Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portfólio de propriedades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portfólio de propriedades

    Boas,

    O meu avô já atingiu uma idade considerável, e já não tem disponibilidade para tratar das propriedades que adquiriu ao longo da vida e que lhe dão rendimento.

    Eu gostava de organizar tudo de uma maneira sistemática de maneira a poder criar até algum crescimento do portfólio (uma vez que são cerca de 20 propriedades)

    O problema é que umas estão em coimbra, outras no algarve, outras em lisboa. E há algumas que são armazens e terrenos que ou estão abandonados, ou que neste momento valem cerca de metade do que o ele deu por eles.

    Que recomendariam para alguém que tem pouca experiência nesta área, para conseguir organizar o mais sistematicamente possível toda a papelada (que papeis são precisos, etc) e começar a dar rentabilidade a este potencial de uma vez por todas? (Quer seja vender o que for para vender e re-investir em algo mais rentável como por exemplo apartamentos t1 ou t2)

    Outra questão, como tentar proteger as propriedades de uma provável venda e divisão total aquando o falecimento do meu avô? Como fazer ver os filhos que manter e reinvestir tudo o que o meu avô construiu é benéfico para todos e para as gerações futuras, em vez de vender tudo, gastar o dinheiro e transformar todo o património em 0?

    Agradecido!

    #2
    Assunto interessante. Só não percebi como queres proteger eventuais vendas aquando da morte. Naturalmente irá ocorrer situação de herança, e existindo mais de um herdeiro naturalmente irá existir divisão ou venda.

    Comentário


      #3
      Proteger era na perspectiva de evitar essa divisão e posterior venda.
      São quatro herdeiros, o portfólio ficaria muito enfraquecido se fosse dividido em 4. E aí passaria a ser um rendimento "minor" para cada um dos herdeiros, com muito mais dificuldades de crescimento do que se o capital gerado pelas propriedades todas fosse reinvestido no seu crescimento.

      Queria apenas saber se haveria alguma maneira de tentar fazer ver o meu ponto de vista a todos e se acham que se começando agora a organizar tudo seria mais fácil fazer ver este potencial crescimento a longo prazo, porque estar a ter o trabalho que isto implica para depois no futuro ser apenas para dividir e vender tudo não sei se valerá a pena...

      Comentário


        #4
        Constituis uma Fundação e colocas o portefólio como património da Fundação, quem dirigir a Fundação gere o património/rendimento, em caso de morte é só passar a gestão para outro

        Comentário


          #5
          Obrigado!

          E em relação à organização das propriedades? O que poderei começar a organizar e juntar?

          Comentário


            #6
            Caderneta Predial, Contratos de Arrendamento, etc

            Comentário


              #7
              Para isso seria necessário comum acordo aquando da morte. Eu nunca me fiaria nisso.

              E assume desde já que todo o trabalho que possas vir a ter pode ir por água abaixo.

              Comentário


                #8
                O mais seguro é mesmo começar por organizar a informação: cadernetas prediais, contratos existentes, confrontações, caminhos, levantamentos por GPS.
                Muitas vezes com propriedades antigas, não se sabe bem onde ficam, os marcos que existiram desapareceram ou mudaram de lugar, não se sabe se um caminho é de servidão ou se é particular e pertence à propriedade, etc.
                Um levantamento com a área bem delimitada é meio caminho para evitar confusão.
                Quanto a rentabilidade as coisas estão complicadas. Terrenos para plantação dão pouco, a construção está parada...

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X