Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será do alternador?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será do alternador?

    Bom dia!

    Venho aqui mais uma vez procurar através das vossas experiências uma possível solução para o meu caso que é o seguinte.

    Tenho um seat ibiza 1.4tdi de 2003. No ultimo mês e meio ficou-me sem bateria da noite para o dia. Da primeira vez, dei-lhe um encosto de outro carro e la andou mais um mês e pouco até ontem. dessa primeira vez depois de levar um encosto peguei no meu multímetro muito básico e antigo e decidi fazer uns testes que vi por aqui.
    Tensão aos terminais da bateria com carro desligado 12,5V (penso que a bateria está ok);
    Tensão ao terminais da bateria com o carro a trabalhar sem acelerar cerca dos 12,5V;
    Tensão com rotações a cerca de 2000rpm 14,3V.

    Tirei as minhas conclusões e pensei que por algum motivo deve ter descarregado pois estava tudo a dar direitinho e nenhuma luz me acendeu no quadrante por isso la andei eu.

    Ontem de manha ia pegar no carro e novamente mandou-me ir a pé para o trabalho. Lá lhe dei um encosto novamente e pegou normalmente e como perto das 21h apenas a norauto estava aberta passei num instante por la para ver se tinham uma opinião diferente e o que retirei de lá foi o seguinte:

    primeiro um atendimento muito a despachar não dando tempo para eu explicar muito bem a situação (perto de hora de fecho) mas como n paguei nada tb n me queixei.
    Ligaram la um aparelhito tipo multímetro olharam e à partida tava tudo direito até que resolveu tirar o borne negativo da bateria e o carro foi abaixo.
    Segundo eles, a causa tava encontrada. Precisa de alternador novo porque este não carrega e por curiosidade perguntei o preço normal e disseram cerca de 350euros. Como é óbvio agradeci e vim-me embora.

    Agora a minha questão e explicação do meu dia a dia.
    Tendo eu obtido os ditos valores significa que a bateria esta boa?
    Relativo ao alternador ele pelo que me pareceu a cerca de 2000rpm carrega, abaixo é que não. É uma situação normal? Se não for normal qual poderá ser a causa/solução?

    Eu como mudei de casa e fiquei mais perto do metro faço sensivelmente duas viagens por dia de 4km cada até ao metro para ir para o trabalho e como é dentro de cidade nunca ando a altas rotações. Poderá ser essa uma das causas de não carregar a bateria? Demasiada solicitação de energia e pouca carga? Ou efetivamente ele devia carregar independentemente das rotações?

    Agradeço a vossa ajuda como sempre!
    Um abraço

    #2
    Por vezes nem sempre é facil distinguir uma bateria "avariada" dum alternador avariado.
    Mas pelo que descreves é bem provável ser o alternador, hoje devido à electronica nao sei bem se ainda é assim mas nos carros mais antigos quer a gasolina ou diesel depois de estarem a trabalhar podia-se desligar a bateria que eles continuam a trabalhar pois o alternador fazia o serviço.
    Como no teu caso o carro foi-se abaixo e os 14,5v já deviam ser medidos ao relantim eu apostaria no alternador.

    Comentário


      #3
      é bem provavel sim que tenhas o alternador no galheiro, pois o procedimento que eles fizeram é o normal, e o carro foi a abaixo, não está a carregar a bateria devidamente, logo fazes um encosto aguenta-se durante x tempo e depois puff vai-se abaixo a bateria novamente...

      portanto o valor que te indicaram de reparação é a volta disso um altenador novo, recondicionado é capáz de ser um pouco mais em conta, mas não vai fugir muito em termos de valores a diferença é significativa...

      Comentário


        #4
        O meu 1.9 TDI ao ralenti carrega a uns 14.2/14.3v.

        Não tens problemas com a direcção assistida?

        Se precisar de alternador, deixa-me dizer que ires meter um alternador novo é uma beca naquela. Mais vale reparares esse (reconstrução do alternador, onde basicamente leva algumas peças novas) que fica-te mais barato e fica bom.

        Eu tive um problema semelhante no meu Astra GTC e mandei reconstruir num senhor ali para os lados de São Domingos de Rana (li aqui no Fórum que havia ali um electricista porreiro). Ficou por 180€ ou 190€, levou o regulador de tensão, a ponte retificadora e os rolamentos novos, bem como a respectiva correia.

        O valor foi um bocado alto, pois sei de trabalhos semelhantes por 150€ ou menos, o problema é que tirar o alternador no 1.9 CDTI é um grande filme (tem de sair por baixo).

        Comentário


          #5
          No meu ponto de vista não me parece Sintomas suficientes para alternador avariado.

          segundo as suas declarações o alternador carrega a bateria normalmente a partir das 2000 então isso significa uma anomalia abaixo das 2000 você já viu se a Correia estas nas suas devidas condições ou algo parecido ou até mesmo a própria bateria? Ruídos estranhos nada?

          Normalmente quando o alternador avaria dá sintomas mais fortes mas não sou especialista na área.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
            é bem provavel sim que tenhas o alternador no galheiro, pois o procedimento que eles fizeram é o normal, e o carro foi a abaixo, não está a carregar a bateria devidamente, logo fazes um encosto aguenta-se durante x tempo e depois puff vai-se abaixo a bateria novamente...

            portanto o valor que te indicaram de reparação é a volta disso um altenador novo, recondicionado é capáz de ser um pouco mais em conta, mas não vai fugir muito em termos de valores a diferença é significativa...
            E uma reparação não ficará mais em conta?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
              E uma reparação não ficará mais em conta?
              basicamente a reparação, fica mais em conta, mas tudo se resume ao preço que a empresa que faça a reparação do artenador, não é pelo trabalho do mecanico, muitas empresas que recondicionam alternadores levam tanto ou quase de orçamento proximos de um alternador novo a extrear, logo para fazer a festa barata tem que se ter conhecimentos e dar a volta a questão, e muitas vezes para ser mais em conta implica um periodo de espera mais longo e o carro encostado durante esse tempo...

              portanto se ele tiver alguem conhecido na area que saiba dar as voltas consegue fazer a festa barata recondicionando o actual, caso contrario tem de se sugeitar ao que há...

              Comentário


                #8
                Relativamente à direção assistida a primeira vez q fiquei sem bateria ele ainda ligou mas sem tava sem direção. Como pensei q seria um erro qlq desliguei para voltar a tentar ligar e aí deixou de pegar...de resto NC tive mais nenhum problema. Quanto à correia ela é nova pois mudei recentemente a distribuição e tb essa correia..

                Agora a questão é se é normal neste carro ele não carregar ao ralenti.. Pois n liga nenhuma luz d bateria na consola..

                Agora o melhor será ir a um concessionário da bosch onde costumo ir ou a um electricista? Eu sou de Matosinhos por isso se conhecerem por aqui ou porto digam.

                Comentário


                  #9
                  vai a um electricista já que é disso que se trata e nada melhor que um para te averiguar isso, a bosh vai-te fazer o mesmo que a nourauto...

                  Comentário


                    #10
                    É isso que terei de fazer..vou ver se encontro alguém que me aconselhe um senão sábado de manha irei a procura do que me calhar para me dizer o que ha a fazer nesta situação.

                    Comentário


                      #11
                      Bem só para dar conhecimento da situação, foi o regulador de tensão do alternador que as vezes lembrava-se de carregar e outras não.

                      Está como novo após a troca do mesmo! serviço de 100 euros. Conclusão de visitas a 3 oficinas e preço de reparação desceu de 350 para 220 e finalmente 100Euros.

                      As vezes vale a pena perder umas horas à procura de um tipo decente que consiga dizer algo mais do que "é preciso levar um novo".

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X