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Clio 1.5 dci revisão 30.000 km

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    Clio 1.5 dci revisão 30.000 km

    Bom dia:
    Tenho um clio 1.5 dci de 2011.
    É negativo fazer as revisões de 30.000 em 30.000 km?

    Será melhor fazer de 15.000 em 15.000 km?

    #2
    Deves seguir o que diz no manual de instruções.

    Comentário


      #3
      No manual de instruções diz de 30 em 30 mil, mas um mecânico disse-me que seria melhor de 15 em 15 mil.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por alkimista777 Ver Post
        No manual de instruções diz de 30 em 30 mil, mas um mecânico disse-me que seria melhor de 15 em 15 mil.
        Melhor, para quem? Para o carro ou para ele?

        Os planos de manutenção devem-se respeitar, usando, por exemplo, o oleo indicado para 30 mil, não é poupar (colocar limite de km inferior) e fazer na mesma os 30mil.

        Agora, imagina que vais está prestes a chegar aos 30mil, se tiver 27,28 não prejudica em nada, assim como, se tiver 31,32...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por alkimista777 Ver Post
          Bom dia:
          Tenho um clio 1.5 dci de 2011.
          É negativo fazer as revisões de 30.000 em 30.000 km?

          Será melhor fazer de 15.000 em 15.000 km?
          É negativo de 30 em 30, em principio não...
          É melhor de 15 em 15, é.
          Num clio 1.5dci, (o que eu vou dizer vai contra tudo o que é defendido por cá no fórum) eu faria de 10 em 10 com troca por um óleo vulgar 10w40 e filtro do óleo, e sem intervalo para o resto, quando precisar trocas.

          Comentário


            #6
            Vamos a factos:

            O carro, sendo de 2011, tem filtro de partículas, logo, tem que usar um óleo específico;
            Sobretudo numa fase inicial (primeiros anos) houve vários problemas nos dci. Uma das possíveis explicações tem a ver com óleos não adequados e mudanças demasiado espaçadas (os tais 30.000);
            Outras marcas usam os mesmos motores e com mudas mais frequentes (o kai-kai a cada 20.000 é um bom exemplo);
            O próprio manual refere que num uso mais intensivo (tipo muito pára-arranca, esfregas frequentes, estradas empoeiradas...) é aconselhado reduzir os intervalos para metade.

            Quantos km's fazes em média por ano? Penso que o manual prevê 30.000 ou 2 anos, o que ocorrer primeiro.

            Se optares por mudar o óleo (e respetivo filtro) a cada 15.000, pode semprer mudar o resto (filtro de habitáculo, de ar...) de acordo com o preconizado pela marca. Seja como for, usa produtos de qualidade (caso do óleo) e cuidado com as esfregas! São de evitar a frio e parar logo quando o motor tiver sido muito solicitado, tipo AE.

            Comentário


              #7
              Atenção também ao espaço temporal. Se disser de 30 em 30.000km ou 1 ano (por exemplo, não sei o valor certo no caso do Clio), deves ir ao fim de um ano mesmo que não tenhas feito os 30.000km, pois há componentes que se degradam também com o tempo e não só com os km, incluindo o próprio óleo de motor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                É negativo de 30 em 30, em principio não...
                É melhor de 15 em 15, é.
                Num clio 1.5dci, (o que eu vou dizer vai contra tudo o que é defendido por cá no fórum) eu faria de 10 em 10 com troca por um óleo vulgar 10w40 e filtro do óleo, e sem intervalo para o resto, quando precisar trocas.
                Em que mundo vives?

                Colocar um 10w40 num carro com FAP e para compensar, diminuir a kilometragem entre revisões? Mas qual é a vantagem disso?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                  Em que mundo vives?

                  Colocar um 10w40 num carro com FAP e para compensar, diminuir a kilometragem entre revisões? Mas qual é a vantagem disso?
                  Cá está.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por aftas Ver Post
                    Melhor, para quem? Para o carro ou para ele?

                    Os planos de manutenção devem-se respeitar, usando, por exemplo, o oleo indicado para 30 mil, não é poupar (colocar limite de km inferior) e fazer na mesma os 30mil.

                    Agora, imagina que vais está prestes a chegar aos 30mil, se tiver 27,28 não prejudica em nada, assim como, se tiver 31,32...
                    Eu diria, para todos.

                    Se um dia tiveres a sorte de ver o aspecto de um óleo ao fim de 30 mil kms, mesmo que feitos num ano, vais facilmente entender que esse intervalo é excessivo. Fazer a mudança de óleo e filtro de 15 em 15 mil kms, ou de 20 em 20 mil, não é só melhor para o carro, como é certamente uma atitude preventiva e que deve dar uma maior longevidade ao motor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      Em que mundo vives?

                      Colocar um 10w40 num carro com FAP e para compensar, diminuir a kilometragem entre revisões? Mas qual é a vantagem disso?
                      Tenho assistido assim como tenho tido conhecimento de vários casos em diversas marcas que fazem isso....

                      Vantagens? só para o trabalho extra que calha aos mecanicos

                      Comentário


                        #12
                        Atenção que o carro pode não ter FAP mesmo sendo de 2011.

                        Comentário


                          #13
                          Fazer como diz o manual ou o carro "avisa"!

                          Mas porque é que esta gente inventa...IRRA!!!!!

                          O mais importante é cumprir com a graduação/especificações de óleo que a marca indica de uma forma religiosa!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                            Tenho assistido assim como tenho tido conhecimento de vários casos em diversas marcas que fazem isso....

                            Vantagens? só para o trabalho extra que calha aos mecanicos
                            Isso são tretas. E quando o mecânico lucra zero com isso que explicação dás?

                            Um mecânico meu conhecido, no qual desde que tenho carro investi zero euros é da mesma opinião, que 30k é exagerado para quem pensar manter o carro por períodos longos (Como é o meu caso).

                            Periodos alargados, como ha alguns astras com 50k km, são excelentes apostas para empresas, que muitas vezes nos normais 4 anos, vão uma vez à revisão (Aos 2 anos), não ha tantas imobilizações perdas de tempo etc, e nos 4 anos não se faz sentir (Normalmente) qualquer maleficio de tamanha extensão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Eu diria, para todos.

                              Se um dia tiveres a sorte de ver o aspecto de um óleo ao fim de 30 mil kms, mesmo que feitos num ano, vais facilmente entender que esse intervalo é excessivo. Fazer a mudança de óleo e filtro de 15 em 15 mil kms, ou de 20 em 20 mil, não é só melhor para o carro, como é certamente uma atitude preventiva e que deve dar uma maior longevidade ao motor.

                              E veres o óleo diz-te o quê?
                              As pessoas tê muito a ideia de que porque o óleo está escuro deixou de ter as suas propriedades. Já vi óleo sair de motores industriais negro como breu e estava perfeitamente dentro da spec na análise. Se um óleo foi feito para 30000 é porque na realidade em condições normais aguenta mais uns valentes em cima.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                Isso são tretas. E quando o mecânico lucra zero com isso que explicação dás?

                                Um mecânico meu conhecido, no qual desde que tenho carro investi zero euros é da mesma opinião, que 30k é exagerado para quem pensar manter o carro por períodos longos (Como é o meu caso).

                                Periodos alargados, como ha alguns astras com 50k km, são excelentes apostas para empresas, que muitas vezes nos normais 4 anos, vão uma vez à revisão (Aos 2 anos), não ha tantas imobilizações perdas de tempo etc, e nos 4 anos não se faz sentir (Normalmente) qualquer maleficio de tamanha extensão.
                                eu comentei devido ao facto do 10W40 nao ser um oleo proprio para FAP...... nem liguei ao facto de comentarem a redução de kms entre revisões...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  E veres o óleo diz-te o quê?
                                  As pessoas tê muito a ideia de que porque o óleo está escuro deixou de ter as suas propriedades. Já vi óleo sair de motores industriais negro como breu e estava perfeitamente dentro da spec na análise. Se um óleo foi feito para 30000 é porque na realidade em condições normais aguenta mais uns valentes em cima.
                                  Eu diria que ele não está a falar da cor, até porque a cor tem muito pouco significado.
                                  O meu Diesel desde que me lembro vai a revisão e 1k ou 2k km tem o oleo preto.
                                  Sobre o que dizes de aguentar/não tinhas as marcas todas com os mesmos intervalos, principalmente quando fala do mesmo motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                    eu comentei devido ao facto do 10W40 nao ser um oleo proprio para FAP...... nem liguei ao facto de comentarem a redução de kms entre revisões...
                                    Sobre isso so sei que o meu antigo carro tinha que levar norma C1 kk coisa que se não levasse.... (Nao faco ideia o que acontecia).
                                    O que é certo é que no forum da marca houveram casos de luz do DPF acesa pouco depois de mudar o oleo e foi precisamente do oleo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

                                      Mas porque é que esta gente inventa...IRRA!!!!!
                                      Desde que a invenção seja melhor que o plano original, não vejo qual a razão do "IRRA".

                                      Se a marca manda trocar o filtro do combustível a cada 60 mil kms e eu vejo o estado dele ao fim de 25 mil kms, em que está quase todo saturado, só estou a fazer bem em "adulterar" o plano.

                                      Se a marca diz para trocar o filtro do ar a cada 60 mil kms ou 4 anos e eu vejo o dito todo sujo ao fim de 25 mil kms, vou deixá-lo lá?

                                      Se a marca é omissa no que diz respeito ao óleo da caixa e ao da embraiagem, significa que não os devo trocar?

                                      Se a marca diz que o óleo da direcção é vitalício e eu quiser trocar a cada 5 anos ou 100 mil kms, estou a proceder mal?

                                      Se o óleo faz 30 mil kms, mas se eu trocar em metade dos kms, vou andar com óleo em melhor estado. Isto é mau?

                                      Isto do manual tem muito que se lhe diga, ainda para mais nos dias de hoje que o marketing é muito forte, na tentativa de captar a atenção das empresas, de locadoras de leasing e afins. Aqui conta muito o contrato de manutenção e quanto menos, melhor (menos para o futuro dono do carro depois de acabar o contrato).

                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      E veres o óleo diz-te o quê?
                                      As pessoas tê muito a ideia de que porque o óleo está escuro deixou de ter as suas propriedades. Já vi óleo sair de motores industriais negro como breu e estava perfeitamente dentro da spec na análise. Se um óleo foi feito para 30000 é porque na realidade em condições normais aguenta mais uns valentes em cima.
                                      Não me refiro à cor. Ver é no sentido de avaliar o óleo, naquilo que é possível fazer a olho nu, com os dedos e também com o nariz. Eu, que faço 25 a 30 mil kms ano, praticamente só estrada, uso Mobil 1 ESP, e troquei agora com 21500 kms feitos em 9 meses, onde já tinha quase mais 1/2 L a mais, um cheiro intenso a gasóleo (tema do momento: FAP), mas o óleo até nem estava muito mau (palavras do mecânico).

                                      No ano passado com cerca de 28 mil kms feitos num ano, estava miserável, todo queimado e um excesso de 1 L. Foi então que se decidiu antecipar a revisão.
                                      P.S. Não é que seja entendido em óleos, mas não é o motor que define a frequência de muda de óleo? (pelo menos é o que tenho lido por aqui no tópico dos óleos).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Desde que a invenção seja melhor que o plano original, não vejo qual a razão do "IRRA".

                                        Se a marca manda trocar o filtro do combustível a cada 60 mil kms e eu vejo o estado dele ao fim de 25 mil kms, em que está quase todo saturado, só estou a fazer bem em "adulterar" o plano.

                                        Se a marca diz para trocar o filtro do ar a cada 60 mil kms ou 4 anos e eu vejo o dito todo sujo ao fim de 25 mil kms, vou deixá-lo lá?

                                        Se a marca é omissa no que diz respeito ao óleo da caixa e ao da embraiagem, significa que não os devo trocar?

                                        Se a marca diz que o óleo da direcção é vitalício e eu quiser trocar a cada 5 anos ou 100 mil kms, estou a proceder mal?

                                        Se o óleo faz 30 mil kms, mas se eu trocar em metade dos kms, vou andar com óleo em melhor estado. Isto é mau?

                                        Isto do manual tem muito que se lhe diga, ainda para mais nos dias de hoje que o marketing é muito forte, na tentativa de captar a atenção das empresas, de locadoras de leasing e afins. Aqui conta muito o contrato de manutenção e quanto menos, melhor (menos para o futuro dono do carro depois de acabar o contrato).



                                        Não me refiro à cor. Ver é no sentido de avaliar o óleo, naquilo que é possível fazer a olho nu, com os dedos e também com o nariz. Eu, que faço 25 a 30 mil kms ano, praticamente só estrada, uso Mobil 1 ESP, e troquei agora com 21500 kms feitos em 9 meses, onde já tinha quase mais 1/2 L a mais, um cheiro intenso a gasóleo (tema do momento: FAP), mas o óleo até nem estava muito mau (palavras do mecânico).

                                        No ano passado com cerca de 28 mil kms feitos num ano, estava miserável, todo queimado e um excesso de 1 L. Foi então que se decidiu antecipar a revisão.
                                        P.S. Não é que seja entendido em óleos, mas não é o motor que define a frequência de muda de óleo? (pelo menos é o que tenho lido por aqui no tópico dos óleos).
                                        Nos EUA já começa a haver kits de qualidade razoável e relativamente acessíveis para ver como estão as specs do óleo.
                                        Creio que se fosse exequível fazer kits desses a 10 €, o negócio das trocas de óleo ia levar um tombo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Nos EUA já começa a haver kits de qualidade razoável e relativamente acessíveis para ver como estão as specs do óleo.
                                          Creio que se fosse exequível fazer kits desses a 10 €, o negócio das trocas de óleo ia levar um tombo!
                                          Sinceramente não me acredito muito nisso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            que kits são esses? onde se pode encontrar essa info?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                              Sinceramente não me acredito muito nisso.
                                              No que não acreditas? Nos ensaios a óleos?
                                              O valor dos kits, e de forma fiável, também duvido que a curto prazo seja possível.

                                              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                              que kits são esses? onde se pode encontrar essa info?
                                              http://auto.howstuffworks.com/how-to...-analysis1.htm podes ler aqui

                                              http://www.blackstone-labs.com/

                                              Do que me explicaram estas análises mais baratas são ainda muito básicas e é discutível que conclusões se podem retirar delas.
                                              Existem também analisadores de óleo portáteis.

                                              Aqui a questão é custo da mudança de óleo vs custo da análise/beneficio de fazer mais kms.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                No que não acreditas? Nos ensaios a óleos?
                                                O valor dos kits, e de forma fiável, também duvido que a curto prazo seja possível.
                                                Acredito na fiabilidade desses kits, nao acredito e que prejudique o negocio das trocas de oleo..

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Nos EUA já começa a haver kits de qualidade razoável e relativamente acessíveis para ver como estão as specs do óleo.
                                                  Creio que se fosse exequível fazer kits desses a 10 €, o negócio das trocas de óleo ia levar um tombo!
                                                  Estamos aqui a falar, mas logicamente que o fundamental é a manutenção preventiva que dou ao motor. Antecipar a mudança de óleo uns 6-8 mil kms e uns 2 ou 3 meses e perceber que o óleo está menos contaminado e em melhor estado, é uma atitude que posso ter. Em cada 4 mudas no plano, eu devo fazer 5. Não é por aí...

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                                                    #26
                                                    Ok, mas mesmo que adies a troca de óleo por uns km (gostava de saber a relação custo benefício quando um kit custa mais que 1l de um bom óleo sintético...), nas revisões fazes, em geral, bastantes mais coisas do que trocar o óleo. Verificações dos travões, diagnósticos eletrónicos, trocas de velas, do óleo dos travões, ajuste de algumas folgas, etc.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                      Acredito na fiabilidade desses kits, nao acredito e que prejudique o negocio das trocas de oleo..
                                                      Ai não?
                                                      Sabes que os lubrificantes dos motores industriais, de navios, geradores de grande dimensão, etc só são trocados quando os valores estão fora de spec?
                                                      Isto acontece porque custa muito dinheiro trocar o óleo.
                                                      Com os preços idiotas a que os lubrificantes estão a chegar, e em mercados como os EUA onde há forte tradição de DYI, isto é uma real ameaça aos serviços rápidos.
                                                      Imagina que alguém consegue fazer um kit, em que com uma gota de óleo, te diz que o óleo ainda está dentro da spec. E que este kit custa 3 €! Isso revolucionaria todo os planos de manutenção dos automóveis.
                                                      Se disseres a um gestor de manutenção com grandes motores a seu cargo, que está na "hora" de trocar os lubrificantes porque os motores já fizeram x de horas de trabalho, ele ri-se.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Estamos aqui a falar, mas logicamente que o fundamental é a manutenção preventiva que dou ao motor. Antecipar a mudança de óleo uns 6-8 mil kms e uns 2 ou 3 meses e perceber que o óleo está menos contaminado e em melhor estado, é uma atitude que posso ter. Em cada 4 mudas no plano, eu devo fazer 5. Não é por aí...
                                                        Trocar lubrificantes, felizmente cada vez menos, é um atentado ambiental.
                                                        Os impostos e as restrições vão cada vez mais forçar a que a duração seja superior.
                                                        Tu explicaste bem o teu caso e a contaminação através da FAP é um problema que concerteza terá um dia solução em versões a sair, o problema é que continuo a ouvir coisas como, "eu nos meus carros não quero saber, mudo sempre o lubrificante aos 5000 kms" ou "não me interessa o que diz o livro, o mecânico diz que deve ser aos 10000 kms" ou a melhor "eu mudo aos 10000 kms que é para não estragar o motor".

                                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                        Ok, mas mesmo que adies a troca de óleo por uns km (gostava de saber a relação custo benefício quando um kit custa mais que 1l de um bom óleo sintético...), nas revisões fazes, em geral, bastantes mais coisas do que trocar o óleo. Verificações dos travões, diagnósticos eletrónicos, trocas de velas, do óleo dos travões, ajuste de algumas folgas, etc.
                                                        EU comecei por dizer que o custo das análises inviabiliza por enquanto um uso extensivo disto.
                                                        Ao contrário do que dizes, para a maioria das pessoas uma revisão é mudar lubrificante e filtros, pergunta numa midas, qual é a "revisão2 que mais vendem. Mesmo nas oficinas de rua, e até mesmo concessionários, não há planos nem manutenção preventiva, pois o cliente quer o mais barato, logo quanto menos horas menos preço.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Trocar lubrificantes, felizmente cada vez menos, é um atentado ambiental.
                                                          Os impostos e as restrições vão cada vez mais forçar a que a duração seja superior.
                                                          Tu explicaste bem o teu caso e a contaminação através da FAP é um problema que concerteza terá um dia solução em versões a sair, o problema é que continuo a ouvir coisas como, "eu nos meus carros não quero saber, mudo sempre o lubrificante aos 5000 kms" ou "não me interessa o que diz o livro, o mecânico diz que deve ser aos 10000 kms" ou a melhor "eu mudo aos 10000 kms que é para não estragar o motor".

                                                          Tudo sempre do bom-senso, caro user. Não faz sentido algum trocar só por trocar (tanto financeira, como a ambiental, como bem referiste). Claro que se se trocasse a cada 5 mil kms, era melhor para o motor, mas em condições como as minhas, seria uma aberração fazer isso.

                                                          Eu percebi a ideia que transmitiste e concordo contigo, agora parece que tudo muda óleos em casa e ao preço que estão é uma tentação. O resto é que...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A Renault tem um sem numeros de engenheiros que determinam que a revisão deve ser feita naquele periodo temporal e de km's ... tudo em beneficio do consumidor pois nao gasta tanto em fazer de 30 em 30 ... Mas claro os mecanicos nao gostam nada disso ...

                                                            Tudo o que for abaixo de isso é excesso de zelo ... mal não faz. Desde que se coloque o mesmo tipo de material.

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