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[AJUDA Filtro de partículas Ford Focus 2008... Outra vez

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    [AJUDA Filtro de partículas Ford Focus 2008... Outra vez

    Boa tarde Pessoal,

    tenho uma questão:

    O Meu ford focus de 2008 (1.6TDCi 109cv, comprado há 6 meses) tá a dar barraca outra vez com o filtro de partículas. Mandei-o para a garantia. Tive a ler o manual do carro e diz para fazer a regeneração do filtro de partículas durante meia hora em velocidade constante, baixa mudança e alta rotação. O que entendem por isto? Meter o carro na auto estrada com o cruise control em 4ª às 3000 rotações chega? Outra coisa: Eu não sei quando devo fazer a regeneração, ninguém me explicou e quero evitar novamente enviar o carro para a garantia, até porque a garantia não dura para sempre e quero evitar danificar o meu menino. Normalmente faço sempre viagens curtas, de até 10km diários em percursos de 1 a 2km. Gostava que alguem com experiencia neste sentido me dissesse quando ou com que regularidade deverei fazer esta dita regeneração. Como posso identificar no carro a altura em que deverei regenerar o filtro. Sei que após algumas viagens de 1 a 2 km, após desligar o carro, a ventoinha continuava a trabalhar. Pelo que me disse um mecânico, é o carro a tentar regenerar o filtro mas a não conseguir. Passado algum tempo acende a luz amarela do motor, corta a potencia e noutras vezes acende ao mesmo tempo a luz do alarme e apresenta a mensagem no computador de bordo "Motor Avariado" e não deixa o carro desenvolver nem passar dos 90. Disseram-me que nesta altura é quando já tem o filtro completamente entupido.

    Agradecia desde já alguns conselhos vossos.

    Abraço
    Editado pela última vez por deadcobain; 18 August 2015, 15:56.

    #2
    Não sei como é nos Ford, mas no grupo VAG consegues forçar regeneração por VCDS e evita ires para a AE gastar gasoleo.

    Dá uma olhadela:
    https://www.youtube.com/watch?v=c-CSC-u6Sbs

    Comentário


      #3
      Pois, mas eu não percebo nada disso... Mas pelo que vejo no video, se calhar tenho de o esticar ás 4000 rotações. Só preciso de saber identificar, quando é que o carro pede a regeneração.

      " I noticed the DPF was trying to regenerate at every journey due to the fans running after switch off and poor mpg"

      este comentário estava no video do youtube. Se calhar o carro pede a regeneração a partir do momento em que começa a manter as ventoinhas ligadas após desligar o carro. Mas preciso que alguém que saiba, me diga se é nesta altura ou não.
      Editado pela última vez por deadcobain; 18 August 2015, 16:16.

      Comentário


        #4
        Quantos km tem o carro?

        A utilização que lhe dás não é mto boa para o fap.

        Comentário


          #5
          Os teus percursos não são nada bons.

          Recomendo te ires de vez em quando à AE tentar limpar o Filtro.

          Comentário


            #6
            Não é o primeiro e não será o ultimo com sintomas semelhantes.

            O mais provável é teres o liquido do FAP em baixo, o que impede o carro de fazer a regeneração. Quando ligas à maquina, raremente te dá a indicação correcta do nivel do liquido, portanto há que "ver com as mãos" e atestar se necessário.
            O liquido é caro (pode ir até aos 90€+IVA por litro), dá trabalho a verificar e substituir, e nem toda a gente tem meios para o fazer.

            Depois podes ter outras coisas, só com o carro à frente é que dá para saber. EGR tapada devido a uso maioritariamente em cidade ou uso de oleo incorrecto; Sensor de diferencial de pressão do FAP tapado/estragado e mais algumas coisas.

            Também dá para forçar a regeneração, com procedimentos adequados. Em ultimo caso, também dá para desmontar e limpar o filtro de particulas.
            é certo que eventualmente vais ter que trocar o filtro de particulas (tem desgaste!) mas a maior parte dos casos de problemas resolvem-se sem substituir.

            Se fores de Lisboa, manda PM, pode ser que te consiga ajudar melhor.

            Para fazer a regeneração normalmente e quando tudo está bem: nivel de gasoleo pelo menos acima de 1/4, temperatura normal de funcionamento (indicador a meio), AE acima dos 100 em 5ª ou 6ª (desde que vá acima das 2000, serve) durante uns 20-30m, e o carro faz o resto sozinho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
              Boa tarde Pessoal,

              tenho uma questão:

              O Meu ford focus de 2008 (1.6TDCi 109cv, comprado há 6 meses) tá a dar barraca outra vez com o filtro de partículas. Mandei-o para a garantia. Tive a ler o manual do carro e diz para fazer a regeneração do filtro de partículas durante meia hora em velocidade constante, baixa mudança e alta rotação. O que entendem por isto? Meter o carro na auto estrada com o cruise control em 4ª às 3000 rotações chega? Outra coisa: Eu não sei quando devo fazer a regeneração, ninguém me explicou e quero evitar novamente enviar o carro para a garantia, até porque a garantia não dura para sempre e quero evitar danificar o meu menino. Normalmente faço sempre viagens curtas, de até 10km diários em percursos de 1 a 2km. Gostava que alguem com experiencia neste sentido me dissesse quando ou com que regularidade deverei fazer esta dita regeneração. Como posso identificar no carro a altura em que deverei regenerar o filtro. Sei que após algumas viagens de 1 a 2 km, após desligar o carro, a ventoinha continuava a trabalhar. Pelo que me disse um mecânico, é o carro a tentar regenerar o filtro mas a não conseguir. Passado algum tempo acende a luz amarela do motor, corta a potencia e noutras vezes acende ao mesmo tempo a luz do alarme e apresenta a mensagem no computador de bordo "Motor Avariado" e não deixa o carro desenvolver nem passar dos 90. Disseram-me que nesta altura é quando já tem o filtro completamente entupido.

              Agradecia desde já alguns conselhos vossos.

              Abraço
              Não sei se tem 5 ou 6 velocidades mas basta escolheres uma velocidade suficiente para o motor ir às 4000rpm durante 20 minutos (ou mais) seguido e sem esquecer o código da estrada. Este procedimento é o chamado "passear o cão". As condições é como disse o Eliselotus: 4000rpms, depósito com mais de 1/4, temperaturas do motor OK.

              Tens a opção de fazer a regeneração forçada com máquina de diagnóstico conforme disse o Eliselotus. Com ela, podes avaliar o entupimento pelo diferencial de pressão entre sondas. Atenção ao nível do óleo e a qualidade deste. Na minha opinião, esse motor devia mudar a cada 15000kms/12 meses ou menos se for carro de cidade.

              As regenerações podem ocorrer entre 400~900kms dependendo do tipo de condução.

              Comentário


                #8
                Para além do já referido, estará o carro a usar um óleo com a norma indicada pela FORD?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
                  Boa tarde Pessoal,

                  tenho uma questão:

                  O Meu ford focus de 2008 (1.6TDCi 109cv, comprado há 6 meses) tá a dar barraca outra vez com o filtro de partículas. Mandei-o para a garantia. Tive a ler o manual do carro e diz para fazer a regeneração do filtro de partículas durante meia hora em velocidade constante, baixa mudança e alta rotação. O que entendem por isto? Meter o carro na auto estrada com o cruise control em 4ª às 3000 rotações chega? Outra coisa: Eu não sei quando devo fazer a regeneração, ninguém me explicou e quero evitar novamente enviar o carro para a garantia, até porque a garantia não dura para sempre e quero evitar danificar o meu menino. Normalmente faço sempre viagens curtas, de até 10km diários em percursos de 1 a 2km. Gostava que alguem com experiencia neste sentido me dissesse quando ou com que regularidade deverei fazer esta dita regeneração. Como posso identificar no carro a altura em que deverei regenerar o filtro. Sei que após algumas viagens de 1 a 2 km, após desligar o carro, a ventoinha continuava a trabalhar. Pelo que me disse um mecânico, é o carro a tentar regenerar o filtro mas a não conseguir. Passado algum tempo acende a luz amarela do motor, corta a potencia e noutras vezes acende ao mesmo tempo a luz do alarme e apresenta a mensagem no computador de bordo "Motor Avariado" e não deixa o carro desenvolver nem passar dos 90. Disseram-me que nesta altura é quando já tem o filtro completamente entupido.

                  Agradecia desde já alguns conselhos vossos.

                  Abraço
                  escolheste o carro indicado para andar sempre na oficina com problemas de fap, derivado a percursos curtos, ai só tens duas soluções ou mandas remover a fap e acaba-se as chatices, ou tens de tempos a tempos ir fazer uns km´s de autoestrada como já foi referido para ir fazendo regenerações passivas...

                  nesses percursos curtos, está sugeito a que o fap sature e ocorra uma regeneração daquelas que mete o sistema a arder, e depois os danos de reparação são avultados, por isso fica o aviso...

                  para o que andas de carro um a gasolina servia, por enquanto ainda é a garantia, depois a garantia vais ver quanto é que sai a brincadeira...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Não sei se tem 5 ou 6 velocidades mas basta escolheres uma velocidade suficiente para o motor ir às 4000rpm durante 20 minutos (ou mais) seguido e sem esquecer o código da estrada. Este procedimento é o chamado "passear o cão". As condições é como disse o Eliselotus: 4000rpms, depósito com mais de 1/4, temperaturas do motor OK.

                    Tens a opção de fazer a regeneração forçada com máquina de diagnóstico conforme disse o Eliselotus. Com ela, podes avaliar o entupimento pelo diferencial de pressão entre sondas. Atenção ao nível do óleo e a qualidade deste. Na minha opinião, esse motor devia mudar a cada 15000kms/12 meses ou menos se for carro de cidade.

                    As regenerações podem ocorrer entre 400~900kms dependendo do tipo de condução.
                    sobre este assunto sei muito pouco.

                    as regenerações são feitas pelo próprio carro é isso? há maneira de saber quando estão a acontecer?

                    ou deve ser o condutor a ter a iniciativa e seguir o procedimento que já foi mencionado?

                    Comentário


                      #11
                      São automáticas quando estão reunidas aquelas condições e a ECU saiba disso (a avaria de um componente como o termóstato pode ser o suficiente para anular).

                      Depende da marca. Podes ter o ralenti mais alto, consumo instantâneo superior..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        São automáticas quando estão reunidas aquelas condições e a ECU saiba disso (a avaria de um componente como o termóstato pode ser o suficiente para anular).

                        Depende da marca. Podes ter o ralenti mais alto, consumo instantâneo superior..
                        quer dizer que quem tem um carro com FAP pelo sim pelo não deve executar o procedimento de regeneração de tempos a tempos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por D4niel207 Ver Post
                          quer dizer que quem tem um carro com FAP pelo sim pelo não deve executar o procedimento de regeneração de tempos a tempos?
                          É feita de forma automática. Ainda assim podes fazer manualmente..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por deadcobain Ver Post
                            Boa tarde Pessoal,

                            tenho uma questão:

                            O Meu ford focus de 2008 (1.6TDCi 109cv, comprado há 6 meses) tá a dar barraca outra vez com o filtro de partículas. Mandei-o para a garantia. Tive a ler o manual do carro e diz para fazer a regeneração do filtro de partículas durante meia hora em velocidade constante, baixa mudança e alta rotação. O que entendem por isto? Meter o carro na auto estrada com o cruise control em 4ª às 3000 rotações chega? Outra coisa: Eu não sei quando devo fazer a regeneração, ninguém me explicou e quero evitar novamente enviar o carro para a garantia, até porque a garantia não dura para sempre e quero evitar danificar o meu menino. Normalmente faço sempre viagens curtas, de até 10km diários em percursos de 1 a 2km. Gostava que alguem com experiencia neste sentido me dissesse quando ou com que regularidade deverei fazer esta dita regeneração. Como posso identificar no carro a altura em que deverei regenerar o filtro. Sei que após algumas viagens de 1 a 2 km, após desligar o carro, a ventoinha continuava a trabalhar. Pelo que me disse um mecânico, é o carro a tentar regenerar o filtro mas a não conseguir. Passado algum tempo acende a luz amarela do motor, corta a potencia e noutras vezes acende ao mesmo tempo a luz do alarme e apresenta a mensagem no computador de bordo "Motor Avariado" e não deixa o carro desenvolver nem passar dos 90. Disseram-me que nesta altura é quando já tem o filtro completamente entupido.

                            Agradecia desde já alguns conselhos vossos.

                            Abraço
                            Fazes poquissimos kms e nunca na vida um diesel com FAP gosta disso!

                            Devias te ter informado antes e teres optado por uma versao a gasolina que era muito melhor!

                            O motor diesel nesse percurso de 1 / 2km nem aquece !


                            Um diesel actual tens de fazer dezenas de kilometros DIARIOS para que justifique o diesel e para que o FAP nao chateie !


                            Ou trocas de carro por um a gasolina ou removes o FAP ou vais ter que andar a passear muito o bixo só porque sim ....

                            Comentário


                              #15
                              Olha eu tenho uma focus mas de 2006 já com fap , quando notas a ventoinha do radiador ligada mesmo com temperatura baixa, isso é sinal que esta a fazer regeneração

                              Comentário


                                #16
                                Atenção à história das altas rotações para fazer a regeneração, a coisa não é bem assim, alias, se optares por puxar muito pela carrinha, ela vai interromper a regeneração.
                                O ideal é manter uma velocidade constante em AE, quanto ao tempo de regeneração, vai depender muito do nível de saturação do Filtro, tanto pode levar 20 minutos, como pode levar mais de uma hora como já me chegou a acontecer. Não fiz a viagem por causa da regeneração como é óbvio, mas passou uma boa parte da viagem a regenerar.
                                Mesmo em cidade o FAP pode regenerar, desde que não faças acelerações bruscas nem paragens prolongadas, ele vai regenerar, o que vai acontecer é que a regeneração vai ser curta e ao fim de pouco mais de 100 kms o carro vai iniciar uma nova regeneração, uma vez que os níveis de saturação do filtro não desce para níveis ideais.
                                Para detectares as regenerações, basta estares atento ao consumo instantâneo do carro, uma vez que sobe bastante, assim como o funcionamento das ventoinhas.
                                Tem atenção ao nível do óleo, pois as constantes interrupções das regenerações levam ao aumento do óleo por contaminação, ou seja, vai levar a que passe gasóleo para o óleo, o que vai fazer subir o nível e deteriorar o óleo do motor.
                                Quanto ao falado aditivo que alguns carros usam para efectuar as regenerações, julgo que o teu não usa.

                                O que podes fazer...

                                Trocar de carro para um a gasolina.
                                Tentar perceber quando o carro está para fazer uma regeneração e ir À AE o que me parece difícil de antecipar, ou quando estiver a fazer, não parar.
                                Retirar o FAP
                                Efectuar uma limpeza periódica numa casa da especialidade.

                                Com a minha, após muito pesquisar e depois de trocar muitos email com A FORD e trocar algumas impressões com o responsável do concessionário, consegui perceber o comportamento do FAP ao ponto de conseguir calcular ao fim de quantos kms o mesmo efectuava as regenerações, desde que o meu trajecto não se alterasse muito no dia a dia.

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha esta a regenerar mais ou menos de 200 em 200 km aa vezes menos as vezes mais

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    trocar de carro está fora de questão. Ontem liguei para uma oficina da Ford e disseram-me que de vez em quando tenho de ir dar uma volta com o bicho. Dizem para de vez em quando meter em 3ª ás 3000 rotações e não é preciso ser durante meia hora, basta que seja em velocidade constante, que ás vezes em 10 minutos ou isso regenera. O meu carro foi para a garantia, mas o curioso é que o stand mandou-o para essa oficina, e lá disseram-me que o filtro vai ter de ser substituido porque já está em fim de vida e vai ter de levar o tal liquido. O carro tem 128000km. Também disseram para eu estar atento ao consumo instantâneo, mas disseram que quando a ventoinha começa a trabalhar convém não interromper e ir passear o bichano. Sim, prefiro ir passeá-lo de vez em quando a trocar de carro. Agora retirar o filtro de partículas... disseram-me que posso ter problemas com isso, que os centros de inspecções vão começar a detectar essas situações.. E vou começar a ir a pé mais vezes para o trabalho xD

                                    Comentário


                                      #19
                                      Enquanto lerem apenas opacidade de fumo podes ir lá sem FAP, sem CAT e passa na boa.

                                      Convêm é ter lá a carcaça.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tinha pensado mandar fazer na FAPOFF

                                        Comentário


                                          #21
                                          resumindo foste comprar um carro diesel a pensar em poupar na altura de abastecer, quando devias ter comprado uma a gasolina, só que não é apropriado para a tua utilização, e quando se acabar a garantia é que vais descobrir o maior problema quando tiveres de abrir os cordões a bolsa cada vez que ele for a oficina...

                                          quando chegar a altura vais pensar no que te foi dito aqui no topico...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                            resumindo foste comprar um carro diesel a pensar em poupar na altura de abastecer, quando devias ter comprado uma a gasolina, só que não é apropriado para a tua utilização, e quando se acabar a garantia é que vais descobrir o maior problema quando tiveres de abrir os cordões a bolsa cada vez que ele for a oficina...

                                            quando chegar a altura vais pensar no que te foi dito aqui no topico...
                                            Não sejas dramático

                                            É FAP off, ECU reprogramada e fica doce.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                              Não sejas dramático

                                              É FAP off, ECU reprogramada e fica doce.
                                              eu não estou a ser dramático, o que disse é a realidade, quanto a remover a FAP tambem já mensionei isso, mas ele não se quer meter nisso pois tambem é verdade que mais tarde ou mais cedo os ipo's vão ter maquinaria para detectar quem as tem e não teem e depois lá vem barão tudo a meter gastar para voltar a pôr FAP...

                                              basicamente foi uma compra de impulso, sem pensar nos prós e contras...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vai preparando a carteira daqui para a frente, sobretudo quando a garantia que tens acabar!

                                                Com esse tipo de utilização... anda a pé, de bicicleta, de mota, de transportes... diesel com esse tipo de utilização e fap é mesmo pedir problemas!

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                                                  #25
                                                  Tenho um mazda3 com esse motor... quando regenera o consumo instantâneo sobe e liga a ventoinha... é só ir estando atento, não interromper regenerações e acima de tudo evitar cidade! Fazer esses kms é sinónimo de problemas.

                                                  Aqui no burgo ando a pé em percursos curtos, poupo o carro e a carteira, mas eu quando ando faço sempre acima de 60 km por dia, por vezes 120 ou mais.

                                                  Fizeste uma má escolha para a quilometragem que andas.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                    Tenho um mazda3 com esse motor... quando regenera o consumo instantâneo sobe e liga a ventoinha... é só ir estando atento, não interromper regenerações e acima de tudo evitar cidade! Fazer esses kms é sinónimo de problemas.

                                                    Aqui no burgo ando a pé em percursos curtos, poupo o carro e a carteira, mas eu quando ando faço sempre acima de 60 km por dia, por vezes 120 ou mais.

                                                    Fizeste uma má escolha para a quilometragem que andas.
                                                    Só por ter FAP não quer dizer que quando pega no carro tem de fazer 60km... ele pode muito bem continuar a vidinha dele com percursos curtos, tem é, por exemplo ao fim de semana ir dar uma volta maior em auto estrada. se as regeneraçoes forem feitas, não ha problema. O problema é quando sao interrompidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fabiomarques Ver Post
                                                      Só por ter FAP não quer dizer que quando pega no carro tem de fazer 60km... ele pode muito bem continuar a vidinha dele com percursos curtos, tem é, por exemplo ao fim de semana ir dar uma volta maior em auto estrada. se as regeneraçoes forem feitas, não ha problema. O problema é quando sao interrompidas.

                                                      Sim e verdade . Mas la se vai a tal economia que e o trunfo do diesel e o motor vai ter mais desgaste pois nem sequer aquece.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Essas voltinhas na auto-estrada só pode ser a gozar com as pessoas.
                                                        Há dias fiz 300kms na A1 quase sempre acima dos 140 e o gajo começa a fazer regeneração quando estava a chegar a casa!!???
                                                        Isso não é assim tão linear, digo eu ;)

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                                                          #29
                                                          O meu velho tem um igual, de 2006.
                                                          A carrinha faz 90% cidade e anda aprox. 4 a 6km/dia.
                                                          Apesar de ainda só ter aprox 110k km, nunca teve problemas com o FAP...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alsicon Ver Post
                                                            Essas voltinhas na auto-estrada só pode ser a gozar com as pessoas.
                                                            Há dias fiz 300kms na A1 quase sempre acima dos 140 e o gajo começa a fazer regeneração quando estava a chegar a casa!!???
                                                            Isso não é assim tão linear, digo eu ;)
                                                            e não em AE fazes regeneração passiva, mas não quer dizer que ele em percusos longos execute regeneração, pois o porblema é o sistema analiza a tua utilização e faz uma estimativa de quanto em quanto km's tem de executar uma regeneração activa, o que nunca vai ser certo em percusos mistos longos ou curtos, e muitos carros sem sinalização de tal é num problema, dai que de x em x tempo a que ir passear o cão para fazer regeneração passiva, basta ires em 4ª a 120km durante uns bons km's com rotações acima das 3000rpms que é o suficiente...

                                                            quando inventaram o sistema deviam ter inventando o sistema de sinalização para se saber quando está em regeneração, pois não somos adivinhos, só algums modelos recentes agora é que começam a ter aviso no quadrante...

                                                            Comentário

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