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Problema direcção Panda Cross 1.3M-jet 2007

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    Problema direcção Panda Cross 1.3M-jet 2007

    Boas tardes

    Desde à uns tempos que tenho notado que a direcção eléctrica do Panda cross está a ficar mais leve para a esquerda do que para a direita, levando a que pareça que o carro fuja para a esquerda em andamento.

    Ontem levei para alinhar a direcção e quando o meteram no elevador, em que as rodas da frente ficam sobre umas "Bolachas" redondas que rodam para os dois lados sem oferecer resistência, o carro a trabalhar, virou sozinho a direcção quase toda para a esquerda... O mecânico da recauchutagem disse que aquilo não era normal, e para ir ver à marca o que se passava com a direcção.

    O carro andava muitas vezes com o city (modo da direcção mais leve) ligado, poderá ter relação?

    Algum palpite do que poderá ser? Já aconteceu com alguém o mesmo?

    Cumprimentos

    #2
    Andas com o city ligado em andamento?

    Comentário


      #3
      Sensor de binário nas couves.
      Pr€para-t€

      Começa assim. Depois começa o volante a tremer e por fim ficas mesmo sem ela.
      Editado pela última vez por LelodasTshirts; 02 August 2015, 20:53.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Andas com o city ligado em andamento?

        Como o carro faz principalmente percursos citadinos curtos, o city com a direcção levezinha era mais tentador.... Mas já percebi, talvez tarde demais que forçava mais o material....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
          Sensor de binário nas couves.
          Pr€para-t€

          Começa assim. Depois começa o volante a tremer e por fim ficas mesmo sem ela.
          E o que vou ter mesmo que trocar? Já andei a ver preços de caixas de direcção, será aí que esta o problema?

          Entretanto aumentei um pouco a pressão dos pneus o que faz com que a direcção assistida não tenha que fazer tanta força e talvez ganhar um pouco de tempo enquanto estudo a melhor solução para resolver o problema.

          Comentário


            #6
            Podes sempre tentar calibrar o dito sensor.

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              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Podes sempre tentar calibrar o dito sensor.
              O problema é que eu não faço ideia de como fazer isso e parece que o meu mecanico também não. Quando lhe falei no problema da direcção simplesmente esteve a ver a pressão e disse que se não melhorasse que depois se alinhava...

              Comentário


                #8
                A calibração tem que ser feita com equipamento especial.

                https://www.youtube.com/watch?v=bZtpVq99bVI

                Dependendo da gravidade da avaria poderá bastar uma calibração.
                Se o sensor denotar valores anormais (sintomas como descrevi no meu post anterior) tem que ser trocado.
                Na Fiat não trocam o sensor. Trocam a coluna toda. Pediram-me 1600€.

                Encontrei uma oficina perto de Alcobaça que me fez a troca do sensor por 250€. Já lá vão 4 anos sem problemas.
                Se fores da zona e se precisares posso dar o contacto.

                Boa sorte.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                  A calibração tem que ser feita com equipamento especial.

                  https://www.youtube.com/watch?v=bZtpVq99bVI

                  Dependendo da gravidade da avaria poderá bastar uma calibração.
                  Se o sensor denotar valores anormais (sintomas como descrevi no meu post anterior) tem que ser trocado.
                  Na Fiat não trocam o sensor. Trocam a coluna toda. Pediram-me 1600€.

                  Encontrei uma oficina perto de Alcobaça que me fez a troca do sensor por 250€. Já lá vão 4 anos sem problemas.
                  Se fores da zona e se precisares posso dar o contacto.

                  Boa sorte.

                  Tenho que sondar a oficina que costumo frequentar em relação a isto, pode ser que ate arranjem o dito sensor e o consigam trocar. Calibrar já deve ser areia demais para a camionete deles!

                  Alcobaça ainda me fica um pouco fora de mão (sou do nordeste transmontano), mas se for para poupar 1350eur, ate compensa dar um passeio!! Isso não deve demorar muito tempo, é o tempo de conhecer alcobaça! Se por aqui me assustarem com valores, eu depois peço o contacto, obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Ok. Se precisares é só dizer.
                    Um abraço.

                    Comentário


                      #11
                      Gastar dinheiro a calibrar ou mexer no sensor velho, isso não arranja nada.
                      Isso quer é sensor novo, que tem de ser calibrado com aparelho próprio e reset feito pelo mesmo á centralina.

                      Eu á uns tempos andei aqui a meter alternativas a esses sistemas para os puntos, já reparei o meu, comprei uma coluna completa, revista, mas enquanto andava á procura, fui arranjando peças para trocar de electro-mecanico, para electro-hidraulico.
                      Tenho um sistema completo, pronto a ser montado, caso algum dia precise.

                      PS: o melhor que têm a fazer é desligar o botão do city, o motor a trabalhar normalmente já se esforça bem, com o city ligado é estar a pedir demais a um motor que devia ser maiorzito e ter aletas de ventilação, pois muitas vezes essas direções, acendem a luz devido a esforço excessivo e sobreaquecimento, e para se protegerem, desligam temporáriamente o sistema.
                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 04 August 2015, 20:26.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Gastar dinheiro a calibrar ou mexer no sensor velho, isso não arranja nada.
                        Isso quer é sensor novo, que tem de ser calibrado com aparelho próprio e reset feito pelo mesmo á centralina.

                        Eu á uns tempos andei aqui a meter alternativas a esses sistemas para os puntos, já reparei o meu, comprei uma coluna completa, revista, mas enquanto andava á procura, fui arranjando peças para trocar de electro-mecanico, para electro-hidraulico.
                        Tenho um sistema completo, pronto a ser montado, caso algum dia precise.

                        PS: o melhor que têm a fazer é desligar o botão do city, o motor a trabalhar normalmente já se esforça bem, com o city ligado é estar a pedir demais a um motor que devia ser maiorzito e ter aletas de ventilação, pois muitas vezes essas direções, acendem a luz devido a esforço excessivo e sobreaquecimento, e para se protegerem, desligam temporáriamente o sistema.
                        Os sistemas electro-hidraulicos tb não sao santos nenhuns...
                        Estava a pensar mudar de electro hidraulico para hidraulico, é possivel?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                          Os sistemas electro-hidraulicos tb não sao santos nenhuns...
                          Estava a pensar mudar de electro hidraulico para hidraulico, é possivel?

                          Trocar de electro hidraulico para hidraulico, depende...
                          Se o motor tem o ponto onde se possa aparafusar a bomba e dê para montar a correia.

                          No meu caso o sistema caseiro que reconstruí, tinha mesmo de ser electro-hidraulico, pois o motor do meu punto, já não tinha de origem as roscas abertas para montar o adaptador e a bomba.
                          E não estava para andar a abrir roscagem no bloco, sujeito a haver um azar qualquer.

                          Assim, arranjei uma bomba electro-hidraulica de um opel astra, refiz a tubagem, e arranjei a caixa de direção de um punto de 98.
                          Entretanto consegui arranjar uma coluna de direção eletrica praticamente nova a um preço justo.

                          Eu se tivesse um sistema electro-hidraulico, ficava quieto, aquilo o pior que pode acontecer é de vez em quando trocar escovas.
                          Contacto diáriamente com alguns veiculos com esses sistemas e até hoje tirando o que referi, sem problemas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                            Sensor de binário nas couves.
                            Pr€para-t€

                            Começa assim. Depois começa o volante a tremer e por fim ficas mesmo sem ela.
                            É coluna de direcção nova.

                            Comentário

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