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Radiador Chauffage - Fuga

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    Radiador Chauffage - Fuga

    Boas pessoal,

    Andava eu quase a desistir de uma micro fuga que tinha no leãozinho, quando na última tentativa (e após vários mecanicos) lá descobrimos uma fuga (espero que seja a única!) - Radiador da chauffage;

    Só detectamos isso porque carregamos mais alguma pressão que o normal, e lá começou a cair uma pinga dentro do carro.

    Não quero fazer bypass porque tenho vindo a arranjar este carro que está na familia há muitos e muitos anos. Levou muito material novo e bom, e como julgo ser o último problema que falta resolver, acho pena remediar em vez de arranjar.

    A questão é a seguinte: para mudar o radiador é necessário sair o tablier todo? Já ouvi dizer que neste modelo o radiador tem uns encaixes que desprende os tubos ligados ao radiador e dessa forma só é preciso dar um alivio no tablier. Contudo tenho interesse que o trabalho seja bem feito..

    O carro em causa é um Peugeot 106 1.1 XR; 1996; 160.000km;

    #2
    Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
    Boas pessoal,

    Andava eu quase a desistir de uma micro fuga que tinha no leãozinho, quando na última tentativa (e após vários mecanicos) lá descobrimos uma fuga (espero que seja a única!) - Radiador da chauffage;

    Só detectamos isso porque carregamos mais alguma pressão que o normal, e lá começou a cair uma pinga dentro do carro.

    Não quero fazer bypass porque tenho vindo a arranjar este carro que está na familia há muitos e muitos anos. Levou muito material novo e bom, e como julgo ser o último problema que falta resolver, acho pena remediar em vez de arranjar.

    A questão é a seguinte: para mudar o radiador é necessário sair o tablier todo? Já ouvi dizer que neste modelo o radiador tem uns encaixes que desprende os tubos ligados ao radiador e dessa forma só é preciso dar um alivio no tablier. Contudo tenho interesse que o trabalho seja bem feito..

    O carro em causa é um Peugeot 106 1.1 XR; 1996; 160.000km;
    Maior parte dos carros é necessário remover o tablie todo, no caso do 106 de 1996 não sei, mas até pode ser que não seja preciso (no AX mk1 era muito simples).

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      #3
      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
      Maior parte dos carros é necessário remover o tablie todo, no caso do 106 de 1996 não sei, mas até pode ser que não seja preciso (no AX mk1 era muito simples).
      De referir que este 106 é o mk2. Esqueci dizer antes...

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        #4
        é pá a partida não deverás necessitar de desmontar o tablé todo, provavelmente apenas a parte central da consola para lhe aceder, e no interior do motor desapertar os tubos para ele ficar solto e removeres do outro lado, depois como é um radiador em cobre, um novo é extremamente caro, logo é mais barato mandar reparar, levas isso a uma casa de especialidade em radiadores que eles reparam-te isso por tuta e meia...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
          é pá a partida não deverás necessitar de desmontar o tablé todo, provavelmente apenas a parte central da consola para lhe aceder, e no interior do motor desapertar os tubos para ele ficar solto e removeres do outro lado, depois como é um radiador em cobre, um novo é extremamente caro, logo é mais barato mandar reparar, levas isso a uma casa de especialidade em radiadores que eles reparam-te isso por tuta e meia...
          Deram-me o orçamento de 39€ + IVA. Mais a mão de obra que for precisa...

          Comentário


            #6
            39€+iva a peça nova + tempo despendido de mão de obra, bem vão-te levar mais da mão de obra do que da peça...

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              #7
              Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
              39€+iva a peça nova + tempo despendido de mão de obra, bem vão-te levar mais da mão de obra do que da peça...
              Mesmo.. Mas se o problema ficar resolvido dou graças a Deus (já dura à muito e só aqui mo descobriram).

              A estimativa que me fizeram foi 165,00€ (Peça, anticongelante e mão de obra por retirar o tablier). Serviço na Bosch Car Service.

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                #8
                Se for igual ao Saxo, que penso ser o caso, não é necessário retirar o tablier pois ele sai lateralmente nos pés do pendura.

                O radiador deve ser uns 27 euros ou mais barato se fores directamente a uma casa de radiadores.

                Meia dúzia de ferramentas e um pouco de destreza, é daqueles serviços que se faz bem em casa para poupar uns trocos.

                Cumprimentos.

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                  #9
                  na realidade não o 106 dele tem de ser desmanchado o tablié todo, já estive a ver, pensei que bastasse apenas a parte central, mas aquela treta, está aparafusada em cima e em baixo, implica desmontar tudo para aceder...

                  até nem é dos piores pois o tablié nem é muito complexo, há carros com tabliés cheios de cangalhada que parece que estamos a desmantelar o carro só para chegar a caixa da soflágem...

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                    #10
                    Por experiência própria o ciber007 tem razão. Acertou em tudo o que disse... preço inclusivé. Radiadores do areeiro arranjas por 25 euros ou ate menos acho eu. O meu já foi mudado ai há uns 3 anos e no Inverno até escalda

                    Comentário


                      #11
                      Só mais uma coisa:

                      Se eu colocar o ouvido mais junto à parte de trás do motor, oiço um barulho tipo "fuga de ar". Tipo "tffffffffffffffffffff". Isso é normal?

                      Comentário


                        #12
                        se for com o motor em funcionamento sim é normal, estás a ouvir a injecção a funcionar, o barulho acemelha-se a algo tipo spray...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                          se for com o motor em funcionamento sim é normal, estás a ouvir a injecção a funcionar, o barulho acemelha-se a algo tipo spray...
                          Obrigado! Não tinha ideia ser assim tão perceptível..

                          Amanhã darei então novidades sobre o procedimento

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