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Ar condicionado entrou em "erupção" quando ia ser carregado

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    Ar condicionado entrou em "erupção" quando ia ser carregado

    Pessoal estou incrédulo, tinha eu criado aqui um tópico sobre ar condicionados e hoje lá foi com o carro carregar o AC ao fim da tarde como combinado, mas valia ter estado quieto, quando iam a desapertar um dos pipos, comecei a ouvir uma fuga ligeira de ar comprimido, o electricista lá foi mexendo a achar aquilo estranho quando de-repente começou uma fuga tremenda de gás misturado com o óleo a sair de for completamente descontrolado, não havia nada a fazer foi uma desgraça... uma autentica erupção que durou ainda bastante tempo.
    Já no rescaldo e com o carro completamente cagado em todo o lado, foi pintura e todo o compartimento do motor (só se escapou a mala e a parte de cima do capo por estar levantado), lá se concluiu qual tinha sido o problema, em vez de sair apenas a carrapeta preta ao desapertar sai também agarrado o tubo metálico onde ela encaixa, o electricista estava incrédulo dizendo que nunca na vida lhe tinha acontecido tal coisa e que até pensava que o tubo era soldado (era de rosca).

    O carro que estava em estado concurso parecia o diabo e com um cheiro que nem se conseguira estar ao pé dele... (nesta altura eu quase que chorava... fogo tudo me acontece a mim...)
    Como sou um comichoso por acaso tinha os vidros todos fechado e nada caio dentro do interior do carro.

    Lá apertou o tubo que saio fora e carregamos o AC à presa e vim para casa passar por agua em abundância na pintura e andei com um pano e rolo de cozinha a limpar o compartimento do motor, da melhor forma que consegui, já ao fim da noite lavei-o com champô novamente por fora.
    A zona que ficou mais afectada foi a forra interior do capo, passei bastante rolo de cozinha para absorver o óleo que lá estava, mas está com um cheiro muito forte ainda pensei em tira-la e lavar mas assim que encharcar vai ficar toda deformada e estragada.

    Agora a minha questão é, aquele óleo que saio com o gás é corrosivo para a pintura ou inofensivo?
    Será que tenho de tomar mais providencias para limpar aquilo melhor no compartimento do motor?
    Editado pela última vez por DragonH; 09 July 2015, 08:00.

    #2
    Umas fotos se faz favor para ter a noção da coisa. Sobre o sucedido, só acontece a quem trabalha.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Umas fotos se faz favor para ter a noção da coisa. Sobre o sucedido, só acontece a quem trabalha.
      Por acaso não tirei fotos (burro!) e agora é complicado acho que não vai dar para ver nada, basicamente o gás/óleo saio todo pelo tubo onde encaixa o pipo.
      Por fora a pintura foi bem passada por agua para dissolver a possível acidez e só ao fim de umas horas lavada com shampoo.
      O compartimento do motor visto por cima nos plásticos foi limpo com pano húmido e rolo de cozinha.
      Editado pela última vez por DragonH; 08 July 2015, 23:25.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
        Por acaso não tirei fotos (burro!) e agora é complicado acho que não vai dar para ver nada, basicamente o gás/óleo saio todo pelo tubo onde encaixa o pipo.
        Por fora a pintura foi bem passada por agua para dissolver a possível acidez e só ao fim de umas horas lavada com shampoo.
        O compartimento do motor visto por cima nos plásticos foi limpo com pano húmido e rolo de cozinha.
        e mandar lavar o motor, não?!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
          e mandar lavar o motor, não?!
          Isso avaria alternadores e queima centralinas........

          Comentário


            #6
            se não souberem fazê-lo

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              #7
              Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
              e mandar lavar o motor, não?!
              O motor nem foi o que se sujou mais, como aquilo vaporizava para cima e o motor tinha a forra foi esta que ficou toda suja, tudo à volta no compartimento do motor é que ficou sujo.

              Alguém sabe se o óleo do AC é prejudicial para a pintura ou inofensivo?

              Comentário


                #8
                http://idqusa.com/datasheets/msds/492_MSDS.pdf

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                  Já li isso de uma ponta à outra, fala bastante é da protecção pessoal não encontro nada de como reage sobre materiais ou seja no automóvel.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                    O motor nem foi o que se sujou mais, como aquilo vaporizava para cima e o motor tinha a forra foi esta que ficou toda suja, tudo à volta no compartimento do motor é que ficou sujo.

                    Alguém sabe se o óleo do AC é prejudicial para a pintura ou inofensivo?
                    Boas...

                    Tranquilo se já lavaste o carro(pintura) não te preocupes...preocupa-te sim com os plasticos, esses sim têm de ser bem limpos e caso o oleo tenha aditivo (cor verde/amarelado) redobra a limpeza, pois os dois juntos (oleo+aditivo) com o tempo fazem partir os alguns plasticos sem lhes tocares.

                    Usas benzina(á venda em drogarias) num vaporizador e dás nas partes afectadas, de seguida passas igualmente num vaporizador também agua com sabão ou outra coisa do genero com um pincel, se tiveres compressor para finalizar de seguida á água dás ar para ajudares a secar. Não vás nas tangas de lavagens de motor, se não souberem fazê-lo, é como diz o eblase, ficas sujeito a alternadores, motores de arranque e centralinas maradas...

                    Nota: quem devia ter limpo a zona afectada devia ser quem te fez o trabalho, até porque se o sistema tiver aditivo para detectar as fugas quando meter a lampada UV vai ver tudo verde...

                    Comentário


                      #11
                      Benzina?!? Recomendas aplicar um solvente forte na pintura?!?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
                        Boas...

                        Tranquilo se já lavaste o carro(pintura) não te preocupes...preocupa-te sim com os plasticos, esses sim têm de ser bem limpos e caso o oleo tenha aditivo (cor verde/amarelado) redobra a limpeza, pois os dois juntos (oleo+aditivo) com o tempo fazem partir os alguns plasticos sem lhes tocares.

                        Usas benzina(á venda em drogarias) num vaporizador e dás nas partes afectadas, de seguida passas igualmente num vaporizador também agua com sabão ou outra coisa do genero com um pincel, se tiveres compressor para finalizar de seguida á água dás ar para ajudares a secar. Não vás nas tangas de lavagens de motor, se não souberem fazê-lo, é como diz o eblase, ficas sujeito a alternadores, motores de arranque e centralinas maradas...

                        Nota: quem devia ter limpo a zona afectada devia ser quem te fez o trabalho, até porque se o sistema tiver aditivo para detectar as fugas quando meter a lampada UV vai ver tudo verde...
                        Obrigado pela informação.
                        O AC nunca tinha sido carregado por isso acho que era só óleo, alem disso o espirrado não ficou verde era meio translucido.
                        O óleo que foi colocado agora é que era verde florescente, penso que já tinha a mistura feita dos 2 componentes.
                        Os plásticos passei com um pano húmido e e limpei com o rolo de cozinha.
                        Curiosamente os autocolante que estava colados nos plásticos de fabrica levantaram todos.
                        A forra interior do capo é que não sei o que lhe ei de fazer, passar agua seja à mangueira ou pressão vai deixa la irrecuperável porque o material absorve toda a agua e começa a desfazer, já o tentei à uns bons anos noutro VW antigo e ficou destruída por completo.

                        Comentário


                          #13
                          Muito provavelmente esse AC tinha alguma válvula em mau estado. Isso não é nada normal..

                          Ao desapertares a tampa não podes ouvir rigorosamente nada.. nem pode saltar o pipo fora.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                            Muito provavelmente esse AC tinha alguma válvula em mau estado. Isso não é nada normal..

                            Ao desapertares a tampa não podes ouvir rigorosamente nada.. nem pode saltar o pipo fora.
                            Penso que foi um misto de carrapeta muito apertada e válvula onde era encaixa pouco apertada, ao desenroscar saio tudo.
                            O electricista também falhou, mal ouvia aquilo a largar gás (eu estava ao pé do carro e estava a ouvir) não devia ter continuado a desapertar, ele ainda se desculpou que a rosca era muito curta.

                            Comentário


                              #15
                              Foi se dúvida um grande azar, e especialmente doloroso para quem é cuidadoso com o carro, mas eu acho que procedeste mal (possivelmente por causa dos nervos ao ver aquela desgraça) e que devias ter tirado imediatamente fotografias e deixar que a oficina se responsabilizasse por tudo aquilo que aconteceu.

                              Fala com o responsável da oficina e vê como é a posição deles em relação a resolver isso (limpeza do compartimento do motor e substituição do isolamento do capot) a bem, senão zanga-te, queixa-te a quem de direito (ASAE, CASA ou um Julgado de Paz) e obriga, eventualmente, a oficina a acionar o seu seguro para te ressarcir dos danos.

                              Seja como for, desejo sinceramente que vejas o problema resolvido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Benzina?!? Recomendas aplicar um solvente forte na pintura?!?
                                Qual foi a parte em que escrevi que ele devia lavar a pintura com benzina?

                                De qualquer forma a benzina não ataca a pintura como poderás pensar, apesar de ser um solvente forte como dizes e bem tem uma das maiores vantagens sobre muitos outros produtos, evapora rapidamente...ou seja tem pedrada para desengordurar e a vantagem de qualquer material não ficar "exposto durante muito tempo" ao solvente...pelo menos nunca testemunhei danos provocados pela benzina, e é optima para retirar o verde do aditivo que acredita ser bem dificil de eliminar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post


                                  Os plásticos passei com um pano húmido e e limpei com o rolo de cozinha.
                                  Curiosamente os autocolante que estava colados nos plásticos de fabrica levantaram todos.
                                  A forra interior do capo é que não sei o que lhe ei de fazer, passar agua seja à mangueira ou pressão vai deixa la irrecuperável porque o material absorve toda a agua e começa a desfazer, já o tentei à uns bons anos noutro VW antigo e ficou destruída por completo.
                                  A questão dos plasticos é se tiverem queimados do sol/temperatura vão absorver o oleo que como deves saber tem um grau de evaporação ausente, ao dares benzina consegues desengordurar e a benzina evapora rapidamente por ela mesmo...o oleo dos sistemas de AC é super sintetico é do tipo XPTO e quando é misturado com o aditivo fica ainda mais agressivo, na pele os dois juntos chegam a fazer arder...
                                  Quanto á forra a estrategia que eu conheço e já fiz passa pela lavagem com aspiração e produtos biodegradaveis seguida da secagem á sombra...

                                  É só uma experiencia comentada, poderá haver outra forma mais fiavel...espero que te safes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por To Ver Post
                                    Foi se dúvida um grande azar, e especialmente doloroso para quem é cuidadoso com o carro, mas eu acho que procedeste mal (possivelmente por causa dos nervos ao ver aquela desgraça) e que devias ter tirado imediatamente fotografias e deixar que a oficina se responsabilizasse por tudo aquilo que aconteceu.

                                    Fala com o responsável da oficina e vê como é a posição deles em relação a resolver isso (limpeza do compartimento do motor e substituição do isolamento do capot) a bem, senão zanga-te, queixa-te a quem de direito (ASAE, CASA ou um Julgado de Paz) e obriga, eventualmente, a oficina a acionar o seu seguro para te ressarcir dos danos.

                                    Seja como for, desejo sinceramente que vejas o problema resolvido.
                                    Sim foi mesmo um grande azar, numa operação em que se previa que nada poderia correr mal, foi um desastre autentico...
                                    Só de imaginar aqueles minutos de desespero e o estado em que tudo ficou, ainda ando mal disposto, parece que tudo o que pode correr mal acaba sempre por me acontecer, até o impensável acontece.
                                    Editado pela última vez por DragonH; 09 July 2015, 10:40.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
                                      A questão dos plasticos é se tiverem queimados do sol/temperatura vão absorver o oleo que como deves saber tem um grau de evaporação ausente, ao dares benzina consegues desengordurar e a benzina evapora rapidamente por ela mesmo...o oleo dos sistemas de AC é super sintetico é do tipo XPTO e quando é misturado com o aditivo fica ainda mais agressivo, na pele os dois juntos chegam a fazer arder...
                                      Quanto á forra a estrategia que eu conheço e já fiz passa pela lavagem com aspiração e produtos biodegradaveis seguida da secagem á sombra...

                                      É só uma experiencia comentada, poderá haver outra forma mais fiavel...espero que te safes
                                      A agua por si só não será suficiente para fazer desaparecer o óleo no compartimento do motor?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Carro meu não saía de lá sem estar igual a quando entrou , agora tens tu que limpar tudo e pagaste por um serviço que deu para o torto. Era mesmo mecanico? Voces facilitam e depois agarram-se ao pénis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                          A agua por si só não será suficiente para fazer desaparecer o óleo no compartimento do motor?
                                          Pela logica e na totalidade, não, como sabes o oleo não se mistura com a agua, apesar da lavagem arrastar de facto alguma parte do oleo...mas também é como se diz...o tempo cura tudo...como...pode destruir

                                          Mas realmente o importante é retirar a maior...acredita que não és um caso isolado, quantas vezes vi isso a acontecer, e nem sempre por culpa do tecnico, são coisas que acontecem a quem trabalha, apenas com a diferença que quando acontecia tocava á oficina a limpeza, pois o cliente não tinha culpa...mas lá está depende de quem faz o trabalho...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                            Sim foi mesmo um grande azar, numa operação em que se previa que nada poderia correr mal, foi um desastre autentico...
                                            Só de imaginar aqueles minutos de desespero e o estado em que tudo ficou, ainda ando mal disposto, parece que tudo o que pode correr mal acaba sempre por me acontecer, até o impensável acontece.
                                            Comentário á português...não fiques mal-disposto....se fosses carregar o AC e ao pôr o carro a trabalhar partisse a distribuição, aí sim tinhas razões para dar um golpe nos pulsos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
                                              Pela logica e na totalidade, não, como sabes o oleo não se mistura com a agua, apesar da lavagem arrastar de facto alguma parte do oleo...mas também é como se diz...o tempo cura tudo...como...pode destruir

                                              Mas realmente o importante é retirar a maior...acredita que não és um caso isolado, quantas vezes vi isso a acontecer, e nem sempre por culpa do tecnico, são coisas que acontecem a quem trabalha, apenas com a diferença que quando acontecia tocava á oficina a limpeza, pois o cliente não tinha culpa...mas lá está depende de quem faz o trabalho...
                                              Por acaso já tinha reparado que o óleo não se mistura com a agua.

                                              A questão da limpeza até prefiro ser eu a fazer as coisas para remediar o estrago, até porque lá não tinha nenhuma condição para o fazer e o mais certo era irem me riscar o carro todo com alguma vassoura.
                                              Ontem voltei a lavar o carro e como já tinha o motor frio passei agua no compartimento do motor com uma mangueira à fugida, de momento já não se nota nada apenas existe algum cheiro no compartimento do motor que desconfio que venha quase todo da forra que apenas limpei com rolo de cozinha (como é preta de aspecto está impecável).

                                              Numa analise até à data pelo que vejo nada ficou afectado ou estragado.

                                              Comentário

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