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500X Multiair ou auris 1.2X

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    500X Multiair ou auris 1.2X

    Bom dia!
    Eu ando a ver se troco o meu 320d que me anda a chatear e já tem mtos km(pelo menos para mim).
    O meu orçamento fica-se pelos 23-25 k€.
    Tenho andado a olhar para estes dois modelos, o 500x 1.4 e o auris 1.2T, mas também para o auris 1.8 hsd.
    A minha utilização diária é de apenas 2km para cada lado, podendo num futuro de 2 anos vir a ser mais, mas nunca mais de 30 km para cada lado. Ou seja faço no máximo 20mil km por ano.
    Com estes 2 km diários, se escolher um diesel, vou dar cabo dele, daí er optado por gasolina.
    Gosto do 500X, mas acho o auris 1.2t ou o hsd, a escolha mais racional e económica! o 1.2T dizem que faz 6l/100 em cidade e o 500X 8-9l/100. Mas o 500X tem mais pinta e o auris muito mais fiabilidade (não só de motor como de electrónica e outros componentes).

    Qual a vossa opinião?
    500X - bonito, suv, performante (0-100=9.5s) mas gastador e ficar com os problemas fiat (se bem que é coisa do passado, julgo)

    Auris - económico, prático, racional, fiabilidade, mas sem pinta e amorfo(quando comparado com o 500X)?

    Estou receptivo a outras sugestões!
    Desde já o meu obrigado.

    PS: Até ao final da semana vou experimentar os auris e o 500X 1.6 gasóleo (não têm otto para experimentar).

    #2
    Originalmente Colocado por marques35 Ver Post

    Gosto do 500X, mas acho o auris 1.2t ou o hsd, a escolha mais racional e económica! o 1.2T dizem que faz 6l/100 em cidade e o 500X 8-9l/100. Mas o 500X tem mais pinta e o auris muito mais fiabilidade (não só de motor como de electrónica e outros componentes).
    Gosto destas verdades .

    Confesso que não sei qual escolhia, mas acho que nenhum pois prefiro outros modelos.

    O melhor será testares ambos e tentares perceber de qual gostas mais em estrada e qual faz mais sentido para a tua utilização.

    Comentário


      #3
      O 1.2 Toyota ainda agora saiu e já é muito mais fiável que um motor que não tem problemas crônicos conhecidos!
      Vai para o toyota, pois tens a conversa típica dos proprietários de carros japoneses.

      Comentário


        #4
        A Toyota está farta de fazer recalls dos seus carros. A fiabilidade da marca está muito abalada.
        Os problemas Fiat são mesmo coisas do passado mas se queres melhor feedback sobre esse vai á secção dos diários de bordo aqui do forum e pede feedback sobre o carro lá.

        Qualquer SUV que adquiras vai sempre consumir mais que um modelo equivalente do mesmo segmento. Além disso o 500X é um SUV do segmento B e o Auris um carro de segmento C.

        Se fosse a ti decidia-me primeiro melhor pelo que queria. No segmento C arranjas melhores escolhas (financeiramente) e em motorizações e nos SUVs compactos a escolha também abunda. Por exemplo o Focus 1.0 de 125cv é uma escolha interessante e económica além de muitas outras. Não sei se o Astra 1.4 Bifuel (GPL e gasolina) ainda cabe dentro desse orçamento.

        Comentário


          #5
          porque não um Jeep renegade 1.4 multiair ? em vez do 500x !

          Comentário


            #6
            Motor acabado de sair e tem mais fiabilidade tá boa essa

            Comentário


              #7
              Eu acho que o 500x é o actual segmento C da FIAT.
              Tem tamanho disso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                A Toyota está farta de fazer recalls dos seus carros. A fiabilidade da marca está muito abalada.
                Os problemas Fiat são mesmo coisas do passado mas se queres melhor feedback sobre esse vai á secção dos diários de bordo aqui do forum e pede feedback sobre o carro lá.

                Qualquer SUV que adquiras vai sempre consumir mais que um modelo equivalente do mesmo segmento. Além disso o 500X é um SUV do segmento B e o Auris um carro de segmento C.

                Se fosse a ti decidia-me primeiro melhor pelo que queria. No segmento C arranjas melhores escolhas (financeiramente) e em motorizações e nos SUVs compactos a escolha também abunda. Por exemplo o Focus 1.0 de 125cv é uma escolha interessante e económica além de muitas outras. Não sei se o Astra 1.4 Bifuel (GPL e gasolina) ainda cabe dentro desse orçamento.
                Os recalls não são de motores.
                Não vejo a fiabilidade abalada.

                Não se pode falar em ser mais fiável, mas é um bom motor que tem tido muito boas reviews. Parece-me que vai ser o melhor da "classe".
                Quanto ás tuas escolhas, tenta testar cada um deles e mais alguns.
                Já andei com um carro com o 1.8HSD o Lexus CT200H, gostei, estou mal habituado a caixas CVT e carros hibridos e por isso de inicio achei estranho, no entanto o motor é engraçado e para tão poucos Km é o ideal depois de habituado não queres outra coisa.
                Também já conduzi o novo Auris, mas tinha o novo 1.6d4d, confirma-se, este restyling está bem melhor, e com estes novos motores a gasolina e diesel, passam a ser uma opção bastante válida.
                O Auris tem uma boa condução, com um chassis também muito bom, uma caixa á japonesa, está bem feito.
                Portanto, entre esses 2 seria o Auris sem dúvida, mas não pela fiabilidade, ainda é cedo para o 1.2T, mas é cedo para nós, porque este motor já deverá ter uns milhares de testes e outras tantas centenas de milhar sem problemas.

                Não sei se consegues em termos de preço, mas o CT200H também é uma boa opção, com a vantagem de ter ainda melhores interiores.

                Pessoalmente não consigo gostar do 500X, nem do L, quer dizer, só não desgosto do 500 normal.
                Diria que há melhores ou tão boas opções noutras marcas, falo do 308 1.2THP e do Astra 1.4T ou o Bifuel com o mesmo motor, o Focus 1.0EB...
                Editado pela última vez por paulo14; 18 August 2015, 11:48.

                Comentário


                  #9
                  Eu gosto muito do 500X mas acho que não tem nada a ver com o Auris. Um é segmento B outro segmento C. Quanto muito comparava o Auris com o Qashqai.
                  A ver com o Auris é o Focus, 308, Astra, Golf, Nissan Pulsar, Ceed, i30, Leon, etc... Acho que existem várias escolhas melhores que o Toyota.
                  Mas isto também depende dos gostos pessoais e ofertas que são feitas.

                  Comentário


                    #10
                    O Toyota é um carro muito competente, e esse motor tem-se mostrado muito económico. Parece-me ser uma das escolhas mais racionais do segmento.
                    Quanto a fiabilidade do motor, ainda é cedo para tirar ilações, mas até agora, ainda não ouvi motivos de queixa.
                    Aconselho!

                    Comentário


                      #11
                      Continua a parecer que muita gente não conhece os 500x.

                      Vamos lá dar um exemplo de segmento C que é fácil de comparar, o 500x é ligeiramente maior do que um Golf VII actual.
                      Para não falar na volumetria e altura.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                        porque não um Jeep renegade 1.4 multiair ? em vez do 500x !
                        Opção bastante tentadora.
                        Eu próprio não estou certo por qual optava desses dois, que partilham mecanicas.

                        É uma pena o Renegade não ter o botão Sport e o gráfico das forças G.
                        Tem outros pormenores, como o Atlas e o Red Line de lama.

                        Comentário


                          #13
                          Eu como não aprecio SUVS a escolha era facil..
                          Relativamente a motores (tenho o 1.8 HSD) mas para viagens de 2km so te vale a pena se esse percurso não tiver muitas subidas... Caso contrario não tiras partido do motor.
                          Quando tenho dias de viagens desse estilo (Muito Curtas), estando habituado ao carro ja consigo fazer medias perto dos 4,5 em tempo ameno com cuidados no acelarador (Carregar mais em alguns pontos para ligar o motor e menos noutra...). Inverno com temperaturas perto do zero, em viagens de 2km ja faz 5,5... Se não gerir bem acelarador (vai para 6 e pouco)... isto porque as vezes mais vale carregar mais no acelarador do que esgotar as baterias e ficar com o motor ligado para carregar.

                          Carro puro a gasolina não faço ideia como se portaria. Acho o 1.2T um bocado caro face ao 1.8HSD mas poderá ser uma boa escolha..

                          Comentário


                            #14
                            Atualmente os "problemas" já nada têm que ver com os conhecidos dos carros da marca de antigamente. Eu arrisco-me a dizer que estarão entre os carros mais fiáveis do mercado.
                            Continuam é a ser carros frágeis, com peças de pouca qualidade. Mas creio que a série 500 é um caso à parte.. é quase uma marca dentro de outra

                            Neste caso ia para o 500x, apenas e só pelo aspeto e pelo conceito diferente

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                              Continua a parecer que muita gente não conhece os 500x.

                              Vamos lá dar um exemplo de segmento C que é fácil de comparar, o 500x é ligeiramente maior do que um Golf VII actual.
                              Para não falar na volumetria e altura.
                              Eu conheço o 500X mas a Fiat posiciona-o como um SUV compacto e competidor do Juke, Mokka, 2008 e Captur. Logo SUV de segmento B.
                              Lá porque tem dimensões generosas para o segmento B não deixa de pertencer ao mesmo.
                              Segundo essa tua linha de raciocínio o Skoda Superb é concorrente do Mercedes Classe E e do BMW Série 5.

                              Comentário


                                #16
                                Também ia ver um Honda Civic 1.4 gasolina.

                                Motor atmofesférico, sem turbos, com consumos interessantes e bastante espaço. E se calhar ainda poupas dinheiro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                  Eu conheço o 500X mas a Fiat posiciona-o como um SUV compacto e competidor do Juke, Mokka, 2008 e Captur. Logo SUV de segmento B.
                                  Lá porque tem dimensões generosas para o segmento B não deixa de pertencer ao mesmo.
                                  Segundo essa tua linha de raciocínio o Skoda Superb é concorrente do Mercedes Classe E e do BMW Série 5.
                                  Não é a FIAT.
                                  Isso não é um artigo da FIAT.
                                  E nessa segmentação um B-SUV não é um B.

                                  Achas que um 500x é como um Punto, Corsa, Clio?
                                  Se estiveres num 500x estás em semelhança é com Giulietta.

                                  Depois historicamente tens explicações para varias coisas, como por exemplo para os produtos Skoda,
                                  Lançados com características morfológicas acima do segmento real, usando tecnologia e base de órgãos do grupo VW já existentes.
                                  Assim acontece de forma clara com o Octavia, que sendo um C apresenta algumas características dos D.
                                  Já estudando a história da FIAT não faltam exemplos é de veículos recordistas de espaço no seu segmento, não é o caso do 500x, em termos práticos houve vários FIAT B que apareceram como o carro B mais espaçoso do mercado, nivelado com o que havia no segmento acima.

                                  Posto isto é porque já andei com os carros, no momento a FIAT não tem uma gama convencional e o 500x esta a fazer o papel do Bravo, tendo dimensões semelhantes, mas de uma forma mais chic se quiseres.
                                  Os 500 L já são o Mono volume pequeno.

                                  Tens pois grandes diferenças do X para o L, na condução por exemplo.
                                  O X é como um carro tradicional e o L próximo de um Comercial, se bem que surpreendente confortável. De olhos fechados muitos apostariam num veículo Francês.
                                  Editado pela última vez por gtabarth; 18 August 2015, 15:31.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Não é a FIAT.
                                    Isso não é um artigo da FIAT.
                                    E nessa segmentação um B-SUV não é um B..
                                    É um suv baseado no segmento B. Apenas e somente..
                                    Então baseado na Fiat é o que? um C? um C-SUV?
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Achas que um 500x é como um Punto, Corsa, Clio?
                                    Se estiveres num 500x estás em semelhança é com Giulietta.
                                    O 500X pode ser maior que alguns dos concorrentes (Captur, Juke...) mas é mais pequeno que os suvs do segmento C ex QQ.
                                    Já comparado com outros B-SUV parece-me bastante equivalente (Moka, CX3).
                                    São B-Suv porque são baseados em plataforma destinada a segmento B.
                                    O Octavia como ja disseram, ate poderia ter tamanho de um segmento D, mas não o é.. Nem que seja pela distancia entre eixos, largura etc... mas é o que é.

                                    Um 500X não é um clio, mas pouco mais é que o "clio suv" ou seja, que o captur.

                                    Nao vais comparar com o Giulietta, nao faz sentido. Não ha nenhum segmento D hatchback que conheça (dantes havia o opel signum), caso contrario pegavas o QQ e tambem dizias que era um segmento D porque era mais comparavel ao signum do que ao astra.

                                    Para mim é como pegares num clio SW e dizeres que não é um segmento B... ou num segmento B sedan..


                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Depois historicamente tens explicações para varias coisas, como por exemplo para os produtos Skoda,
                                    Lançados com características morfológicas acima do segmento real, usando tecnologia e base de órgãos do grupo VW já existentes.
                                    Assim acontece de forma clara com o Octavia, que sendo um C apresenta algumas características dos D.
                                    .
                                    Ja li em tempos que o objetivo da skoda era a medio prazo passar o Superb para segmento E (Nao sei se faz sentido) e o Octavia para D. Por essa razão ha o Fabia e o Rapid no segmento B.. Sendo que o Rapid é um B com objetivo de competir com os C...
                                    Essa passagem seria com novos modelos e nao apenas com mudança de titulo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Fiat 500X não substitui o Bravo nem tem semelhança com o Giulietta. Para isso já tens o Aegea á porta.
                                      Por enquanto o 500X desenrasca nesse campo porque a Fiat tem uma gama totalmente delapidada. Se tens dúvidas que é um crossover compacto vai aos sites da Fiat ou procura no tópico da Fiat.

                                      Tal como dizes: um B-SUV não é um B. Mas um B-SUV não é um C! E se achas que sim estás bem enganado.

                                      Se fores ao tópico da Fiat tens lá o plano de lançamentos da Fiat onde dizem que o sucessor do Linea será lançado em Novembro e o novo hatch e sedan no principio de 2016. Até lá não tens sucessor do Bravo. E acho que é bem fácil de perceber as diferenças entre um 500X e um Bravo.
                                      Senão tanto eu como meia Europa e todos os jornalistas de revistas automóveis somos burros porque deviamos comparar o 500X com o Golf e não com o Captur ou o Juke (ou o novo Mazda CX-3).

                                      Pode ter dimensões semelhantes mas isso é porque tem carroçaria de SUV e porque os modelos têm tendência a crescer em habitabilidade em novas gerações. E o Giulietta não era própriamente conhecido pelas dimensões avantajadas. O Qashqai também é maior que um Golf e não é considerado um carro de segmento D.

                                      O 500X é um SUV compacto e compete com os outros SUVs compactos que estão em dimensões abaixo de um Qashqai ou de um Kadjar e que não têm nada a ver com os modelos de segmento C como o Auris.

                                      O 500X tem como concorrentes directos crossovers derivados de carros de segmento B como o Renault Captur que é derivado do Clio e o Opel Mokka que é derivado do Corsa. É assim ou não é?

                                      Comentário


                                        #20
                                        E vais deixar a BMW? O que os vizinhos irão pensar?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Porque não um F20 116i LCI com alguns opcionais? Provavelmente ainda conseguiria um bom desconto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho a minha opinião e está explicada no post #17.

                                            E sim, o interior do 500x é próximo é do Giulietta.
                                            O que não quer dizer que sejam concorrentes, pois o 500x é um Crossover.
                                            É mas na prática está a fazer de Bravo.

                                            Contínuo com a ideia que a maioria das pessoas tem no subconsciente que é 500 é pequeno.
                                            E a gama X e L são veículos enormes.

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                                              #23
                                              Quanto à comparação com Auris: basta experimentar e não haverá qualquer dúvida, pois são veículos completa diferentes.
                                              Ou se prefere A ou B.

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Gosto destas verdades . Confesso que não sei qual escolhia, mas acho que nenhum pois prefiro outros modelos. O melhor será testares ambos e tentares perceber de qual gostas mais em estrada e qual faz mais sentido para a tua utilização."

                                                Ok, fui abusivo quando falei muito mais fiabilidade. Queria referir ao facto de ter tido já 5 toyotas corollas que nunca deram problemas e estou no meu 6º (não toyota) e com todos tive problemas (os chamados crónicos das marcas). Mas enfim, eu não conheço a realidade toyota, desde 2007, aquando tive o ultimo toyota, por isso volto atrás e digo boa fiabilidade em vez de muito mais.
                                                Editado pela última vez por marques35; 19 August 2015, 06:37.

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                                                  #25
                                                  .........

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                    porque não um Jeep renegade 1.4 multiair ? em vez do 500x !
                                                    Também está na minha lista, mas na da minha esposa, "nem pensar"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      Também ia ver um Honda Civic 1.4 gasolina.

                                                      Motor atmofesférico, sem turbos, com consumos interessantes e bastante espaço. E se calhar ainda poupas dinheiro.
                                                      Já tentei! Fui 2 vezes ao stand de Leiria e estive lá mais de 20 minutos sem ser atendido e eu via os vendedores no andar de cima em "reunião"!
                                                      "Gostam de vender!!" digo eu!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                        O 1.2 Toyota ainda agora saiu e já é muito mais fiável que um motor que não tem problemas crônicos conhecidos!
                                                        Vai para o toyota, pois tens a conversa típica dos proprietários de carros japoneses.

                                                        Muito obrigado pela resposta bastante fundamentada e construtiva! Vou ponderar e se calhar vou mesmo seguir o seu conselho!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                          Eu como não aprecio SUVS a escolha era facil..
                                                          Relativamente a motores (tenho o 1.8 HSD) mas para viagens de 2km so te vale a pena se esse percurso não tiver muitas subidas... Caso contrario não tiras partido do motor.
                                                          Quando tenho dias de viagens desse estilo (Muito Curtas), estando habituado ao carro ja consigo fazer medias perto dos 4,5 em tempo ameno com cuidados no acelarador (Carregar mais em alguns pontos para ligar o motor e menos noutra...). Inverno com temperaturas perto do zero, em viagens de 2km ja faz 5,5... Se não gerir bem acelarador (vai para 6 e pouco)... isto porque as vezes mais vale carregar mais no acelarador do que esgotar as baterias e ficar com o motor ligado para carregar.

                                                          Carro puro a gasolina não faço ideia como se portaria. Acho o 1.2T um bocado caro face ao 1.8HSD mas poderá ser uma boa escolha..

                                                          Sim, mas a diferença ainda se situa nos 2500€! Mas realmente ao analisar as performances, concordo pelnamente!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por marques35 Ver Post
                                                            "Gosto destas verdades . Confesso que não sei qual escolhia, mas acho que nenhum pois prefiro outros modelos. O melhor será testares ambos e tentares perceber de qual gostas mais em estrada e qual faz mais sentido para a tua utilização."

                                                            Ok, fui abusivo quando falei muito mais fiabilidade. Queria referir ao facto de ter tido já 5 toyotas corollas que nunca deram problemas e estou no meu 6º (não toyota) e com todos tive problemas (os chamados crónicos das marcas). Mas enfim, eu não conheço a realidade toyota, desde 2007, aquando tive o ultimo toyota, por isso volto atrás e digo boa fiabilidade em vez de muito mais.
                                                            Não foste abusivo. Apenas é comum as pessoas fazerem isso.
                                                            Do tipo: "Opel é muito bom que eu tive um corsa B de 95 e durou imenso!". O que era no passado pode não ser agora tal como podes ter o 1.2T na toyota e dar problemas e o 1.4D4d não dar nenhum e o mesmo se passa no 500X.

                                                            Tenho ideia que o 500X é um modelo equivalente ao segmento B. É mais pequeno que concorrencia do C embora a fiat o possa querer ali num limbo entre o B e o C.

                                                            Já viste o Focus 1.0? O megane 1.2TCe 115 ou 130cv?

                                                            Comentário

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