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Lavadela do motor à mangueirada

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    Lavadela do motor à mangueirada

    Saudações...

    Na sexta feira passada de manhã aproveitei para lavar o meu carro e no fim já com o motor a trabalhar, levantei o capot e "mandei-lhe uma mangueirada" no sentido de retirar alguma sujidade possível. Após a dita mangueirada deixei o motor a trabalhar mais uns 10 minutos por forma a "secar" a dita água. Depois disso já com o capot fechado fui arrumá-lo no local correspondente. No final do dia fui buscar o carro e regressei a casa. Perto de casa comecei a notar que o carro começou a soluçar quando o punha em ponto morto. Ontem (Sábado) tive a necessidade de me deslocar e o carro soluçava em mudanças baixas. Hoje ainda não peguei no carro (não tive necessidade)...

    Segundo li na Net cometi um erro colossal em dar a dita mangueirada no motor mas pergunto se essa água residual que terá ficado em algum componente eléctrico não seca entretanto, isto porque neste momento por razões de ordem financeira não posso ir ao Mecânico pedir uma opinião mais pormenorizada por forma a evitar problemas maiores e eventuais reparações...


    Desde já agradecendo eventuais sugestões (não batam muito)...



    #2
    Já foste... A mangueirada da forma que fizeste 100% de hipoteses de teres problemas!! Admira-me o carro pegar sequer...
    Hoje em dia estes carros cheios de electronica.... é a mesma coisa que lavares o PC a mangueirada...

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      #3
      Deste a mangueirada com o motor a trabalhar? Não me passa pela cabeça... Mas acho que vais ter de ir ao mecânico.

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        #4
        É importante saber onde colocar a água. Esta semana lavei dois motores e estão a andar.

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          #5
          eu fazia melhor abria as janelas encharva tudo de detergente e metia o carro no rio e esfregava, saia de lá ainda mais limpinho que de mangueirada, só que reboque...

          fica de emenda pá proxima estás quieto...

          Comentário


            #6
            Eu lavo os motores dos meus carros de vez em quando, mas nunca com o motor a trabalhar nem com o motor quente.
            Com o motor a trabalhar uma mangueirada no sitio errado pode aspirarar agua para o filtro.
            Com o motor demasiado quente pode haver choque termico e originar empenos...
            Felizmente nunca chatices com problemas electricos, no corsa A 1.0 era imperativo dar uma supradela na tampa do distribuidor mas tirando isso sem espigas.

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              #7
              A ideia do motor a trabalhar foi de um colega há uns anos atrás para evitar que o carro tivesse a dificuldade em pegar depois duma "lavadela" ainda que superficial mas já não me recordo se o tinha feito com este meu atual carro de 2000 (Space Star) ou se o teria feito no meu antiquíssimo Fiesta...

              Amanhã vou ver como a SS se porta...


              Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
              eu fazia melhor abria as janelas encharva tudo de detergente e metia o carro no rio e esfregava, saia de lá ainda mais limpinho que de mangueirada, só que reboque...

              fica de emenda pá proxima estás quieto...
              Não seria má ideia, talvez aí as manchas dos estofos que são de tecido finalmente seriam removidas...

              Comentário


                #8
                Já mandei lavar um motor a um profissional do detalhe, e também a pegar a 1x custou, fomos a ver, tinha entrada água para 1 das velas, pois o cabo não estava encaixado a 100%...

                Nada que um compressor de ar, não resolvesse...

                Mas se feito com os mínimos cuidados, não tem mal nenhum, aliás eu recomendo 1x por ano, fica logo com outro aspecto...

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    E se for por baixo, que cuidados há a ter?

                    Já tive mais que uma vez avisos na inspecção do motor estar sujo por baixo, penso que seja a babar-se de óleo.
                    Foi limpo por baixo, não por mim, e também no dia a seguir da limpeza soluçava um pouco mas depois ficou bem.
                    Editado pela última vez por Jonas69; 17 August 2015, 00:15.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ElectroescadaS Ver Post
                      A ideia do motor a trabalhar foi de um colega há uns anos atrás para evitar que o carro tivesse a dificuldade em pegar depois duma "lavadela" ainda que superficial mas já não me recordo se o tinha feito com este meu atual carro de 2000 (Space Star) ou se o teria feito no meu antiquíssimo Fiesta...

                      Amanhã vou ver como a SS se porta...




                      Não seria má ideia, talvez aí as manchas dos estofos que são de tecido finalmente seriam removidas...

                      Recomendas? Para q te interessa o aspecto do motor?

                      Comentário


                        #12
                        Vigiar fugas e poder usar luvas brancas para mexer no carro?

                        Comentário


                          #13
                          Aposto que nem se tapou Alternador, Bateria, Caixa de fusíveis... ainda por cima com o motor a trabalhar.

                          Erro grave que cometeste.

                          Comentário


                            #14
                            Agora é enfiar o carro numa estufa de pintura para secar ... e rezar que nao seja nada de grave.

                            Comentário


                              #15
                              Ou ir para a Amareleja uns dias

                              Comentário


                                #16
                                Sinceramente não consigo ver o problema.
                                Já lavei vários motores e nenhum deu problemas, e não, não andei com cuidado a ver isto e aquilo.
                                Aliás por vezes foram com a máquina de pressão.
                                Incluindo a mota.


                                Quanto ao choque de temperatura, não me parece que hoje em dia seja problema...

                                Comentário


                                  #17
                                  paulo é até ao dia, os carros quanto mais tralha electronica teem dentro do compartimento do motor, esses metedos de lavagem não são recomendados, pois há muita coisa exposta que não teem isolamento, o que pode levar a problemas, como está acontecer agora aqui ao user...

                                  por isso por até a data nunca tiveste azar não estás isento de algum dia via a ter, e muitas dores de cabeça para depois resolver o problema...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por essa ordem de ideias quando eu na Sexta Feira peguei no carro e conduzi até casa o carro por e simplesmente não deveria ter pegado correcto? O próprio aquecimento dentro do compartimento do motor deveria (em principio) secar algum componente. O que me fez espécie é que quando já estava perto e casa o carro começasse a soluçar quando já estava perto duma entrada numa rotunda e estar parado à espera para poder entrar na dita cuja e daí o soluçar. Como tenho o carro estacionado e e parado desde Sábado à tarde e ainda não precisei dele (estou de ferias por agora) quem sabe se o descanso e a temperatura ambiente não o seca mais um pouco. Claro que não o volto a dar-lhe a mangueirada "à balda". Fico-me por lavagens exteriores...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas, antes de mais é preciso saber que carro é. O problema difere do tipo de carro, combustível utilizado, tipo de injeção, etc...
                                      De resto, outra coisa me está a fazer confusão. Há quanto tempo o tinhas ligado quando deste a "mangueirada"?
                                      É que o choque térmico é de facto um grande problema e tanto ocorre em carros antigos como modernos. Se o carro estivesse a trabalhar já à temperatura ideal seria mau (muito mau!!) espetar-lhe com uma mangueirada de água.
                                      De qualquer forma, pelos vistos, o carro ainda anda, por isso menos mal...
                                      Pode-se lavar o motor de um carro. Não há problema nenhum mas existem cuidados a ter. Nunca apontes diretamente água para peças como o alternador, distribuidor ou outras de caráter elétrico. As conexões elétricas não têm problema desde que os isolamentos estejam bons e depois, nestes carros tipo TDI's, DCI's, etc, existe o problema dos sensores. Se o teu carro for desse tipo eu começaria por dar uma olhada no sensor de turbocompressão e no sensor de vácuo. É retirá-los dar umas abanadelas para ver se ficou água residente (isto acontece!!).
                                      Outra coisa, deixar secar com o aquecimento do motor não resolve a coisa por inteiro (explicação acima).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou farto de lavar os motores dos meus carros, e nunca tive problemas.

                                        Motor sempre a trabalhar e lavo nas lavagens auto jacto, tipo elefante, que a agua é quente.

                                        Claro que não mando agua para os componentes eléctricos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                          paulo é até ao dia, os carros quanto mais tralha electronica teem dentro do compartimento do motor, esses metedos de lavagem não são recomendados, pois há muita coisa exposta que não teem isolamento, o que pode levar a problemas, como está acontecer agora aqui ao user...

                                          por isso por até a data nunca tiveste azar não estás isento de algum dia via a ter, e muitas dores de cabeça para depois resolver o problema...
                                          Desde que não apontes directamente não vai fazer mal nenhum, se não não saiam com eles enquanto chove...
                                          Eles têm muita electrónica mas também vêm protegida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                            Desde que não apontes directamente não vai fazer mal nenhum, se não não saiam com eles enquanto chove...
                                            Eles têm muita electrónica mas também vêm protegida.
                                            mas quando vais a chuva não vais de capô aberto, e o isolamento envolvente é grande não permite que entre agua para motor, logo não é a mesma coisa que ir lavar o motor seja com que metedo for por mais cuidado que se tenha, os carros com as inovações cada vez são mais subsceptiveis a avarias quando são feitas essas limpezas se não se tomar os cuidados devidos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Duas possíveis causa...

                                              Filtro de ar ensopado em agua e quando secou obstrui-o a passagem de ar.
                                              Verifica o encaixe das velas se não tem passagem.
                                              Verifica

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                                                #24
                                                Pois eu não tinha referido o carro que eu tenho...

                                                Tenho uma Mitsubishi Space Star de 2000 a gasolina 1.3GLX. O motor do carro estava frio quando lhe dei a dita "mangueirada" ou seja, pus o carro a trabalhar antes do dito disparate. Tinha visto entretanto o filtro de ar e estava seco. A caixa de fusiveis tem tampa e também está tudo seco. O carro pega mas ao ralenti é que treme. Quanto ao encaixe das velas pois não sei como se faz...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é pá isso não deve ser nada de mais, logo é ires a oficina e explicares o sucedido, e eles logo veem... ao fim deste tempo todo se fosse algo prejudicial, estavas a pé, como o carro anda, apenas apresenta um rolantin incerto, pode-se ter lixado algo que tu não tens capacidade de analize, dai ter de intervir uma pessoa especialidade...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Deve ter água nas velas, ttira a protecção das velas ou os cabos e se tiver tira a água com o compressor

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas ainda continua? se não secou até agora tb não vai secar....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se verificaste filtro de ar, velas e fusíveis e o cabr@ao anda, mesmo soluçando... vai dar uma volta com ele, mas no prego! Se possível à hora de maior calor! Quando parares não o desligues logo, deixa-o mais 5 minutos a torrar!

                                                        Se nada disto resultar... mecânico, mas acredito que não seja necessário!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ficheiros anexados

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um colega meu tem um cordoba 1.6 e curiosamente após uma lavagem de motor o sensor da cambota pifou se foi coincidência nao sei.

                                                            Comentário

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