Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeiro carro(mais um...)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeiro carro(mais um...)

    Mais um a pedir conselhos... Seja como for, já andei na pesquisa, inclusive aqui no fórum, mas acho que cada caso é um caso e venho requerer a vossa ajuda!

    Que tipo de carros gostas? Carros de tamanho médio, principalmente
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Citadino
    Que marcas e modelos gostas e equacionas? Gostar, toda a gama vw, fiat. Equacionar fiat, peugeot, renault.
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Médio. Pelo menos uma vez por semana, mas poucas mais vezes serão mais.
    Precisarás de levar carga com frequência?Não. A carga será pouca e só raramente a levarei. Uma vez por outra poderá ir mais cheio.
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos ano? Estou a apontar para uma média de 1000km por mês. Média que se deve manter por uns tempos e que em princípio será até inferior.
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Pelo menos uma vez por semana, mas serão poucos km.
    Os consumos terão grande importância? Sim, bastante.
    A potência do motor terá grande importância? Não, desde que o carro não deixe de desenvolver numa subida.
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Sim, muito, mas não o devo fazer com muita frequência.
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Inferior a 2500
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Pretenderia do ano 2000 para a frente.


    Bem, já andei a pesquisar aqui no fórum e à procura que até agora surgiram as seguintes hipóteses:


    -Fiat Punto 1.2 (entre anos de 2000 e 2002, vários modelos)
    - Renault Clio 1.2 (de 2000 para a frente)
    - Peugeot 206
    -Fiat Stilo 80 (2002)
    -Fiat Punto 60 Sound (2003) - Admito que me "apaixonei" por este.


    Para ser mais específico, para já o carro seria para viagens curtas(inferiores a 20km) e não todos os dias. Ao fim de semana faria cerca de 50km(e nem sempre). De vez em quando teria de fazer uma viagem de cerca de 130km (Média de 1/2 vezes por mês) e outra de 400km (A média seria 1,2 vezes por ano..).

    Se o comprasse por esta altura, em princípio viajaria mais por causa das férias. Mas durante o resto do ano viajaria pouco.
    Com estas características tinha assumido um carro a gasolina, daí os meus de cima. Gostaria que me ajudassem na escolha, indicando outras possíveis hipóteses e principalmente reviews dos que indiquei em cima.
    Desde já muito obrigado!
    Editado pela última vez por Eltoti; 06 July 2015, 10:30.

    #2
    vou-te dar a minha opinião sobre o meu carro que podes considerar para ti. Trata-se de um FIAT Punto de 2003, com o motor 1.2 16v de 80cv (gasolina), e está nas minhas mãos há cerca de 3 anos.

    Até agora, fiável. tudo o que gastei nele foram peças de desgaste (com o carro a chegar aos 200 mil KM não há milagres). coisas mais caras, até agora tive de trocar embraiagem, suspensão 1º eixo (chumbou na inspecção) e os travões atrás (os tambores). tirando esses pormenores, carro fiável, não gasta muito (consumos entre os 6 e os 8 L/100KM, é raro fazer mais que isso), equipamento q.b., o porta bagagens é grande o suficiente. desempenho q.b. para um motor 1.2.

    como nem tudo são rosas, ca vem o mau e o que não gosto no carro: direcção assistida eléctrica é famosa por dar problemas, mas até agora não tive nenhuns, no máximo dá erro mas desligo e ligo o carro e tá bom (aconteceu meia dúzia de vezes em 3 anos, além que nunca uso o modo city), os comandos dos vidros eléctricos estão perigosamente juntos às luzes de aviso, é algo típico enganar-me e carregar no botão errado. não tens grande apoio para os braços para viagens longas, mas o volante serve para isso. espaços de arrumação fechados não há, no máximo metes algo dentro do cinzeiro. detesto o facto de só poder abrir o porta bagagens de dentro do carro ou com a chave.

    e... acho que é isto.

    Comentário


      #3
      Obrigadíssimo pelos teus conselhos!
      Bem, dos pontos negativos que indicaste, acho que só mesmo a questão da direcção assistida. Apoio para os braços aguenta-se, espaços de arrumação basta-me o porta-luvas e isso do porta bagagens abrir só de dentro ou com a chave para mim é ótimo, admito!
      6 e 8 parece-me um consumo bastante bom, mas já fizeste alguma viagem longa? Tipo a de 200km que falei? Gostava de saber o comportamento dele a velocidades mais elevadas e tempos mais contínuos

      Comentário


        #4
        o porta-luvas não é muito grande, tenho la a capa com os manuais + papeis seguro e inspecção, o colete e pouco mais.

        quando à viagem, a cada 2 semanas faço uma de 600KM (ida e volta), normalmente . o bicho sente-se bem com o ponteiro a bater nos 140. se for com o ponteiro abaixo dos 110 (3K rpm) consigo um consumo na ordem dos 6.20, +/-. a semana passada fui nos 140/150 e consegui um consumo de 8.64L/100KM, calculados com uma aplicação no telemóvel (o cb dá-me 0.5 a 1L valores mais baixos). eu tenho a politica de não deixar o carro acusar falta de gasolina, e ele começa a apitar aos 3/8 de deposito. com o resto do depósito normalmente faço 700KM.
        genica acima dos 120 não lhe falta, tenho de ter o aviso sonoro para os 140 porque dava por mim a andar a 150 no IC1, mas claro que já demora o seu tempo a chegar lá.
        ultrapassagens a subir, é preciso cuidado que a genica não é assim tanta, mas em plano ele promete e entrega.
        depois temos o ruído, que é aceitável, mas na eventualidade de achares muito aumentas o som do rádio .
        posição de condução boa q.b., subo mais o banco nessas viagens e vou feliz da vida. há melhores mas não é mau de todo. e se deres por ti numa serra a estica-lo, torna-se bem divertido.

        e...acho que não me esqueci de nada mais alguma questão? :D

        Comentário


          #5
          Só mais uma! Algum conselho que me queiras dar quando estiver a avaliar o carro ? Algum pormenor que tenha de estar mais atento ou assim ?

          Comentário


            #6
            não penso que haja nada de mais a experimentar neste carro, só mesmo o modo city. o resto é o mesmo de qualquer carro, ver electrónicas, estar atento a ruídos, etc.

            Comentário


              #7
              Ok, obrigado !

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X