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Garantias e intervenções fora da marca....a mudança vem ai?

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    Garantias e intervenções fora da marca....a mudança vem ai?

    http://www.noticiasaominuto.com/econ...ntia-automovel

    A Autoridade da Concorrência (AdC) divulgou hoje que a Ford apresentou um conjunto de compromissos sobre garantia automóvel para responder "às preocupações jusconcorrenciais" manifestadas pelo regulador, que já está em consulta pública.

    Em comunicado, a AdC adianta que abriu um processo de contraordenação contra a Ford Lusitana por indícios de infração às regras de concorrência, a 29 de janeiro deste ano.

    "A investigação desenvolvida identificou a existência de um contrato de extensão de garantia que impedia os consumidores de efetuarem reparações em oficinas independentes, sob pena de perderem o direito à garantia do fabricante", refere a AdC.

    A 10 de julho, a Ford apresentou "um conjunto de compromissos com o objetivo de responder às preocupações jusconcorrenciais manifestadas" pela Concorrência "e que passam por fazer constar de todos os contratos, manuais e outros documentos entregues aos proprietários de veículos Ford que o benefício das garantias não está condicionado à realização das operações de manutenção ou reparação não objeto de garantia, na rede oficial Ford", adianta.

    "A Ford compromete-se igualmente a comunicar essa alteração contratual a todos os concessionários e reparadores autorizados e a remeter um novo clausulado do Contrato de Extensão de Garantia a todos os clientes, concessionários e reparadores autorizados Ford".
    Estes compromissos estão em consulta pública a partir de hoje, de acordo com a AdC, sendo que os terceiros interessados têm um prazo de 20 dias para fazer chegar as suas observações.
    De acordo com a lei, a "AdC pode aceitar compromissos propostos pelos visados em processos de contraordenação, que sejam aptos a eliminar os efeitos nocivos sobre a concorrência provocados pelas práticas em causa" e a "Ford fica obrigada ao cumprimento deste conjunto de compromissos, sob monitorização da AdC".
    Os resultados da consulta pública serão publicados na página da AdC na Internet.
    Esta é a segunda investigação à limitação de garantias aplicada por uma marca automóvel desenvolvida pela AdC no último ano.



    Será que isto se vai alargar à generalidade das marcas em Portugal?

    #2
    Não percebi. Qual é mesmo o problema da Ford decidir as regras da extensão de garantia que vende?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Não percebi. Qual é mesmo o problema da Ford decidir as regras da extensão de garantia que vende?
      Parece que vai contra as normas que regulam a concorrência na UE.....

      Comentário


        #4
        Até porque habitualmente quem assume as extensões de garantia são entidades independentes das marcas automóveis, casos da leaseplan, etc.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ffg Ver Post
          Até porque habitualmente quem assume as extensões de garantia são entidades independentes das marcas automóveis, casos da leaseplan, etc.
          E a leaseplan não pode decidir onde quer as manutenções no âmbito do contrato de garantia?

          Comentário


            #6
            A Ford vai dar a volta a isto de forma muito simples... a extensão de garantia em vez de custar X, passa a custar X+500 e incluir de borla todas as intervenções programadas durante o período de extensão de garantia e depois cada um que faça as manutenções onde quiser... sendo que as que forem feitas na Ford já estão pagas.

            Comentário


              #7
              Que outras marcas têm as mesmas práticas?

              A marca do meu (KIA) nunca me rejeitou intervenções no âmbito da garantia por a manutenção não ser feita lá.

              A unica vez que rejeitaram foi porque o problema estava directamente relacionado com a manutenção que foi feita.. dessa vez tive de pagar, mas a oficina que fez a revisão ao carro depois reembolsou-me. (BCS)

              O maior problema cá do burgo, na minha opinião, nem sequer é as garantias... o que me faz comichão é as politicas de Recalls para resolver problemas. Há marca que se dão ao luxo de ter escarrapachado nos respectivos sites que apenas fazem as respectivas intervenções de segurança quando os carros vão la fazer a manutenção periódica... Ao contrário de outros paises, em que o dono é informado de que existe um problema com o carro e é feito um recall.

              Por cá, que eu saiba, apenas a Toyota tem essa prática...
              Editado pela última vez por point; 28 July 2015, 08:50.

              Comentário


                #8
                As extensões de garantia são, em grande parte, assumidas e contratualizadas com entidades independentes à marca. Como é normal, as entidades em questão tem acordos com oficinas para fazerem não só as revisões como avaliarem eventuais problemas.

                Soluções para contornar isto ? Pode haver muitas como acabarem com as extensões ou passarem a ser pagas e por valores elevados de maneira a cobrirem estas coisas.

                Comentário


                  #9
                  A minha carrinha Ford tem extensão de garantia e o contrato é assumido pela Ford e não uma entidade externa.
                  Tem funcionado bem, mas a verdade é que tenho feito tudo no concessionário, porque sei que se assim não for e surgir algo mais grave e dispendioso, o que até à data não se verificou, não quero ter o rabo preso...
                  É verdade que a lei obriga a que as marcas assumam as garantias, mesmo que as manutenções sejam feitas fora da marca, desde que se cumpra o plano de manutenção na integra, o problema é que as marcas conseguiram dar a volta à lei, ou seja, no plano de manutenção estão previstas as actualizações de software, que de forma genérica apenas os concessionários conseguem fazer, uma vez que estão sempre a sair cá para fora novas actualizações, muitas vezes incomportáveis para as pequenas oficinas, uma vez que não justifica a sua aquisição para satisfazer 2 ou 3 clientes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                    Que outras marcas têm as mesmas práticas?

                    A marca do meu (KIA) nunca me rejeitou intervenções no âmbito da garantia por a manutenção não ser feita lá.

                    A unica vez que rejeitaram foi porque o problema estava directamente relacionado com a manutenção que foi feita.. dessa vez tive de pagar, mas a oficina que fez a revisão ao carro depois reembolsou-me. (BCS)

                    O maior problema cá do burgo, na minha opinião, nem sequer é as garantias... o que me faz comichão é as politicas de Recalls para resolver problemas. Há marca que se dão ao luxo de ter escarrapachado nos respectivos sites que apenas fazem as respectivas intervenções de segurança quando os carros vão la fazer a manutenção periódica... Ao contrário de outros paises, em que o dono é informado de que existe um problema com o carro e é feito um recall.

                    Por cá, que eu saiba, apenas a Toyota tem essa prática...

                    Ai sim?
                    fui no outro dia ao stand da KIA porque ando a pensar comprar um carro novo e foi uma das coisas que o vendedor frisou foi que as revisoes tiunha de ser feitas na marca para accionar a garantia

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                      Ai sim?
                      fui no outro dia ao stand da KIA porque ando a pensar comprar um carro novo e foi uma das coisas que o vendedor frisou foi que as revisoes tiunha de ser feitas na marca para accionar a garantia
                      Legalmente isso não é verdade. Apenas tens de cumprir com o plano de manutenção da marca. Atenção que estou a falar de garantias. Não sei se isto se aplica a extensões de garantia que são "compradas".

                      Dito isto, como já disseram, há marcas que usam subterfúgios colocando itens no plano de manutenção que são difíceis de ser executados fora da rede oficial.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                        A Ford vai dar a volta a isto de forma muito simples... a extensão de garantia em vez de custar X, passa a custar X+500 e incluir de borla todas as intervenções programadas durante o período de extensão de garantia e depois cada um que faça as manutenções onde quiser... sendo que as que forem feitas na Ford já estão pagas.
                        É uma solução.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                          Ai sim?
                          fui no outro dia ao stand da KIA porque ando a pensar comprar um carro novo e foi uma das coisas que o vendedor frisou foi que as revisoes tiunha de ser feitas na marca para accionar a garantia
                          Por acaso quando comprei o meu o vendedor fez questão de frisar precismente o contrário. Mas tb já foi há 6 anos, muita coisa mudou desde aí...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por point Ver Post
                            Por acaso quando comprei o meu o vendedor fez questão de frisar precismente o contrário. Mas tb já foi há 6 anos, muita coisa mudou desde aí...


                            Em termos da legislação não.



                            A peugeot portugal também tinha parecido mas escrito e levou uma multa brutal... E obrigada a mudar a informação contratual de garantia de todos os carros vendidos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                              Ai sim?
                              fui no outro dia ao stand da KIA porque ando a pensar comprar um carro novo e foi uma das coisas que o vendedor frisou foi que as revisoes tiunha de ser feitas na marca para accionar a garantia


                              Ora pede-lhes que escrevam isso por escrito e partilha aqui que eu faço chegar a quem de direito para a Kia também seja multada como deve ser e obrigada a alterar a informação contratual (se for o caso)....



                              Peugeot já foi multada e obrigada a isso. A Ford idem. Isto está a mudar. Finalmente...
                              Editado pela última vez por dtv; 28 July 2015, 15:11.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                E a leaseplan não pode decidir onde quer as manutenções no âmbito do contrato de garantia?

                                Não se isso violar legislação europeia de regras de concorrência.

                                Se leaseplan discorda, tem bom remédio, deixa de oferecer esse serviço...

                                Comentário


                                  #17
                                  o grande problema das extenções de garantia é que as clausulas já não abragem parte das coisas que a garantia de fabrica abrange, e depois o pessoal andar a ir fazer revisões e reparações fora da marca para fazer a festa barata, depois quando aciona a extenção de garantia na marca sai-lhe o tiro pela culatra, até porque já sabemos que muitos estão-se a lixar para o planeamento de manutenção de fabrica, fazem as coisas a sua maneira, já conheço ai alguns casos de carro ford assistidos nas casas baratas tipo midas, nourauto, etc, fazerem treta, e os donos acionarem as extenções e a marca manda-los passear e apresentar contas enormes de reparação por asneiras feitas por outros que não compriram o estipolado no contrato de extenção...

                                  por isso a que lêr bem na altura o que diz o contrato de extenção de garantia e no que difere da garantia de fabrica para quando for preciso não apanharem uma surpresa e ficarem lixados...

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Lei é clara.

                                    Qualquer pessoa pode fazer a manutenção fora da marca, respeitando as instruções desta última, no período legalmente exigido ao construtor, 2 anos.

                                    Para além deste prazo, o contratante tem mais que se cinjir ao que contratou. Se assinou é porque concorda.

                                    Onde é que a Ford está a fazer de errado?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                      Não se isso violar legislação europeia de regras de concorrência.

                                      Se leaseplan discorda, tem bom remédio, deixa de oferecer esse serviço...
                                      Desde quando a proposta de um serviço, ainda que condicionado, viola as Leis da concorrência?

                                      Cada um escolhe o que pretende, agarrar-se a um serviço, beneficiando de uma protecção extra (garantia), ou fazer esse mesmo serviço sem a benesse extra. Simples.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A "novidade" será a da AdC atuar, a legislação é europeia, não me recordo se um regulamento (com aplicação direta) ou diretiva comunitária (necessária a transposição para o direito PT).

                                        Como já referiam basicamente o que está em causa é que a garantia se mantenha, independente da oficina que realize as manuntenções, desde que cumpra o procedimento de marca (intervalo de tempo/kms, substituição de peças, etc).

                                        Convém não confundir isto com o acionamento da garantia, ou seja, um problema da viatura deve ser visto numa oficina da marca.

                                        Já agora com locadoras a coisa é diferente, pois a viatura é propriedade da mesma.
                                        Dependerá do tipo de contrato celebrado, creio eu.
                                        Editado pela última vez por Valium; 28 July 2015, 15:30.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Desde quando a proposta de um serviço, ainda que condicionado, viola as Leis da concorrência?

                                          Cada um escolhe o que pretende, agarrar-se a um serviço, beneficiando de uma protecção extra (garantia), ou fazer esse mesmo serviço sem a benesse extra. Simples.

                                          Viola se a legislação foi criada para defender as oficinas que não são concessionárias, ou foram concessionárias e deixaram de ser, mas oferecem nos seus serviços a manutenção de acordo com o plano de fabricante.

                                          A garantia de um carro é uma obrigação legal de quem vende. (novo ou usado). Não é um privilégio de quem compra ou apenas em troca de manutenção no sítio onde se compra.

                                          A legislação veio liberalizar os serviços que permitem manter a garantia de um automóvel. Se o plano for estritamente cumprido, não percebo porque manutenção não pode ser realizada em qualquer sítio...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Desde quando a proposta de um serviço, ainda que condicionado, viola as Leis da concorrência?

                                            Cada um escolhe o que pretende, agarrar-se a um serviço, beneficiando de uma protecção extra (garantia), ou fazer esse mesmo serviço sem a benesse extra. Simples.

                                            Além disso, se assim fosse, reforçava-se a ideia (errada) que apenas as marcas são capazes de oferecer certos serviços ou serviços de qualidade... E como essa informação não é correta, a legislação tem de salvaguardar que a mesma não seja usada em publicidade de concorrência desleal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                              . Se o plano for estritamente cumprido, não percebo porque manutenção não pode ser realizada em qualquer sítio...
                                              é aqui que reside o problema as oficinas concorrentes a marca estão-se a burrifar para o programa do fabricante, e a maioria das pessoas não pesca nada do assunto, interessa é serviço feito e barato e carro a andar, o resto é conversa e depois quando surgem problemas sérios em que se teem de dirigir a marca, eles não são parvos como é claro, a marca exige a troca de n componentes de x em x mil km's mesmo que o componente esteja bom e aguente o dobro, mas é cara a sua substituição, na oficina de bairro o mecanico deixe andar que isso ainda faz muitos km's, ou seja o que o cliente quer ouvir...

                                              quando surgem a chatices anda tudo a fugir com o rabo a seringa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                                é aqui que reside o problema as oficinas concorrentes a marca estão-se a burrifar para o programa do fabricante, e a maioria das pessoas não pesca nada do assunto, interessa é serviço feito e barato e carro a andar, o resto é conversa e depois quando surgem problemas sérios em que se teem de dirigir a marca, eles não são parvos como é claro, a marca exige a troca de n componentes de x em x mil km's mesmo que o componente esteja bom e aguente o dobro, mas é cara a sua substituição, na oficina de bairro o mecanico deixe andar que isso ainda faz muitos km's, ou seja o que o cliente quer ouvir...

                                                quando surgem a chatices anda tudo a fugir com o rabo a seringa...


                                                Verdade e concordo contigo em parte.



                                                Mas isso também pode ocorrer na marca. Se o cliente disser que não quer mudar um componente que ainda faz meia dúzia de milhar de kms, a marca também não muda. Portanto o cliente também tem de ser minimamente consciente, para exigir direitos mais tarde.

                                                Na prática faz pouca diferença porque em 2 anos (prazo habitual de garantia na maioria das marcas) poucos são os componentes com recomendação de substituição mesmo que estejam em bom estado...
                                                Editado pela última vez por dtv; 28 July 2015, 16:17.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                  Verdade e concordo contigo em parte.



                                                  Mas isso também pode ocorrer na marca. Se o cliente disser que não quer mudar um componente que ainda faz meia dúzia de milhar de kms, a marca também não muda. Portanto o cliente também tem de ser minimamente consciente, para exigir direitos mais tarde.

                                                  Na prática faz pouca diferença porque em 2 anos (prazo habitual de garantia na maioria das marcas) poucos são os componentes com recomendação de substituição mesmo que estejam em bom estado...
                                                  pois mas lá está dentro da garantia é o cliente a arriscar, mas por norma eles mudam tudo quando está no programa de fabrica e o cliente paga e não bufa, quando vamos para a extenção de garantia a história já é outra que é o que disse na resposta anterior, é que é o elas, mudam as regras e o pessoal pensa que as condições são as mesmas que a garantia de fabrica, pois nem se deu ao trabalho de lêr as condições... depois é raios e curiscos quando se veem a braços com reparações despendiosas na marca e teem de desembolsar para as pagar, por não comprir o que estava no contracto que não interessava lêr...

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