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Embraiagem queimada?

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    Embraiagem queimada?

    Bom dia, ao fazer ponto de embraiagem durante 10min em pára-arranca numa subida íngreme notei um cheiro forte a borracha queimada. Terei acabado com a embraiagem? Passado um dia, o cheiro ficou menos intenso. O pedal reage bem e não noto perda de força no carro nem dificuldade a entrar a mudança, apenas um cheiro. Fui a 3 locais diferentes, expus a situação e deram-me 2 soluções:
    1- embraiagem queimada, troca total necessaria (+-1500euros)
    -2-Aconselharam a andar com o carro e ver se o cheiro continuava e se este patinava

    O problema é tenho viagem marcada de 1200km e não sei se arrisque, o que acham?

    #2
    A minha já uma vez cheirou a queimado fruto de eu estar a tentar estacionar numa subida super íngreme depois de ter bebido uns penaltis. (Terreno privado)

    Ja fez mais 100 mil km ... cada caso é um caso certamente , mas julgo que o cheiro depois de um esforço mais notório pode não querer dizer nada tendo em conta que dizes que o carro está aparentemente normal .

    Comentário


      #3
      Qual é o carro?

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        #4
        Boas,

        Depende, o cheiro é proveniente de aquecimento a que foi sujeita a peças.

        Mas se não nota nada de anormal na embraiagem é deixar estar sem dúvida, claro que tal caso tirou alguns milhares de km à embraiagem, mas não significa a sua morte.

        Tenha é atenção nos pontos, se for em subida mais vale não estar a segurar o carro e desgastar a embraiagem, parar e alguma coisa... Travão de mão. Aliás, em qualquer subida íngreme aconselho sempre o travão de mão mesmo quando a experiência de arranque é muita, a embraiagem é um componente em geral caro, e como tal poupa-lo é sempre uma mais valia e usando o travão de mão, sem dúvida que se está a poupar tal componente quando falamos em trânsito em subidas íngremes.

        Cumps

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          #5
          É isso, deves ter retirado uma boa parte da vida útil dessa embraiagem. Mas não significa se tenha morrido... só mesmo testando.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
            Qual é o carro?
            Astra H Gasolina/gpl.

            Fiz isso por volta dos 70 mil km julgo eu , está quase com 170 mil ... mas verdade seja dita os ultimos 70/80 mil tem sido 90% nacional/AE. Se fosse em lisboa por exemplo desconfio que a dita já cá não estava.

            Comentário


              #7
              Não te posso ajudar em nada, só fiquei parvo pelo preço da embraiagem. 1500euros é muito dinheiro :-\ ainda por cima adoro esse carro. O meu é um saxo paguei 100 euros com a mão de obra e chorei me todo.

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                #8
                Acho um pouco caro, tenho um colega com um astra H mas 1.3cdti que trocou embraiagem e mais umas coisas por menos de 600€

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
                  Qual é o carro?
                  Ford Focus 1.6 tdi

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelas respostas. O que me deixou apreensivo foi que numa das oficinas a que fui disseram-me taxativamente que a embraiagem tinha queimado. Pedi orçamento e dirigi-me a outra, na qual disseram para andar mais um pouco e se continuasse a sentir cheiro e o carro começa-se a patinar entao sim teria de trocar a embraiagem. Continua o cheiro (embora menos intenso), mas o carro responde bem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                      Acho um pouco caro, tenho um colega com um astra H mas 1.3cdti que trocou embraiagem e mais umas coisas por menos de 600€
                      Um dos aspetos que encarece muito é a bimassa ou o motor do volante que são peças acopladas à embraiagem.

                      Comentário


                        #12
                        1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hugotecnolo Ver Post
                          Obrigado pelas respostas. O que me deixou apreensivo foi que numa das oficinas a que fui disseram-me taxativamente que a embraiagem tinha queimado. Pedi orçamento e dirigi-me a outra, na qual disseram para andar mais um pouco e se continuasse a sentir cheiro e o carro começa-se a patinar entao sim teria de trocar a embraiagem. Continua o cheiro (embora menos intenso), mas o carro responde bem.
                          Boas,

                          Sim, tecnicamente queimaste a embraiagem, esse cheiro é de embraiagem queimada. Mas não
                          quer dizer que a mesma não dure mais uma centena de milhar de km ou ate mais, depende.

                          O cheiro, pela minha experiência, vai continuar uns tempos, não te preocupes que acaba por
                          passar, e se sujeitas a embraiagem a situações de maior aquecimento como estacionamento,
                          transito... o cheiro poderá voltar a intensificar-se mais um bocado. Mas não te preocupes,
                          isso acaba por passar com o tempo.

                          Agora terás de ver como funciona o accionamento da embraiagem, se for por cabo,
                          consegues logo sentir se houve alteração na embraiagem, ou seja, se pega mais acima
                          ou abaixo, ja que por cabo, consegues sentir muito mais a embraiagem e da para
                          verificar bem mais o seu estado, se o accionamento for hidráulico, poderá ser complicado
                          e ai a verificação do seu estado passa pelas reacções quando se carrega no pedal, como
                          patinar ou seja, elevar a rotação quando se carrega na embraiagem em vez de ela descer
                          de imediato, ou tu acelerares e notares que o carro não esta a responder tão prontamente
                          ja que uma embraiagem gaste pode dificultar a passagem de movimento do motor
                          para a caixa e o carro começa gradualmente a perder força. E não esquecer, o engreno
                          das mudanças, se começares a sentir que as mudanças entram de forma mais difícil
                          ou rude... poderá ser da embraiagem gaste.

                          Mas não estejas já mentalizado que tens de gastar na embraiagem, tenta esquecer isso,
                          e conduz o carro normalmente, que se tiver algum problema, iras notas, mas se tiveres
                          à procura dos problemas, não estas descansado e iras sempre encontrar algum problema
                          mesmo que não seja nada.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)
                            Boas,

                            Depende onde tenha ido, se for à marca não me admiro ja que
                            algumas marcas quando é para trocar a embraiagem trocam o kit completo
                            com rolamento de encosto, volante do motor que é bastante caro, e se for
                            accionamento hidráulico o fluido é o mesmo do óleo dos travões, também é mudado.
                            Dai por vezes na marca, preços altos para troca de embraiagem.


                            Quando troquei a embraiagem da Avensis que tinha de empresa, tambem queriam
                            trocar o volante do motor, pedi para o ver e estava em optimo estado, alias, o carro
                            nao tinha qualquer sintoma do volante do motor, so sentia dificuldade em engrenar as
                            mudanças e foi visto uma fuga de oleo entre a caixa e o motor, e decidiu-se tirar a caixa
                            para verificar como estava tudo e viu-se que a embraiagem estava no limite.

                            A factura, foi de 1050€ troca do kit de embraiagem, oleo dos travoes e mudança de oleo normal
                            do motor.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)
                              Para o focus completa com bi-massa de uma boa marca dificilmente arranjas por menos de 500€, é claro que numa oficina nunca te vao fazer esse preço e depois tens de pagar a mao de obra. Diria que um preço aceitavel seria talvez os 800€.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Para o focus completa com bi-massa de uma boa marca dificilmente arranjas por menos de 500€, é claro que numa oficina nunca te vao fazer esse preço e depois tens de pagar a mao de obra. Diria que um preço aceitavel seria talvez os 800€.

                                há oficinas e oficinas, e tal como ele disse é possivel comprares tu o kit de embreagem completo por 200 e tais aereos, tal como caditonuno disse e ir a uma oficina mandar trocar.
                                no final peças e mão de obra ficam a rondar algures pelos 350\400€ tudo, portanto há que saber dar as voltas, só enganado quem quer, tal e qual como o kit de distribuição, e muitas outras peças...

                                Comentário


                                  #17
                                  eu ainda no outro dia disse, em relação ao kit do volante bimassa, que no meu mecânico fica tudo por 600€ e que a embraiagem ficará por 250€. nunca a troquei em 268 mil e espero que dure mais uns milhares de kms. claro que na marca trocariam por um valor exorbitante e quereriam trocar tudo e mais alguma coisa, incluindo bimassa e assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)
                                    Bem, posso me ter expressado mal, o valor de 1500 diz respeito a embraiagem, bimassa, rolamento e mão de obra.
                                    Os orçamentos que pedi diferem em 1500+-250. Isto sem volante motor (+-500).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HighTorque Ver Post
                                      Boas,

                                      Sim, tecnicamente queimaste a embraiagem, esse cheiro é de embraiagem queimada. Mas não
                                      quer dizer que a mesma não dure mais uma centena de milhar de km ou ate mais, depende.

                                      O cheiro, pela minha experiência, vai continuar uns tempos, não te preocupes que acaba por
                                      passar, e se sujeitas a embraiagem a situações de maior aquecimento como estacionamento,
                                      transito... o cheiro poderá voltar a intensificar-se mais um bocado. Mas não te preocupes,
                                      isso acaba por passar com o tempo.

                                      Agora terás de ver como funciona o accionamento da embraiagem, se for por cabo,
                                      consegues logo sentir se houve alteração na embraiagem, ou seja, se pega mais acima
                                      ou abaixo, ja que por cabo, consegues sentir muito mais a embraiagem e da para
                                      verificar bem mais o seu estado, se o accionamento for hidráulico, poderá ser complicado
                                      e ai a verificação do seu estado passa pelas reacções quando se carrega no pedal, como
                                      patinar ou seja, elevar a rotação quando se carrega na embraiagem em vez de ela descer
                                      de imediato, ou tu acelerares e notares que o carro não esta a responder tão prontamente
                                      ja que uma embraiagem gaste pode dificultar a passagem de movimento do motor
                                      para a caixa e o carro começa gradualmente a perder força. E não esquecer, o engreno
                                      das mudanças, se começares a sentir que as mudanças entram de forma mais difícil
                                      ou rude... poderá ser da embraiagem gaste.

                                      Mas não estejas já mentalizado que tens de gastar na embraiagem, tenta esquecer isso,
                                      e conduz o carro normalmente, que se tiver algum problema, iras notas, mas se tiveres
                                      à procura dos problemas, não estas descansado e iras sempre encontrar algum problema
                                      mesmo que não seja nada.

                                      Cumps
                                      obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se o carro apresenta um comportamento normal não deve ser necessário trocar nada para já. O cheiro demora,mas desaparece. Quando começar a patinar ou tiver outro sintoma logo te preocupas com isso. Mesmo a mudares a embraiagem, como não é por desgaste/quilometragem odes manter o volante do motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                          há oficinas e oficinas, e tal como ele disse é possivel comprares tu o kit de embreagem completo por 200 e tais aereos, tal como caditonuno disse e ir a uma oficina mandar trocar.
                                          no final peças e mão de obra ficam a rondar algures pelos 350\400€ tudo, portanto há que saber dar as voltas, só enganado quem quer, tal e qual como o kit de distribuição, e muitas outras peças...
                                          Se sabes onde comprar um kit completo embraiagem e bi-massa de uma marca decente por 200 e tal euros, podes dar uma indicaçao onde pois brevemente deverei precisar, o mais barato que encontrei foi cerca de 500€

                                          Comentário


                                            #22
                                            (ironic mode
                                            )Hugotecnolo, por acaso não eras tu ontem na zona da Alta universitária em Coimbra?
                                            É que houve um ou 2 carros cuja embraiagem deve ter ido c'os porcos, tal era o cheiro (num intervalo de 10 ou 15 minutos).
                                            (ironic mode)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se não notas nada, nem patina, nem perde potência, à partida só lhe retiraste os bons KM´S...

                                              Mais vale, puxar o travão de mão do que estar 10 minutos a fazer ponto de embraiagem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)
                                                200 € kit de embraiagem e bimassa?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  200 € kit de embraiagem e bimassa?
                                                  Está demasiado barato, acho quase impossível...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma altura no MINI pus me a descer uma rua super ingreme e estreita que só passava um carro e mal, no qual o GPS me tinha indicado o caminho, quando nao é a minha surpresa, a rua acaba com um carro lá estacionado no meio da estradita e logo asseguir era uma casa, ou seja não conseguia dar a volta e subir.

                                                    Toca a fazer o caminho todo de novo de marcha atrás, só sei que quando cheguei lá em cima de novo, desliguei o carro tal era o cheiro a embraiagem queimada, a primeira mudança nem sequer entrava e a marcha atrás arranhava se toda.
                                                    O certo é que deixei o carro "descansar" por uns bons minutos, voltei a liga lo e lá fui eu á minha vida.

                                                    Não mandei a embraigem pelos ares, mas que levou uma valente coça e perdeu séculos de vida, isso é verdade.

                                                    Se fosse a ti não me preocupava muito se o carro tiver o comportamento igual ao que tinha antes, tirando a parte do cheiro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso no meu primeiro carro aconteceu-me várias vezes.

                                                      Como era um carro com um ponto de embraiagem algo "díficil" (era um 1.4 TDI, e para quem conhece, aquilo é uma caixa de pregos) , a subir era preciso dar-lhe "algum gás" para não se ir abaixo. Também era (e se calhar ainda sou ) azelha, visto que foi o primeiro carro.

                                                      Em algumas súbidas mais íngremes isso aconteceu-me (e não foi uma nem duas vezes )... Deixei o carro com 165 mil kms e a embraiagem ainda não patinava, mas em pára-arranca a subir (por exemplo, em pára-arranca nos tunéis do Campo Grande) já era preciso alguma ginástica e um jogo de pés para ele não se calar. O que é certo é que o carro ainda rola todos os dias no transito de Lx, mas já não nas minhas mãos.

                                                      Como tal, o meu conselho é deixar andar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vai já trocar de carro! Com essa "esfrega" não só esforçaste a embraiagem, o bimassa, os pistões, a cambota, o ar condicionado e até o GPS!

                                                        Fora de brincadeiras, experimenta o carro várias vezes e se tudo parecer ok não valorizes e faz a viagem descansado!

                                                        Aprendeste duas coisas com esta situação:
                                                        1.º que estar meia hora a usar a embraiagem é um disparate;
                                                        2.º que há oficinas que que fazem um trabalho algures entre o roubo e a extorsão!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          1500 euros deve incluir motor novo lol... ias ser bem roubado! Compra tu o material online e paga a um mecânico para fazer isso

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