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    Boa tarde. Hoje pela manhã enquanto me deslocava para o trabalho o meu carro teve uma avaria, trata-se de um opel corsa 1.3 cdti comercial. A certa altura do percurso que estava a fazer senti falta de potencia no carro, estava numa terceira e o carro não tinha força. Pus a segunda velocidade e comecei a ouvir barulho de metal a bater em metal, olhei pelo retrovisor e vi imenso fumo branco ( óleo ), abri pisca e encostei, a reacção foi de desligar o carro como provavelmente todos farão numa situação destas.

    Bom após rodar a chave para desligar o carro e de a remover mesmo do canhão o carro continuou a trabalhar, numa aceleração enorme como se tivesse numa 1ª a fundo sem tirar o pé. Como não consegui desligar o carro normalmente e dado que o carro estava em enorme aceleração a minha reacção como a de qualquer pessoa é fugir de ao pé do carro. E foi o que fiz, bom o carro esteve coisa de 3 a 4 minutos não consigo precisar bem, a fundo numa aceleração enorme, os plásticos do compartimento do motor começaram a cair para o chão em chamas, pensei que o carro ia ser consumido. Felizmente apareceu pelo meio do fumo um senhor que entrou dentro do carro e " milagrosamente " desligou o carro.

    Ao que parece a coisa a fazer nestes casos é engrenar a 5ª velocidade ou 6ª vá depende do carro e largar a embraiagem rapidamente. Pois é como se tentarmos ligar o carro numa 5ª "ele vai abaixo". Felizmente para mim estava aquela pessoa ali perto que se apercebeu da situação e me ajudou. Mas noutros casos pode não estar ninguém com este conhecimento por perto e o carro pode perder-se.

    Desta forma partilho a minha experiência para puderem ajudar-vos a vós mesmos ou a alguém que vejam na estrada com este problema. Eu podia ter pago " pela falta de experiência ".

    Cumprimentos

    #2
    foi o turbo que desalvorou... é normal acontecer isso, e é sempre melhor o risco de partir uma caixa do que partir um motor...

    Comentário


      #3
      Disseram que foi do filtro de partículas. Bom primeiro o homem que o desligou disse que foi o turbo que foi a vida. Depois o senhor do reboque disse que foi o motor que desalvorou. E mais tarde na oficina disseram que foi o filtro de partículas. Até questionei, o filtro? Pois pensei que o meu ainda não tinha, é de dezembro de 2011.

      Sei que o compartimento do motor está todo derretido, tudo o que é plásticos derreteu.

      Comentário


        #4
        Isso já aconteceu a um membro aqui do fórum que, felizmente, teve a mesma reação que o senhor que te salvou e poupou danos (ainda) maiores ao carro.

        EDIT: o FAP?!?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
          Isso já aconteceu a um membro aqui do fórum que, felizmente, teve a mesma reação que o senhor que te salvou e poupou danos (ainda) maiores ao carro.

          EDIT: o FAP?!?
          Sim pensei que o meu ainda não tinha FAP

          Estou um bocado receoso é com a reparação que irão fazer, o carro está dentro da garantia, está comigo apenas a 7 meses, e tinha apenas 70 000 km. De certeza que tudo o que está no compartimento do motor queimou ou se não queimou não deve estar integralmente seguro. Digo eu que não percebo nada de mecânica. Para alem disto deve ainda a caixa de velocidades estar danificada e muitas outras coisas que nem me passam pela cabeça agora. Tenho receio até de conduzir aquele carro depois do sucedido.
          Editado pela última vez por Billab0nGz; 06 August 2015, 16:33.

          Comentário


            #6
            Mudaste o óleo há pouco tempo? Isso costuma acontecer quando o nível do óleo está acima do normal e entra na combustão. O carro não desliga porque está a consumir o óleo do motor em vez do diesel. O FAP também pode provocar o aumento do nível do óleo no compartimento do motor com a adição de gasóleo não consumido nas regenerações.

            Comentário


              #7
              Obrigado!! vou escrever num post it para a minha mulher ler: "Se ao desligar o carro continuar a trabalhar, mete a quinta e foge"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                Mudaste o óleo há pouco tempo? Isso costuma acontecer quando o nível do óleo está acima do normal e entra na combustão. O carro não desliga porque está a consumir o óleo do motor em vez do diesel. O FAP também pode provocar o aumento do nível do óleo no compartimento do motor com a adição de gasóleo não consumido nas regenerações.
                Não mudei o óleo. Desde que comprei o carro no dia 2 de Janeiro deste ano nunca foi a oficina. Pois a revisão era só aos 90 mil " salvo erro". E a ultima vez em que o nível do óleo foi verificado estava dentro do normal.

                Só faço 50 km diariamente, 25km para cada lado. Provavelmente é pouco e não o suficiente para o carro fazer as regenerações. Fiquei um pouco com sentimento de culpa pois vim ontem do Algarve, fiz 300 km e pensei será que puxei demasiado pelo carro? Vim sempre a 120/130, uma vez por outra 140/150 para ultrapassar. Terei eu puxado pelo carro em demasia pensei eu!!??

                Hoje após 20 km a andar acontece isto a 5 km do trabalho sensivelmente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                  Obrigado!! vou escrever num post it para a minha mulher ler: "Se ao desligar o carro continuar a trabalhar, mete a quinta e foge"
                  Não sei se é algo que acontece frequentemente, mas não deve ser do conhecimento geral que a solução passa por ai. Pelo menos no trabalho após contar este episódio os meus colegas de trabalho ficaram :O pois não faziam ideia do que fazer se tal coisa lhes acontecer.

                  Comentário


                    #10
                    Isso geralmente acontece quando o óleo que lubrifica os rolamentos do turbo passa para a admissão do turbo. O motor passa a ser alimentado pelo óleo do turbo, sendo um motor diesel não precisa de faisca, apenas compressão, o que faz com que fique a trabalhar até acabar o óleo ou aconteça alguma falha mecânica.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                      Não sei se é algo que acontece frequentemente, mas não deve ser do conhecimento geral que a solução passa por ai. Pelo menos no trabalho após contar este episódio os meus colegas de trabalho ficaram :O pois não faziam ideia do que fazer se tal coisa lhes acontecer.
                      Também aconteceu com um familiar meu e também ficou sem reação. Também teve a sorte de ir um mecânico a passar e ter desligado o carro da forma que descreveste. O carro foi reparado, mas ficou sempre a fazer mais fumo preto que o normal, até que foi despachado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                        Também aconteceu com um familiar meu e também ficou sem reação. Também teve a sorte de ir um mecânico a passar e ter desligado o carro da forma que descreveste. O carro foi reparado, mas ficou sempre a fazer mais fumo preto que o normal, até que foi despachado.
                        Pois, eu vou exigir que o carro esteja tão bom quanto vem de fabrica. Está na garantia, e tenho seguro contra todos os riscos. Do que os mecânicos me disseram, o motor deverá a partida estar despachado. Se bem que como tinha apenas 70 mil km será a opel a dar o veredicto final. Uma coisa eu sei, o carro terá de vir em condições. Tenho é receio que la coloquem um motor com uma porrada de km e me apareça a zero.

                        Comentário


                          #13
                          Já aconteceu essa situação numa V40 de um amigo meu, o turbo foi à vida. Na altura tivemos a mesma reacção (ou falta dela) e simplesmente fugimos do carro. Para nossa sorte, o "safety mode" do carro actuou, desligando o carro e ligando os 4 piscas se não estou em erro. Lembro-me de na altura ter ficado algo impressionado com o sistema de segurança de um carro já com uns anos valentes. Na altura estávamos incrédulos, tínhamos a chave do carro na mão e o bandido continuava a acelerar como se não houvesse amanha, achámos aquela situação demasiado macabra e obra do diabo , sem explicação possível. Fugimos dele com medo porque o habitáculo foi invadido por imenso fumo do motor. Agora o mesmo erro já não ocorre de certeza

                          Comentário


                            #14
                            Sempre vi o pessoal a tapar a entrada de ar, mas essa de fazer o carro ir abaixo é genial


                            Comentário


                              #15
                              Se procurarem no youtube diesel runaway aparecem centenas de vídeos

                              O gajo neste teve uma reação rápida e não houve danos por aí além


                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                Sempre vi o pessoal a tapar a entrada de ar, mas essa de fazer o carro ir abaixo é genial



                                Tapar a admissão é o correcto a fazer em caso de carros de caixa automatica, porque é a única forma de "calar" o motor, ja nos manuais basta engrenar uma mudança alta e deixar a embraiagem, isto é algo que deveria ser ensinado nas escolas de condução

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                  Sempre vi o pessoal a tapar a entrada de ar, mas essa de fazer o carro ir abaixo é genial



                                  Foi exactamente isso que aconteceu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Caixa manual dá para "engatar" a mudança mais alta possível e obrigar que vá abaixo.

                                    Carros com caixa automática só mesmo tapando admissão de ar, algo que não é fácil em todos os carros!

                                    PS - já era altura de no processo de tirar a carta de condução, mesmo de ligeiros, ser obrigatório aprender algumas noções de mecânica!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                      Se procurarem no youtube diesel runaway aparecem centenas de vídeos

                                      O gajo neste teve uma reação rápida e não houve danos por aí além


                                      Curioso um cangalho desta idade ter turbo. Ou será que foi uma adaptação posterior?

                                      Comentário


                                        #20
                                        https://www.youtube.com/watch?v=_jSbOW5cGgE

                                        O meu foi tal e qual isto, mas fez mais fumo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Caixa manual dá para "engatar" a mudança mais alta possível e obrigar que vá abaixo.

                                          Carros com caixa automática só mesmo tapando admissão de ar, algo que não é fácil em todos os carros!

                                          PS - já era altura de no processo de tirar a carta de condução, mesmo de ligeiros, ser obrigatório aprender algumas noções de mecânica!
                                          Tá bem tá, quero ver quantos é que com o carro a acelerar ao máximo, a fazerem fumo por todo lado é que vão abrir o capot para ir tapar a admissão... Só experts é que fazem.

                                          Relativamente a noções de mecânica na carta de condução, concordo plenamente contigo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                            Tá bem tá, quero ver quantos é que com o carro a acelerar ao máximo, a fazerem fumo por todo lado é que vão abrir o capot para ir tapar a admissão... Só experts é que fazem.

                                            Relativamente a noções de mecânica na carta de condução, concordo plenamente contigo.

                                            Motor as 5000 rpm, realmente, quero ver essa calma a abrir o capô, abrir a caixa do filtro de admissão e arranjar algo plano para colocar no buraco.

                                            Tive 2 amigos a quem aconteceu isso, carros manuais, um 1.9 tdi 90 e um 1.3 cdti 90cv. Os dois aselhas, deixaram os carros a moer. O tdi trabalhou até acabar o óleo e gripar, o cdti desligou-se passado uns minutos mas não ficou sem óleo nem gripou, anda na estrada todos os dias.
                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 06 August 2015, 17:27.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                              Motor as 5000 rpm, realmente, quero ver essa calma a abrir o capô, abrir a caixa do filtro de admissão e arranjar algo plano para colocar no buraco.

                                              A reacção é fugir. Só me lembrava da iveco que faz a descarbonização e passa assim 15 minutos. Temi pelo pior, a solução passará mesmo por esta solução que disse. É o mais pratico, que representa menos riscos para nós. Toda a gente devia ter conhecimento disto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ainda acontece como já vi, foi pano e tudo pela entrada de ar!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Amigo...sei o que isso é...infelizmente! O meu Vectra 2.0 DTI também desalvorou

                                                  E sim, foi algo desse género, só não ouvi o barulho metalico, senti um poço e de repente ganhou uma vida como nunca! Fumo cinza atrás com fartura, tanto que ia em AE e toda a faixa ficou invisivel.

                                                  Mas eu soube o que fazer pois já tinha lido aqui no fórum, então meti ponto morto (ia a 140kmh depois de desalvorar), encostei, puxei travão de mão e pé do travão com a 5ª engatada e vai de largar embraiagem. Isto depois de ter desligado na chave...

                                                  Mas o meu ficou poucos segundos a desalvorar. O problema do meu foi mesmo o'rings nas couves e bomba injectora nas couves que me encheram o carter de gasóleo e por sua vez, por ter o nivel alto demais, foi para o turbo. A partir dai consome tudo até ser parado.

                                                  No teu caso, a despesa vai ser bem maior a meu ver. Se ouviste barulho metálico cheira-me que o turbo partiu, logo o canal onde passa o óleo que o lubrifica foi à vida e ele aspirou o óleo.

                                                  Depois diz-nos como ficou a coisa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                    Amigo...sei o que isso é...infelizmente! O meu Vectra 2.0 DTI também desalvorou

                                                    E sim, foi algo desse género, só não ouvi o barulho metalico, senti um poço e de repente ganhou uma vida como nunca! Fumo cinza atrás com fartura, tanto que ia em AE e toda a faixa ficou invisivel.

                                                    Mas eu soube o que fazer pois já tinha lido aqui no fórum, então meti ponto morto (ia a 140kmh depois de desalvorar), encostei, puxei travão de mão e pé do travão com a 5ª engatada e vai de largar embraiagem. Isto depois de ter desligado na chave...

                                                    Mas o meu ficou poucos segundos a desalvorar. O problema do meu foi mesmo o'rings nas couves e bomba injectora nas couves que me encheram o carter de gasóleo e por sua vez, por ter o nivel alto demais, foi para o turbo. A partir dai consome tudo até ser parado.

                                                    No teu caso, a despesa vai ser bem maior a meu ver. Se ouviste barulho metálico cheira-me que o turbo partiu, logo o canal onde passa o óleo que o lubrifica foi à vida e ele aspirou o óleo.

                                                    Depois diz-nos como ficou a coisa.
                                                    Eu não terei despesa, já que está na garantia, e também tenho seguro contra todos os riscos. O meu medo é de uma má reparação. Preferia o dinheiro já que o seguro avalia o carro no valor total pelo que o comprei. 8500 €

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A reparação não te preocupes. Depende dos componentes afectados. E já agora, a caixa não foi afectada com o desligar, no máximo seria a embraiagem e quase de certeza que não aconteceu nada.

                                                      O meu tem bem mais km's em cima e peças com mais uso e não teve problemas nenhuns, quer a nivel de motor, quer a nivel de caixa. Só teve mesmo que levar os o'rings e a bomba injectora foi totalmente reparada, levou também o sensor da cambota que foi à vida na brincadeira e levou o corpo do filtro de gasóleo completo. Custou-me 1400€ o arranjo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu seria mais um leigo nesta questão caso me acontecesse. Mas fazer o meu carro ir abaixo in"felizmente" até é muito fácil

                                                        Tendo em conta que já não tenho garantias, caso algum dia aconteça...sou menino para o espetar por uma ribanceira abaixo no fim de fumegar.

                                                        Cada vez mais dou valor às máquinas "antigas"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por N0comments Ver Post
                                                          Eu seria mais um leigo nesta questão caso me acontecesse. Mas fazer o meu carro ir abaixo in"felizmente" até é muito fácil

                                                          Tendo em conta que já não tenho garantias, caso algum dia aconteça...sou menino para o espetar por uma ribanceira abaixo no fim de fumegar.

                                                          Cada vez mais dou valor às máquinas "antigas"
                                                          Nisso vinha a falar o Sr do reboque, que nestes carros novos isto é cada vez mais frequente.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                                            Boa tarde. Hoje pela manhã enquanto me deslocava para o trabalho o meu carro teve uma avaria, trata-se de um opel corsa 1.3 cdti comercial. A certa altura do percurso que estava a fazer senti falta de potencia no carro, estava numa terceira e o carro não tinha força. Pus a segunda velocidade e comecei a ouvir barulho de metal a bater em metal, olhei pelo retrovisor e vi imenso fumo branco ( óleo ), abri pisca e encostei, a reacção foi de desligar o carro como provavelmente todos farão numa situação destas.

                                                            Bom após rodar a chave para desligar o carro e de a remover mesmo do canhão o carro continuou a trabalhar, numa aceleração enorme como se tivesse numa 1ª a fundo sem tirar o pé. Como não consegui desligar o carro normalmente e dado que o carro estava em enorme aceleração a minha reacção como a de qualquer pessoa é fugir de ao pé do carro. E foi o que fiz, bom o carro esteve coisa de 3 a 4 minutos não consigo precisar bem, a fundo numa aceleração enorme, os plásticos do compartimento do motor começaram a cair para o chão em chamas, pensei que o carro ia ser consumido. Felizmente apareceu pelo meio do fumo um senhor que entrou dentro do carro e " milagrosamente " desligou o carro.

                                                            Ao que parece a coisa a fazer nestes casos é engrenar a 5ª velocidade ou 6ª vá depende do carro e largar a embraiagem rapidamente. Pois é como se tentarmos ligar o carro numa 5ª "ele vai abaixo". Felizmente para mim estava aquela pessoa ali perto que se apercebeu da situação e me ajudou. Mas noutros casos pode não estar ninguém com este conhecimento por perto e o carro pode perder-se.

                                                            Desta forma partilho a minha experiência para puderem ajudar-vos a vós mesmos ou a alguém que vejam na estrada com este problema. Eu podia ter pago " pela falta de experiência ".

                                                            Cumprimentos
                                                            isso já não é novidade para mim, o teu filtro de particulas entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou, a 2 anos a um colega meu aconteceu o mesmo e por falta de conhecimento fez a mesma coisa que tu, quando devia ter engrenado o carro e feito ele ir abaixo...

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