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Mecânico fez reparação sem me avisar.

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    Mecânico fez reparação sem me avisar.

    Boa tarde, primeiro post neste fórum que eu faço e não se trata de uma coisa agradável . Vou então começar por relatar o meu problema.

    Sou dono de um Honda civic 1.4 de 2007 que recentemente sofreu uma alteração para sistema GPL numa oficina, cujo não irei revelar o nome por enquanto, em meados de novembro.

    Sensivelmente em março a luz do motor ligou-se e eu dirigi-me a essa mesma oficina para ver qual era o erro, tratava-se de uma problema num dos injectores de gás mas era apenas uma coisa simples que foi reparada na hora (mal encaixado segundo dizem eles). Problema resolvido.

    No início do mês de junho voltou a acender a mesma luz voltei a dirigir-me à oficina ao qual me disseram que iam apagar o erro e se voltasse a aparecer para deixar lá o carro, na viagem de volta a luz acendeu e eu liguei ao mecânico para então combinarmos o dia para eu deixar lá o carro para ver o que se passava. No dia combinado deixei lá o carro e esperei que me dissessem algo, mas nada foi dito, foi preciso eu telefonar para lá para saber o estado do processo ao qual me respondem que ainda não estava reparado porque a peça para substituição ia demorar a chegar. visto que não me falaram em preços nem me indicaram que peça era, deduzi eu que fosse algo relacionado com o sistema de gás que por ainda estar dentro do período de garantia não tinha nada a pagar.

    Novamente mais uns dias se passaram e tive de ser eu novamente a telefonar para saber se já estava pronto ao qual me respondem que sim e já podia ir buscar o veículo. Como podem ver a consideração pelos clientes até aqui não é muita.

    Ao chegar à oficina a senhora do escritório apresenta-me uma conta de 320€ dizendo que tiveram de me substituir a sonda lambda ao qual eu disse que ninguém me tinha informado desse preço nem sequer orçamento me foi apresentado. Ainda para mais não tinha essa quantia para pagar no momento. Ao qual a senhora disse para pagar o que pudesse e no final do mês ir pagar o resto e eu indignado disse que não tinha jeito o que me fizeram e que deviam no mínimo terem-me ligado a informar do preço. Disse então que só dava 50€ (que foi o preço da mão de obra) para poder ao menos levar o carro embora e que depois ia ver a melhor maneira de resolver a situação. Naquele momento o mecânico dono da oficina não estava lá, então eu liguei-lhe ao qual ele me responde que não tem tempo para avisar os clientes de quanto as coisas custam e que tive muita sorte em deixarem-me sair de lá com o carro.

    Agora pergunto, é assim que as coisas se costumam processar numa oficina? Falo por mim que arranjo computadores e antes de qualquer alteração ou reparação é dado um orçamento ao cliente, ou pelo menos é avisado sobre o preço do serviço. Que direitos tenho eu sobre este caso?
    Editado pela última vez por jaop16; 01 July 2015, 16:50.

    #2
    Na minha óptica e de acordo com as oficinas com que tenho trabalhado, em primeiro lugar deve-se avisar o cliente de qual o problema em causa. Em segundo lugar informa-se do preço e o cliente manda avançar ou não com a reparação.

    Isto só não se aplica, no meu ver, a intervenções muito baratas. Penso que o bom senso deve imperar, mas sempre que se ultrapasse um determinado valor tem de se avisar o cliente. 320 Euros é um valor demasiado alto para se avançar com uma reparação sem autorização.

    De qualquer modo, um comentário algo desnecessário da minha parte: essa sonda foi caríssima...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jaop16 Ver Post
      Boa tarde, primeiro post neste fórum que eu faço e não se trata de uma coisa agradável . Vou então começar por relatar o meu problema.

      Sou dono de um Honda civic 1.4 de 2007 que recentemente sofreu uma alteração para sistema GPL numa oficina, cujo não irei revelar o nome por enquanto, em meados de novembro.

      Sensivelmente em março a luz do motor ligou-se e eu dirigi-me a essa mesma oficina para ver qual era o erro, tratava-se de uma problema num dos injectores de gás mas era apenas uma coisa simples que foi reparada na hora (mal encaixado segundo dizem eles). Problema resolvido.

      No início do mês de junho voltou a acender a mesma luz voltei a dirigir-me à oficina ao qual me disseram que iam apagar o erro e se voltasse a aparecer para deixar lá o carro, na viagem de volta a luz acendeu e eu liguei ao mecânico para então combinarmos o dia para eu deixar lá o carro para ver o que se passava. No dia combinado deixei lá o carro e esperei que me dissessem algo, mas nada foi dito, foi preciso eu telefonar para lá para saber o estado do processo ao qual me respondem que ainda não estava reparado porque a peça para substituição ia demorar a chegar. visto que não me falaram em preços nem me indicaram que peça era, deduzi eu que fosse algo relacionado com o sistema de gás que por ainda estar dentro do período de garantia não tinha nada a pagar.

      Novamente mais uns dias se passaram e tive de ser eu novamente a telefonar para saber se já estava pronto ao qual me respondem que sim e já podia ir buscar o veículo. Como podem ver a consideração pelos clientes até aqui não é muita.

      Ao chegar à oficina a senhora do escritório apresenta-me uma conta de 320€ dizendo que tiveram de me substituir a sonda lambda ao qual eu disse que ninguém me tinha informado desse preço nem sequer orçamento me foi apresentado. Ainda para mais não tinha essa quantia para pagar no momento. Ao qual a senhora disse para pagar o que pudesse e no final do mês ir pagar o resto e eu indignado disse que não tinha jeito o que me fizeram e que deviam no mínimo terem-me ligado a informar do preço. Disse então que só dava 50€ (que foi o preço da mão de obra) para poder ao menos levar o carro embora e que depois ia ver a melhor maneira de resolver a situação. Naquele momento o mecânico dono da oficina não estava lá, então eu liguei-lhe ao qual ele me responde que não tem tempo para avisar os clientes de quanto as coisas custam e que tive muita sorte em deixarem-me sair de lá com o carro.

      Agora pergunto, é assim que as coisas se costumam processar numa oficina? Falo por mim que arranjo computadores e antes de qualquer alteração ou reparação é dado um orçamento ao cliente, ou pelo menos é avisado sobre o preço do serviço. Que direitos tenho eu sobre este caso?
      Eh PA, ricas vidas esse mecânico. Então uma pessoa deixa lá o carro, para reparar é certo, mas não é um cheque em branco.

      Não foste avisado nem foste questionado para a substituição muito menos o valor. Uma coisa é mudar algo de 20 ou 50 euros. Agora 320....

      Se ele se quer armar em parvo, também tu te armas. Não pagas nada, pedes que retirem a peça que colocaram sem a tua autorização, fazes queixa na ASAE e na PSP/GNR (consoante seja centro urbano ou não) e ainda podes responder ao gajo a brincar se te pedir satisfações "olhe amanhã passo aí a receber 2000 euros da sua parte. E se ele te perguntar se eloqueceste, respondes que não tens tempo para estar a avisar todas as pessoas a quem tens de ir recolher dinheiro ou sequer dizer-lhes porquê... Lol. É pagar e acabou-se. Lol

      Ele há coisas....

      Partilhar nome da oficina e morada era de valor. Se não quiseres fazer queixa, posso contactar ASAE por ti.

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        #4
        No mínimo isto é ridículo...há com cada um!...O meu carro nunca mais lá punha os pneus...

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          #5
          Eles gostam muito de ir ao bolso sem dizer nada. Também já aconteceu comigo!
          Não pagavas e exigias que te metessem a peça velha no carro. Fugir daí a 7 pés!

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            #6
            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            Na minha óptica e de acordo com as oficinas com que tenho trabalhado, em primeiro lugar deve-se avisar o cliente de qual o problema em causa. Em segundo lugar informa-se do preço e o cliente manda avançar ou não com a reparação.

            Isto só não se aplica, no meu ver, a intervenções muito baratas. Penso que o bom senso deve imperar, mas sempre que se ultrapasse um determinado valor tem de se avisar o cliente. 320 Euros é um valor demasiado alto para se avançar com uma reparação sem autorização.

            De qualquer modo, um comentário algo desnecessário da minha parte: essa sonda foi caríssima...
            Exato. Até porque e brincadeiras à parte do meu post anterior, o cliente tem neste caso e de acordo com a lei, DIREITO a exigir que seja revertida a troca de peças efectuada, bem como não há lugar a pagamento de qualquer mão de obra ou compensação à oficina pelo tempo que ocupou de volta do carro. Fosse comigo, 320 ou 50 euros, intervenções não autorizadas e sem confirmação expressa do cliente, é reverter toda a intervenção e a oficina que faça o que bem entender. Quando é que estas oficinas vão aprender? Há oficinas e stands que se gostam mesmo de pôr a jeito....

            Não querendo enveredar pela via do litígio na 1a pessoa, contacta o Centro de Arbitragem Automóvel. À oficina apenas informas que nenhum valor será pago de uma intervenção não autorizada sem confirmação previa junto do dono do carro, e que todas as comunicações em diante serão feitas através dos juristas do Centro. E mais nada.

            Independentemente da troca ter sido cara, barata ou o preço de mercado correto, trata-se de uma prática abusiva e de modo algum aceitável pelo que, para evitar iguais situações no futuro, há que recorrer às consequências devidas. Era o que eu faria.

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              #7
              bem até hoje numca tive problemas do genero, vou a oficina, vê-se o que é preciso, fazem um orçamento, se houver nececidade de levar mais alguma coisa, contactam logo na hora a diser o que e o que quanto custa e se autorizo ou não, não tenho problemas de dinheiro, mas tambem não gosto de surpresas, portanto essa oficina para mim já estava riscada do mapa, e só por o ele fez e atitude que teve perante o cliente, já nem lhe pagava um chavo, e ainda o lixava fazer uma queixa as entidades competentes para fazerem lá uma fiscalização de como funciona a oficina, de certeza que lhe fechavam logo as portas...

              portanto de futuro trata de ir a outra oficina...

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                #8
                Eu também nunca tive problemas do género mas e de fazer queixa e não deixar passar em branco. E sera que era mesmo problema da sonda? ou e uma maneira fácil de ganhar dinheiro?!

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                  #9
                  Tens que te queixar, se não te queixares o teu mal também vai ser o mal dos outros.

                  Fazes uma queixa à ASAE, pedes o livro de reclamações, pedes para te retirarem a peça que colocaram..., tens várias opções, não fiques parado.

                  Comentário


                    #10
                    Já agora uma sonda lambda é assim tão cara?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                      Já agora uma sonda lambda é assim tão cara?
                      dependente da marca da peça em si pode variar entre os 140€ e os 300€+-, logo agora resta saber se o problema era mesmo a sonda lamba, eu exigia a peça velha novamente montada e ia a outra oficina e expunha o caso e para fazerem o teste se o problema era mesmo aquele...

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pela resposta, posso mandar por o nome da oficina por pm se quiser.

                        Já me informei com a DECO, ao qual me disseram para fazer uma carta a descrever o problema e a pedir soluções á oficina e caso eles não respondam dentro de 5 dias terei de reportar de volta á DECO para se abrir um processo. De qualquer das formas vou deixar reclamação no livro deles.
                        Editado pela última vez por jaop16; 02 July 2015, 16:24.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                          dependente da marca da peça em si pode variar entre os 140€ e os 300€+-, logo agora resta saber se o problema era mesmo a sonda lamba, eu exigia a peça velha novamente montada e ia a outra oficina e expunha o caso e para fazerem o teste se o problema era mesmo aquele...
                          Exatamente, foi o que disse anteriormente ve la se pagaste uma sonda lambada nova e nem sequer levou... O homem so por ter a atitude que teve ja e de esperar tudo.

                          Comentário


                            #14
                            Para já ele não tem nada que te cobrar 1cent. que fosse.. tem que haver orçamento e autorização da tua parte para ele fazer a reparação.
                            Ele não pode adjudicar um trabalho, quer seja de 1€ ou 1000€, em propriedade que não é dele!
                            Feito isto, faz os passos que a DECO te está a aconselhar..

                            Comentário


                              #15
                              Já aconteceu parecido a um amigo meu, o mecânico montou-lhe uma peça original da marca no valor de 600€ sem avisar e havia peças iguais de marcas de boa reputação por 200€ e outras menos conhecidas por metade disso (deviam ser marcas dos chinos não sei), o resultado não foi bom para... ambas as partes.

                              A garantia não cobre essa peça (a não ser que o sistema GPL monte outra sonda igual) mas o mecânico tinha que perguntar primeiro antes de montar uma peça desses valores. De qualquer forma o carro precisa da peça (nem na IPO deve passar com a sonda estragada) e na minha opinião deves chegar a acordo. Eu pagava esse valor e só lá voltava mesmo para resolver problemas relacionados com o sistema GPL avisando-os bem que se o problema for de outra origem para não trocar nada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Já aconteceu parecido a um amigo meu, o mecânico montou-lhe uma peça original da marca no valor de 600€ sem avisar e havia peças iguais de marcas de boa reputação por 200€ e outras menos conhecidas por metade disso (deviam ser marcas dos chinos não sei), o resultado não foi bom para... ambas as partes.

                                A garantia não cobre essa peça (a não ser que o sistema GPL monte outra sonda igual) mas o mecânico tinha que perguntar primeiro antes de montar uma peça desses valores. De qualquer forma o carro precisa da peça (nem na IPO deve passar com a sonda estragada) e na minha opinião deves chegar a acordo. Eu pagava esse valor e só lá voltava mesmo para resolver problemas relacionados com o sistema GPL avisando-os bem que se o problema for de outra origem para não trocar nada.
                                Então e porque ele fez a troca (não autorizada) deixou de existir outras oficinas? É não pagar nada, mandar tirar a peça (que pela postura da oficina pode nem ser nova ou sequer ter sido feita qualquer troca) e qualquer intervenção eu fazia noutra qualquer oficina. O que não faltam são oficinas. Essa ficava tão queimada para mim que nem sequer lá voltava mais excepto para tirarem a peça que colocaram. Se carro tivesse de sair de reboque, saía. Mas 1 cêntimo a esse senhor é que eu não dava. E fazia queixa nas autoridades e onde pudesse reclamar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                  Então e porque ele fez a troca (não autorizada) deixou de existir outras oficinas? É não pagar nada, mandar tirar a peça (que pela postura da oficina pode nem ser nova ou sequer ter sido feita qualquer troca) e qualquer intervenção eu fazia noutra qualquer oficina. O que não faltam são oficinas. Essa ficava tão queimada para mim que nem sequer lá voltava mais excepto para tirarem a peça que colocaram. Se carro tivesse de sair de reboque, saía. Mas 1 cêntimo a esse senhor é que eu não dava. E fazia queixa nas autoridades e onde pudesse reclamar
                                  Abdicavas portanto da garantia do equipamento GPL. :|
                                  Dependendo de como o homem falava comigo resolvia o assunto.

                                  Se levou ou não a lambda há carros em que dá para ver bem, noutros é mais complicado. Geralmente não deixo carros a alguém só porque sim, não vou lá de olhos fechados e das várias oficinas que conheço não há uma em que não haja razões de queixa por um ou outro motivo. Há uns melhores que outros mas sem procurar bem o mais certo é mudar-se de moleiro mas não de "ladrão".
                                  Se eu te contasse umas histórias de um familiar meu que vai a uma oficina especializada num modelo de carro, alias, um gajo que é dono de vários concessionários e tem dezenas de mecânicos a trabalhar para ele também vai lá, imagina a reputação e no entanto comparativamente a este esse do GPL foi um santo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    Abdicavas portanto da garantia do equipamento GPL. :|
                                    Dependendo de como o homem falava comigo resolvia o assunto.

                                    Se levou ou não a lambda há carros em que dá para ver bem, noutros é mais complicado. Geralmente não deixo carros a alguém só porque sim, não vou lá de olhos fechados e das várias oficinas que conheço não há uma em que não haja razões de queixa por um ou outro motivo. Há uns melhores que outros mas sem procurar bem o mais certo é mudar-se de moleiro mas não de "ladrão".
                                    Se eu te contasse umas histórias de um familiar meu que vai a uma oficina especializada num modelo de carro, alias, um gajo que é dono de vários concessionários e tem dezenas de mecânicos a trabalhar para ele também vai lá, imagina a reputação e no entanto comparativamente a este esse do GPL foi um santo.
                                    E onde está escrito que a manutenção tem de ser feita no local da compra do carro para não perder garantia? Nem nos novos é assim, quanto mais nos usados ou instalação GPL. Eu posso instalar GPL num sítio e porque quero, preciso, faço noutro sítio ou ainda porque não tenho forma de fazer manutenção no sítio onde comprei, desde que faça a manutenção recomendada e cumpra com o restante plano de manutenção da viatura, o instalador GPL é responsável pela garantia da instalação do sistema. Não preciso de lá ir ou fazer lá manutenção para não perder garantia. Era o que mais faltava.
                                    Editado pela última vez por dtv; 03 July 2015, 00:52.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                      E onde está escrito que a manutenção tem de ser feita no local da compra do carro para não perder garantia? Nem nos novos é assim, quanto mais nos usados ou instalação GPL. Eu posso instalar GPL num sítio e porque quero, preciso, faço noutro sítio ou ainda porque não tenho forma de fazer manutenção no sítio onde comprei, desde que faça a manutenção recomendada e cumpra com o restante plano de manutenção da viatura, o instalador GPL é responsável pela garantia da instalação do sistema. Não preciso de lá ir ou fazer lá manutenção para não perder garantia. Era o que mais faltava.
                                      Mal ou bem temos uma peça metida que nada tem a ver com o GPL em que se pagou apenas a mão-de-obra, se não fores lá chegar a um acordo com a oficina vai esperando sentado que já te dão garantia do sistema...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Caia o Carmo e a Trindade, como se costuma dizer!

                                        Eu respondia logo: "Mas ó amigo, eu por acaso pedi para você fazer substituir peça que fosse ao carro? Se o motor tivesse ido á vida, também tinha de pagar um motor novo? Ai quer 320€? Então meta lá a peçinha antiga no sitio e tire a nova e já que vai com o lanço, traga me também o livro de reclamações!"

                                        Por amor de deus, nunca vi outra, nunca mais lá punha os pézinhos!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                          Mal ou bem temos uma peça metida que nada tem a ver com o GPL em que se pagou apenas a mão-de-obra, se não fores lá chegar a um acordo com a oficina vai esperando sentado que já te dão garantia do sistema...
                                          Partes do pressuposto que a peça foi trocada ou que a mesma é nova. Pelo estilo do "artista" parece-me grande a probabilidade de nenhuma avaria existir com a sonda lambda e nenhuma peça ter sido trocada ou se foi, a mesma não ser nova e ter sido cobrada como tal. E mesmo que a peça tenha sido e mesmo que seja nova continua a ser completamente errado e de má prática ter sido feito sem consultar o cliente.

                                          A garantia de uma peça ou de um carro novo ou o que seja não resulta da boa vontade ou simpatia de quem vende. Era o que mais faltava. Resulta da lei. O vendedor ou cumpre ou sujeita-se às consequências. A maioria das pessoas não está para se chatear e facilita e aceita os caprichos de quem vende ("tem de fazer revisão cá " ou "tem de pagar sim senhor senão adeus garantia")... Lol. Mas vivemos no faroeste e quem vende é rei e senhor de toda a criação?

                                          Felizmente para os restantes de nós de quando em vez surge o cliente que leva as coisas até às últimas consequências e faz com que certos vendedores/stands e aldrabões vários fechem portas, vão presos ou aprendam a não enganar os outros. Cada vez mais os portugueses são exigentes e reclamam pelos seus direitos. O panorama está a mudar. É bom para todos que assim seja.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            Partes do pressuposto que a peça foi trocada ou que a mesma é nova. Pelo estilo do "artista" parece-me grande a probabilidade de nenhuma avaria existir com a sonda lambda e nenhuma peça ter sido trocada ou se foi, a mesma não ser nova e ter sido cobrada como tal. E mesmo que a peça tenha sido e mesmo que seja nova continua a ser completamente errado e de má prática ter sido feito sem consultar o cliente.
                                            100% de acordo.

                                            A garantia de uma peça ou de um carro novo ou o que seja não resulta da boa vontade ou simpatia de quem vende. Era o que mais faltava. Resulta da lei. O vendedor ou cumpre ou sujeita-se às consequências. A maioria das pessoas não está para se chatear e facilita e aceita os caprichos de quem vende ("tem de fazer revisão cá " ou "tem de pagar sim senhor senão adeus garantia")... Lol. Mas vivemos no faroeste e quem vende é rei e senhor de toda a criação?

                                            Verdade, as pessoas têm mais coisas na vida para preocupar e gastar o seu tempo. Infelizmente é o bom senso que muitas vezes falha de ambas as partes.

                                            Felizmente para os restantes de nós de quando em vez surge o cliente que leva as coisas até às últimas consequências e faz com que certos vendedores/stands e aldrabões vários fechem portas, vão presos ou aprendam a não enganar os outros. Cada vez mais os portugueses são exigentes e reclamam pelos seus direitos. O panorama está a mudar. É bom para todos que assim seja.
                                            100% de acordo.

                                            Respostas a azul.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma vez fui a uma oficina verificar um problema num farol, que era apenas um mau encaixe.

                                              Referi COM TODAS AS LETRAS que não autorizava nenhuma intervenção no carro sem me avisarem antes do que era e quanto custaria, porque nem tinha a carteira comigo.

                                              Levaram o carro, encaixaram o farol e vieram-me cobrar 18 euros de MO.

                                              Não paguei e nunca mais lá meti os pneus. Nem foi pelo preço, mas pela atitude.
                                              Editado pela última vez por SrChambino; 03 July 2015, 21:04.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                Uma vez fui a uma oficina verificar um problema num farol, que era apenas um mau encaixe.

                                                Referi COM TODAS AS LETRAS que não autorizava nenhuma intervenção no carro sem me avisarem antes do que era e quanto custaria, porque nem tinha a carteira comigo.

                                                Levaram o carro, encaixaram o farol e vieram-me cobrar 18 euros de MO.

                                                Não paguei e nunca mais lá meti os pneus. Nem foi pelo preço, mas pela atitude.
                                                Ora nem mais. Nem que fosse 5 euros. Pela atitude deles, fazia o mesmo que tu.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                  Uma vez fui a uma oficina verificar um problema num farol, que era apenas um mau encaixe.

                                                  Referi COM TODAS AS LETRAS que não autorizava nenhuma intervenção no carro sem me avisarem antes do que era e quanto custaria, porque nem tinha a carteira comigo.

                                                  Levaram o carro, encaixaram o farol e vieram-me cobrar 18 euros de MO.

                                                  Não paguei e nunca mais lá meti os pneus. Nem foi pelo preço, mas pela atitude.

                                                  E quem paga o tempo que perderam a procurar o problema? Se calhar encaixaram o farol enquanto procuravam o problema.

                                                  Se não resolvessem, tivessem perdido 20 minutos e tu fosses a outro lado arranjar, quem lhes pagava a M.O.?

                                                  Há que ser razoável.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                    E quem paga o tempo que perderam a procurar o problema? Se calhar encaixaram o farol enquanto procuravam o problema.

                                                    Se não resolvessem, tivessem perdido 20 minutos e tu fosses a outro lado arranjar, quem lhes pagava a M.O.?

                                                    Há que ser razoável.
                                                    Razoável devia ter sido a oficina quando não ligou a informar... Como combinado.

                                                    Eu concordo com o user. Eu percebo o teu ponto de vista mas se calhar o mesmo não é indissociável do valor baixo de 18 euros... Imagina que não era 18 e eram 1800 euros? Também achas que ele devia pagar por bom senso?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                      E quem paga o tempo que perderam a procurar o problema? Se calhar encaixaram o farol enquanto procuravam o problema.

                                                      Se não resolvessem, tivessem perdido 20 minutos e tu fosses a outro lado arranjar, quem lhes pagava a M.O.?

                                                      Há que ser razoável.
                                                      E 18 euros para encaixar um farol, por mais tempo que tenha demorado, também é um bocado puxado... É aquela típica "aldrabice" de oficina e vamos imaginar que o valor de mão de obra era 36 euros/hora, basicamente tentaram cobrar 1/2 hora por uma coisa que deve ter demorado 2 minutos a fazer...

                                                      Isso é um clássico. Intervenções de 30/45 minutos que cobram 2 a 3 horas de mão de obra ou esta de intervenções de minutos e a oficina sente-se no direito se cobrar um mínimo de 1/2 hora ou 1 hora, ainda para mais quando cliente pediu explicitamente que fosse contactado para autorizar qualquer intervenção e ser informado do custo a pagar...

                                                      Eu contínuo a dizer, há oficinas que gostam mesmo de se pôr a jeito. Depois são uns coitadinhos, as autoridades é que são más e querem multar... "Uma oficina já nem pode enganar um cliente à boa moda antiga"... Enfim
                                                      Editado pela última vez por dtv; 04 July 2015, 11:20.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        cometeste alguns erros, o mais grave foi teres aceite pagar, nem que "aos bocados". eu não dava 50€ nenhuns e exigia que me metessem o que quer que tivessem tirado no sítio. pegava no carro e ia a outro lado. claro que eles iam ameaçar não mudar nada a não ser que pagasses a mão de obra (já nem digo mais alguma coisa) e tu ameaçavas com a polícia. eu pegava no telefone e telefonava ou fazia bluff. eles mexiam-se logo!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                          E 18 euros para encaixar um farol, por mais tempo que tenha demorado, também é um bocado puxado... É aquela típica "aldrabice" de oficina e vamos imaginar que o valor de mão de obra era 36 euros/hora, basicamente tentaram cobrar 1/2 hora por uma coisa que deve ter demorado 2 minutos a fazer...

                                                          Isso é um clássico. Intervenções de 30/45 minutos que cobram 2 a 3 horas de mão de obra ou esta de intervenções de minutos e a oficina sente-se no direito se cobrar um mínimo de 1/2 hora ou 1 hora, ainda para mais quando cliente pediu explicitamente que fosse contactado para autorizar qualquer intervenção e ser informado do custo a pagar...

                                                          Eu contínuo a dizer, há oficinas que gostam mesmo de se pôr a jeito. Depois são uns coitadinhos, as autoridades é que são más e querem multar... "Uma oficina já nem pode enganar um cliente à boa moda antiga"... Enfim
                                                          Tudo o que envolva um mecânico a orçamentar o que fazer num carro "hands on" é cobrado.

                                                          Imagina que trabalhavas numa pastelaria e te pediam para tirar um cafézinho só para ver se tinha bom aspecto...

                                                          Uma coisa é proceder à substituição de uma peça de 300€ sem avisar, outra é deixarem lá o carro e pedirem para ver o que se passa! Eu sou contra a chulice das oficinas, mas nunca defendi trabalho de graça.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                            Tudo o que envolva um mecânico a orçamentar o que fazer num carro "hands on" é cobrado.

                                                            Imagina que trabalhavas numa pastelaria e te pediam para tirar um cafézinho só para ver se tinha bom aspecto...

                                                            Uma coisa é proceder à substituição de uma peça de 300€ sem avisar, outra é deixarem lá o carro e pedirem para ver o que se passa! Eu sou contra a chulice das oficinas, mas nunca defendi trabalho de graça.
                                                            ninguém falou em chulices. por acaso esse tipo de trabalhos e até troca de lâmpadas não tenho pago no local onde vou. mas isso é uma cortesia.

                                                            aqui a situação é diferente porque o cliente pediu explicitamente para ser contactado para qualquer valor a pagar, para, deste modo, autorizar ou não a situação. se a oficina não queria ou não aceitava, dizia "ou espera aqui e dizemos-lhe já" ou "Não aceitamos dessa forma, porque mexer no carro implica logo pagar alguma coisa".

                                                            o que eu critico é ter sido dito explicitamente que qualquer custo tivesse de ser confirmado junto do cliente, caso contrário não era para fazer nada. isso não foi feito, e seja 18 euros ou 180 ou 1800 euros, não é devido nenhum valor à oficina. era chamar autoridades de imediato ao local e logo aí se veria a postura da oficina mudar

                                                            Comentário

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