Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autarca espanhol instaura hora oficial da sesta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autarca espanhol instaura hora oficial da sesta

    Ador é o primeiro município de Valência onde a sesta é sagrada e tem horário oficial: das 14.00 às 17.00.

    É tempo da sesta, silêncio por favor. É desta forma que o jornal ‘El País' ilustra hoje uma reportagem sobre a cidade valenciana e primeiro município espanhol que instaurou um período oficial para a sesta: das 14.00 às 17.00.

    Para o autarca de Ador (um município da província de Valência), Joan Faus Vitoria, a medida deve ser encarada mais como uma sugestão do que como uma obrigação. Segundo Joan Faus - de Gent d'Ador, um agrupamento de eleitores independentes apoiados por socialistas e Compromís (coligação da Comunidade valenciana) - Ador, cidade com 1.400 habitantes, a escolha do horário entre as duas e as cinco da tarde tem a ver com o pico de calor, o que torna ideal para "melhor suportar os rigores do Verão".

    O chefe do poder local daquele município na província de Valência frisou que não há penalidades previstas para a "violação" da hora da sesta, que "não é uma imposição, é uma recomendação".

    A medida não é nova, especialmente numa cidade com raízes agrícolas. "Ador é uma zona de laranjais e, neste momento, há muito trabalho nos pomares. As pessoas levantam-se de madrugada para trabalhar no campo e ao meio-dia voltam para casa, para evitar altas temperaturas [ontem estavam em torno de 36 graus]. Aqueles que se levantam cedo podem descansar e recuperar ", diz o alcaide, um professor aposentado de 67 anos.

    Mas a ‘sagrada siesta', não é bem vista fora de Espanha, recorda Joan Faus, citando os ingleses que a interpretam como uma forma de "não querer trabalhar".o autarca rejeita esta interpretação e o enumera os benefícios da sesta tradicional, que muitos fiéis têm em Espanha.

    Faus recorda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera saudável um cochilo de 20 a 30 minutos a meio-dia. E valoriza acima de tudo a preservação da população mais vulnerável, a mais velha e menor, dos perigos da insolação.

    Um estudo publicado em Fevereiro no Endocrine Society's Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism expôs os benefícios de fazer uma sesta durante a tarde.

    "Os nossos dados sugerem que uma sesta de 30 minutos pode reverter o impacto hormonal de uma má noite de sono", lê-se no estudo da autoria de Brice Faraut.

    http://economico.sapo.pt/noticias/au...ta_224404.html

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
Working...
X