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qual será a opção mais vantajosa ?

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    qual será a opção mais vantajosa ?

    Boas ! o meu irmão pediu-me para lhe comprar uma berlingo a gasoleo 5 lugares , porque ele não tem tempo para procurar , tive a ver nos sitios de costume , e acho que encontro uma diesel a 3200 euros, no entanto tambem encontro uma gasolina a 1500 em estado semelhante , eu estava cá pensar e se comprar uma gasolina e depois adaptar a GPL , o preço vai ser sensivelmente o mesmo que a diesel :

    berlingo diesel = 3200 €

    berlingo gasolina = 1500€ + 1700€ GPL = 3200€

    Não sou muito apologista do GPL , porque entre mais coisas tem um carro mais tem por onde avariar .

    No entanto o que realmente me preocupa , serão as prestações , terá a mesma longevidade , binario ( força para transportar carga )que a sua homologa em diesel ?

    Será mais economica em consumos ? calculo isto :

    Berlingo GPL = 8/10 L /100

    Berlingo diesel = 6/8 L 100

    O que acham que seria a opção mais vantajosa tanto em consumos como em prestações e fiabilidade ?

    Obg.
    Editado pela última vez por offpring; 25 July 2015, 09:21.

    #2
    Tu abres tópicos para xuxu.

    Quanto ao que perguntas , vais ouvir opiniões dos dois lados.

    Conheces tão bem este forum e não dizes km anuais a fazer ,km dos carros a comprar, motorizações de ambos, tipo de percurso/utilização bla bla bla ...

    As prestações das duas é veres os dados dos respectivos motores. O gpl não o vai alterar . Não faço ideia que motores tem as duas , mas se um for turbo diesel na casa dos 1.6 e o outro atmosférico na casa dos 1.4 já sabes bem que o diesel vai levar vantagem a nivel de binario e afins.

    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
    Não sou muito apologista do GPL , porque entre mais coisas tem um carro mais tem por onde avariar .
    Aqui não esquecer também a manutenção mais em conta do gasolina o acrescimo da manutenção de gpl é so o filtro que custa 10/15 euros.

    Comentário


      #3
      Sim , a berlingo gasolina é 1.4 atmosférico ( aquele do grupo PSA que ja demostrou a sua fiabilidade )

      Berlingo diesel 1.9d , também atmosférico e tambem ja demostrou ser muito fiavel , no entanto o ponto fraco é bomba injectora , que quando avaria é cara para " xuxu "

      O motor gasolina 1.4 montado numa xsara ou num 306 , vai consumir sensivelmente uns 7/8 , mas montado numa berlingo + carga + GPL , , valores realistas seriam uns 10

      Comentário


        #4
        A bomba injectora de qualquer diesel por norma é uma pequena fortuna. Ve os dados de cv/binario dos 2 motores ...o gpl não vai alterar a coisa não tenho contacto com o motor 1.4 do grupo psa , mas assumindo que é injecção multiponto o gpl não lhe tira potencia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
          Tu abres tópicos para xuxu.

          Quanto ao que perguntas , vais ouvir opiniões dos dois lados.

          Conheces tão bem este forum e não dizes km anuais a fazer ,km dos carros a comprar, motorizações de ambos, tipo de percurso/utilização bla bla bla ...

          As prestações das duas é veres os dados dos respectivos motores. O gpl não o vai alterar . Não faço ideia que motores tem as duas , mas se um for turbo diesel na casa dos 1.6 e o outro atmosférico na casa dos 1.4 já sabes bem que o diesel vai levar vantagem a nivel de binario e afins.
          querias uma berlingo 1.6hdi por 3000€? ias ter sorte, ias!

          Comentário


            #6
            Achas ? sei que com 3000 só podia comprar uma 1.9d.

            Comentário


              #7
              Eu é que falei no 1.6 vs a 1.4 a titulo de exemplo apenas , é sabado , está calor pa "xuxu" e nem pesquisei nada.

              Comentário


                #8
                Um gajo que compra e vende carros, a fazer questões destas??? Uma diesel já sabes o que te pode sair há rifa, logo arranja uma a gasolina e instala gpl e problema resolvido....

                Comentário


                  #9
                  Sim , mas como ja devem saber um carro diesel faz 500 000 kms, agora ja um a gasolina faz a metade ( não é que haja uma tabela exacta para isto , mas são estimativas )

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                    Sim , mas como ja devem saber um carro diesel faz 500 000 kms, agora ja um a gasolina faz a metade ( não é que haja uma tabela exacta para isto , mas são estimativas )
                    As vezes fico na duvida se gostas mesmo de trollar a coisa .

                    Comentário


                      #11
                      Ponto a parte a economia que possa dar em termos de combustivel que obviamente o GPL vai ter vantagem com relação ao diesel , pouca gente pensa nisto , mas o carro a gasolina / GPL , faz muito menos kms que um diesel .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                        Ponto a parte a economia que possa dar em termos de combustivel que obviamente o GPL vai ter vantagem com relação ao diesel , pouca gente pensa nisto , mas o carro a gasolina / GPL , faz muito menos kms que um diesel .

                        Ai faz ? nao sabia a serio

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                          Ponto a parte a economia que possa dar em termos de combustivel que obviamente o GPL vai ter vantagem com relação ao diesel , pouca gente pensa nisto , mas o carro a gasolina / GPL , faz muito menos kms que um diesel .
                          Explica lá isso melhor...

                          Comentário


                            #14
                            E a Berlingo é para andar carregada?
                            Se sim, secalhar faz mais sentido o carro a gasóleo. Tem muito mais binário. Se o motor a gasolina andar sempre em esforço também não faz muito bem. E as juntas de cabeça dos PSA a gasolina desse tempo não eram muito famosas....

                            Comentário


                              #15
                              O diesel nao tem muito mais binário isso nao é verdade o 1.4 tem 120 Nm e o 1.9d tem 128 Nm

                              Como o otto tem a caixa mais curta não me admirava que tivesse mais binario á roda.
                              Editado pela última vez por NothingFace; 26 July 2015, 15:11.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                Ponto a parte a economia que possa dar em termos de combustivel que obviamente o GPL vai ter vantagem com relação ao diesel , pouca gente pensa nisto , mas o carro a gasolina / GPL , faz muito menos kms que um diesel .
                                O pessoal fica em ácido com essas afirmações!

                                Se o diesel dura mais ou menos não vou entrar por aí mas um motor a gasolina comum durar mais que um XUD atmosférico da Peugeot, isso não é coisa fácil.
                                Quanto à questão da bomba injectora, geralmente o que vejo acontecer mais nessas bombas antigas são os vedantes começarem a babar e a troca dos mesmos não é assim nenhuma fortuna. Negativo é que esse motor 1.9D montado na Berlingo não faz consumos lá muito bons.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                  Explica lá isso melhor...
                                  Obviamente um motor diesel é muito mais robusto que um gasolina , podem dizer o que quiserem , mas em termos de durabilidade obviamente o gasoleo supera a gasolina, falado em ambos atmosféricos, do grupo PSA e da decada dos 90.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Basta ver quantos carros a diesel têm mais de 300k km e quantos a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já conduzi 2 Berlingos, uma 1.9D VAN e outra 1.4i de 5 lugares.

                                      Ambos os motores são muito lineares, não são obviamente para corridas e os consumos andam nos 6/8 na Diesel e uns 9/10 na 1.4i 75cv ( em cidade e similar ).

                                      Têm ambas prestações muito semelhantes, mas não sei qual se safa melhor com cargas pesadas. Aliás, para cargas pesadas estes 2 motores vão andar sempre em esforço pelo que eu aconselharia a 2.0 HDI 90cv.

                                      De resto, as qualidades da Berlingo estão lá : Espaçosa, extremamente fácil de conduzir, confortável, e até nem curva mal para um mini-furgão !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                        O pessoal fica em ácido com essas afirmações!

                                        Se o diesel dura mais ou menos não vou entrar por aí mas um motor a gasolina comum durar mais que um XUD atmosférico da Peugeot, isso não é coisa fácil.
                                        Quanto à questão da bomba injectora, geralmente o que vejo acontecer mais nessas bombas antigas são os vedantes começarem a babar e a troca dos mesmos não é assim nenhuma fortuna. Negativo é que esse motor 1.9D montado na Berlingo não faz consumos lá muito bons.
                                        Pois...consumos...é melhor apontar para 8L em cidade, na 1.9D, na melhor das hipoteses.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                          Obviamente um motor diesel é muito mais robusto que um gasolina , podem dizer o que quiserem , mas em termos de durabilidade obviamente o gasoleo supera a gasolina, falado em ambos atmosféricos, do grupo PSA e da decada dos 90.
                                          Mas tens que ponderar o tratamento que levaram... Fiz muitos kms em Berlingos 1.9d, foram sempre fiáveis e seguras pro carros que é... Mesmo com o tratamento que levaram e levam ainda as vejo aí a circular... Agora, se o 1.4 sempre foi bem tratado é motor pra fazer a mesma quilometragem que o 1.9

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