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Ajuda/Lei - Reparador não devolve bem em garantia

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    Ajuda/Lei - Reparador não devolve bem em garantia

    Precisava de ajuda em relação à lei das garantias, especialmente se tivermos aqui alguém no fórum que perceba os meandros deste assunto, ou quem tenha experiência com situações iguais. Passo a explicar:

    Enviei um telemóvel para reparação ao abrigo da garantia para o reparador oficial da marca, uma empresa na zona de Lisboa que agora não interessa muito dizer qual, mas tem fama de problemas ocasionais.
    Por política da marca, optaram por troca por nova unidade em detrimento da reparação. Até aqui tudo bem, mas cometeram alguns erros, e este processo demorou cerca de mês e meio, acima dos 30 dias previstos por lei.

    No entanto verifiquei após 1 semana de uso, que a "nova" unidade vinha com problemas, e exigi troca por outra igual. Por ter ficado 1 mês e meio à espera na vez anterior, pedi para terem a nova unidade pronta a enviar, para eu depois enviar a que tinha comigo, de forma a minimizar o tempo de espera. Foi aceite e passado algum tempo fui informado que poderia enviar o telemóvel que tinha comigo, estava lá outro novo à espera que aquele chegasse para ser enviado para mim. Aqui começa outro problema...

    A recepção do defeituoso foi confirmada, mas o envio do novo não foi feito. Questionada a empresa, foi-me apenas dito que havia "um problema" e que teria que aguardar. Eventualmente, foi-me dito que não tinham outro telemóvel igual para envio, contrariando o que foi dito antes do envio, e após isso que o problema era informático, não conseguiam efectuar a troca de IMEI no sistema deles. A última resposta é de que "os técnicos aguardam indicações" por parte da casa-mãe, que é em Madrid...

    A verdade é que já passaram 21 dias desde o envio do telemóvel defeituoso e nada de resposta concreta por parte da reparadora de quando a situação ficará resolvida. Aliás, se contar o tempo de espera desde que enviei em primeiro lugar o telemóvel para a garantia, já passaram mais de 100 dias, sem ver o problema resolvido.
    Farto disto, reclamei. Como estou a umas centenas de quilómetros de distância, teve de ser online. Já reclamei com o suporte ao cliente da marca do telemóvel, já fiz queixa online na ASAE e na Direcção Geral do Consumidor. Para já, nada...

    A ajuda que peço é: alguém me sabe dizer que outros passos posso tomar para tentar resolver o problema o mais rapidamente possível? Fazer pressão?
    E pelo andar da carruagem, vai voltar a ser quebrado o prazo legal de 30 dias para reparação/troca. Algo que possa fazer nessa altura específica? Do género, chamar a polícia? Já me ocorre de tudo, mas não sei na prática o que fazer, especialmente por causa da distância... Obrigado.

    #2
    Após os 30 dias, exige a entrega imediata do telemóvel. Caso não acedam, exige a devolução do dinheiro pago.

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      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Após os 30 dias, exige a entrega imediata do telemóvel. Caso não acedam, exige a devolução do dinheiro pago.
      Não posso exigir dinheiro porque estou a lidar com a reparadora oficial da marca, que é como se fosse com a marca, e não com a empresa que me vendeu o telemóvel. Isto porque é o procedimento "normal" na garantia enviar para eles (um aspecto que por acaso julgo não ser assim, mas essa é uma dúvida para outra altura), e além disso o telemóvel foi comprado online fora de Portugal. Este último ponto não me impede de enviar o telemóvel para lá, mas agora nada a fazer nesse aspecto.

      A estes, pela lei, só posso exigir reparação ou troca. Já o exigi desde o início, eles dizem-me "sim senhor". Mas a verdade é que não o fazem e nem dizem quando o vão fazer. Daí o meu pedido de ajuda. Mas obrigado na mesma pela opinião.

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        #4
        Por essas e por outras, é que se um bem avaria comigo, prefiro sempre entregar no local onde comprei, ao invés de mandar para os reparadores.
        Mesmo que à custa de alguns dias a mais que se possam perder, fica-se com a garantia de devolução do dinheiro ao fim dos 30 dias.

        Há uns bons anos, na Fnac, a minha PS3 avariou e levei lá para repararem. Não a queriam aceitar, queriam que eu fosse directamente à Sony, mas eu já ia preparado em função do feedback que já havia desse tipo de situações.

        Argumentei com eles, e lá tiveram que aceitar a PS3. Resultado: no 31º dia, fui buscar uma nova!

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          #5
          Que país era a loja?
          Se for UE em vez de ires à reparadora, ias à marca propriamente ou seu representante que ela era como que "cúmplice" da loja

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            #6
            Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
            Que país era a loja?
            Se for UE em vez de ires à reparadora, ias à marca propriamente ou seu representante que ela era como que "cúmplice" da loja
            É de Espanha. Mas o que eu fiz foi exactamente contactar a marca, que me encaminhou para a empresa com quem tem contrato deste tipo de serviços de reparação, e estes agendam recolha do aparelho em casa. Creio que é assim na maioria das marcas, mas posso estar errado. O problema é quem nem a reparadora, nem a própria marca, me dão qualquer tipo de resposta concreta, apenas que não têm resposta para já...

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