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Tenciono comprar carro a GPL categoria B, so ainda nao sei qual

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    Tenciono comprar carro a GPL categoria B, so ainda nao sei qual

    Bons Dias


    Este é um seguimento de um post que fiz anteriormente a pedir opinião sobre que carro comprar, já reduzi as hipoteses e de momento estou concentrado num carro a GPL.


    Andei a ver o Opel Corsa flex fuel e o preço parece-me convidativo e a estética/qualidade do carro aceitavel.
    Ainda não consegui perceber quais as opções de categoria B a GPL existentes no mercado. Sei que a Dacia lançou o Sandero e que a fiat tem o Punto, sao dois carros que tenho de ir ver, mas nao sei de mais nenhuma marca.
    Ainda não consegui também perceber nada sobre mecanica em GPL, tenho ouvido falar em injeção directa, parece que se espera que saiam carros a GPL com motores de injecçao directa mas ainda nao saiu nenhum? O Sandero novo a GPL tem um motor de 0,9 cc com 90 cavalos, isto quer dizer que já é injecção directa? Como vêm ainda estou meio verde nestas coisas e preciso de comprar o carro até lá para dia 20 deste mês

    Help

    Obrigado

    #2
    Punto Evo ou Fiesta.

    Comentário


      #3
      Ia para o Dacia. O Fiat não se mexe e o Fiesta não parece no configurador.

      Comentário


        #4
        Deves ter atenção à manutenção dos kits.

        Ou seja, instala um kit num usado já sabe com o que conta: revisões de perto de 50 euros de 20 em 20 mil km.

        Quem compra novo tem de ter cuidados extra. Já ouvi casos em que o software vem codificado e apenas na marca se consegue realizar a manutenção e a preços proibitivos. Passa no forum do autogás e verifica lá algumas histórias muito más neste capitulo.

        Comentário


          #5
          O Sandero esta a ser lançado com os novos motores 0.9 de injecçao directa da renault a GPL. e a um preço apelativo, aproximadamente 11 900€. O problema é que disseram-me que so o conseguiam la para o fim do ano e preciso antes. Ainda vou experimentar outro concessionario mas devo ter a mesma sorte.

          Na opel, o flex fuel com motores 1.4 de 90 cavalos, ainda vou ter de perguntar sobre essa questão da centralina estar codificada para so permitir a manutenção na fabrica, so nao sei onde me informar. Pediram.-me aproximadamente 15 600€

          O Fiat punto tive no stand e so tem com motor 1.4 de 77 cavalos, é uma motorização que nao me apela. Entretando o vendedor aliciou-me com uma viatura de serviço com zero kilometros, 1.3 a diesel de 88 cavalos por 15 500€ que me fez pensar. PArece-me apelativo o unico senao é nao gostar de carros a diesel nem gostar particularmente do punto, além de ainda ter de fazer contas porque me parece que o GPL me fica mais barato devido ao baixo preço do combustivel

          Comentário


            #6
            Mais vale comprares um carro a gasolina ao teu gosto e depois meteres GPL , e ao saberes do que gostas verificar se a tal motorizaçao se dá bem com GPL

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
              O Sandero esta a ser lançado com os novos motores 0.9 de injecçao directa da renault a GPL. e a um preço apelativo, aproximadamente 11 900€. O problema é que disseram-me que so o conseguiam la para o fim do ano e preciso antes. Ainda vou experimentar outro concessionario mas devo ter a mesma sorte.

              Na opel, o flex fuel com motores 1.4 de 90 cavalos, ainda vou ter de perguntar sobre essa questão da centralina estar codificada para so permitir a manutenção na fabrica, so nao sei onde me informar. Pediram.-me aproximadamente 15 600€

              O Fiat punto tive no stand e so tem com motor 1.4 de 77 cavalos, é uma motorização que nao me apela. Entretando o vendedor aliciou-me com uma viatura de serviço com zero kilometros, 1.3 a diesel de 88 cavalos por 15 500€ que me fez pensar. PArece-me apelativo o unico senao é nao gostar de carros a diesel nem gostar particularmente do punto, além de ainda ter de fazer contas porque me parece que o GPL me fica mais barato devido ao baixo preço do combustivel
              A Centralina do Opel está bloqueada, mas tu podes fazer na mesma a manutenção cá fora pois para mudar os filtros não é necessário ligar á maquina.

              Tens que ter em atenção que um carro a GPL consome também gasolina nos arranques, e quanto mais trajetos curtos fizeres, mais vezes vais estar a ligar o carro e mais vai gastar gasolina. A titulo de exemplo, o meu gasta cerca de 0,50l aos 100/km, mas eu faço muito percurso urbano e trajetos curtos.
              Quanto á mudança dos filtros de GPL vai-te ficar por 25€ cada 15000km e 50€ a cada 45000km.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                A Centralina do Opel está bloqueada, mas tu podes fazer na mesma a manutenção cá fora pois para mudar os filtros não é necessário ligar á maquina.

                Tens que ter em atenção que um carro a GPL consome também gasolina nos arranques, e quanto mais trajetos curtos fizeres, mais vezes vais estar a ligar o carro e mais vai gastar gasolina. A titulo de exemplo, o meu gasta cerca de 0,50l aos 100/km, mas eu faço muito percurso urbano e trajetos curtos.
                Quanto á mudança dos filtros de GPL vai-te ficar por 25€ cada 15000km e 50€ a cada 45000km.

                meio litro de gasolina em cem kilometros nao esta mal.
                O que são trajectos curtos? ao fim de quanto tempo é que o carro muda para GPL?
                25€ por 15 000 kms e 50 a cada 45 000, nesses cinquenta €uros ja estao incluidos os 25€ por 45 000 ser multiplo de 15 000?


                Já agora que me dizem da oferta do carro a diesel?
                Fiquei um bocado estupefacto por estarem a vender viaturas de serviço com zero kilometros.

                Comentário


                  #9
                  Trajetos curtos para mim são trajetos de menos de 5 km, e faço várias vezes ao dia. O meu carro no inverno quando o ligo de manhã(dorme na rua) muda para gpl ao fim de uns 3 minutos, essa mudança é feita quando o liquido refrigerante chega aos 30 graus. No verão nem chega a demorar um minuto, e se estiver quente são segundos.

                  O carro a diesel fica praticamente igual ao mesmo modelo a gpl no custo por km, o problema é se fazes trajetos curtos e ai o FAP não perdoa.

                  A manutenção de um Diesel também é um pouco mais cara, e se os componentes deste tais como turbo, egr, injetores e fap avariarem, a sua reparação é bastante cara.
                  Editado pela última vez por rafsantos; 10 August 2015, 20:40.

                  Comentário


                    #10
                    ora trajectos curtos, depende, dou umas voltitas pela cidade, as vezes saio para os arredores e as vezes vou ate lisboa ao fim de semana (sou de setubal)

                    Ja tinha ouvido algures para minha surpresa que os trajectos curtos faziam mal aos diesel. Confirma-se?

                    Comentário


                      #11
                      FIAT Panda/Punto, Lancia Y, DACIA, Opel Corsa, Chevrolet (Spark?) e Aveo, Alfa Romeo MiTo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                        ora trajectos curtos, depende, dou umas voltitas pela cidade, as vezes saio para os arredores e as vezes vou ate lisboa ao fim de semana (sou de setubal)

                        Ja tinha ouvido algures para minha surpresa que os trajectos curtos faziam mal aos diesel. Confirma-se?

                        Sim fazem principalmente aos veiculos pós FAP ! Se em trajectos curtos o motor diesel mal aquece imagina ao fim de milhares de kms o desgaste a juntar isso as peças que nao gostam de percursos curtos tais como o FAP

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Sim fazem principalmente aos veiculos pós FAP ! Se em trajectos curtos o motor diesel mal aquece imagina ao fim de milhares de kms o desgaste a juntar isso as peças que nao gostam de percursos curtos tais como o FAP
                          entao confirma-se para a cidade a gasolina ou GPL como melhor opção?


                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                          FIAT Panda/Punto, Lancia Y, DACIA, Opel Corsa, Chevrolet (Spark?) e Aveo, Alfa Romeo MiTo.
                          punto pouca potencia no motor, Dacia so teem para entrega no fim do ano, opel corsa esta debaixo de olho, alfa romeo deve ser caro , chevrolet consta que vai deixar de ser comercializado ca em PT e lancia se é o que estou a pensar é para meninas :P

                          Comentário


                            #14
                            Dos carros GPL no mercado, ia para os do Opel porque parecem-me ser a melhor opção. Além disso o Corsa é o modelo mais recente no mercado.

                            Para além do corsa, tens a Meriva, Astra e insignia.


                            É pena a Subaru vender quase nada ou mesmo nada em Porgual porque era outra marca que apostava nos carros de fábrica a gpl.

                            O dacia sandero bifuel é com motor 1.2 de 75CV. Era o antigo motor atmosférico dos clios. É bom motor, mas igualmente pouco despachado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                              O dacia sandero bifuel é com motor 1.2 de 75CV. Era o antigo motor atmosférico dos clios. É bom motor, mas igualmente pouco despachado.
                              Era! Já não é, foi descontinuado. Agora será um tce mas parece que ainda só existem encomendas, deve estar para chegar. Por isso não deve haver grandes detalhes ainda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Era! Já não é, foi descontinuado. Agora será um tce mas parece que ainda só existem encomendas, deve estar para chegar. Por isso não deve haver grandes detalhes ainda.
                                Tens razão. A versão 1.2 deixou de existir.


                                A versão 0.9Tce na série especial 10 anos, fica com um preço bastante tentador e já com todo o equipamento disponivel. 12.300€ fora despesas administrativas.
                                Editado pela última vez por asjesus; 11 August 2015, 09:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  e dizem que o motor 0.9 tce é muito económico na altura que marquei test drive para o renault clio foi pena só terem disponível para test drive o dci porque tinha curiosidade em experimentar o tce

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu escolheria algo com motor de injecção indirecta bastante convencional.
                                    Não queria coisas mais avançadas com injecção directa.
                                    Há mais que provas firmadas sobre o que funciona sem problemas, daqui a mais um ano ou dois a minha opinião já poderia ser outra.
                                    Não para ti, não foi o que pediste, mas opções como o duster a GPL com o velho 1.6 convencional a GPL-Auto são opções seguras e fenomenais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      Tens razão. A versão 1.2 deixou de existir.


                                      A versão 0.9Tce na série especial 10 anos, fica com um preço bastante tentador e já com todo o equipamento disponivel. 12.300€ fora despesas administrativas.

                                      estao a aceitar encomendas para o final do ano so




                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      Dos carros GPL no mercado, ia para os do Opel porque parecem-me ser a melhor opção. Além disso o Corsa é o modelo mais recente no mercado.

                                      Para além do corsa, tens a Meriva, Astra e insignia.


                                      É pena a Subaru vender quase nada ou mesmo nada em Porgual porque era outra marca que apostava nos carros de fábrica a gpl.

                                      O dacia sandero bifuel é com motor 1.2 de 75CV. Era o antigo motor atmosférico dos clios. É bom motor, mas igualmente pouco despachado.
                                      A opel tam,bem ja tem ha mais de dez anos um 1.4 de 90 cavalos como o que comercializa no flex fuel, nao sei e se sera o mesmo

                                      Comentário


                                        #20
                                        O opel corsa flex fuel é uma excelente opção, os motores aspirados ecotec são muito fiáveis.

                                        So para teres uma ideia em termos de economia, o Gpl aqui em Coimbra está a cerca de 0.50€ o litro, normalmente atestar depois de acender a reserva são cerca de 32/35 l, o que fica por pouco mais de 17€ um depósito que dá para cerca de 400km.

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                                          #21
                                          a injeçao direta nos gasosas vai fazer com que o custo de manutençao para um diesel atenue ainda mais ! Pelo menos nos primeiros anos...

                                          Um carro que eu compraria para colocar a GPL seria um usado com poucos km e recente (com 12.000€ já se arranja) e depois colocar o GPL. Nissan Qasqai, Duster, entre outros que se dão bem com GPL.

                                          Depois existe um sistema de GPL que injeta oleo nas camaras ?? nunca percebi esse sistema...

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                                            #22
                                            Todos os sistemas de Gpl podem levar lubrificante. O problema são os carros com valvulas macias que não se dão nada bem com o Gpl e necessitam de lubrificante. Os bifuel de fábrica não sofrem desses problemas pois ja trazem válvulas duras, e outros melhoramentos para gpl tais como cabeça do motor e cabos de velas reforçados.

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                                              #23
                                              Tens que ter também em conta que um sistema gpl de fábrica ofereçe uma interação com o CB do carro no calculo de médias, nível combustível que os instalados a posterior não tem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tambem estou mais convencido para comprar um de fabrica. Estou alias practicamente convencido a comprar o Corsa flex fuel. Tenho corrido diversos stands estes ultimos dias. A oferta em GPL para a categoria B é pouca:
                                                - Punto de 70 cv
                                                - Sandero de 90 com motor 0.9 mas que so esta disponivel para o fim do ano, nao queria esperar tanto
                                                - Corsa flexfuel

                                                Tenho tambem procurado por diesel mas sem subir muito acima dos 16 000€ so achei:
                                                - O Punto por 15 500€ viatura de serviço com zero Kms - Infelizmente não gosto muito do Punto e após test drive nao fiquei muito agradado com o motor. Provavelmente é porque estou muito habituado à gasolina mas senti que o punto diesel de 85 cavalos respondia menos que o meu de 75 cavalos a gasolina.
                                                - O Sandero com motor 1.5Dci de 90 cavalos, Teria de fazer um test drive, mas tenho ouvido falar mal do Sandero em termos de ruidos e acabamentos , a estética do carro tambem nao me apela muito - ficaria em 14 820€
                                                -Diversos outros como citroen C3 etc que a estes preços teriam 70; 75 cavalos.

                                                Posto isto e visto que:
                                                - Pelas minhas contas o GPL compensa financeiramente em termos de combustivel em relação ao diesel.
                                                - O corsa flex fuel tem 90 cavalos e comporta-se como um motor a gasolina, o que eu aprecio.
                                                - Aprecio a estética do Corsa.
                                                - Só tenho ouvido falar bem dos flex fuel e dos motores que usam que apesar de nao serem dos novos turbinados e com injecçao directa foram modificados para responderem bem ao GPL e têm provas dadas.

                                                Estou prácticamente decidido a comprar o flex fuel.O unico incómodo que ainda sinto são os rumores que tneho ouvido que a centralina estaria codificade de modo a so deixar a manutençao do GPL ser feita na marca. Acho isso esquisito e duvidoso mas ainda assim ficaria mais descansado de o ver esclarecido.

                                                Edit: e ainda nao fiz test drive, nao existem carros a GPL matriculados para test dive, ainda nao sei como descalçar esta bota.
                                                Editado pela última vez por autobernardo; 12 August 2015, 11:45.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  se fosse eu era comprar um a gasolina novo ou com 1 ano e meter-lhe o GPL numa oficina com creditos no mercado..penso que um user aqui do forum fez isso com um panda e esta mais do que feliz

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Qual o preço q te fazem no flexfuel se quiseres dizer?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O Corsa, pelo menos no papel, parece uma excelente aposta. Resta saber como se comporta na realidade. Pessoalmente não consigo ir atrás de "números".

                                                      Já tive um negócio desfeito por causa disso: não me arranjaram um carro com o mesmo motor para test-drive. Era a gasolina e só tinham diesel. Ainda fui mal tratado pelo vendedor que me perguntou se achava razoável que eles tivessem carros a gasolina como carros de serviço/demonstração. Respondi-lhe que isso era lá com eles... nada comigo.

                                                      O corsa mesmo de tabela tem um bom preço, se isso for bem negociado deve ser bastante apelativo.

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                                                        #28
                                                        Bom preço? no configurador custa ~16k...o que para um segmento B parece-me muito!

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                                          se fosse eu era comprar um a gasolina novo ou com 1 ano e meter-lhe o GPL numa oficina com creditos no mercado..penso que um user aqui do forum fez isso com um panda e esta mais do que feliz
                                                          Boas.

                                                          E podes querer que será a melhor solução. Tens um leque de escolha mais abrangente entre modelos, versões e motores, quem mexe no sistema é um profissional que só faz isso e provavelmente à uns bons anos, os sistemas GPL abertos são bastante mais modernos que os sistemas que são montados em fábrica (injeção líquida de GPL por exemplo), e sabes que não terás problemas com revisões.

                                                          Já vi casos, basta ler no fórum autogás, de carros que tiveram que fazer viagens grandes a gasolina devido ao simples facto de a centralina de GPL estar codificada e só a marca o poder aceder. Acontece que a marca não repara os sistemas de GPL e teve que ser um mecânico dessa marca a levar o carro mais o computador da marca a um instalador para este resolver o problema.

                                                          Por outro lado, o carro a GPL de fábrica tem uma diferença de preço em relação à mesma versão a gasolina inferior ao que se paga por uma conversão... mas esse valor depois compensa nas manutenções e sobretudo na melhor tecnologia do sistema GPL aberto.

                                                          Dou por exemplo o preço do filtro de GPL, num instalador de renome custa €25, na FIAT esse mesmo filtro custa €79.

                                                          Perdes a integração com o CB do carro, que fica apenas a dar os consumos da gasolina, mas o comutador é tão pequeno que nem o notas...




                                                          Quanto ao caso do meu Panda... não existe esta versão nem este motor a GPL de fábrica. A conversão ficou-se pelos €1650, e em 35000km ficou paga. Quanto a consumos, o custo de uma utilização citadina é igual ao consumo oficial do mesmo carro a diesel...
                                                          Editado pela última vez por Panda4x4; 12 August 2015, 14:02.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                                            Bom preço? no configurador custa ~16k...o que para um segmento B parece-me muito!
                                                            É muito sim, concordo. Mas em termos económicos teremos de o comparar com um equivalente a Diesel... ora verifica lá quanto custa o Corsa CDTI...

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