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    Motor do ano 2015

    O BMW i8 foi o grande vencedor da 17ª edição dos prémios Motor Internacional do Ano 2015, um evento que reúne 65 dos mais prestigiados jornalistas internacionais do mundo automóvel, para a determinação de quais os melhores motores do ano em diversas categorias. Alguns votos foram surpreendentes, mas outros nem por isso, como a oitava classificação consecutiva do pequeno 1.0 EcoBoost da Ford como o melhor motor abaixo de um litro de cilindrada.

    Porém, as luzes da ribalta desta edição estiveram sempre ocupadas com o BMW i8, que além de conquistar o prémio máximo, enquanto o melhor motor do ano, venceu igualmente nas categorias de Novidade do Ano e melhor motor entre 1.4 a 1.8 litros.
    Categoria Fabricante Motor Combustível
    Abaixo de 1.0 litros Ford 1.0 EcoBoost Gasolina
    1.0 a 1.4 litros PSA Peugeot Citröen 1.2 PureTech Gasolina
    1.4 a 1.8 litros BMW 1.5 i8 Híbrido
    1.8 a 2.0 litros Mercedes-AMG 2.0 turbo Gasolina
    2.0 a 2.5 litros Audi 2.5 RS3 Gasolina
    2.5 a 3.0 litros BMW 3.0 M3 Gasolina
    3.0 a 4.0 litros McLaren 3.8 V8 Gasolina
    Acima de 4.0 litros Ferrari 4.5 V8 Gasolina
    Motor Verde Tesla Model S Eléctrico
    Novidade do Ano BMW 1.5 i8 Híbrido
    Alto Desempenho Ferrari 4.5 V8 Gasolina
    Motor do Ano BMW 1.5 i8 Híbrido
    As marcas voltaram a apostar no desenvolvimento motores a gasolina (pelo prémios atribuidos), depois do boom dos motores diesel a partir dos anos 90 acham que esta tendência pode vir a mudar com os novos motores a gasolina?
    PS: Não acham estranho o grupo VAG só ter ganho um prémio?

    #2
    Não acho muito estranho estes prémios e realmente tanto o 1.0 ecoboost e o 1,2 puretech tem sido muito gabados o da Ford já tem dado várias provas e tem ganho muitos prémios o i8 ter ganho até acho ligeiramente justo ter ganho porque é um híbrido de Alto desempenho embora a Toyota seja a marca mais forte nos híbridos este i8 é um carro muito Bem conseguido não tem aqui nenhum motor a gasoleo o que não me surpreende também pois na maioria dos países do mundo o gasoleo nem se usa e em muitos outros é mais caro que a gasolina
    Editado pela última vez por curandeiro; 02 August 2015, 23:40.

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      #3
      O que me causa estranhesa é o facto de não ver os "incriveis"! motores a gasoil.

      Comentário


        #4
        Os motores a gasolina tem tido um grande desenvolvimento tal como os diesel nas baixas cilindradas, apenas os motores a gasolina so agora é que começaram a ser mais desenvolvidos... ao contrario dos diesel que ja vão com pelo menos uns 10 anos de desenvolvimento nos 1.2 e 1.1.
        para os habitos mudarem por cá os preços dos combustiveis tem que ficar equiparados ou mesmo a gasolina mais barata, porque um ecoboost 1.0 de 80cv continua a gastar mais que um 1.1 crdi 75cv por exemplo difrenças de 0.5 ou de 1lt por cada 100km ao fim de milhares de kms...

        Não acham estranho o grupo VAG só ter ganho um prémio?

        não acho mesmo nada estranho, o grupo VAG não tem novidades nenhumas a mais de 1 decada... sempre as mesmas linhas sempre os mesmos motores sempre as mesmas tecnologias.

        Comentário


          #5
          Isso é o que menos me surpreende não haver aqui nenhum motor a gasoleo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
            Os motores a gasolina tem tido um grande desenvolvimento tal como os diesel nas baixas cilindradas, apenas os motores a gasolina so agora é que começaram a ser mais desenvolvidos... ao contrario dos diesel que ja vão com pelo menos uns 10 anos de desenvolvimento nos 1.2 e 1.1.
            para os habitos mudarem por cá os preços dos combustiveis tem que ficar equiparados ou mesmo a gasolina mais barata, porque um ecoboost 1.0 de 80cv continua a gastar mais que um 1.1 crdi 75cv por exemplo difrenças de 0.5 ou de 1lt por cada 100km ao fim de milhares de kms...

            Não acham estranho o grupo VAG só ter ganho um prémio?

            não acho mesmo nada estranho, o grupo VAG não tem novidades nenhumas a mais de 1 decada... sempre as mesmas linhas sempre os mesmos motores sempre as mesmas tecnologias.
            Concordo mas por exemplo os 1.0 ecoboost de 100 e 125cv até tem tido muitas vendas em Portugal e fazem boas médias também e se a gasolina baixasse uns 30 cent aí sim as vendas a gasolina aumentava a sério em Portugal

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              #7
              A poluição começa a ditar algumas tendencias

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                #8
                Segundo esta lista, a maior aparição dos diesel neste prémio foi em 99.
                Nos últimos anos têm estado ausentes.

                https://en.wikipedia.org/wiki/Intern...ne_of_the_Year
                Editado pela última vez por Xkoviak; 03 August 2015, 08:29.

                Comentário


                  #9
                  Sim eu neste carro que adquiri novo tive a ver o o fiesta ecoboost de 100 cv e o clio tce de 90cv, mas o que tennho lido os consumos andam na orde dos 5l/100km 1 pequeno diesel faz na orde dos 4l/100km mas mesmo que fizessem os dois o mesmo consumo que pode acontecer...
                  30ct por litro de difrença... 12 euros por deposito em 3 depositos por mes vão 36 euros, 36x12= 432...
                  carro a gasoleo mais 2000euros 2000/432= 4,6 anos esse dinheiro a mais pelo disel fica pago, e nem faço as contas na retoma do carro...
                  Vão dizer que isto é pura mentalidade portuguesa, mas nos tamos na tugolandia e temos que pensar assim
                  si fizerem estes premios ca so pra portugal, provavelmente os diesel iam ganhar muita coisa e a vag ai tambem ganhava qualquer coisa ahahah,
                  notem que a maior parte dos motores é das marcas premium... realidade difrente de portugal

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                    Sim eu neste carro que adquiri novo tive a ver o o fiesta ecoboost de 100 cv e o clio tce de 90cv, mas o que tennho lido os consumos andam na orde dos 5l/100km 1 pequeno diesel faz na orde dos 4l/100km mas mesmo que fizessem os dois o mesmo consumo que pode acontecer...
                    30ct por litro de difrença... 12 euros por deposito em 3 depositos por mes vão 36 euros, 36x12= 432...
                    carro a gasoleo mais 2000euros 2000/432= 4,6 anos esse dinheiro a mais pelo disel fica pago, e nem faço as contas na retoma do carro...
                    Vão dizer que isto é pura mentalidade portuguesa, mas nos tamos na tugolandia e temos que pensar assim
                    si fizerem estes premios ca so pra portugal, provavelmente os diesel iam ganhar muita coisa e a vag ai tambem ganhava qualquer coisa ahahah,
                    notem que a maior parte dos motores é das marcas premium... realidade difrente de portugal
                    também convém falar do iuc e revisões que nos carros a gasóleo são mais caros que nos a gasolina tudo depende dos km feitos por ano para compensar a sério ter um carro a gasóleo é necessário fazer uns 14000/15000km ano

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                      Sim eu neste carro que adquiri novo tive a ver o o fiesta ecoboost de 100 cv e o clio tce de 90cv, mas o que tennho lido os consumos andam na orde dos 5l/100km 1 pequeno diesel faz na orde dos 4l/100km mas mesmo que fizessem os dois o mesmo consumo que pode acontecer...
                      30ct por litro de difrença... 12 euros por deposito em 3 depositos por mes vão 36 euros, 36x12= 432...
                      carro a gasoleo mais 2000euros 2000/432= 4,6 anos esse dinheiro a mais pelo disel fica pago, e nem faço as contas na retoma do carro...
                      Vão dizer que isto é pura mentalidade portuguesa, mas nos tamos na tugolandia e temos que pensar assim
                      si fizerem estes premios ca so pra portugal, provavelmente os diesel iam ganhar muita coisa e a vag ai tambem ganhava qualquer coisa ahahah,
                      notem que a maior parte dos motores é das marcas premium... realidade difrente de portugal
                      As diferenças não se resumem ao combustivel, IUC, manutenções, seguros, em caso de crédito os juros deste mesmo, e os valores são superiores a 2000€.
                      Ainda hoje estive a ver a comparação numa resvista da concorrência de Abril deste ano entre um Peugeot 308 1.2 puretech de 110 cv, e o Peugeot 308 1.6 BlueHDi 100cv e só compensa ao fim de 86.728 km o que dá quase 15000 km ano para 6 anos(isto só a pensar no consumo do combustivel).

                      Mas a tendência é as marcas continuarem a desenvolver os motores a gasolina porque em termos ambientais são mais faceis de lidar, ja que os FAP's andam a dar cabo das cabeça as marcas neste momento.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                        As diferenças não se resumem ao combustivel, IUC, manutenções, seguros, em caso de crédito os juros deste mesmo, e os valores são superiores a 2000€.
                        Ainda hoje estive a ver a comparação numa resvista da concorrência de Abril deste ano entre um Peugeot 308 1.2 puretech de 110 cv, e o Peugeot 308 1.6 BlueHDi 100cv e só compensa ao fim de 86.728 km o que dá quase 15000 km ano para 6 anos(isto só a pensar no consumo do combustivel).

                        Mas a tendência é as marcas continuarem a desenvolver os motores a gasolina porque em termos ambientais são mais faceis de lidar, ja que os FAP's andam a dar cabo das cabeça as marcas neste momento.
                        Eu diria que a maioria das pessoas que compra carro novo a título particular faz bastante mais do que isso e aguenta o carro mais de 6 anos.

                        Isso aliado ao facto de existir neste momento uma diferença de 32cent entre os combustíveis faz com que a maioria das pessoas compre carros a gasóleo.

                        Sinceramente e salvo raras exceções (de que quem anda mesmo muito pouco), acho que comprar um carro novo a gasolina em PT é quase um tiro no pé.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                          Eu diria que a maioria das pessoas que compra carro novo a título particular faz bastante mais do que isso e aguenta o carro mais de 6 anos.

                          Isso aliado ao facto de existir neste momento uma diferença de 32cent entre os combustíveis faz com que a maioria das pessoas compre carros a gasóleo.

                          Sinceramente e salvo raras exceções (de que quem anda mesmo muito pouco), acho que comprar um carro novo a gasolina em PT é quase um tiro no pé.
                          depende mesmo do tipo de utilização para quem fizer 5000km ano por exemplo comprar um carro a gasóleo é puramente só por andar a seguir a manada agora para quem anda muito tem que ser gasóleo ou então que tenha muito dinheiro ou queira ter uma máquina a sério

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                            Eu diria que a maioria das pessoas que compra carro novo a título particular faz bastante mais do que isso e aguenta o carro mais de 6 anos.

                            Isso aliado ao facto de existir neste momento uma diferença de 32cent entre os combustíveis faz com que a maioria das pessoas compre carros a gasóleo.

                            Sinceramente e salvo raras exceções (de que quem anda mesmo muito pouco), acho que comprar um carro novo a gasolina em PT é quase um tiro no pé.
                            Vai sempre compensar para alguns comprar diesel (para quem faz muitos km) e para outros gasolina (para quem faz poucos), mas com o desenvolvimento dos novos motores a gasolina essa margem foi reduzida para motores equivalentes.

                            Comentário


                              #15
                              A VAG, teve alguns segundos lugares, e além disso mais não era de esperar, ainda agora estão a fazer figas para que as novas versões dos motores não dêem problemas! Mas comparando com os outros colegas premium, são resultados fraquinhos, fraquinhos...

                              E o que se passa com o renault? o 0.9 fica atrás do fiat e opel? Até o 650 da BMW passa á frente?

                              Comentário


                                #16
                                eu fiz as contas pro meu caso cerca de 2300 km mensais...

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda me lembro quando a VW ganhou premios com o 1.4 tsi e depois foi a barraca que se viu

                                  Com a actual tecnologia nos motores a gasolina , o diesel só compensa já bem acima dos 15000 ao ano !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                    Sim eu neste carro que adquiri novo tive a ver o o fiesta ecoboost de 100 cv e o clio tce de 90cv, mas o que tennho lido os consumos andam na orde dos 5l/100km 1 pequeno diesel faz na orde dos 4l/100km mas mesmo que fizessem os dois o mesmo consumo que pode acontecer...
                                    30ct por litro de difrença... 12 euros por deposito em 3 depositos por mes vão 36 euros, 36x12= 432...
                                    carro a gasoleo mais 2000euros 2000/432= 4,6 anos esse dinheiro a mais pelo disel fica pago, e nem faço as contas na retoma do carro...
                                    Vão dizer que isto é pura mentalidade portuguesa, mas nos tamos na tugolandia e temos que pensar assim
                                    si fizerem estes premios ca so pra portugal, provavelmente os diesel iam ganhar muita coisa e a vag ai tambem ganhava qualquer coisa ahahah,
                                    notem que a maior parte dos motores é das marcas premium... realidade difrente de portugal
                                    Esse tema já foi amplamente discutido. As contas dependem de imensos factores, não é só fazer os 30 cêntimos mais baratos. Dependem até de algum negócio de ocasião e/ou desconto bombástico de determinada motorização, modelos em causa, etc. Nos últimos anos, e por mera coincidência, tenho-me mantido no grupo VW. Pegando nos representantes do segmento C do grupo, a diferença entre otto/diesel com a mesma potência é no Octavia de 4000€, no Golf 3500€ (já com o novo 1.0 tsi 115cv), no A3 quase 3200€ e Leon 2700€. Nenhum deles é de 2000€, sendo o Octavia o dobro disso.

                                    Depois tens as manutenções das duas motorizações, o bimassa e o fap da praxe nos motores a diesel, a correia que creio que começa a não ter manutenção nos otto (quando é corrente), o iuc mais caro nos diesel, o seguro, os juros associados ao maior custo da motorização quando se compra a crédito, e o próprio preço do carro em novo...

                                    Obviamente que quem compra um carro novo, faz 20 000 km por ano em AE a 150 km/h e passado 5 anos vende o carro só terá benefícios em comprar um carro a diesel. Quem começa a fugir a esse padrão, ou seja, conduzir de uma forma calma, faz menos km, anda em cidade e espera manter o carro durante muitos anos, essa certeza poderá não ser absoluta. Depende de muita coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O troféu motor do ano 2015, devia ser atribuído em 2020. Até lá, vai haver muita gente a amaldiçoar motores que ganham essa treta de troféu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Toda a gente fala que para quem faz x kms ano o Diesel não compensa, mas ninguém questiona ao possível comprador durante quantos anos vai manter o carro.
                                        Eu tenho um pequeno utilitário Diesel e se vos disser quantos kms faço por ano, ninguém vai hesitar em dizer que não compensou a compra, mas tenho o carro à 19 anos, o que inverte por completo as contas.
                                        Quanto aos custos de manutenção entre Diesel e gasolina, este utilitário conviveu durante uns bons anos, com um outro a gasolina do mesmo segmento, e o preço das manutenções normais (filtros e óleo) era exactamente o mesmo, apenas uma diferença a cada duas revisões, o carro a gasolina leva velas o que tornava essa revisão em particular mais cara (o Diesel só levou a primeira vela/resistência depois dos 200 mil).

                                        Mas depois destas considerações, vamos ao assunto em discussão no tópico...

                                        Os actuais motores a gasolina têm vindo a adoptar muita da tecnologia dos Diesel, ou seja, turbos, injecções de alta pressão etc., tendo desta forma aproximado o seu comportamento/desempenho dos Diesel. Maior binário a baixa rotação, o que os torna mais despachados em cidade e sujeitos a menor esforço sem necessidade de grandes cilindradas para poderem obter bons resultados em termos de desempenho.
                                        À uns anos atrás, carros de 3 cilindros com 900cc eram impensável e qualquer 1200cc era sub-motorizado.

                                        Com a adopção das tecnologias atrás descritas, estes pequenos motores tornaram-se propostas validas ao ponto de serem aplicadas a carros maiores, com vantagem no preço final. Já nos pequenos carros, os utilitários, o preço já não será assim tão baixo quanto isso, não estou a dizer que são caros, mas por vezes o preço entre um Diesel e um a gasolina com este tipo de motores, já não fica assim tão distante.

                                        Tive o privilégio de andar uns dias com um 208 com o novo PureTech e fique agradavelmente surpreendido com os níveis de insonorização e vibração.
                                        Revelou-se um motor despachado, com um comportamento muito similar a um Diesel, ou seja, muito binário em baixas, pouca necessidade de recorrer à caixa, mesmo quando em baixas rotações e perante uma subida mais íngreme, responde muito bem e forma linear, o turbo nem se nota.
                                        O uso das rotações mais elevadas torna-se de todo desnecessário, pois o carro na segunda metade do conta rotações não tem muito mais para dar, havendo clara vantagem em passar de relação de caixa e continuar a aproveitar a disponibilidade em baixas, tal como um Diesel, com clara vantagem para os consumos.

                                        Falando em consumos, e como estava com uma enorme curiosidade em saber se realmente as coisas são como a imprensa descreve, adoptei uma condução económica. O meu percurso diário inclui cerca de 20 a 30 kms na periferia da cidade, ou seja, vias rápidas e AE sem transito, o que resultou de médias a rondar os 6.5l/100, sem correrias e condução económica, o que não é de todo mau para um motor tão disponível.
                                        Numa pequena incursão em AE, cerca de 150kms a 120kms/H com AC, o consumo ficou-se pelos 6L/100, muito bom mesmo.
                                        Se a condução for despreocupada, em cidade, sem transito, fica-se pelos 7.
                                        Atendendo é que estou a falar de um carro em rodagem e tendo em consideração a disponibilidade do motor, considero os valore obtidos como positivos e muito similares a um Diesel.

                                        O único senão é o preço da Gasolina... É que ao chegar à bomba e abastecendo com 15€ olho para a quantidade abastecida e interrogo-me onde é que está o resto do combustível, mas aí o problema já não é do motor, mas sim da carga fiscal que nos afecta a todos.

                                        Resumindo, considero os pequenos motores a gasolina cada vez mais propostas aliciantes e capazes de fazer pensar duas vezes na altura de decidir entre um Diesel e um a Gasolina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                          Toda a gente fala que para quem faz x kms ano o Diesel não compensa, mas ninguém questiona ao possível comprador durante quantos anos vai manter o carro.
                                          Eu tenho um pequeno utilitário Diesel e se vos disser quantos kms faço por ano, ninguém vai hesitar em dizer que não compensou a compra, mas tenho o carro à 19 anos, o que inverte por completo as contas.
                                          Quanto aos custos de manutenção entre Diesel e gasolina, este utilitário conviveu durante uns bons anos, com um outro a gasolina do mesmo segmento, e o preço das manutenções normais (filtros e óleo) era exactamente o mesmo, apenas uma diferença a cada duas revisões, o carro a gasolina leva velas o que tornava essa revisão em particular mais cara (o Diesel só levou a primeira vela/resistência depois dos 200 mil).

                                          Mas depois destas considerações, vamos ao assunto em discussão no tópico...

                                          Os actuais motores a gasolina têm vindo a adoptar muita da tecnologia dos Diesel, ou seja, turbos, injecções de alta pressão etc., tendo desta forma aproximado o seu comportamento/desempenho dos Diesel. Maior binário a baixa rotação, o que os torna mais despachados em cidade e sujeitos a menor esforço sem necessidade de grandes cilindradas para poderem obter bons resultados em termos de desempenho.
                                          À uns anos atrás, carros de 3 cilindros com 900cc eram impensável e qualquer 1200cc era sub-motorizado.

                                          Com a adopção das tecnologias atrás descritas, estes pequenos motores tornaram-se propostas validas ao ponto de serem aplicadas a carros maiores, com vantagem no preço final. Já nos pequenos carros, os utilitários, o preço já não será assim tão baixo quanto isso, não estou a dizer que são caros, mas por vezes o preço entre um Diesel e um a gasolina com este tipo de motores, já não fica assim tão distante.

                                          Tive o privilégio de andar uns dias com um 208 com o novo PureTech e fique agradavelmente surpreendido com os níveis de insonorização e vibração.
                                          Revelou-se um motor despachado, com um comportamento muito similar a um Diesel, ou seja, muito binário em baixas, pouca necessidade de recorrer à caixa, mesmo quando em baixas rotações e perante uma subida mais íngreme, responde muito bem e forma linear, o turbo nem se nota.
                                          O uso das rotações mais elevadas torna-se de todo desnecessário, pois o carro na segunda metade do conta rotações não tem muito mais para dar, havendo clara vantagem em passar de relação de caixa e continuar a aproveitar a disponibilidade em baixas, tal como um Diesel, com clara vantagem para os consumos.


                                          Falando em consumos, e como estava com uma enorme curiosidade em saber se realmente as coisas são como a imprensa descreve, adoptei uma condução económica. O meu percurso diário inclui cerca de 20 a 30 kms na periferia da cidade, ou seja, vias rápidas e AE sem transito, o que resultou de médias a rondar os 6.5l/100, sem correrias e condução económica, o que não é de todo mau para um motor tão disponível.
                                          Numa pequena incursão em AE, cerca de 150kms a 120kms/H com AC, o consumo ficou-se pelos 6L/100, muito bom mesmo.
                                          Se a condução for despreocupada, em cidade, sem transito, fica-se pelos 7.
                                          Atendendo é que estou a falar de um carro em rodagem e tendo em consideração a disponibilidade do motor, considero os valore obtidos como positivos e muito similares a um Diesel.

                                          O único senão é o preço da Gasolina... É que ao chegar à bomba e abastecendo com 15€ olho para a quantidade abastecida e interrogo-me onde é que está o resto do combustível, mas aí o problema já não é do motor, mas sim da carga fiscal que nos afecta a todos.

                                          Resumindo, considero os pequenos motores a gasolina cada vez mais propostas aliciantes e capazes de fazer pensar duas vezes na altura de decidir entre um Diesel e um a Gasolina.
                                          Discordo completamente

                                          Experimentei a 308 II e tenho em casa um 308 I 1.6 hdi.

                                          Primeiro a faixa de utilização está lá toda e bem para além da primeira metade das rotações sem falta de força (potência máxima às 5500rpm)! É mais silencioso a baixas/médias rotações, tem menos vibrações e de semelhante com o diesel não sinto nada, nem mesmo a linearidade que é superior de longe no 1.2.

                                          No dia em que os FPs passem a ser inspecionados no IPO, os citadinos a gasolina para uso urbano sofrem um pequeno boom

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Discordo completamente

                                            Experimentei a 308 II e tenho em casa um 308 I 1.6 hdi.

                                            Primeiro a faixa de utilização está lá toda e bem para além da primeira metade das rotações sem falta de força (potência máxima às 5500rpm)! É mais silencioso a baixas/médias rotações, tem menos vibrações e de semelhante com o diesel não sinto nada, nem mesmo a linearidade que é superior de longe no 1.2.

                                            No dia em que os FPs passem a ser inspecionados no IPO, os citadinos a gasolina para uso urbano sofrem um pequeno boom

                                            Então mas não foi isso que ele escreveu? (vou novamente ler!!)
                                            Ambos escrevem algo semelhante mas mesmo assim discordam?

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                                              #23
                                              Após experimentar o 1.0 tsi de 115cv no Seat Leon,
                                              acho que no próximo ano a Ford vai suar para ganhar
                                              o prémio. Conduzi durante muito tempo o 1.0 ecoboost
                                              e sempre o achei muito agradável mas o Leon parece
                                              mais vigoroso e com melhor consumos...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                                Após experimentar o 1.0 tsi de 115cv no Seat Leon,
                                                acho que no próximo ano a Ford vai suar para ganhar
                                                o prémio. Conduzi durante muito tempo o 1.0 ecoboost
                                                e sempre o achei muito agradável mas o Leon parece
                                                mais vigoroso e com melhor consumos...
                                                Que versao do ecoboost?

                                                Os TSI que nao tenham é problemas como os primeiros e que façam um bom trabalho tal como fez a ford na criaçao do ecoboost pois a VW deixou muita gente "mal"

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                                                  #25
                                                  Eu estou bastante curioso para ver quais as evoluções que os motores a gasolina vão ter nos próxmos 10 anos, em termos de consumo de combustível.

                                                  Em relação às contas entre gasóleo e gasolina:

                                                  (gasóleo calculado a 1.2€ e gasolina calculada a 1.5€)

                                                  Um fiesta 1.0 ecoboost com um consumo de 5l/100, e um fiesta tdci com um consumo de 4l/100 (valores discutíveis, mas a verdade é que, regra geral, a diferença entre os consumos de um e de outro fica pelos 1.0l/100.

                                                  Se se fizerem 600km por mês ( estamos a falar de um utilitário), o 1.0 ecoboost gastará ao fim de um ano 540€ em combustível, e o TDCI gastará 345,6€ em combustível.

                                                  Ficamos então com uma diferença de 194,4€ anuais desfavorável ao modelo a gasóleo.

                                                  No entanto, o modelo a gasolina para 98.8€ de IUC e o modelo a gasóleo paga 141,47€.

                                                  Tendo em conta os gastos anuais com combustível e IUC, o modelo a gasolina é mais caro 151,73€, por ano, que o modelo a gasóleo.

                                                  Ora, de acordo com o site da ford, o modelo 1.0 ecoboost é mais barato 2573€ que o modelo tdci de 75cv.

                                                  Com base no consumo de combustivel e no IUC, só compensaria o diesel ao fim de 17 anos!!

                                                  Não contabilizei a desvalorização, pois não sabemos se nos próximos anos vai haver uma "eco taxa" sobre o gasóleo e um grande desenvolvimento dos motores gasolina de baixa cilindrada, que torne os diesel obsoletos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Focus Ecobost 125cv e passou os últimos meses "ligado" ao bluefin!
                                                    (O Bluefin fez maravilhas especialmente no médio e alto regime)
                                                    Obviamente o ecoboost com bluefin esmaga o 1.0 tsi (e deixa
                                                    em maus lençóis o 1.4tsi de 140cv)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Discordo completamente

                                                      Experimentei a 308 II e tenho em casa um 308 I 1.6 hdi.

                                                      Primeiro a faixa de utilização está lá toda e bem para além da primeira metade das rotações sem falta de força (potência máxima às 5500rpm)! É mais silencioso a baixas/médias rotações, tem menos vibrações e de semelhante com o diesel não sinto nada, nem mesmo a linearidade que é superior de longe no 1.2.

                                                      No dia em que os FPs passem a ser inspecionados no IPO, os citadinos a gasolina para uso urbano sofrem um pequeno boom
                                                      Mas estas a concordar comigo em quase tudo...

                                                      Eu enalteci a suavidade do motor e a entrega de potencia, especialmente na primeira metade do conta rotações, o que é mais normal num diesel que num motor a gasolina e aqui está a semelhança entre estes dois motores e que é algo pouco comum nos carros a gasolina. Este comportamento deve-se ao facto de ser um motor turbo, em que o mesmo faz a entrega logo desde as primeiras rotações. Como é do conhecimento geral, os motores turbo têm uma faixa de utilização curta, e antes da sua actuação por norma os motores são amorfos (o chamado turbo lag) e depois da sua faixa de utilização, a entrega de potencia torna-se menos evidente, mas quanto a isso não há nada a fazer, ou melhor, até há, marcas como a BMW usam 3 turbos no 3.0D para colmatar essa característica, ou a VW que concilia o uso de turbos com um compressor, mas aí já falamos de carros de outros segmentos.

                                                      Neste motor em concreto, enalteço o facto de estar disponível logo desde as primeiras rotações, e a entrada em funcionamento do turbo ser imperceptível, e apesar de ser linear, em determinada altura, a progressão do carro não acompanhar a subida de rotação. Só em carros atmosféricos é que consegues ter uma entrega de potencia assim tão redonda, ou seja, linear em toda a faixa de rotação.

                                                      E sim, o motor 1.2 em apreço é muito mais linear que o 1.6HDI (que uso com alguma frequência, neste caso o C4). O Diesel é mais bruto na entrega de potência e acaba mais cedo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                                        Mas estas a concordar comigo em quase tudo...

                                                        Eu enalteci a suavidade do motor e a entrega de potencia, especialmente na primeira metade do conta rotações, o que é mais normal num diesel que num motor a gasolina e aqui está a semelhança entre estes dois motores e que é algo pouco comum nos carros a gasolina. Este comportamento deve-se ao facto de ser um motor turbo, em que o mesmo faz a entrega logo desde as primeiras rotações. Como é do conhecimento geral, os motores turbo têm uma faixa de utilização curta, e antes da sua actuação por norma os motores são amorfos (o chamado turbo lag) e depois da sua faixa de utilização, a entrega de potencia torna-se menos evidente, mas quanto a isso não há nada a fazer, ou melhor, até há, marcas como a BMW usam 3 turbos no 3.0D para colmatar essa característica, ou a VW que concilia o uso de turbos com um compressor, mas aí já falamos de carros de outros segmentos.

                                                        Neste motor em concreto, enalteço o facto de estar disponível logo desde as primeiras rotações, e a entrada em funcionamento do turbo ser imperceptível, e apesar de ser linear, em determinada altura, a progressão do carro não acompanhar a subida de rotação. Só em carros atmosféricos é que consegues ter uma entrega de potencia assim tão redonda, ou seja, linear em toda a faixa de rotação.

                                                        E sim, o motor 1.2 em apreço é muito mais linear que o 1.6HDI (que uso com alguma frequência, neste caso o C4). O Diesel é mais bruto na entrega de potência e acaba mais cedo.
                                                        Com um potência máxima às 5500rpm continuo sem perceber e sem sentir onde o motor perde fulgor na escalada de rotação...não perde

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                          também convém falar do iuc e revisões que nos carros a gasóleo são mais caros que nos a gasolina tudo depende dos km feitos por ano para compensar a sério ter um carro a gasóleo é necessário fazer uns 14000/15000km ano
                                                          no caso do meu kia rio olha que fica mais caro o de gasolina, revisão dos 15mil ou 1 ano 100 euros a dos 30 160 euros, diesel 15mil ou 1 ano facultativa 26 euros a dos 30mil 2 anos 223 euros..., se não fizer a facultativa dos 15 mil fica 30 euros mais barato no diesel...

                                                          se formos pros 60mil ou 4 anos, no disel acrescenta 311, na gasolina a dos 45mil mais a dos 60 mil são ao todo 350 euros...

                                                          a da gasolina ao fim de 60 mil ou 4 anos fica mais cara cerca de 70 euros...

                                                          no iuc motor gasolina 1.2
                                                          98,8 euros motor 1.1 a gasoleo mais 5 euros.. 103.8, como ves no meu caso gasolina continua a não compensar...
                                                          fiz estas contas todas por isso sei que compensa, se formos a considerar retoma do veiculo com os mesmos km o carro a gasoleo vai valorizar cerca de 10 a 15% mais do carro a gasolina...

                                                          FAP's injetores e cenas e afim so o caso da FAP é que não da raia na gasolina porque não tem... mas por isso fui pra KIA, qualquer coisa dessas em menos de 7 anos ou 150mil, garantia com ele...
                                                          Editado pela última vez por JoVig; 04 August 2015, 20:31.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                                            Após experimentar o 1.0 tsi de 115cv no Seat Leon,
                                                            acho que no próximo ano a Ford vai suar para ganhar
                                                            o prémio. Conduzi durante muito tempo o 1.0 ecoboost
                                                            e sempre o achei muito agradável mas o Leon parece
                                                            mais vigoroso e com melhor consumos...
                                                            melhores consumos o TSI até pode ser (pelo menos é o que anunciam e ficam abaixo do ecoboost) agora em termos de utilização tenho as minhas dúvidas (sempre são mais 10% de potencia)... A caixa deve enganar.

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