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Compra de carro por volta de 500€ - Utilização citadina com poucos kms

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    Compra de carro por volta de 500€ - Utilização citadina com poucos kms

    Começando pelo formulário, apenas com as questões que importam para o caso:


    1. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Não existe um valor já definido, mas tendo em conta a utilização que irá ter pensou-se na marca psicológica dos 500€.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A ou B. Como forma a ter custos de manutenção e consumos reduzidos.
    3. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Muito raramente, mas é necessário ser de 4/5 lugares. 3 ou 5 portas é que é indiferente.
    4. Que quilometragem anual irá fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Baixa. Estimo que irão fazer entre 4 e 5.000kms anuais. O tempo que irá ficar vai depender de como se portar ou se houver alguma alteração profissional que exija um veículo superior.
    5. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Cidade pura no dia-a-dia e percursos curtos. De vez em quando irei pegar nele para lhe fazer uns kms de auto-estrada.
    6. Os consumos terão grande importância? Não propriamente, mas quanto mais baixo melhor. Daí cc's pequenas serem preferenciais, porque o andamento não é um requisito.



    Ora bem, explicando a situação. Ando a ajudar uma pessoa próxima na procura de um veículo simples e prático para uma utilização pouco intensiva. Irá servir como meio de recurso para deslocações no inverno, compras de maior quantidade ou deslocações em conjunto (3/4 pessoas) onde ter um carrilo é sempre mais prático e até económico.
    Quem o irá comprar utiliza no dia-a-dia os vários tipos de transportes públicos existentes no Porto e, por habitar numa zona bem fornecida de serviços muito próximos, não encontra grandes limitações para fazer a sua vida.

    Mas após alguma ponderação achou que um carrito para safar aquelas situações mais apertadas seria uma boa aposta. O orçamento é baixo, pensado por alto, para contar fazer uma boa manutenção inicial de forma a ter as coisas em ordem.

    Como é lógico nesta gama de valores não há esquisitice e o que conta é o melhor carro no estado geral, mas ainda assim o foco está em segmentos baixos para a probabilidade de encontrar um em melhor estado ser maior e a sua manutenção ser mais simples e barata (a par como o seguro também).


    Não ando muito por dentro do mundo "dos 500", mas uns carros que sempre tive como opções válidas foram: ax/saxo/106 1.1 (penso que nem vale a pena ponderar o 1.0, certo?), punto 55/75 e micra k11.



    Na vossa experiência, que modelos/motores recomendam para este caso?
    Editado pela última vez por bernardoR; 15 August 2015, 20:21.

    #2
    com 500€ não há milagres penso que com um http://www.standvirtual.com/carros/a...1-XR/P8455933/ fica desenrrascada, a manutenção é barata, econõmico, de resto um carro para idade que teem só para as voltinhas não se pode pedir muito...

    Comentário


      #3
      tens algumas opções aí na tua zona. podes ir vê-las, a manutenção é barata, ainda se arranjam peças novas da concorrência e os consumos não são muito diferentes. aliás, eu tenho 1 carro nessas condições. em meio ano fez-me 1200kms, ou seja, cerca de 200kms por mês. tirei-lhe o seguro durante pouco mais de meio ano e há dias fiz-lhe um novo, 75€ semestrais. praticamente não gastei dinheiro com ele em 3 anos. fez 8 mil (foi ao ribatejo e por lá andou 8 meses), fiz 4500kms no ano seguinte e no 3º ano que o tenho continua por cá, meio encostado. o seguro é do início do mês e fiz-lhe uns 25 kms desde então. é um zx de 92 e foi-me dado.

      cá ficam:

      http://olx.pt/anuncio/seat-ibiza-1-1...tml#087ca63d8c é pena ter só 45cv

      http://olx.pt/anuncio/skoda-felicia-...tml#087ca63d8c

      http://olx.pt/anuncio/skoda-felicia-...tml#087ca63d8c

      http://olx.pt/anuncio/hyundai-accent...tml#087ca63d8c

      http://olx.pt/anuncio/peugeot-106-13...tml#087ca63d8c

      http://olx.pt/anuncio/fiat-punto-1-2...tml#087ca63d8c talvez o melhor anúncio. a emnraiagem é barata, não é por aí. além disso é o punto II, muito mais fiável que o I. do ano 2000 andam a mais de 1000€ sem arranjos. só não sei se é o 1.2 de 60 ou 82cv, mas para ser o sport...


      outro que podes comprar será um zx como o meu, por 500/600€ ou então um clio II com alguma coisa para arranjar, de 98/99.

      http://olx.pt/anuncio/citron-zx-1-4-...tml#1cd2a4c1a4 não existiu nenhum SX. este é de 97, bem mais recente que o meu. se conseguires por 600€ ou 650€ com o registo, aproveita. por norma ele tem que dar garantia, não pedir 300€ por caixa e motor apenas, isso é ilegal. fica ao lado de espinho. podes tentar por telefone e se te agradar passas lá. em matosinhos há um a 850€ no olx, mas é stand mesmo a sério. não valem isso, mas pronto.

      estes dias (2, 3 dias atrás) andava em braga um zx de 91, o mais antigo de que tenho conhecimento, por 250€ e estava porreirinho. claro que já foi, não encontro o anúncio dele.

      estes ainda estão caros:

      http://olx.pt/anuncio/vendo-citoen-s...tml#fb39e73b32

      Comentário


        #4
        mal vi este tópico era para responder, mas pensei: deixa vir primeiro o caditonuno que deve ter algumas sugestões iguais ás minhas e poupa-me o trabalho, mas afinal só acertei em metade

        as minhas sugestões:

        http://www.custojusto.pt/braga/ligei...ax-ax-17173104
        http://www.custojusto.pt/vila-real/l...f-1-2-17153146
        http://www.custojusto.pt/porto/ligei...-0-ie-17135011
        http://www.custojusto.pt/porto/ligei...arato-15517652
        http://www.custojusto.pt/porto/ligei...00-xl-16983416

        Comentário


          #5
          O uno tem bom aspecto e manutençao barata.

          Comentário


            #6
            Curiosas estas pesquisas dos "500€"...

            Partilho um caso recente que acompanhei:

            Menina de 18 anos tira a carta e os pais querem dar lhe um carro para as deslocações de e para a faculdade, leia-se, do centro de Lisboa para MOnsanto e vice versa.

            Como é só para estas voltinhas não se vai gastar muito...

            Que sorte! Há um amigo de uma amiga que tem um namorado a vender um Fiesta a Gasóleo por 1500€, é de 99, só tem 170000kms e fizeram uma revisa há pouco tempo. Avança-se...

            Uns dois meses depois está a verter óleo, oficina com ele e... pasme-se, tem que fazer a revisão que não tinha sido feita.

            Entretanto, umas pastilhas e uns discos..

            ... Ahhhh e os pneus estão ressequidos...

            ... E ainda assim continua a mamar mais óleo do que gasóleo...

            ... E como eh uma ***** de carro e a condutora inexperiente, em menos de um ano espetou-se num choque em cadeia e foi perda total...

            Seguro só contra terceiros e ocupantes, saíram de um ano de experiência com o carro com menos uns 3000 e tal euros.

            Agora estão comoradores de algo mais recente e menos problemático.

            Resumindo, se não há dinheiro, não há carro...se há dinheiro, não deitem ao lixo porque o barato normalmente sai caríssimo...

            Comentário


              #7
              Ja comprei charutos ate por menos de 500 euros ( em leilão ) no entanto as vezes aparecem alguns achados na net , por exemplo puntos , zx , ou mesmo saxos , mas eu acho o que é dispendioso em sí não é carro , o caro é mantelo , gasolina carisima , seguro , selo , inspecção , e eventualmente alguma reparação ( o que podera ter sorte e só acontecer ao longo de algumas centenas de kms ) , concordo de quem tenha so mesmo o dinheiro contadinho para o carro , deva ir melhor de bicicleta ou transporte .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                mal vi este tópico era para responder, mas pensei: deixa vir primeiro o caditonuno que deve ter algumas sugestões iguais ás minhas e poupa-me o trabalho, mas afinal só acertei em metade

                as minhas sugestões:
                esses são todos velhos, os meus têm até 20 anos.
                agora brincando mas um pouco mais a sério, unos, corsas A e ax, golfs II, são todos projetos com cerca de 30 anos, até mais nos casos do uno e corsa. eu procurei carros de 95 para cima, em que o projeto fosse de 92/93/94, ou seja, carros com mais segurança e um pouco mais modernos. repara que não postei nenhum fiesta, mas se encontrasse um por 650€, que os há, de 96/97, seria outra opção válida.

                não sei se os 500€ são o teto máximo ou se podem dar mais 100 ou 150, mas caso possam, por vezes por mais 50 ou 75€ consegue-se um carro de 700/750 por 650 ou mesmo 600€. é uma questão de se procurar e não ir atrás do primeiro. agora uma coisa é certa, todos terão arranjos para fazer.


                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                Curiosas estas pesquisas dos "500€"...

                Partilho um caso recente que acompanhei:
                tem que se saber ver o que se quer, o que se está a comprar e o que há para fazer no carro. claro que mesmo gente que perceba um pouco de mecânica pode ser enganada, mas comprar algo com pneus ressequidos e discos a acabarem é uma questão de ser visto o carro numa oficina ou ver mais em pormenor. depois é nunca confiar em quem vende. a mudança de óleo e outra manutenção mais básica fazemo-la nós.

                o zx que me deram tinha o motor avariado. meteu-se um motor com menos 60 mil, vi-o eu. mudou-se a correia e filtros. a correia foi vista e parecia nova, o que depois se confirmou a 100% quando já tinha o carro. a única coisa que talvez tenha sido enganado foi o filtro de gasolina. o carro engasgava muito e deve ter sido só trocado óleo e filtro (ou acrescentado, às tantas, mas tinha óleo). é uma questão de se estar atento.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                  Curiosas estas pesquisas dos "500€"...

                  Partilho um caso recente que acompanhei:

                  Menina de 18 anos tira a carta e os pais querem dar lhe um carro para as deslocações de e para a faculdade, leia-se, do centro de Lisboa para MOnsanto e vice versa.

                  Como é só para estas voltinhas não se vai gastar muito...

                  Que sorte! Há um amigo de uma amiga que tem um namorado a vender um Fiesta a Gasóleo por 1500€, é de 99, só tem 170000kms e fizeram uma revisa há pouco tempo. Avança-se...

                  Uns dois meses depois está a verter óleo, oficina com ele e... pasme-se, tem que fazer a revisão que não tinha sido feita.

                  Entretanto, umas pastilhas e uns discos..

                  ... Ahhhh e os pneus estão ressequidos...

                  ... E ainda assim continua a mamar mais óleo do que gasóleo...

                  ... E como eh uma ***** de carro e a condutora inexperiente, em menos de um ano espetou-se num choque em cadeia e foi perda total...

                  Seguro só contra terceiros e ocupantes, saíram de um ano de experiência com o carro com menos uns 3000 e tal euros.

                  Agora estão comoradores de algo mais recente e menos problemático.

                  Resumindo, se não há dinheiro, não há carro...se há dinheiro, não deitem ao lixo porque o barato normalmente sai caríssimo...
                  Que raio de pensamento esse.....o que não falta por aí são carros do segmento B cujo valor comercial não passa os 500 euros e estão em relativo bom estado, a travar e a curvar correctamente.

                  O mais importante é a forma como estes carros foram tratados, porque a manutenção, pneus, peças de desgaste, etc, sai bem mais barato que carros mais modernos.

                  Claro que a segurança activa e passiva nada tem a ver com os dias de hoje, mas o lado bom é que quem conduz estes carros aprende a ter mais respeito pela estrada, pelo facto de saber que a electrónica não está lá para fazer milagres.
                  Também prefiro carros com mais segurança, mas pelo facto de ter começado com um carro antigo sem ABS nem nada, faz-me ter respeito pela estrada e não como alguns miudos de 20 anos que andam aí a pensar que são os reis da estrada porque nunca souberam o que é andar sem ajudas electrónicas.

                  Comentário


                    #10
                    Temos que procurar até encontrar algo que valha a pena.
                    Há muita coisa que vale a pena.

                    Comentário


                      #11
                      Em primeiro lugar, quem compra carros por 500 euros, que não espere que vai comprar um carro que não vai dar problemas, mais cedo ou mais tarde eles aparecem depende do trato que uma pessoa lhe vai dar.
                      Agora respondendo ao autor do tópico, eu por esses valores comprava um clio da 1° geração ( comprei um por esse valor à coisa de uns meses), o 1.2, que são de gastar pouco.
                      Aqui ficam alguns exemplos:
                      http://www.standvirtual.com/carros/a...Clio/P8478029/
                      http://www.standvirtual.com/carros/a...Clio/P8467101/
                      http://www.standvirtual.com/carros/a...2-RN/P8453477/
                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                        Curiosas estas pesquisas dos "500€"...

                        Partilho um caso recente que acompanhei:

                        Menina de 18 anos tira a carta e os pais querem dar lhe um carro para as deslocações de e para a faculdade, leia-se, do centro de Lisboa para MOnsanto e vice versa.

                        Como é só para estas voltinhas não se vai gastar muito...

                        Que sorte! Há um amigo de uma amiga que tem um namorado a vender um Fiesta a Gasóleo por 1500€, é de 99, só tem 170000kms e fizeram uma revisa há pouco tempo. Avança-se...

                        Uns dois meses depois está a verter óleo, oficina com ele e... pasme-se, tem que fazer a revisão que não tinha sido feita.

                        Entretanto, umas pastilhas e uns discos..

                        ... Ahhhh e os pneus estão ressequidos...

                        ... E ainda assim continua a mamar mais óleo do que gasóleo...

                        ... E como eh uma ***** de carro e a condutora inexperiente, em menos de um ano espetou-se num choque em cadeia e foi perda total...

                        Seguro só contra terceiros e ocupantes, saíram de um ano de experiência com o carro com menos uns 3000 e tal euros.

                        Agora estão comoradores de algo mais recente e menos problemático.

                        Resumindo, se não há dinheiro, não há carro...se há dinheiro, não deitem ao lixo porque o barato normalmente sai caríssimo...

                        Ah claro e temos de ser todos endinheirados para comprar bons carros, ou fazer aparências aos vizinhos, colegas trabalho ou assim.

                        O meu 1º carro foi um de 600€(fiesta mk3) e não fiquei arrependido, para o preço que dei, passava muitos BeMes, Audes, Mercedes quando estes estavam encostados á berma com capot aberto, e deixou-me saudades quando o despachei para ir buscar um 1.5 DCI(Megane) ao contrário do fiesta o megane foi problemas atrás problemas, até que despachei e ando com agora com 106 1.1.

                        Os carros antigos são a melhor escola depois de se ter a carta, não existe ajudas para nada, não existe ABS, embora se possa simular, não existe D.A, embora em andamento a direção fique leve. Airbags? O que é isso, só se for um balão

                        Por isso esse odio sobre carros antigos fica-te mal. E não existe electrónica a ajudar. E na conta da oficina sabe bem pagar tão pouco.


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Que raio de pensamento esse.....o que não falta por aí são carros do segmento B cujo valor comercial não passa os 500 euros e estão em relativo bom estado, a travar e a curvar correctamente.

                        O mais importante é a forma como estes carros foram tratados, porque a manutenção, pneus, peças de desgaste, etc, sai bem mais barato que carros mais modernos.

                        Claro que a segurança activa e passiva nada tem a ver com os dias de hoje, mas o lado bom é que quem conduz estes carros aprende a ter mais respeito pela estrada, pelo facto de saber que a electrónica não está lá para fazer milagres.
                        Também prefiro carros com mais segurança, mas pelo facto de ter começado com um carro antigo sem ABS nem nada, faz-me ter respeito pela estrada e não como alguns miudos de 20 anos que andam aí a pensar que são os reis da estrada porque nunca souberam o que é andar sem ajudas electrónicas.

                        Concordo plenamente contigo

                        Comentário


                          #13
                          Qual ódio a carros antigos... Passou ao lado o que quis dizer...

                          Obviamente que há boas oportunidades no mercado... Mas isso há a 500€ ou a 50000€... São chmadas as excepções!

                          Outra coisa que há que ter em conta é que há toneladas de gente que não percebe um boi de automóveis e ainda menos de mecânica. A escolha é decisao baseia se em questões de orçamento e estéticas.

                          Ou seja, uma coisa é alguém com alguns conhecimentos de mecânica e tempo e condições para muito DIY outra coisa foi o caso que vos relatei em que toda e qualquer intervenção leva se o carro ah oficina...

                          E nesse caso, as contas disparam porque um carro antigo/velho/rodado tem sempre uma enormissima probabilidade de dar chatices, é normal, natural e expectável.

                          Ser alguém que consegue fazer a revisão do carro em casa, ou se se avaria um vidro eléctrico tem conhecimentos e tempó para andar ah procura do material em sucatas e depois instala em casa... Isso fará toda a diferença, aliás ate há quem se divirta com esse tempo e actividades.

                          Se for este o caso da amiga do autor do tópico, força nisso, se não for... O meu conselho mantém se inalterável.

                          E para os que vêm está minha opinião como alguma forma de arrogância ou cagança, devo dizer que estão totalmente equivocados. Estou apenas a ser prático e a analisar na generalidade, se formos ver a excepções, todas as opiniões conseguem ser fundamentadas.

                          Comentário


                            #14
                            aqui está o melhor carro que se pode ter um seat marbela http://www.standvirtual.com/carros/a.../Fun/P8448255/
                            mais basico impossivel, manutenções baratissimas, a plataforma é partilhada com o fiat panda da mesma epoca, logo peças não faltam, e é pura mecanica, não tem nada electrico, que possa avariar... e economico ideal para as voltinhas não gasta quase nada...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                              aqui está o melhor carro que se pode ter um seat marbela http://www.standvirtual.com/carros/a.../Fun/P8448255/
                              mais basico impossivel, manutenções baratissimas, a plataforma é partilhada com o fiat panda da mesma epoca, logo peças não faltam, e é pura mecanica, não tem nada electrico, que possa avariar... e economico ideal para as voltinhas não gasta quase nada...
                              Sabes as médias disso? Pergunto apenas por curiosidade apenas. O carro deve ser levezito, 50cv... Deve fazer uns 3-4L? Ou será que é mais devido a ser algo antiguinho?

                              Comentário


                                #16
                                o marbela com o motor 900c.c. se fizer em cidade 3\4L ao 100km é muito, não gasta nada o motor é bastante economico ideial para andar nas voltinhas da cidade, tive um quando tirei a carta de 1987 até tive pena de desfazer dele... parecia que andava com os vapores...

                                as baixas medias devem-se ao carro ser muito levezinho, é carro para andar nas calmas...

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                  aqui está o melhor carro que se pode ter um seat marbela http://www.standvirtual.com/carros/a.../Fun/P8448255/
                                  mais basico impossivel, manutenções baratissimas, a plataforma é partilhada com o fiat panda da mesma epoca, logo peças não faltam, e é pura mecanica, não tem nada electrico, que possa avariar... e economico ideal para as voltinhas não gasta quase nada...
                                  Conheci uns quantos Marbella com 200 e muitos, 300 mil KM e mais até. Era salvo erro 1.0 a carburador. Mas eram máquinas de guerra, isso eram. Por fim lá ouve um ou outro que acabou com o motor partido/queimado mas até lá não deram praticamente problemas nenhuns.

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                                    #19
                                    Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                    o marbela com o motor 900c.c. se fizer em cidade 3\4L ao 100km é muito, não gasta nada o motor é bastante economico ideial para andar nas voltinhas da cidade, tive um quando tirei a carta de 1987 até tive pena de desfazer dele... parecia que andava com os vapores...

                                    as baixas medias devem-se ao carro ser muito levezinho, é carro para andar nas calmas...
                                    Oi ? 3 / 4 L em cidade ? Algo está errado nessas contas. Isso é consumos de Smart...CDI.

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                                      #20
                                      Marbellas que falas são 903.
                                      Mecânica FIAT 127.

                                      Gasta uns 6.

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                                        #21
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Oi ? 3 / 4 L em cidade ? Algo está errado nessas contas. Isso é consumos de Smart...CDI.
                                        não não estou enganado, sei bem que não fazia mais que isso, e comparar a um smart diesel com metade do tamanho e provavelmente quase o mesmo peso, pois o marbela era uma pena...

                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        Marbellas que falas são 903.
                                        Mecânica FIAT 127.

                                        Gasta uns 6.
                                        para ele gastar isso ou mais tinha-se andar a abrazar com ele, o carro não era carro para andar em estrada a mais de 90\100kmh, acima disso já parecia que se ia desintegrar, é um carro como disse citadino e muito cometido nos consumos pá epoca que era...
                                        Editado pela última vez por cyberweblink; 16 August 2015, 18:45.

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                                          #22
                                          está aqui vejam lá a media do marbela http://www.thecaryoudrive.com/pt/1513618f58a

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                                            #23
                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Curiosas estas pesquisas dos "500€"...

                                            Partilho um caso recente que acompanhei:

                                            Menina de 18 anos tira a carta e os pais querem dar lhe um carro para as deslocações de e para a faculdade, leia-se, do centro de Lisboa para MOnsanto e vice versa.

                                            Como é só para estas voltinhas não se vai gastar muito...

                                            Que sorte! Há um amigo de uma amiga que tem um namorado a vender um Fiesta a Gasóleo por 1500€, é de 99, só tem 170000kms e fizeram uma revisa há pouco tempo. Avança-se...

                                            Uns dois meses depois está a verter óleo, oficina com ele e... pasme-se, tem que fazer a revisão que não tinha sido feita.

                                            Entretanto, umas pastilhas e uns discos..

                                            ... Ahhhh e os pneus estão ressequidos...

                                            ... E ainda assim continua a mamar mais óleo do que gasóleo...

                                            ... E como eh uma ***** de carro e a condutora inexperiente, em menos de um ano espetou-se num choque em cadeia e foi perda total...

                                            Seguro só contra terceiros e ocupantes, saíram de um ano de experiência com o carro com menos uns 3000 e tal euros.

                                            Agora estão comoradores de algo mais recente e menos problemático.

                                            Resumindo, se não há dinheiro, não há carro...se há dinheiro, não deitem ao lixo porque o barato normalmente sai caríssimo...
                                            a partir de que quantia se pode comprar carros sem problemas? 10000, 15000?

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                                              #24
                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              a partir de que quantia se pode comprar carros sem problemas? 10000, 15000?
                                              Não existem carros sem problemas.

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                                                #25
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                a partir de que quantia se pode comprar carros sem problemas? 10000, 15000?

                                                Isso não existe...

                                                Agora o que pode existir é margem e capacidade para gerir os problemas...

                                                Quem só pode comprar um carro de 500€, arrisco me a dizer que roça a margem zero.

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                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                  está aqui vejam lá a media do marbela http://www.thecaryoudrive.com/pt/1513618f58a
                                                  No spritmonitor a média geral dos utilizadores é uns 6,5 portanto penso que se for na cidade nao deve fazer menos que isso.

                                                  http://www.spritmonitor.de/de/uebers...ml?powerunit=2

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                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                    aqui está o melhor carro que se pode ter um seat marbela http://www.standvirtual.com/carros/a.../Fun/P8448255/
                                                    mais basico impossivel, manutenções baratissimas, a plataforma é partilhada com o fiat panda da mesma epoca, logo peças não faltam, e é pura mecanica, não tem nada electrico, que possa avariar... e economico ideal para as voltinhas não gasta quase nada...
                                                    lembrei-me logo deste para rivalizar com o marbella e cá está ele.
                                                    conheço esse stand. digamos só que não são tipos a quem eu compraria um carro. já lá passou um R 19 ou 21 turbo a baixo preço, atenção!


                                                    Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                    o marbela com o motor 900c.c. se fizer em cidade 3\4L ao 100km é muito, não gasta nada o motor é bastante economico ideial para andar nas voltinhas da cidade, tive um quando tirei a carta de 1987 até tive pena de desfazer dele... parecia que andava com os vapores...

                                                    as baixas medias devem-se ao carro ser muito levezinho, é carro para andar nas calmas...
                                                    já agora, ele andava com o depósito cheio... de ar? enchias o depósito com o compressor de ar dos pneus das bombas? falou-se em 3/4lt e foste logo por aí. um carro de 900cc com uns 65nm, um motor dos anos 70 com esses 50cv SE NÃO TIVER MENOS e em cidade a gastar 3/4lt??? se ainda dissesses 5 ou 5,5 em condução mista, já 5 era exagero, agora em cidade...

                                                    o meu pai tinha um 127. se ele fosse tipo de fazer médias na altura em que o teve e ligasse alguma coisa a carros, até tinhas logo aqui um exemplo. assim sendo, deixo-me estar a apreciar esses 3/4lt imaginários...

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Ora bem, gostei do rumo que o tópico seguiu e agradeço bastante as sugestões que me indicaram!
                                                      Neste momento está-se na fase de abordagem ao mercado de usados, a ver o que há, fazer comparações entre alguns, ir pesquisando sobre outros para aprender mais sobre determinado carro e se vale ou não a pena.
                                                      Nos inícios portanto, e tudo sem pressa, que a necessidade como já indiquei não é muita.


                                                      Como forma a evitar ideias erradas, passo a explicar um pouco melhor a situação: o valor de 500€ foi uma marca psicológica que se decidiu como ponto de partida, para se ter uma referência e começar a fazer uma triagem. Outra razão foi a utilização pouco intensiva e necessidade do veículo, onde o objectivo é gastar o mínimo possível para ter algo decente e que sirva o fim.

                                                      Se valer a pena pode-se subir uma ou outra centena, mas como isso leva sempre a ir vendo mais acima e depois mais acima ainda, vamos tomar os 500 como fixos para não haver grande dispersão.
                                                      Tudo que são despesas fixas (seguro, selo, inspecção) e de manutenção/deslocamento já foi tudo posto em cima da mesa e calculado. O resultado é um valor suportável, e dentro dele já estão dadas algumas margens para os azares que podem vir escondidos.

                                                      A nível de manutenção, irá ser feita "em casa" por mim, a par do meu carro, o que baixa substancialmente o custo e dá maior abertura a optar por um veículo mais barato a precisar de uma boa revisão. Aliás, como pelo menos óleo, filtros, velas, liquido de refrigeração e mais umas coisas conto logo trocar para andar descasado e com as coisas direitas, vou andar atento a tudo que esteja em falta nos que vir para poder arranjar um bom negócio e assim depois ficar com a certeza que a manutenção é feita em termos, a horas e com material em condições.

                                                      E irei em paralelo ir dando uns toques para melhorar o carro naqueles problemas que não são importantes para a segurança/circulação, mas que permitem dar um melhor "ar" (peças interiores/plásticos estragados, limpeza em termos,...).



                                                      Basicamente é um carrito para poucos kms, simples de manter, fiável, (minimamente) económico e num estado razoável. O resto das qualidades são consideradas brinde

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Claríssimo Bernardo.

                                                        Boa compra ;)

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Eu fez dia 14 um mês que comprei um Micra abaixo desse tecto de valor, já fez mais de 2100kms e está de saúde.

                                                          Vivo num país que são mais baratos, aí seria mais caro de certeza mas aqui sofrem de corrosão e è este o único problema dele. Aí não teria destes problemas.

                                                          Um Ax, Uno, micra K10, startet e afins são carros fiáveis e de manutenção muito em conta, o 106 não sairia mal neste grupo mas tendo eu tido vários sei que trazem por vezes algumas surpresas que apesar de fáceis e baratas de resolver, são em maior número que no primo mais espartano Ax.

                                                          Um carro deste valor, gasto, antigo e manutenção por vezes low cost, o importante penso ser ver o estado da mecânica, suspensões e travões.

                                                          -Ver o carro por baixo (manchas de óleo, sinoblocos e ferrugens)
                                                          -Ver o estado dos pneus
                                                          -Ver se alguma roda tem algum desnível ou se encontra recuada
                                                          -Ver danos nas ilhargas na frente e no piso da bagageira atrás
                                                          -Ver o estado dos travões
                                                          -Ver se o carro aquece bem até onde tem que aquecer e se depois se mantém
                                                          -Ver o estado das luzes (infiltrações por exemplo)
                                                          -Ver se há cablagens mexidas


                                                          Depois uma pequena volta para ver se há estalos na suspensão a circular, se a direcção funciona correctamente, se o motor não soluça e tem força em baixos e médios regimes.

                                                          No meu caso, tive especial atenção à parte de baixo, reparei em dois pontos de ferrugem que facilmente se resolvem mas os usei para baixar o preço, reparei que o escape estava solto e com fuga (resolvi a primeira parte com 4€ e a segunda vai ser tratada com 32€) que usei para argumentar um preço mais baixo.
                                                          Tinha também o balão do radiador estalado mas como neste motor não aquece não traz problemas de circulação (29€ já o comprei e estou à espera de ter tempo para trocar e fazer logo uma muda do líquido)

                                                          Comprei o carro muito em conta e estou ainda hoje abaixo dos 500€, sendo que ele está muito melhor do que antes. Já tem antiferrujem por baixo também, anda bem, gasta 4.8-5.4 (6.3 num deposito sem cuidados e muita cidade), gastei pouco e estou super satisfeito.

                                                          Em janeiro vou com ele a Portugal sozinho para reviver os velhos tempos que viajava de 106.

                                                          Em Portugal devido ao valor que estes micras têm, optaria por um K10, também conhecido como Micra 1, mecânica idêntica, fiabilidade igual, segurança è a mesma (ou perto), design antigo mas por estes valores isso è pouco importante

                                                          Edit: o meu Micra tem 142800 no quadrante, sei no entanto que tem pelo menos o dobro, notei isso logo no momento da compra mas não me importa, até acho pena que não tenha lá um número de respeito! Teria comprado na mesma
                                                          Editado pela última vez por Twingo32v; 17 August 2015, 09:59.

                                                          Comentário

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