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Eletrónica marada!!

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    Eletrónica marada!!

    Olá pessoal, já não passo por aqui à muito...
    Tenho um problema que gostava de partilhar convosco e saber a vossa opinião.
    A história é comprida por isso vou tentar abreviar:
    Há uns meses o meu Corolla (Star Van E11 1.9 D PUG) queimou a junta da cabeça e tive que decidir se arranjava a cabeça ou trocava o motor.
    Acabei por decidir que com este triste acontecimento colocaria um ponto final no fraco desempenho do motor, por isso, optei por mudar para uma unidade 1.9 TD também de origem PSA porque acho-os bastante fiáveis e bons de manter além de que o preço de aquisição de um usado com garantia era favorável.
    Passadas umas semanas comecei a montagem que foi relativamente fácil mas lá ficou tudo no sítio.
    Agora tendo começado os testes deparo-me com dois problemas: 1) O motor roda mas não há combustível a sair da bomba injectora; 2) Quando tiro a chave da ignição, a luz avisadora do nível do óleo acende-se e o indicador da temperatura fica no máximo.
    Em relação ao primeiro problema acreditei que a bomba estaria bloqueada por falta de uso, por isso, como entendia mais ou menos da "matéria" resolvi abrir a bomba e corrigir o problema. Limpei tudo, tive que tirar imensos restos de combustível queimado de vários pontos da bomba (combustível de má qualidade) e todas as peças foram cuidadosamente tratadas. Tudo foi lubrificado com gasóleo e colocado um jogo de juntas novas (essencial!!) mas... fiquei na mesma.
    Em relação ao segundo problema, acredito que seja uma massa qualquer por colocar mas já esgotei as opções e francamente não estou a ver. O carro tinha centralina mas retirei porque só servia para controlar a bomba injectora que tinha antes (esta é uma Bosch VER445 - mecânica).
    Liguei tudo como deve ser: sensor da posição da cambota, sensores de temperatura ao termostáto e ao radiador, sensor de velocidade (VSS) à caixa de velocidades, etc... Ficou desligado o conetor de MAF e EGR porque este motor não tem.
    Desculpem a extensão e agradecia se alguém me pudesse ajudar...

    #2
    Originalmente Colocado por machsantos Ver Post
    Olá pessoal, já não passo por aqui à muito...
    Tenho um problema que gostava de partilhar convosco e saber a vossa opinião.
    A história é comprida por isso vou tentar abreviar:
    Há uns meses o meu Corolla (Star Van E11 1.9 D PUG) queimou a junta da cabeça e tive que decidir se arranjava a cabeça ou trocava o motor.
    Acabei por decidir que com este triste acontecimento colocaria um ponto final no fraco desempenho do motor, por isso, optei por mudar para uma unidade 1.9 TD também de origem PSA porque acho-os bastante fiáveis e bons de manter além de que o preço de aquisição de um usado com garantia era favorável.

    Passadas umas semanas comecei a montagem que foi relativamente fácil mas lá ficou tudo no sítio.
    Agora tendo começado os testes deparo-me com dois problemas: 1) O motor roda mas não há combustível a sair da bomba injectora; 2) Quando tiro a chave da ignição, a luz avisadora do nível do óleo acende-se e o indicador da temperatura fica no máximo.

    Em relação ao primeiro problema acreditei que a bomba estaria bloqueada por falta de uso, por isso, como entendia mais ou menos da "matéria" resolvi abrir a bomba e corrigir o problema. Limpei tudo, tive que tirar imensos restos de combustível queimado de vários pontos da bomba (combustível de má qualidade) e todas as peças foram cuidadosamente tratadas. Tudo foi lubrificado com gasóleo e colocado um jogo de juntas novas (essencial!!) mas... fiquei na mesma.

    Em relação ao segundo problema, acredito que seja uma massa qualquer por colocar mas já esgotei as opções e francamente não estou a ver. O carro tinha centralina mas retirei porque só servia para controlar a bomba injectora que tinha antes (esta é uma Bosch VER445 - mecânica).
    Liguei tudo como deve ser: sensor da posição da cambota, sensores de temperatura ao termostáto e ao radiador, sensor de velocidade (VSS) à caixa de velocidades, etc... Ficou desligado o conetor de MAF e EGR porque este motor não tem.
    Desculpem a extensão e agradecia se alguém me pudesse ajudar...
    A ECU pertence ao motor que instalaste? Existe imobilizador? O painel de instrumentos é compatível ou tem que casar com a centralina?

    A luz da pressão de óleo pode acender se tiveres a rodar o motor varias vezes sem pegar.

    Existe compressão nos cilindros desse motor? O motor está a ponto?

    Comentário


      #3
      Olá e obrigado pela resposta.
      A ECU pertence ao motor descartado;
      Existe imobilizador (na bomba injetora descartada);
      O painel de instrumentos é o mesmo;
      A compressão não foi analisada ao pormenor mas sente-se o expirar regular conforme o motor tenta pegar (porque o escape ainda está fora... tem que ser feita adaptação artesanal ao turbo);
      A luz de óleo acende mal se tire a chave da ignição ou meramente se passe à posição OFF bem como o ponteiro da temperatura do motor sobe até ao máximo, mesmo que não se tente ligar o carro;
      O motor está a ponto. Embora não seja especialista fiz eu mesmo a distribuição e verifiquei cuidadosamente posição da cames, volante motor e bomba injetora (pontos de bloqueio). estava tudo certo. A tensão também está correta (foi verificada por um amigo mecânico meu).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por machsantos Ver Post
        Olá e obrigado pela resposta.
        A ECU pertence ao motor descartado;
        Existe imobilizador (na bomba injetora descartada);
        O painel de instrumentos é o mesmo;
        A compressão não foi analisada ao pormenor mas sente-se o expirar regular conforme o motor tenta pegar (porque o escape ainda está fora... tem que ser feita adaptação artesanal ao turbo);
        A luz de óleo acende mal se tire a chave da ignição ou meramente se passe à posição OFF bem como o ponteiro da temperatura do motor sobe até ao máximo, mesmo que não se tente ligar o carro;
        O motor está a ponto. Embora não seja especialista fiz eu mesmo a distribuição e verifiquei cuidadosamente posição da cames, volante motor e bomba injetora (pontos de bloqueio). estava tudo certo. A tensão também está correta (foi verificada por um amigo mecânico meu).

        A ECU pertence a que motor descartado? Ao que foi descartado do teu ou que foi descartado do outro?

        Motor a rodar e não mexer no nivel do gasoleo suponho que esteja relacionado a injecção. Algum sensor que influencie a injecção ou ECU.

        A ECU tem que pertencer ao motor que foi instalado.

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          #5
          A ECU pertence ao motor que eu tinha no carro e foi descartado. O motor que entrou (D8A) é controlado pela bomba que está instalada e é mecânica. A única coisa que a bomba tem é um sensor de bloqueio de combustível e que já foi verificado estar a atuar corretamente, ou seja, está a permitir a passagem de combustível. Tem um "live wire" direto à alimentação da posição START da chave, ou seja, quando e roda para START (mesmo sem por o motor a trabalhar) o sensor é energizado a 12V e permite a passagem de combustível.

          Comentário


            #6
            Já experimentaste pegar de empurrão ou pegar de encosto só para despistar? Já experimentaste ver se pelo menos um injector debitava gasóleo?

            O sensor de posição da cambota nestes motores controla a injecção ou é só leitura de rpms?

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