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    Conselhos na compra de carro

    Boa tarde a todos.

    Venho aqui pedir umas pequenas opiniões face a uma aquisição para aquele que será o meu primeiro carro. Não me focarei muito na marca do carro a escolher pois diria que já tenho algo em mente, no entanto, as minhas ideias iniciais passaram por um Renault Laguna, Lancia Lybra, Ford Mondeo e, finalmente, Volvo S80. Todos estes modelos são de meados do ano de 2000, pelo que será um usado já com os seus aninhos mas dentro dum orçamento bem acessível (pelo menos na compra).

    Actualmente, e já depois de ter pesquisado por muitos carros, acho que dificilmente mudo do Volvo S80 (ou diria S60 também) pois este preenche em todos os aspectos aquilo que procuro num carro. Ainda que se possa assimilar uma banheira dessas a carros de velhotes, eu não me importo de ainda ser um jovem a andar num desses, pois o conforto da sua poltrona, a sua segurança e o elegante habitaculo, são as principais características que procuro num carro.

    Sendo um pouco mais específico, pretendo um Volvo S80 T5 (motor de 5 cilindros com 226cv) face a um 2.0T (4 cilindros com 180cv), pois pelo que li (não tenho experiência própria) o T5 mexe-se melhor e tem mais qualquer coisinha para dar (e em termos de consumo ambos são equivalentes). Ainda nesta questão do modelo, tenho uma duvida à qual não consegui ficar totalmente esclarecido que é: quais as verdadeiras diferenças entre um S60 e um S80 (ambos com o T5)? Pelo que vejo em fotos, exteriormente são muito idênticos (ou iguais mesmo?) e não noto diferenças no tamanho de ambos, interiormente é tudo igual também (ambos com os mesmos extras) e apenas li que o S60 é ligeiramente mais pequeno e talvez um pouco mais leve, mas não consegui notar diferença alguma por tudo o que já procurei. Ou seja, existe alguma diferença relevante (vamos imaginar suspensões ou outro 'detalhe') para que me faça escolher um modelo face ao outro?

    Agora no que toca à compra do carro... Como procuro algo um bocado específico - motor T5, bancos em pele (a maioria tem), telefone, premium sound system - o leque de escolha fica reduzido e ainda mais se reduz quando se vê a zona do país onde está o carro. Ou seja, no caso de eu optar por ir ver um carro que esteja a 300km, por exemplo, o que deverei ter em conta? Que tudo no interior funcione, que o carro não apresente barulhos ou o motor não perca potência ao andar com ele, uma ida ao mecânico seria o ideal (isto com a distância pode tornar-se mais complicado visto que não conheço 'nada' a 300km de distância). A adicionar a isto, há mais algum aspecto a ter em conta?

    Peço desculpa pelo longo texto, apenas estou um pouco repreensivo visto ser o primeiro carro que vou adquirir e desde já fico agradecido a quem puder dar umas luzes.

    #2
    isso de ir ver um carro a 300km requer um bocado de logística, só por curiosidade és de que zona?

    Comentário


      #3
      Sou do norte, carago.

      Em pesquisas pelo OLX, CustoJusto, StandVirtual e Sapo (estes últimos 2 não adicionam nada de novo, foco-me mais no olx e custojusto) não há grande leque de escolhas.
      este em Gaia, mas o dono está no estrangeiro e só volta em Setembro (e por essa altura queria já ter o carro para gozar as férias);
      este no Porto, mas conta com mais de 500.000km e não me apetecia muito andar com o carro no fim de vida;
      Há ainda este na Campanhã que já conta com GPL e está ao preço normal dum sem gpl, o que é óptimo, mas sinceramente a ver as fotos do carro, aquilo parece ter muitos desgastes (no banco ligeiramente roto, na frente está esmurrado, etc). Posso ser eu que estou a ser picuinhas, é verdade, mas exclui-o devido que pelas fotos me deu a entender que não é bem cuidado.

      Fora esses, acho que há mais uns 2 pelo norte, mas esses têm motor 2.0T e como tenho preferência pelo T5...
      Um que à primeira vista me parece direitinho, é este, mas lá está, encontra-se em Santarém (e se os 120.000km forem reais...).

      Queria limitar o meu orçamento nos 4000€, mas se conseguir algo entre os 3000 e 3500€, seria óptimo (que é como vão estando esses, mais negócio para lá e para cá). Os S60, por alguma razão que ainda não entendi, estão a preços mais caros (talvez por haver menos?), mas até ontem havia um e já tinha combinado ir vê-lo, no entanto, quando estou a ir para lá, ligo ao vendedor ao qual este me diz que já o tinha vendido (ou arrependeu-se). Fora esse, ainda não incluí mais nenhum S60 devido ao seu preço mais elevado.

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        #4
        Pelo que encontrei na net, o s80 e o s60 são como bmw série 3 e série 5, ou mercedes C e E, audi a4 e audi a6.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
          Boa tarde a todos.

          Venho aqui pedir umas pequenas opiniões face a uma aquisição para aquele que será o meu primeiro carro. Não me focarei muito na marca do carro a escolher pois diria que já tenho algo em mente, no entanto, as minhas ideias iniciais passaram por um Renault Laguna, Lancia Lybra, Ford Mondeo e, finalmente, Volvo S80. Todos estes modelos são de meados do ano de 2000, pelo que será um usado já com os seus aninhos mas dentro dum orçamento bem acessível (pelo menos na compra).

          Actualmente, e já depois de ter pesquisado por muitos carros, acho que dificilmente mudo do Volvo S80 (ou diria S60 também) pois este preenche em todos os aspectos aquilo que procuro num carro. Ainda que se possa assimilar uma banheira dessas a carros de velhotes, eu não me importo de ainda ser um jovem a andar num desses, pois o conforto da sua poltrona, a sua segurança e o elegante habitaculo, são as principais características que procuro num carro.

          Sendo um pouco mais específico, pretendo um Volvo S80 T5 (motor de 5 cilindros com 226cv) face a um 2.0T (4 cilindros com 180cv), pois pelo que li (não tenho experiência própria) o T5 mexe-se melhor e tem mais qualquer coisinha para dar (e em termos de consumo ambos são equivalentes). Ainda nesta questão do modelo, tenho uma duvida à qual não consegui ficar totalmente esclarecido que é: quais as verdadeiras diferenças entre um S60 e um S80 (ambos com o T5)? Pelo que vejo em fotos, exteriormente são muito idênticos (ou iguais mesmo?) e não noto diferenças no tamanho de ambos, interiormente é tudo igual também (ambos com os mesmos extras) e apenas li que o S60 é ligeiramente mais pequeno e talvez um pouco mais leve, mas não consegui notar diferença alguma por tudo o que já procurei. Ou seja, existe alguma diferença relevante (vamos imaginar suspensões ou outro 'detalhe') para que me faça escolher um modelo face ao outro?

          Agora no que toca à compra do carro... Como procuro algo um bocado específico - motor T5, bancos em pele (a maioria tem), telefone, premium sound system - o leque de escolha fica reduzido e ainda mais se reduz quando se vê a zona do país onde está o carro. Ou seja, no caso de eu optar por ir ver um carro que esteja a 300km, por exemplo, o que deverei ter em conta? Que tudo no interior funcione, que o carro não apresente barulhos ou o motor não perca potência ao andar com ele, uma ida ao mecânico seria o ideal (isto com a distância pode tornar-se mais complicado visto que não conheço 'nada' a 300km de distância). A adicionar a isto, há mais algum aspecto a ter em conta?

          Peço desculpa pelo longo texto, apenas estou um pouco repreensivo visto ser o primeiro carro que vou adquirir e desde já fico agradecido a quem puder dar umas luzes.




          O T5 no Volvo S60, tinha 250cv...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            O T5 no Volvo S60, tinha 250cv...
            Acho que já vi um (não me recordo onde) que anunciavam os 250cv, mas creio que isso era um 2.4 T5 (ao contrário do 2.0 T5). Posso estar equivocado, mas foi isso que percebi.


            Originalmente Colocado por vttsokalo Ver Post
            Pelo que encontrei na net, o s80 e o s60 são como bmw série 3 e série 5, ou mercedes C e E, audi a4 e audi a6.
            Supostamente, o S80 é a gama alta da Volvo e o S60 a média (sendo o S40 a baixa), se bem que as diferenças entre ambos são quase nulas. Assim como, penso eu, o série 3 é gama baixa e série 5 gama média (sendo o série 7 a alta) da bmw (idem aspas para as outras marcas). Isto apenas para dizer que acredito que um S80 seja o equivalente a um série 5/class E/A6, penso eu (no entanto posso estar enganado).

            Pelo menos quando olho para essas marcas, os que mais me chamam à atenção são precisamente essas gamas médias: série 5, E, A6, mas não os encontro a preços tão convidativos e não os acho tão "completos" comparadamente a um Volvo (e sempre tive a ideia de manutenção cara, mas aí também já percebi que na Volvo é igual ou ainda mais cara).

            No entanto, supondo que até os arranjaria a preços equivalentes, será que compensaria um desses face a um S80?

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              #7
              Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
              Acho que já vi um (não me recordo onde) que anunciavam os 250cv, mas creio que isso era um 2.4 T5 (ao contrário do 2.0 T5). Posso estar equivocado, mas foi isso que percebi.



              A nomenclatura T5, só foi usada com o 2.3 Turbo... logo tinha 250cv...

              Não existe 2.0 T5... existe sim o 2.0 T (tout-court).

              Comentário


                #8
                O S60 penso que seja o ideal pois é mais pequeno que o S80 e mantem o Excelente motor T5 de 5 cilindros , no S60 ainda encontras a versao T5R com AWD e 300cvs do 2.5 !

                Este motor T5 gostei muito quando andei numa V70/850 T5 2.3 e 225 cvs

                Em termos de negocio propriamente dito , os S80 devem ser os melhores pois encontras a um preço mais"apetecivel"

                Este mesmo motor T5 é presente tambem no focus RS mk2

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  A nomenclatura T5, só foi usada com o 2.3 Turbo... logo tinha 250cv...

                  Não existe 2.0 T5... existe sim o 2.0 T (tout-court).
                  Então acho que ainda estou mais confuso do que antes. Por exemplo, os S80 T5 não são 2000cc? É que agora tudo o que vi (os anúncios valem o que valem), todos referiam 2000cc.

                  Mas se te referes apenas à nomenclatura e não à cilindrada do carro, então sim, provavelmente usei uns termos menos correctos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    O S60 penso que seja o ideal pois é mais pequeno que o S80 e mantem o Excelente motor T5 de 5 cilindros , no S60 ainda encontras a versao T5R com AWD e 300cvs do 2.5 !

                    Este motor T5 gostei muito quando andei numa V70/850 T5 2.3 e 225 cvs

                    Em termos de negocio propriamente dito , os S80 devem ser os melhores pois encontras a um preço mais"apetecivel"

                    Este mesmo motor T5 é presente tambem no focus RS mk2


                    O S60 para a versão de 300cv, era somente denominado de S60 R

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      O S60 para a versão de 300cv, era somente denominado de S60 R
                      Sim tens razao , o T5R era na versao 850

                      É tudo uma questao de nomenclatura , mas o motor em si é identico mudando na cilindrada , 2.0 , 2.3 , 2.5

                      Dai que T5 seja os 5 cilindros presentes nestas cilindradas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        O S60 penso que seja o ideal pois é mais pequeno que o S80 e mantem o Excelente motor T5 de 5 cilindros , no S60 ainda encontras a versao T5R com AWD e 300cvs do 2.5 !

                        Este motor T5 gostei muito quando andei numa V70/850 T5 2.3 e 225 cvs

                        Em termos de negocio propriamente dito , os S80 devem ser os melhores pois encontras a um preço mais"apetecivel"

                        Este mesmo motor T5 é presente tambem no focus RS mk2
                        Quão mais pequeno é o S60? Isso é algo que tentei/tento perceber e às vezes quase paro na rua a tirar-lhes as medidas e no final acho-os iguais em termos de tamanho. Será que a diferença reside mais no interior? Mesmo metendo fotos lado a lado, os carros parecem-me idênticos (portas com mesmo tamanho, etc).

                        Quanto ao motor também é algo que me deixa curioso, quem os tem diz que desligar um pouco o rádio para ouvir o motor a trabalhar quando se puxa por ele, também dá música.
                        E claro, 225cv para 180cv (T5 vs 2.0T) ainda é uma diferença e isso nota-se bem num carro pesado como este.

                        Eu por tudo o que já vi, diria que ficaria satisfeito tanto com um S60 como S80, ambos me agradam de igual forma, apenas tenho como requisito bancos em pele, telefone incorporado, premium sound system (exemplo) e claro, um T5. Acho que entre os 2 modelos vincará o que estiver em melhor condições/preço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                          Então acho que ainda estou mais confuso do que antes. Por exemplo, os S80 T5 não são 2000cc? É que agora tudo o que vi (os anúncios valem o que valem), todos referiam 2000cc.

                          Mas se te referes apenas à nomenclatura e não à cilindrada do carro, então sim, provavelmente usei uns termos menos correctos.


                          Sim, o S80 T5 é um 2.0 de 225cv...

                          Mas no caso do S60, o T5 é o 2.3 de 250cv...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                            Quão mais pequeno é o S60? Isso é algo que tentei/tento perceber e às vezes quase paro na rua a tirar-lhes as medidas e no final acho-os iguais em termos de tamanho. Será que a diferença reside mais no interior? Mesmo metendo fotos lado a lado, os carros parecem-me idênticos (portas com mesmo tamanho, etc).

                            Quanto ao motor também é algo que me deixa curioso, quem os tem diz que desligar um pouco o rádio para ouvir o motor a trabalhar quando se puxa por ele, também dá música.
                            E claro, 225cv para 180cv (T5 vs 2.0T) ainda é uma diferença e isso nota-se bem num carro pesado como este.

                            Eu por tudo o que já vi, diria que ficaria satisfeito tanto com um S60 como S80, ambos me agradam de igual forma, apenas tenho como requisito bancos em pele, telefone incorporado, premium sound system (exemplo) e claro, um T5. Acho que entre os 2 modelos vincará o que estiver em melhor condições/preço.


                            O mais pequeno é o S60...

                            O S80 tem 4.80m... enquanto que o S60 tinha 4.60m...


                            O S80 era do segmento E... ou seja, do mesmo segmento que o Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E... etc...

                            O S60 é do segmento D... isto é, do mesmo segmento que o Audi A4, ALFA ROMEO 156, BMW Série 3, FORD MONDEO, HONDA ACCORD... etc..
                            Editado pela última vez por nto; 10 August 2015, 14:41.

                            Comentário


                              #15
                              Desculpa que te diga mas entre um S60 e um S80 há diferenças consideráveis. Acho muito estranho que os confundas.

                              são segmentos diferentes, filosofias diferentes e até na qualidade de construção há diferenças assinaláveis (bem melhor o S60!).

                              Comentário


                                #16
                                Ora um S80 da primeira geração (saiu em 1998)










                                E um S60 (saiu em 2000)



                                Comentário


                                  #17
                                  Ahh, então é isso. Fui agora pesquisar e, de facto, o único S60 T5 que encontro tem os tais 2.300cc e 250cv.

                                  Quanto ao tamanho... Eu diria que os 20cm não me fazem diferença, acho que são ambos suficientemente grandes para o que pretendo.

                                  Daí que irei inclinar-me mais para o preço/condições do carro (e aí encaixam-se muitos mais S80 devido ao preço).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Desculpa que te diga mas entre um S60 e um S80 há diferenças consideráveis. Acho muito estranho que os confundas.

                                    são segmentos diferentes, filosofias diferentes e até na qualidade de construção há diferenças assinaláveis (bem melhor o S60!).


                                    Mas então na Volvo não é S40<S60<S80?

                                    Agora estou confuso, eu por tudo o que vi de ambos, parecem idênticos em tudo, aliás, a disposição dos botões dos interiores (rádio, telefone, ar condicionado e outros) é tudo igual, não notei diferenças.

                                    Se se incluir os que são a gasóleo, aí já noto mais algumas diferenças (e talvez sejam ligeiramente mais recentes), mas falando nos que são a gasolina, aquilo parece-me tudo igual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E parece me que o S80 é mais largo que o S60 ou entao é impressao minha .

                                      Costumava ver quase todos os dias um volvo S60 R awd

                                      Edit:

                                      Editado pela última vez por Miguelspc; 10 August 2015, 15:00.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tens aqui um à venda, mas aquilo já foge ao meu orçamento, senão os 300cv awd...

                                        E na verdade, em termos exteriores acho-o algo mais feio que os da primeira geração (até acho os volvos mais recentes menos bonitos que os da primeira geração). Claro, é apenas uma opinião de gostos, mas acho os primeiros carros com mais "respeito" e imponentes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para mim os Audi`s são das melhores escolhas. Em relação aos Volvo `s quem gosta de ir de férias com a casa toda atrás é o S80.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pilotodaudi Ver Post
                                            Para mim os Audi`s são das melhores escolhas. Em relação aos Volvo `s quem gosta de ir de férias com a casa toda atrás é o S80.


                                            Por curiosidade, a diferença do volume da mala entre o S80 e o S60,não era assim tanta...

                                            S80 = 440 litros

                                            S60 = 424 litros

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post


                                              Mas então na Volvo não é S40<S60<S80?
                                              Em tamanho e no segmento... sim.

                                              Mas repara, o S60 é um projecto mais recente que o S80 (falando da primeira geração), e a qualidade de construção está muitas vezes ligada à idade do projecto.

                                              Continuo a dizer que o S60 tem melhor construção que o S80.

                                              E já agora, os 2.0T nestes dois carros são 5 cilindros!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Em tamanho e no segmento... sim.

                                                Mas repara, o S60 é um projecto mais recente que o S80 (falando da primeira geração), e a qualidade de construção está muitas vezes ligada à idade do projecto.

                                                Continuo a dizer que o S60 tem melhor construção que o S80.

                                                E já agora, os 2.0T nestes dois carros são 5 cilindros!!

                                                Entendo, faz sentido. Talvez seja essa a razão pela qual o preço do S60 é mais caro.

                                                Quanto ao motor... Então como é que no S80 o 2.0T tem 180cv e o T5 tem 226cv? A diferença está no turbo usado? Sempre pensei que o 2.0T fosse 4 cilindros e a diferença fosse mesmo essa, a falta de 1 cilindro não lhe dava os tais 45cv.

                                                A ser assim, os S80 apenas têm 5 e 6 cilindros (T6)? Pelo menos lembro-me de procurar informação e, segundo percebi, lá fora usam motorizações diferentes, por exemplo, sei que há um 2.9 sem turbo que é muito cobiçado, no entanto cá em Portugal não vejo nada sobre o mesmo. Apenas encontro 2.0T 180cv, T5 226cv, T6 286cv automática (nem sei se há manual) e o resto é gasóleo. Isto claro, tudo a termo de curiosidade.

                                                Acho que terei mesmo que experimentar um 2.0T e um T5 para sentir as diferenças e ver se me faz assim tanta diferença, embora gostasse de ter uns cv extra sem ressentir nos consumos, a verdade é que não pretendo um carro pela cavalagem, apenas quero o necessário para poder ultrapassar em menos de 2 minutos.


                                                Originalmente Colocado por pilotodaudi Ver Post
                                                Para mim os Audi`s são das melhores escolhas. Em relação aos Volvo `s quem gosta de ir de férias com a casa toda atrás é o S80.
                                                Porquê os Audis? Fui pesquisar os A6 a partir de 98 e não se encontram muitos abaixo dos 4.000€, mas a verdade é que, em termos de interiores, acho o Volvo superior. Pelo menos nesse aspecto - que para mim é o mais importante - ainda não me consigo fazer mudar de ideias.
                                                Editado pela última vez por Mmp88; 10 August 2015, 16:14.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já por cá coloquei o seguinte, mas aqui fica novamente:





                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    os volvo dessa altura por acaso acho os ainda com um design atual lindos altos bancos o motor deve ser um pouco gastador mas deve andar que tolhe

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Verdade, pelo que li é unânime os consumos altos, mas nada que gpl não possa safar.

                                                      Já agora, só para ter uma ideia, 300.000km num carro destes (convenhámos que é a gasolina com turbo) é demasiado? Sei que qualquer coisa a partir dos 160.000km, volta e meia e já vai requerer uma visita ao mecânico, mas será fiável comprar um carro com tantos? Claro que a minha intenção é manter o carro por muitos anos e já vi uns 2 ou 3 à venda com 400k e 500k km, portanto, ainda é qualquer coisinha (e eu diria que irei fazer uns 15-20k por ano), no entanto, tenho receio de 300k já serem muitos e isso dar muita despesa.

                                                      Acho que não posso pedir muito mais, desde que tenha levado revisões a tempo e horas, não deverá haver crise, penso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ou ainda:












                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esses carros aí dos anuncios do olx etc, ja viram melhores dias sem duvida.

                                                          Comentário

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