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Fiat Punto (problema constante relas)

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    Fiat Punto (problema constante relas)

    Hallo a todos
    Antes de mais, e quase como apresentação de primeiro post, fica aqui a descrição do meu carro:
    É um Fiat Punto 55 (1.1, de 97) que estava (mal)rebaixado, com riscos e com alguns problemas (sofagem, escape todo podre, e não só) abandonado numa oficina... ao que parece a proprietária era uma professora que passou o carro ao filho... que andou armado em "need for speed"
    Well,... o senhor da oficina só me avisou que a junta das cabeças tinha sido trocada e para eu ter atenção á temperatura do carro, muito bem.
    Andou 1anito muito bem... os anos restantes foi problemas atrás de problemas... de desgastes... constantes... e relas...

    Foram todas trocadas á 2anos.... á ano e meio... á um ano... e por aqui continua... Agora é raro o mês que não dê um problema. Este mês fui 2x ao mecânico trocar relas, de novo... é tão constante que já comprei umas quantas para andar sempre no carro (just in case) e o garrafãozinho de 5L de água atrás como melhor amigo...

    Uns dizem que o meu mal foi usar anti-congelante, que me corroeu/limpou as sujidades e abriu fendas... outros diziam para meter sempre só anti-congelante... outros chamaram-me doida, que tem que ser meio-meio (água+anti-congelante)... Na loja de peças disseram ainda que com relas novas tem que se meter anti-congelante ou não ficam "protegidas" e não duram nada...

    Quais as vossas opiniões, sugestões, experiencias com este problema?

    Aparte: agora para além disto das relas modo hardcore, ainda tenho a boia do combustivel com problemas deduzo, o indicador de gasolina tá sempre a indicar um bom nível...

    #2
    Relas

    Presumo que não sejam Relés, para o líquido do radiador ter influência... mas não sei o que seja
    Esses conselhos de água vs anticongelante parecem coisas de mecânicos de esquina.

    Comentário


      #3
      Bem vinda ao mundo dos carros velhos. Com maus tratos anteriores, são uma caixa de (más) surpresas.

      O que acontece é que o motor deve estar apodrecido por dentro devido à má manutenção.

      Nessa conversa do anticongelante toda a gente tem razão embora não saibam bem porquê: há anticongelante que se vende em concentrado e se deve misturar com água destilada na proporção certa, outros há que já se vendem na mistura correcta. Convém que se aplique conforme o produto que se comprou, obviamente... Andar só com água é parvoíce, é pedir problemas de corrosão, a menos que seja para um desenrasque mesmo muito temporário (exemplo: conseguir levar o carro até à oficina).

      Não sei exactamente o que o mecânico anda a fazer, mas muitas vezes quando se troca uma rela trocam-se as outras todas, a menos que haja alguma que seja necessário desmontar meio carro para lá chegar. Andar a comer relas à razão de duas mudas por mês não é normal.

      Quanto à bóia presa, é um problema comum e conhecido nesses carros.

      Comentário


        #4
        O mecânico muda a rela em causa e daí a mais não sei quantos dias vem outra rela com o mesmo problema. Ele diz que nunca teve nenhum carro tão "xato" como o meu, que deve ser algum corrosivo que ele tem... eu acho isso desculpa esfarrapada gosto muito de respostas fundamentadas, nada de "deve ser corrosivo".. pois... qual corrosivo? Porquê?
        As relas saem todas negras mas ele disse que não era óleo... Onde meto a água está com bastante sujidade alaranjada e uma pessoa disse-me que não era normal... o mecânico diz que é normal... As relas, por 3x trocaram-se todas... mas agora é ás "prestações" porque vai dar sempre ao mesmo... É um carro bastante económico, mas agora não saio da oficina com ele... á dias não dava sinal ao dar á chave.. pegou de empurrão, para a oficina... foi o motor de arranque, o mecânico disse que tive sorte do carro não incendiar... queimou todo.

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          #5
          Já descobri o que são

          http://forum.autohoje.com/boxes/1223...o-de-rela.html

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
            Relas

            Presumo que não sejam Relés, para o líquido do radiador ter influência... mas não sei o que seja
            Esses conselhos de água vs anticongelante parecem coisas de mecânicos de esquina.
            É umas peças que parecem mesmo "tampas" que estão no bloco, por exemplo.
            Vai ao google que num instante vez logo o que é, quem sabe até podes ver logo que é algo que conhecias porque acho que até é comum.... mas no meu carro é o pai nosso de cada dia -.-''

            editei> sim, é isso ^_^
            Editado pela última vez por sphiren; 08 July 2015, 13:47.

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              #7
              A unica coisa que se usa é um bom anti congelante e água destilada por emergência apenas.
              Troca é de mecânico, porque esse parece um sapateiro. Desde quando é normal o líquido de refrigeração estar acastanhado? Isso é sinal de corrosão.

              Comentário


                #8
                O mecânico onde ando muitas vezes nem me cobra nada. Tem oficina em casa... Muita vez eu compro as peças e ele só as monta, nem leva nada quando são coisas rápidas. Um stand de carros da zona manda para ele os carros quando é para arranjar... Por isso sempre fui confiando. Até porque ele já me "salvou" de despesas loucas em arranjos porque em outras oficinas já me queimei... Inventavam problemas onde não havia só para me limparem a carteira -.-'

                Comentário


                  #9
                  Sendo de borla já é outra conversa, o que não quer dizer que ele saiba o que está a fazer... Eu não sou mecânico, mas um dizer que isso é normal...

                  Comentário


                    #10
                    Eu não confio em nenhuma oficina... cheiram-me todas a esturro
                    Uma vez fui ver o que se passava com um pneu porque estava a esvaziar. Tiraram a roda, limparam e tal... parecia que era uma fuga entre a jante e o pneu, tudo bem. Paguei 5€ mas o homem veio para cima de mim com uma conversa que era preciso calibrar rodas e se calhar comprar 1 par de pneus novos para trás. Eu ainda falei em usados mas ele começou a dizer que eu é que sabia (a responder como se eu estivesse para cometer um crime) que não ia durar nada, que eu só ia derreter mais dinheiro assim... E depois começou com a adicionar mais "serviços" á conversa que eu teria que fazer... resultado: decidi recusar tudo o que ele propôs, fui a outra oficina e estava tudo bem... disseram que provavelmente ele estava a enganar-me.
                    Ainda este ano fui a correr a uma oficina pelo motivo do costume: rela a deitar água. O meu mecânico nesse dia não estava disponivel. Lá começaram com coisas a dizer que se calhar era isto e aquilo... e eu disse logo que era só uma rela. O senhor calou-se logo e começou a falar para mim com mais decencia -.-' acho que por ser rapariga começam logo com juizos de valor ridiculos. Do tipo: é mulher, vê-se logo que nem a água do carro vê.

                    Comentário


                      #11
                      Situação igual num Fiat Punto 55S de 95 da minha mãe.
                      Todos os meses tinha de levar relas novas.
                      Solução: Mete-las todas novas ao mesmo tempo ;)

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                        #12
                        Originalmente Colocado por bals Ver Post
                        Sendo de borla já é outra conversa, o que não quer dizer que ele saiba o que está a fazer... Eu não sou mecânico, mas um dizer que isso é normal...
                        Claro que é "normal"! Se o carro andou sem anti-congelante durante muito tempo a ferrugem aparece! Estranho era que não aparecesse!

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                          #13
                          O Sistema de Refrigeração já deve estar num estado muito mau, convém fazer um limpeza ou ter mesmo de comprar tubos novos, pois alguns já devem estar "podres".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                            O Sistema de Refrigeração já deve estar num estado muito mau, convém fazer um limpeza ou ter mesmo de comprar tubos novos, pois alguns já devem estar "podres".
                            Num utilitário com 18 anos e pela amostra do estado em que está a mecânica eu manteria os tubos e antes recomendaria trocar de carro se possível...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Num utilitário com 18 anos e pela amostra do estado em que está a mecânica eu manteria os tubos e antes recomendaria trocar de carro se possível...
                              Trocar as relas todas já eu troquei... por 2x em 4anos que tenho o carro... só não digo 3x porque as "últimas" foi tudo ás prestações e não todas de uma vez...
                              Tubos, já levou uns. Mas ainda hoje ao reparar uma rela, o mecânico tirou um dos tubos "novos" e estava todo besuntado de uma substancia castanha por dentro...
                              Amanhã vou comprar o anti-congelante...

                              E muito sinceramente só quero que esta porra aguente mais um mesito e meio... Depois vou para o estrangeiro. O meu irmão fica com o meu carro pra se ir desenrrascando. Mas já não vai sem aviso... tem que comprar um senão arrisca-se a ficar sem carro de um dia pro outro.

                              Já tenho ouvido tão mau feedback da Fiat... até andei a ver um opel corsa 1.2, um clio 1.2 de 99.... Até um seat ibiza 1.0 vi mas não me recomendaram. Alguma sugestão de veículos económicos para andar na cidade?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sphiren Ver Post
                                Trocar as relas todas já eu troquei... por 2x em 4anos que tenho o carro... só não digo 3x porque as "últimas" foi tudo ás prestações e não todas de uma vez...
                                Tubos, já levou uns. Mas ainda hoje ao reparar uma rela, o mecânico tirou um dos tubos "novos" e estava todo besuntado de uma substancia castanha por dentro...
                                Amanhã vou comprar o anti-congelante...

                                E muito sinceramente só quero que esta porra aguente mais um mesito e meio... Depois vou para o estrangeiro. O meu irmão fica com o meu carro pra se ir desenrrascando. Mas já não vai sem aviso... tem que comprar um senão arrisca-se a ficar sem carro de um dia pro outro.

                                Já tenho ouvido tão mau feedback da Fiat... até andei a ver um opel corsa 1.2, um clio 1.2 de 99.... Até um seat ibiza 1.0 vi mas não me recomendaram. Alguma sugestão de veículos económicos para andar na cidade?
                                Clio II Fase II 1.2 16v é económico, confortável e fiável.

                                Comentário


                                  #17
                                  Qualquer dia ficas sem carro, esse já não me parece estar em condições.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora bem nesse e outros motores da fiat as relas costumam ser frágeis mas não para mudar com tanta frequência. Uma rela depois de substituída dura anos e não meses. Nesse caso em concreto do 1.1 fire a rela mais complicada de substituir é junto à caixa de velocidades pois para a substituir têm que se desmontar a caixa.no motor só se deve usar anticongelante de uso directo ou então mistura com água desmineralizada conforme as instruções. Estar a meter água de garrafão ou da torneira é dar um a sentença de morte ao sistema de refrigeração pois o resultado disso é essa água castanha que é resultado da oxidação do sistema e apodrecimento das tubagens. Depois ainda há os que para piorar o que está mau metem esses tapa fugas que se compram por aí e entopem com isso o radiador e bloqueiam o termostato e a válvula termo eléctrica resultando numa junta da cabeça queimada. Em relação ao caso concreto deste punto mudar relas com tanta frequência é quase impossivel, só se tivesse acido em vez de anticongelante por isso não sei até que ponto o mecânico é competente ou então se é honesto

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                      Depois ainda há os que para piorar o que está mau metem esses tapa fugas que se compram por aí
                                      Tapa fugas? Eu sei é que ele mete uma "massa" qualquer para "colar" as relas. Ele já me mostrou, é um tubo pequeno, disse que já não se fabrica em portugal. Disse que é um verniz qualquer... Que é para colar juntas.

                                      Aproveito para acrescentar que as relas saem com a cor (amarelo) ainda a notar-se que são novas... mas todas corroidas e todas com uma massa negra e aquela sujidade tipo barro... que também está onde meto a água... e também estava num tubo que ele tirou do carro ao trocar a rela (frente ao motor)... Está tudo com essa sujidade que parece terra ou barro...
                                      Editado pela última vez por sphiren; 08 July 2015, 23:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se já substituíram muitas vezes a mesma rela, é porque há alguma irregularidade no local onde encaixam as relas, é necessário garantir que o furo no bloco está redondo, depois mandar fazer uma rela cónica que entre apertada, normalmente em latão, mas qualquer metal melhor que o ferro-aço pode servir, e depois montá-la com aperto suficiente, não é a cola que garante que a rela fica no local, a àgua depois de aquecer vai fazer muita pressão e abre um micro furinho pelo meio da cola.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                          Se já substituíram muitas vezes a mesma rela, é porque há alguma irregularidade no local onde encaixam as relas, é necessário garantir que o furo no bloco está redondo, depois mandar fazer uma rela cónica que entre apertada, normalmente em latão, mas qualquer metal melhor que o ferro-aço pode servir, e depois montá-la com aperto suficiente, não é a cola que garante que a rela fica no local, a àgua depois de aquecer vai fazer muita pressão e abre um micro furinho pelo meio da cola.
                                          Não..., acho que não pelo menos.
                                          Porque quando começa a deitar água e vou a ver (quando dá pra ver bem) a rela em causa tem sempre furo por dentro, saí toda rota e fininha no meio.... a água começa a sair por buraco mesmo...
                                          Da última vez que fiz 14km seguidos sempre a velocidade constante (90/100 km/h) tive que parar porque estava a aquecer muito e ouvi um barulho á frente. Fui a abrir e parecia um spray de água, água a escorrer bem pro chão etc... Ficou mesmo de todo... -.-' Parece que "rebentam" de tão corroidas estarem... O carro está todo podre de mecanica,... já vi que sim.

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                                            #22
                                            A ferrugem aparece por não ter usado anti-congelante(anti-gelo, liquido radiador, Paraflu, podes ouvir vários nomes). É indispensável o seu uso ou problemas dessa natureza são o pão nosso de cada dia.

                                            Dependendo do local da fuga, é trocar todas as que tiverem à mão e aparentem ter a idade do carro.

                                            A peça é barata mas a mão-de-obra é que maior.

                                            A rela velha (tinha um micro-furo) aberta para sair:


                                            Rela nova no sitio

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              A ferrugem aparece por não ter usado anti-congelante(anti-gelo, liquido radiador, Paraflu, podes ouvir vários nomes). É indispensável o seu uso ou problemas dessa natureza são o pão nosso de cada dia.

                                              Dependendo do local da fuga, é trocar todas as que tiverem à mão e aparentem ter a idade do carro.

                                              A peça é barata mas a mão-de-obra é que maior.
                                              Sim, eu sei disso tudo! Só não sei porque não pára de me acontecer
                                              Eu metia sempre anti-congelante! E a primeira rela que aconteceu ficar assim, trocou-se todas! E passados uns bons mesitos (acho que 1ano ou por ai) voltou a acontecer... trocou-se praticamente tudo de novo! E 2 oficinas de nome disseram-me para NÂO usar anti-congelante!!! Disseram "você não pode usar isso porque o carro é velho e o anti-congelante vai limpar sujidades e abrir buracos" -.-'
                                              Agora troco sempre uma agora, uma depois... mesmo daquelas que foram colocadas recentemente (por exemplo, trocadas a cada 2 ou meses...) porque se por cada rela que desse problemas fosse trocar todas.... era relas novas a cada 3 semanas pelo menos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                é facil,da proxima em vez de comprares na fiat mandas fazer umas relas em outro material mais resistente e o problema fica resolvido. lembro-me há uns anos em alguns modelos de taxis os taxistas mandarem fazer relas noutro material porque as de origem duravam pouco

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sphiren Ver Post
                                                  Sim, eu sei disso tudo! Só não sei porque não pára de me acontecer
                                                  Eu metia sempre anti-congelante! E a primeira rela que aconteceu ficar assim, trocou-se todas! E passados uns bons mesitos (acho que 1ano ou por ai) voltou a acontecer... trocou-se praticamente tudo de novo! E 2 oficinas de nome disseram-me para NÂO usar anti-congelante!!! Disseram "você não pode usar isso porque o carro é velho e o anti-congelante vai limpar sujidades e abrir buracos" -.-'
                                                  Agora troco sempre uma agora, uma depois... mesmo daquelas que foram colocadas recentemente (por exemplo, trocadas a cada 2 ou meses...) porque se por cada rela que desse problemas fosse trocar todas.... era relas novas a cada 3 semanas pelo menos...
                                                  ""você não pode usar isso porque o carro é velho e o anti-congelante vai limpar sujidades e abrir buracos" "

                                                  Dizer isto é do mais estúpido que pode haver.


                                                  O que vais fazer é (ou dizer ao mecanico para fazer):

                                                  Esvaziar o circuito actual.

                                                  Abastecer com agua destilada e isto: http://www.autopartslogistic.com/kuhler-reiniger----------300ml_id-34_pid-2506_ta-LIQ

                                                  Ir dar uma volta de 20-30km.

                                                  Esvaziar o circuito, desmontar os tubos do radiador, o termostato e o deposito e limpa-los.

                                                  Comprar 3 latas: http://www.autopartslogistic.com/aditivoarr_id-34_pid-G013A8JM1_ta-VW E misturar a 50% com agua destilada.

                                                  Colocar no carro.
                                                  Editado pela última vez por Illusion; 09 July 2015, 11:09.

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                                                    #26
                                                    Por acaso o teu mecânico não é do Cacém, não?
                                                    Tinha um punto 55 de 98, e também tinha o mesmo problema. Primeiro aquecia e a ventoínha não disparava. Nem podia andar no ic19 à hora de ponta... era pedir a morte do artista. Fez limpezas de circuito, trocou ventoínha, foi rectificada a junta umas duas vezes, mais isto e mais aquilo. As relas eram uma constante... Da última vez, fui para o Algarve de férias e cada vez que entrava numa subida, a temperatura do carro subia até meio, quando começava a descer, a temperatura descia também. Lá consegui chegar lá, fazendo umas pausas pelo meio. No segundo dia que lá estive, estava num para arranca para uma rotunda e pimbas, lá se foi outra rela... tive que andar à procura de um mecânico em albufeira para me arranjar aquilo. Lá trocou duas relas (se não estou em erro) para desenrascar. Quando voltei para Lisboa, fiz a viagem todo mais ou menos nos mesmos moldes que a ida para baixo e lembro-me de na Vasco da Gama dizer para a mulher "agora chegamos a casa, estacionamos e lá se vai mais uma rela", em tom de brincadeira.
                                                    Assim que desligo o carro, começo logo a ouvir o barulho de água a ferver a sair do carro... fui espreitar e não era uma rela, era um dos tubos rotos... Como era junto ao sítio onde encaixava, foi só desapertar a abraçadeira, cortar o tubo e voltar a apertar. Parou de deitar água... Para além de isto tudo, tinha que andar com uma garrafa de óleo na mala porque o carro bebia óleo como quem bebe cerveja, uma vez por mês tinha que repor o nível... Ao verificar o nível do óleo fazia bolhinhas na vareta...
                                                    Conclusão da história (na minha opinião), o problema não era das relas, nem dos tubos...
                                                    Era mesmo o motor... segmentos, junta, o que quer que fosse... também não sou mecânico! Ou seja, alguma coisa está mal e faz com que as relas furem, mas os mecânicos em vez de resolverem esse problema, trocam as relas e assim passados alguns dias, meses, estás de volta para arranjar mais qqr coisa... Parecem os técnicos que têm ido arranjar o meu esquentador, aquilo está sempre a estragar a mesma peça e eles vão lá e só trocam essa peça! Mas neste caso não sou eu que pago, por isso...
                                                    Voltando ao Punto, assim que cheguei do Algarve e aconteceu aquilo, tratei logo de procurar outro carro e despachar este... Resolveu-se o problema.

                                                    PS.: Essa tal "cola" que referes, não será uma massa chamada Curil? acho que é assim que se chama.

                                                    Abraço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                                      é facil,da proxima em vez de comprares na fiat mandas fazer umas relas em outro material mais resistente e o problema fica resolvido. lembro-me há uns anos em alguns modelos de taxis os taxistas mandarem fazer relas noutro material porque as de origem duravam pouco

                                                      Tentei explicar isso, mas não entenderam, as relas originais são em chapa fininhas, as feitas pelo torneiro são maciças e ligeiramente cónicas para ficarem bem apertadas, é mais caro e dá mais luta ao montar, mas fica para toda a vida. Os taxis com 1.000.000kms nunca andam com relas de meia duzia de euros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Hoje comprei anti-congelante e coloquei um bocado sem misturar porque aquele garrafão que comprei diz que é sem diluir.
                                                        No entanto, fui espreitar como quem não quer a coisa e vi uma gotinha bem discreta a "suar" pela última rela colocada xD que foi á 3 dias, lol.
                                                        Essa aí não parece rota... parece que é "fuga" de estar mal metida...
                                                        O mecânico não me anda a "empatar" tempo para ganhar mais, porque muitas relas ele faz-me o serviço de borla. O motor do meu carro, a trabalhar, faz um barulho horrivel... ouve-se um som agudo por detrás do som do motor, algo tipo "piiiiiiiiiiiiiiiiiiii", com certeza alguma asneira e o motor parece que lhe vai dar um ataque deduzo mesmo que o carro esteja pelas horas da morte. Outra coisa é o carro meter-se a acelerar sozinho (o conta rotações começa a disparar do nada... quando lhe apetece, mesmo com água e sem estar quente...) e o mecânico disse que era o carro armado em xanfrado bla bla bla da injeção. Ok... respostas assim meio completas, meio incompletas como quem diz uma desculpa qualquer só para não dizer "não sei" ou "não quero explicar".
                                                        Hoje passei num stand e experimentei um punto de 2002, não que tenha "vicio"/panca pela fiat, mas diga-se de passagem, são económicos... e não havia clios. Havia só um opel corsa de 99 por quase 4000€ (80.000km) O___O
                                                        O som do fiat a trabalhar... espectáculo, já nem sabia o que era o trabalhar de um carro bom de saúde xD haha

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