os travoes , embraiagem... etc.
                              Aqui em casa faz se sempre 3000kms sem abusar do carro, n fazendo mta rotaçao nem pisando afundo... apos esses kms lentamente vai se fazendo mais RPM dia apos dia e dps dos 5000kms conduçao normal cm algunas "esticadelas".
                              Depois é so mantar a rodagem ate a 1a revisao...para muitos n andar afundo o dia todo é cmo se ainda tivexem em rodagem [}]

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                citação:Originalmente colocada por Killer_one

                                citação:Originalmente colocada por paulo56

                                Uma boa rodegem é pegar no carro e sair por aí fora em auto estrada,sem passa as 2000 rpm,até 1000km,após isto já podes começar a puxar um pouco mais pelo carro,mas os km´s da rodagem tem no livro que vem com o carro,convem leres antes de de mais nada,lá diz-te como fazer... Boa sorte
                                Errado, para uma boa "acamagem" dod pistons cilindros etc etc nao se deve usar uma rotação constante, mas sim ir variando, sem acelerações bruscas mas sim progressivas, isto sempre ate as 2500 rpms(nos diesel claro).;)
                                Exactamente! E convem n eskecer k n é so o motor k vai ser "rodado" mas toda a mecanica vai apreciar essa rodagem.A caixa de velocidades , os travoes , embraiagem... etc.
                                Aqui em casa faz se sempre 3000kms sem abusar do carro, n fazendo mta rotaçao nem pisando afundo... apos esses kms lentamente vai se fazendo mais RPM dia apos dia e dps dos 5000kms conduçao normal cm algunas "esticadelas".
                                Depois é so mantar a rodagem ate a 1a revisao...para muitos n andar afundo o dia todo é cmo se ainda tivexem em rodagem [}]

                                Cumps
                                Exacto nao é so o motor a ser rodado, tudo desde a caixa(é normal que seja um pouco dura ao inicio) vai ser rodado, por exemplo os travoes nao se devem fazer travagens bruscas nos primeiros 200 kms para estes acamarem(deve-se fazer isto tb sempre que se troca de pastilhas).

                                Comentário


                                  #17
                                  Tantos cuidados que as vezes se tem e por vezes os carros quando nos chegam as mãos mesmo tendo 10 ou 15 km ja foram bem esticados ..
                                  Digo isto porque moro perto de um stand e bem sei a que velocidade e com que acelarações os carros la entram vindos de um camião que estaciona a uns 200 metros dele. Parece que mal o carro sai do camião ( com o motor ligado á uns 5 segundos) os vendedores vão tentar fazer uma acelaraçao dos 0 aos 100km ..akilo as vezes até faz impressao ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ekis: Isso é o inicio da rodagem ca em portugal.. a continuaçao esta referida em cima LOL

                                    La pq essa "gente" n tem qq cuidado cm o k é dos outros nos n vamos continuar os maos tratos que o carro infelizmnete ja sofreu.

                                    Cumps

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                                      #19
                                      Tudo bons conselhos

                                      Como vais comprar um Opel posso-te dizer que no livro de instruções vem lá a dizer o que deves fazer (experiência própria)

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu sincero obrigado a todos [^]

                                        Vou fazer de tudo para tratar bem da nova máquina, as vossas opiniões vejo que são uniformes. Só vos tenho que agradecer. Realmente estes espaços proporcionam muita informação que até acho melhor que os que os vendedores nos fornecem.

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

                                          O meu sincero obrigado a todos [^]

                                          Vou fazer de tudo para tratar bem da nova máquina, as vossas opiniões vejo que são uniformes. Só vos tenho que agradecer. Realmente estes espaços proporcionam muita informação que até acho melhor que os que os vendedores nos fornecem.
                                          O pessoal esta aqui é para se ajudar!;)[8D]

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Killer_one

                                            citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

                                            O meu sincero obrigado a todos [^]

                                            Vou fazer de tudo para tratar bem da nova máquina, as vossas opiniões vejo que são uniformes. Só vos tenho que agradecer. Realmente estes espaços proporcionam muita informação que até acho melhor que os que os vendedores nos fornecem.
                                            O pessoal esta aqui é para se ajudar!;)[8D]

                                            Pelo que tenho percebido há muita gente aqui só para dizer mal e ser do contra e ofender ... mas enfim

                                            Mais uma vez o meu obrigado a todos [8D]

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                                              #23
                                              E fazer uma mudança de óleo e filtro antecipada para limpar eventuais detritos metálicos no motor?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

                                                E fazer uma mudança de óleo e filtro antecipada para limpar eventuais detritos metálicos no motor?
                                                A 1ª revisao(mudança de oleo) chega para tirar as limalhas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje em dia as folgas dos motores sao tao pequenas que as limalhas n sao perigosas.
                                                  Mas de qq maneira , dependendo do carro , eu encurtava a 1a muda para metade junto cm o filtro de oleo so para "ajudar".

                                                  Sou da opiniao que n se deve poupar em cuidados na rodagem pois vai influenciar e mto a vida do motor.

                                                  A minha A4 fez quase 5 mil kms de rodagem e mudou o oleo antes dos 10mil kms... apartir dai foi so mudar oleo de 15 em 15 mil e fazer as revisoes normais e ja passou os 300mil e continua a n beber oleo e a andar bem.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Dá-lhe calor!!!

                                                    Comentário

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