Precisava de ajuda em relação à lei das garantias, especialmente se tivermos aqui alguém no fórum que perceba os meandros deste assunto, ou quem tenha experiência com situações iguais. Passo a explicar:
Enviei um telemóvel para reparação ao abrigo da garantia para o reparador oficial da marca, uma empresa na zona de Lisboa que agora não interessa muito dizer qual, mas tem fama de problemas ocasionais.
Por política da marca, optaram por troca por nova unidade em detrimento da reparação. Até aqui tudo bem, mas cometeram alguns erros, e este processo demorou cerca de mês e meio, acima dos 30 dias previstos por lei.
No entanto verifiquei após 1 semana de uso, que a "nova" unidade vinha com problemas, e exigi troca por outra igual. Por ter ficado 1 mês e meio à espera na vez anterior, pedi para terem a nova unidade pronta a enviar, para eu depois enviar a que tinha comigo, de forma a minimizar o tempo de espera. Foi aceite e passado algum tempo fui informado que poderia enviar o telemóvel que tinha comigo, estava lá outro novo à espera que aquele chegasse para ser enviado para mim. Aqui começa outro problema...
A recepção do defeituoso foi confirmada, mas o envio do novo não foi feito. Questionada a empresa, foi-me apenas dito que havia "um problema" e que teria que aguardar. Eventualmente, foi-me dito que não tinham outro telemóvel igual para envio, contrariando o que foi dito antes do envio, e após isso que o problema era informático, não conseguiam efectuar a troca de IMEI no sistema deles. A última resposta é de que "os técnicos aguardam indicações" por parte da casa-mãe, que é em Madrid...
A verdade é que já passaram 21 dias desde o envio do telemóvel defeituoso e nada de resposta concreta por parte da reparadora de quando a situação ficará resolvida. Aliás, se contar o tempo de espera desde que enviei em primeiro lugar o telemóvel para a garantia, já passaram mais de 100 dias, sem ver o problema resolvido.
Farto disto, reclamei. Como estou a umas centenas de quilómetros de distância, teve de ser online. Já reclamei com o suporte ao cliente da marca do telemóvel, já fiz queixa online na ASAE e na Direcção Geral do Consumidor. Para já, nada...
A ajuda que peço é: alguém me sabe dizer que outros passos posso tomar para tentar resolver o problema o mais rapidamente possível? Fazer pressão?
E pelo andar da carruagem, vai voltar a ser quebrado o prazo legal de 30 dias para reparação/troca. Algo que possa fazer nessa altura específica? Do género, chamar a polícia? Já me ocorre de tudo, mas não sei na prática o que fazer, especialmente por causa da distância... Obrigado.
Enviei um telemóvel para reparação ao abrigo da garantia para o reparador oficial da marca, uma empresa na zona de Lisboa que agora não interessa muito dizer qual, mas tem fama de problemas ocasionais.
Por política da marca, optaram por troca por nova unidade em detrimento da reparação. Até aqui tudo bem, mas cometeram alguns erros, e este processo demorou cerca de mês e meio, acima dos 30 dias previstos por lei.
No entanto verifiquei após 1 semana de uso, que a "nova" unidade vinha com problemas, e exigi troca por outra igual. Por ter ficado 1 mês e meio à espera na vez anterior, pedi para terem a nova unidade pronta a enviar, para eu depois enviar a que tinha comigo, de forma a minimizar o tempo de espera. Foi aceite e passado algum tempo fui informado que poderia enviar o telemóvel que tinha comigo, estava lá outro novo à espera que aquele chegasse para ser enviado para mim. Aqui começa outro problema...
A recepção do defeituoso foi confirmada, mas o envio do novo não foi feito. Questionada a empresa, foi-me apenas dito que havia "um problema" e que teria que aguardar. Eventualmente, foi-me dito que não tinham outro telemóvel igual para envio, contrariando o que foi dito antes do envio, e após isso que o problema era informático, não conseguiam efectuar a troca de IMEI no sistema deles. A última resposta é de que "os técnicos aguardam indicações" por parte da casa-mãe, que é em Madrid...
A verdade é que já passaram 21 dias desde o envio do telemóvel defeituoso e nada de resposta concreta por parte da reparadora de quando a situação ficará resolvida. Aliás, se contar o tempo de espera desde que enviei em primeiro lugar o telemóvel para a garantia, já passaram mais de 100 dias, sem ver o problema resolvido.
Farto disto, reclamei. Como estou a umas centenas de quilómetros de distância, teve de ser online. Já reclamei com o suporte ao cliente da marca do telemóvel, já fiz queixa online na ASAE e na Direcção Geral do Consumidor. Para já, nada...
A ajuda que peço é: alguém me sabe dizer que outros passos posso tomar para tentar resolver o problema o mais rapidamente possível? Fazer pressão?
E pelo andar da carruagem, vai voltar a ser quebrado o prazo legal de 30 dias para reparação/troca. Algo que possa fazer nessa altura específica? Do género, chamar a polícia? Já me ocorre de tudo, mas não sei na prática o que fazer, especialmente por causa da distância... Obrigado.
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