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Opinião para segundo carro

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    Opinião para segundo carro

    Boas,

    Temos um único carro, carrinha neste caso, com mais de 200.000km com problemas recorrentes de transmissão (volante de motor, embreagem) porque tem feito muitas viagens curtas com subidas e descidas.

    Por isso e não só queremos ter um segundo carro, mais maneirinho e económico para o dia a dia. Quem vai andar mais com ele é a minha esposa, e durante a semana vai fazer várias viagens de 2 ou 3km (levar e trazer os miúdos à escola, compras, trabalho...).

    Penso que para os km's que vai fazer não se justifica a diesel, embora nunca tenha tido nenhum a gasolina. E parece-me que o tipo de utilização que vai ter não é muito compatível com os FAP's, mas falo sem experiência própria.

    As opções são muitas mas por uma questão de simplificação vou tentar limitar a escolha. Mas fica tudo em aberto caso se justifique. Até agora estávamos a considerar o seguinte:

    - Ford fiesta ou Citroen C3. O fiesta seria mais a minha escolha pela "fama" de ter uma boa dinâmica, a esposa está inclinada para o C3 pela estética e "fama" de fiabilidade e conforto.
    - Não muito antigo, talvez a partir de 2010, mas se nalgum caso os modelos mais velhos forem iguais, também vale.
    - Até 80.000km.
    - Ao nivel de motores a gasolina, vejo que o C3 tem um 1.1 que parece ser um pouco pastelão. O fiesta encontra-se mais facilmente com o 1.25 que deve ser mais intersssante mas mais gastador. O novo 1.0 ecoboost só em carros muitos recentes, e ficam mais caros...

    O que me podem dizer destes modelos? Aquelas coisas que só quem usa sabe, tipo problemas crónicos, ou coisas que são feitio e não defeito mas que não são óbvias numa ficha técnica... ou opiniões em geral.

    Obrigado

    #2
    Eh pá, acho que se vives bem sem um segundo carro, mais vale a pena continuares assim. Mais uma IPO, mais um seguro, mais um IUC, mais uma revisão de vez em quando.........

    Quanto a opiniões, eu tenho um mano do C3 - um 206 1.1. O motor não anda nada de especial, mas serve perfeitamente para o que queres. O motor é fiável, mas já o resto do carro, deixa um pouco a desejar. No meu 206 passo a vida a gastar €€€ em pequenas coisas e coisinhas. Se queres um carro fiável, vira-te para um Jazz ou um Yaris da primeira geração. São mais poupados e, por experiência própria (que já tive um Yaris 1.0 que vendi com mais de 200.000km), mais fiáveis.

    Quanto dinheiro queres gastar?

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      #3
      Pegando nas linhas do LuisMiguel, acho que não fazes mal em comprar outro carro, caso dê para sustentar ambos. Ficam os dois independentes um do outro e isso é bom!

      A minha sugestão também vai para o Jazz pela fiabilidade elevada, motor que dá bem para o gasto e ótimo espaço interior. É uma verdadeira surpresa e só não vende bem na tugolandia porque lhe falta um diesel!

      Por exemplo este:
      http://olx.pt/anuncio/honda-jazz-1-2...tml#76e7ca3122

      Comentário


        #4
        O segundo carro tornou-se mesmo uma necessidade. A carrinha é uma 307sw, e tem feito muitas viagens curtas. E penso que foi à conta disso que já trocou o volante do motor e não tarda precisa de outro, mais uma reparação na caixa de velocidades que mais dia menos dia tem que ser nova tb. É pesada e os percursos que faz têm muitas subidas e descidas. Além de que por vezes precisamos mesmo de dois carros. É um dia que o carro vai à revisão ou há duas tarefas em simultâneo que precisam de carro (miúdos, compras, etc...) e é um transtorno.

        Ainda não nos decidimos pelo valor, pq a ideia inicial era comprar uma lata qq como segundo carro, e daqui a uns tempos trocar a carrinha. Mas um gajo começa a ver carros, esquece-se do plano global, entusiasma-se e já andava a ver carros de 9000€ :D

        Já agora, sabem desde qd é que o IUC subiu brutalmente? Ainda pago trinta e tal €€ da carrinha e sei que os mais recentes pagam cento e tal.

        Vou ver esses Jazz.

        Comentário


          #5
          em julho de 2007 já pagavas imposto novo. eu, se fosse a vocês e visto que é um segundo carro que vai andar 50 ou 100kms por semana, comprava algo até 2500/3000€, fazia uma boa revisão que desse para uns 2 anos e siga. tens muitos carros do segmento B até 2005/2006 por esse valor. com menos de 500€ metes uma correia, óleo, filtros, pagas o seguro e IUC e guardas alguma coisa para problemas ou travões, pneus, algo por aí. é o meu conselho. se comprares algo de 8 ou 9 mil para esses fins, vais ficar, daqui a uns tempos, a pensar porque é que não poupaste 2 ou 3 ou 5 mil que um carro desse tipo chegava perfeitamente.

          num contexto diferente, mas que vai dar ao mesmo, dou-te um exemplo: eu há uns quantos anos comprei um carro. comecei por ver ibizas e focus de 2 lugares com poucos anos até 20 mil, depois já eram de 25 mil novos e por fim arranjei um de 150cv com 3 meses e praticamente 30 mil euros, que FELIZMENTE paguei 12 mil ao banco em 2 anos. andava muito, mas passados uns 4 anos comecei a andar menos ou a ter mais tempo disponível. os kms baixaram até que hoje em dia o carro anda meia dúzia de kms por dia, uma forma de dizer, claro, mas há dias em que isso efetivamente acontece.

          arranjei há 3 anos e meio um carro DADO com 19 anos e fiz-lhe 8000, depois 4500 e este ano anda nos 1300kms, pois até lhe tirei o seguro durante mais de meio ano. serve única e exclusivamente para fazer recados. tem dias e dias que não anda, a última vez andou na 6 e para não estar parado, se calhar hoje até lhe vou fazer uns 3 ou 4kms. ao fim e ao cabo o seguro está pago e está...

          ou seja, se calhar não te compensa e o dinheiro pode fazer-te falta futuramente ou podes "aplicá-lo" em peças para o outro, em juntares mais para trocares por um carro melhor daqui a 2 anos, em saídas/escapadinhas com a família de x em x meses, para obras em casa, etc. mas é só a minha opinião. neste tipo de casos costumo aconselhar a gastar o mínimo possível. mas reitero, é só uma opinião.

          Comentário


            #6
            É mesmo isso. Só mais um pouco e já tem não sei quê, e mais um pouco e já é o modelo mais novo, e já agora...

            Vou redirecionar a pesquisa a ver no que dá. Assim até talvez se encontre a diesel por um preço jeitoso, e ainda sem os FAP's...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rrr Ver Post
              É mesmo isso. Só mais um pouco e já tem não sei quê, e mais um pouco e já é o modelo mais novo, e já agora...

              Vou redirecionar a pesquisa a ver no que dá. Assim até talvez se encontre a diesel por um preço jeitoso, e ainda sem os FAP's...
              Mas mesmo assim acho que vais cair na asneira do bimassa pois muitos já tem, no teu caso optava por gasolina, preferia comprar um anterior a 2007 que estivesse bem estimado e com poucos kms.

              Comentário


                #8
                meia dúzia de kms/dia literalmente e pensas em diesel???

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