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O desprazer de um descapotável

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    O desprazer de um descapotável

    Apenas um desabafo, de uma das coisas que apreciava qb.

    É com tristeza que me vejo impedido de apreciar, mesmo em horas mais mortas (sempre complicado em dias de Verão), um mero deslocamento urbano num qualquer descapotável.

    Actualmente e sempre com tendência a piorar, a probabilidade de entre duas rotundas não encontrar um qualquer bafo/peido/nuvem de fumo é menor. O cheiro e por vezes até aquela sensação de discoteca sobrelotada e cheia de fumo onde até os olhos choram são regra.

    Mais um Verão que passa e muito menos deslocações de capota aberta

    #2
    Nunca tive um descapotável. Mas o principal contra que vejo é o seu uso ser melhor em dias de verão e para andar de capota aberta nesses dias, temos de levar com o sol e podemos esquecer o ar condicionado.

    Comentário


      #3
      post repetido....
      Editado pela última vez por msantos; 22 August 2015, 18:10. Razão: Repetido

      Comentário


        #4
        Também nunca tive um descapotável, mas não concordo que a melhor altura para andar com um deve ser no verão, acho que o melhor será no outono e na primavera, precisamente para não andar a gramar com o sol forte, já na moto são os períodos em que tenho mais gozo em andar.
        Por acaso o meu próximo carro será quase de certeza um descapotável, mas como segundo carro cá de casa.

        Comentário


          #5
          Quem pensa que um descapotável é so para ser disfrutado no Verão e de preferencia em dias de "torreira", está enganado...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            discoteca sobrelotada e cheia de fumo onde até os olhos choram são regra.
            O fumo do tabaco porque o fumo usado nas discotecas não faz chorar, é composto por agua duplamente destilada e glicerina misturadas na devida proporção. Eu faço-o em casa

            Comentário


              #7
              apanhaste algum ibiza ou golf do demo, foi???

              deixa lá que isso passa. hoje e amanhã até vai continuar a chuva...

              Comentário


                #8
                Parece-me que há pessoal a confundir temperatura com fumo/poluição/mau cheiro...o ponto em questão é que nos últimos 19 anos (altura em que comecei a andar de descapotável) a "qualidade do ar" que se apanha dentro do carro tem vindo a decair a olhos vistos ou noutra perspectiva a quantidade de fumo subiu exponencialmente.

                Reduz ou elimina por completo o prazer/vontade de uma volta ou um percurso de capota aberta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  apanhaste algum ibiza ou golf do demo, foi???

                  deixa lá que isso passa. hoje e amanhã até vai continuar a chuva...
                  Mais uma vez falei de fumo, não de factores climáticos. E deixa lá que com a velocidade adequada, anda-se à chuva sem capota

                  Comentário


                    #10
                    O calor também "ajuda" a sentir a (falta de) qualidade do ar em certas áreas urbanas.

                    A usar a capota aberta, dificilmente o faria no meio urbano. Já de janela aberta por vezes é o que é

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Parece-me que há pessoal a confundir temperatura com fumo/poluição/mau cheiro...o ponto em questão é que nos últimos 19 anos (altura em que comecei a andar de descapotável) a "qualidade do ar" que se apanha dentro do carro tem vindo a decair a olhos vistos ou noutra perspectiva a quantidade de fumo subiu exponencialmente.

                      Reduz ou elimina por completo o prazer/vontade de uma volta ou um percurso de capota aberta.
                      Isto aconteceu devido á proliferação dos veiculos a gasóleo desde essa altura.

                      Comentário


                        #12
                        Eu utilizo o meu MX-5 todo o ano, e sempre que posso de capota aberta!

                        Não são os meses de julho e Agosto os meus preferidos (excepção das noites!) mas reconheço que no sitio onde vivo não tenho os problemas da poluição de um centro urbano, porque quando vou a Lisboa e volto nele, tenho que tomar um duche!!!

                        Comentário


                          #13
                          A única vez que andei, foi num classe E no mês de março, fazia um daqueles dias de frio mas com sol. Foi espetacular dentro do habitáculo continuava calor como se de um capota rígida se trata se, muito bom. Felizmente se um dia comprar um descapotável não terei esse problema pois vivo fora de grandes centros metropolitanos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                            Também nunca tive um descapotável, mas não concordo que a melhor altura para andar com um deve ser no verão, acho que o melhor será no outono e na primavera, precisamente para não andar a gramar com o sol forte, já na moto são os períodos em que tenho mais gozo em andar.
                            Por acaso o meu próximo carro será quase de certeza um descapotável, mas como segundo carro cá de casa.
                            Completamente, o que mais adorava quando tinha o Mx5 era naqueles dias frescos mandar capota pra trás pelas 7 da manhã, gorro na cabeça, ar quente prós pés e curtir a estrada nacional de Loures a Mafra. Em dias de sol nunca capota pra baixo, pra escalões apanha-se na praia.

                            Comentário


                              #15
                              Também andar de cabrio aberto e cidade não ligam. Para desfrutar das suas maravilhas tens de ir para estradas sossegadas e no meio da natureza.

                              Ou também vais de limousine para o meio do mato?

                              Comentário


                                #16
                                a melhor altura de andar de descapotável é de verão??? este ano quase só andei nos meses frios. da primeiras vez que tentei baixar a capota com tempo quente fiquei como uma lagosta

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  Também nunca tive um descapotável, mas não concordo que a melhor altura para andar com um deve ser no verão, acho que o melhor será no outono e na primavera, precisamente para não andar a gramar com o sol forte, já na moto são os períodos em que tenho mais gozo em andar.
                                  Por acaso o meu próximo carro será quase de certeza um descapotável, mas como segundo carro cá de casa.
                                  Ou seja, os astros têm de estar alinhados. Bom tempo, temperatura não muito alta e sol fraco mas sem chuva.

                                  Para ter um cabrio, que poderei vir a ter, será mesmo só como terceiro carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                    Eu utilizo o meu MX-5 todo o ano, e sempre que posso de capota aberta! [[emoji14]]

                                    Não são os meses de julho e Agosto os meus preferidos (excepção das noites!) mas reconheço que no sitio onde vivo não tenho os problemas da poluição de um centro urbano, porque quando vou a Lisboa e volto nele, tenho que tomar um duche!!!
                                    Pra andar de capota fechada só se a tempestade tiver nome lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                      Quem pensa que um descapotável é so para ser disfrutado no Verão e de preferencia em dias de "torreira", está enganado...
                                      Vejo pela mesma lógica de andar de mota.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vocês já alguma vez andaram de mota?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Vejo pela mesma lógica de andar de mota.
                                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                          Vocês já alguma vez andaram de mota?
                                          Exatamente!

                                          A quantidade de veículos, sobretudo diesel, que emitem nuvens escuras, é absolutamente avassaladora.

                                          Parece que na prática não se evoluiu nada em termos de implementação das medidas de controlo de emissões de gases/partículas.

                                          Então o fenómeno de reprogramações ma feitas ou o da remoção de filtros de partículas em veículos recentes é preocupante.

                                          Espero sinceramente que as inspeções periódicas de veículos sejam mais rigorosas neste aspecto, já que é uma poluição causada pós comercialização do veiculo, que de origem cumpria as normas, mas com conivência do proprietário passa a ser um fogareiro poluidor tal como um veiculo com 30 anos.

                                          Ao andar de mota, e ver como fica o meu casaco de mangas brancas ao fim de umas horas de condução em cidade, tenho um bom indicador do quão poluidores são esses carros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não concordo muito com esse desprazer, embora deva fazer aqui alguns parêntesis importantes:

                                            - Eu ando (ou deverei dizer andei) de mota durante mais de duas décadas, mas há muito que deixei a utilização de mota para passeio/diversão, contexto onde uma grande cidade cheia de trânsito (como Lisboa) não entra!

                                            - Tenho usado o cabrio em diversas situações, mas novamente, não para ir durante a semana para o meio de cidades como Lisboa. Tenho veículos mais eficazes para esse fim (carros normais a diesel ou gasolina).

                                            A minha interpretação de um cabrio tem de ser um motor a gasolina com alguma genica, um comportamento e sensacoes que se aproximem mais de um pequeno desportivo, e que para aumentar a sua "versatilidade" de diversão, tenha uma capota que se abra e me deixe sentir os elementos em torno - algo em que conseguem ser superiores a uma mota, pois não há capacete e fatos/luvas a filtrar esse contacto.

                                            A de falta de versatilidade de um cabrio é um mito quando nos habituamos a andar de mota, e neste caso nem é diferente. Se a poluição estiver a chatear muito, é só fechar a capota, ligar a ventilação/AC com a recirculação de ar interior, e temos a "protecçao" desses elementos possível num carro convencional - algo impossível de obter numa mota.

                                            Daí que considere que mesmo nos piores cenários, não é pior do que uma mota, e não acho que o uso puramente citadino seja o mais interessante para um cabrio, bem pelo contrário.

                                            O estar parado muito tempo em semáforos ou stops faz com que o sol continue a bater, mas não haja a deslocação do vento a contrabalançar. É claro que se pode ligar o AC, mas não acho que seja aí que eles "sabem" melhor. :-)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Vejo pela mesma lógica de andar de mota.
                                              A mota é muito pior!

                                              Se fores protegido (como é sensato), vais com luvas, blusão e capacete a ajudarem a conservar o calor.

                                              Em cima disso, a menos que a mota tenha um motor pequenino, temos os escapes e motor por baixo a libertar imenso ar quente (que sobe, claro).

                                              A minha "antiga" CBR1100xx era particularmente exemplar nesse aspecto, com os 1.100cv concentrados a trabalhar debaixo do depósito (apanhando o condutor da cintura para cima) e os dois escapes a transportar o calor (um de cada lado).
                                              No inverno chegava a saber bem, mas no verão...

                                              * mas novamente, esta questão colocava-se mais em cidade, nos semáforos e afins.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                Mais uma vez falei de fumo, não de factores climáticos. E deixa lá que com a velocidade adequada, anda-se à chuva sem capota
                                                Posso confirmar que assim que cheguei a Aveiro e Porto (la fora é mais gasolina que gasóleo) notei nos primeiros dias claramente o cheiro a diesel no ar. No Porto então...foi num sabado e transito por toda a parte. Mas após 2 semanas disto, habituei-me

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  apanhaste algum ibiza ou golf do demo, foi???
                                                  Se esses carros mexidos fossem os únicos estávamos nós bem.

                                                  O problema é que temos centros de IPO tecnicamente incapazes de analisar os diesel como deve ser.

                                                  Medir a opacidade de gases num diesel parado ao ralenti com umas sapatadas mostra apenas um bocadinho do cenário. Umas sapatadas a fundo com o carro parado nada têm a ver com a quantidade de fumo emitido em carga, como numa subida ou mesmo recta com o pé na chapa.

                                                  As pressões de turbo e injecção são distintas, e muito mais prolongadas no tempo.
                                                  O tempo quente ainda piora (aumenta) o fumo que os diesel mandam.

                                                  E andam muitos diesel na estrada a precisar de uma revisão profunda de injectores (e não só), mas que não existindo penalização real por isso (muitas chaminés que andam na estrada passaram na IPO sem truques nem notas debaixo da mesa), deixam os donos seguirem o caminho mais económico:
                                                  - nunca olhar para o retrovisor quando aceleram mais!

                                                  Mas como a lei se preocupa é em tirar todos os carros anteriores a uma data de certas zonas (mesmo que sejam otto's catalizados de baixo consumo), é isto que temos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Mais uma vez falei de fumo, não de factores climáticos. E deixa lá que com a velocidade adequada, anda-se à chuva sem capota
                                                    eu falei do fumo dos ibizas e afins, tu falavas de poluição. depois é que falei da chuva como desculpa para não andares de cabrio nos próximos dois dias.

                                                    percebi a princípio que tinhas apanhado diversas traineiras pela frente, afinal era mesmo da poluição. por aqui não há problemas disso e ainda bem. só fumarentos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Comprei o meu boxter s no inicio do verao, e adoro o, nao sera so para o verao, estamos em portugal, a california da europa, temos sol todo ano

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Não concordo muito com esse desprazer, embora deva fazer aqui alguns parêntesis importantes:

                                                        - Eu ando (ou deverei dizer andei) de mota durante mais de duas décadas, mas há muito que deixei a utilização de mota para passeio/diversão, contexto onde uma grande cidade cheia de trânsito (como Lisboa) não entra!

                                                        - Tenho usado o cabrio em diversas situações, mas novamente, não para ir durante a semana para o meio de cidades como Lisboa. Tenho veículos mais eficazes para esse fim (carros normais a diesel ou gasolina).

                                                        A minha interpretação de um cabrio tem de ser um motor a gasolina com alguma genica, um comportamento e sensacoes que se aproximem mais de um pequeno desportivo, e que para aumentar a sua "versatilidade" de diversão, tenha uma capota que se abra e me deixe sentir os elementos em torno - algo em que conseguem ser superiores a uma mota, pois não há capacete e fatos/luvas a filtrar esse contacto.

                                                        A de falta de versatilidade de um cabrio é um mito quando nos habituamos a andar de mota, e neste caso nem é diferente. Se a poluição estiver a chatear muito, é só fechar a capota, ligar a ventilação/AC com a recirculação de ar interior, e temos a "protecçao" desses elementos possível num carro convencional - algo impossível de obter numa mota.

                                                        Daí que considere que mesmo nos piores cenários, não é pior do que uma mota, e não acho que o uso puramente citadino seja o mais interessante para um cabrio, bem pelo contrário.

                                                        O estar parado muito tempo em semáforos ou stops faz com que o sol continue a bater, mas não haja a deslocação do vento a contrabalançar. É claro que se pode ligar o AC, mas não acho que seja aí que eles "sabem" melhor. :-)
                                                        Engraçado como se pode ter interpretações diferentes, para mim não vejo problemas em ter motores diesel nos cabrios, ou que não sejam muito desportivos, para mim faz mais sentido ter a capota para baixo e ir relaxadamente a gozar da situação, preferencialmente numa marginal qualquer...mas confesso que tanto de carro como de moto não sou nada acelera.
                                                        Já agora que cabrio é que costumas usar, um roadster de 2 lugares?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu abria mais vezes a capota do SL na primavera/outono e mesmo no inverno que no verão.

                                                          no verão era pela manhã ( até ás 10h ) ou só depois das 19h.

                                                          quanto aos fumos e poeira é verdade, nem sempre podemos disfrutar do carro aberto ... faz parte


                                                          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                          Quem pensa que um descapotável é so para ser disfrutado no Verão e de preferencia em dias de "torreira", está enganado...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                            Engraçado como se pode ter interpretações diferentes, para mim não vejo problemas em ter motores diesel nos cabrios, ou que não sejam muito desportivos, para mim faz mais sentido ter a capota para baixo e ir relaxadamente a gozar da situação, preferencialmente numa marginal qualquer...mas confesso que tanto de carro como de moto não sou nada acelera.
                                                            Já agora que cabrio é que costumas usar, um roadster de 2 lugares?
                                                            Sim, nota que a interpretação de um cabrio é sempre pessoal e até ligada por vezes a realidades familiares. Acompanhei a aquisição de um CLK de um amigo, e que só foi um 4 lugares porque a família inclui dois filhos ainda novos, onde o SLK (esse sim, o verdadeiro objectivo) seria garantia de ficar parado na garagem, enquanto os carros de dia-a-dia rolariam, mesmo ao fim‑de‑semana.

                                                            No meu caso tenho 3 carros com 5 lugares entre os 4.6 e os 4.9 metros de cumprimento, 2 a diesel (um é de serviço) e um híbrido a gasolina, pelo que juntar mais uma coisa de 5 lugares não faria sentido (estou a pensar é em reduzir 5 lugares), até porque já vai sendo raro necessitar de mais de 2 lugares.


                                                            Aqui o roadster de 2 lugares entrou na perfeição, não só porque era algo que já ponderava há uns anos, mas também porque cumpria a função de um carro mais pequeno, ágil e com um feeling desportivo.

                                                            Eu podia obter um lado de divertimento dinâmico até superior com uma coisa tipo Mini Cooper ou um hot-hatch, mas ficava com um carro "normal" que não seria um motivo para utilizar quando quisesse o passeio calmo numa "marginal".

                                                            Podia também escolher em opção o tal cabrio mais pacato e sereno, mas aí o "convite" à sua utilização estaria mais dependente do factor tempo (clima), estado de espírito, etc. O CLK que mencionei é esse tipo de carro, e sendo excelente no seu conceito (diria que é facilmente a referência dos seus contemporâneos), era algo que me iria aborrecer rapidamente no meu estilo de utilização.

                                                            E isto leva-me à questão diesel vs gasolina num cabrio.

                                                            Os cabrio deixam o condutor mais exposto aos sons circundantes, mas também aos do próprio carro. Em estradas mais fechadas (lateralmente) é ainda mais evidente, e o matraquear de um diesel não é a coisa mais simpática de ouvir.
                                                            Por outro lado, o convite feito a incursões por estradas de serra num carro mais baixo, não muito pesado, com suspensão mais firme e alguma potência convida mesmo a conduzir com mudanças abaixo do que seria necessário só para o ouvir e aumentar as sensações, mesmo com os respectivos impactos negativos no ponteiro de combustível.

                                                            Essa sonoridade e envolvência neste contexto não é possível num diesel, do mesmo modo que não me estava a ver numa mota a diesel.

                                                            E tenho zero complexos com o diesel, achando mesmo que no nosso mercado é a melhor solução para carros a partir do segmento D (pelo menos), que fazem o casamento perfeito de disponibilidade com consumos - algo muito importante quando se movimentam pesos elevados.

                                                            Talvez um E250 CDI cabrio "case" melhor com o conceito cabrio/diesel, embora até seja um motor particularmente ruídoso e difícil de silenciar.

                                                            Comentário

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