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A "lei" da data da matrícula - Evolução ou consumismo

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    A "lei" da data da matrícula - Evolução ou consumismo

    Boas, trago à discussão um tema que me faz espécie à bastante tempo.

    Reparo, desde sempre, que na Tugalândia, em diversos contextos como particular e frotas (empresas, táxis, autocarros, distribuição, etc...), reina a gestão das frotas pela data da matrícula. Por exemplo, lembro-me que, à uns anos, na frota de uma empresa de transportes públicos da minha zona, foram abatidas do serviço um lote de Mercedes O305 e O307, perfeitamente funcionais (e, digo-o por experiência pessoal, bastante mais confortáveis que as sucessoras O405 e O407), apenas por datarem de 1984/1985. Assisto ao desaparecimento gradual de 190D's das praças de táxis, quando todos sabemos que iriam fazer mais km's que qualquer CDI sucessor. Uma viatura deve ser "julgada" pela sua funcionalidade e não pela sua idade, pois a evolução tem limites, e facilmente dá origem ao consumismo. Isto para não falar daqueles inteligentes que pensam que não deviam pagar o mesmo para andar num táxi 190D ou num E220 CDI, pois o primeiro não tem AC... Qualquer dia vão protestar com o táxista por não ter TV e minibar refrigerado...

    Também é interessante verificar que, para o cliente moderno, é melhor ter um "corta-relva" de 2015 do que uma boa viatura (potente, confortável) com 10/15 ou mais anos.

    Qual a razão para tamanho consumismo?

    Certas vezes penso que Portugal é uma potência mundial com um PIB altíssimo e 1º lugar nos ranking's mundiais, pois sei e sabemos todos que na França, por ex., vêm-se muitos mais clássicos e antigos em circulação do que em Portugal. Na Alemanha, as O305 fazem carreira como veículos históricos no centro de Berlim.

    Tudo é possível no país onde um Citroen C6 é Táxi... E onde é proibido circular na baixa da capital com um carro anterior a 2000...

    Agradeço opiniões para que possamos construir um "debate" construtivo.
    Editado pela última vez por RuiGT27; 27 August 2015, 00:50.

    #2
    Acho que tem mais a haver com segurança e ambiente. Não te esqueças que um 190 não te dá o mínimo de segurança que um carro mais moderno, no entanto pagas o mesmo tanto andes num velho ou num novo, de certeza que se fores cliente e se te derem a escolher vais para o mais moderno porque sabes que pelo menos ali tens o mínimo de segurança. Quem apresenta um serviço também tem de apresentar condições mínimas. Por isso não acho que seja só "negócio". Outra coisa é a nível de Poluição, as normas são diferentes de país para país, e por pertencermos á "bela" CEE temos as normas muito mais apertadas aqui. Já na Alemanha como têm outro poder na CEE fazem o que lhes der na gana...

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      #3
      Esqueceram a parte do conforto que também me parece importante...

      Enviado do meu D6503 através de Tapatalk

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        #4
        Eu recuso-me, durante o verão, a andar num táxi sem AC. Não estou a brincar!

        Comentário


          #5
          Estás a comparar veículos que à luz da segurança e do impacto ambiental estão a léguas uns dos outros. um 190D é arcaico neste sentido.

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            #6
            Lisboa não é a única cidade com restrições a carros mais poluentes.

            Eu pessoalmente prefiro andar com um carro menos potente, mas mais económico/seguro que um mais antigo e potente, mas são gostos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
              Boas, trago à discussão um tema que me faz espécie à bastante tempo.

              Reparo, desde sempre, que na Tugalândia, em diversos contextos como particular e frotas (empresas, táxis, autocarros, distribuição, etc...), reina a gestão das frotas pela data da matrícula. Por exemplo, lembro-me que, à uns anos, na frota de uma empresa de transportes públicos da minha zona, foram abatidas do serviço um lote de Mercedes O305 e O307, perfeitamente funcionais (e, digo-o por experiência pessoal, bastante mais confortáveis que as sucessoras O405 e O407), apenas por datarem de 1984/1985. Assisto ao desaparecimento gradual de 190D's das praças de táxis, quando todos sabemos que iriam fazer mais km's que qualquer CDI sucessor. Uma viatura deve ser "julgada" pela sua funcionalidade e não pela sua idade, pois a evolução tem limites, e facilmente dá origem ao consumismo. Isto para não falar daqueles inteligentes que pensam que não deviam pagar o mesmo para andar num táxi 190D ou num E220 CDI, pois o primeiro não tem AC... Qualquer dia vão protestar com o táxista por não ter TV e minibar refrigerado...

              Também é interessante verificar que, para o cliente moderno, é melhor ter um "corta-relva" de 2015 do que uma boa viatura (potente, confortável) com 10/15 ou mais anos.

              Qual a razão para tamanho consumismo?

              Certas vezes penso que Portugal é uma potência mundial com um PIB altíssimo e 1º lugar nos ranking's mundiais, pois sei e sabemos todos que na França, por ex., vêm-se muitos mais clássicos e antigos em circulação do que em Portugal. Na Alemanha, as O305 fazem carreira como veículos históricos no centro de Berlim.

              Tudo é possível no país onde um Citroen C6 é Táxi... E onde é proibido circular na baixa da capital com um carro anterior a 2000...

              Agradeço opiniões para que possamos construir um "debate" construtivo.
              " apenas por datarem de 1984/1985 " ?

              Ora vamos lá enumerar algumas razões do porque da renovação das frotas:

              - Desgaste ao longo do tempo. Se estamos a falar em transportes públicos ainda pior.
              - Motor. Quantos mais km e mais anos maior a probabilidade de dar problemas.
              - Falta de peças para estes modelos.
              - Consumo de combustivel e de CO2 completamente desfasado para os dias de hoje.
              - Segurança. Os carros de hoje são muito mais seguros que os de à 30 anos atrás. É que nem se compara.

              Pelo teu ponto de vista as marcas nunca lançavam carros novos, nem as empresas renovavam as frotas.

              Comentário


                #8
                Mas os clones não param de aumentar?

                Comentário


                  #9
                  loool que tópico!!

                  A natureza humana é muito simples.. estão dois Mercedes taxi, um com 10anos um com 1 ano.. Qual será aquele que o cliente quer?! Pergunta difícil.....

                  Comentário


                    #10
                    Como já foi dito, um carro moderno pode durar menos que um antigo mas tem mais conforto ( não sempre ) , insonorização, já para não falar da segurança activa e passiva.

                    Quanto aos autocarros que te referes, nunca considerei os 305 e 307 competentes para o nosso país, basta aparecer alguma subida e é uma desgraça em termos de barulho e performance, juntamente com a caixa Auto de 4 velocidades.......O conforto (suspensão ) é miserável .

                    Uma 407 sempre é menos má.

                    Mas só faziam sentido em países muito planos. Para cá, a unica solução é autocarros com turbo devido às inclinações constantes.

                    Mas não percebi o que queres dizer com Citroen C6 é taxi....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                      ...pois a evolução tem limites, e facilmente dá origem ao consumismo.
                      Basicamente tens de ultrapassar isto...

                      A evolução e consumismo estão socialmente ligados...ou entendes e aceitas que na Tugalândia não são todos uns burros e que podem ter gostos e prioridades diferentes das tuas...ou vais andar uma vida inteira frustrado...Simples

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Mas os clones não param de aumentar?

                        Aparentemente...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                          Boas, trago à discussão um tema que me faz espécie à bastante tempo.

                          Reparo, desde sempre, que na Tugalândia, em diversos contextos como particular e frotas (empresas, táxis, autocarros, distribuição, etc...), reina a gestão das frotas pela data da matrícula. Por exemplo, lembro-me que, à uns anos, na frota de uma empresa de transportes públicos da minha zona, foram abatidas do serviço um lote de Mercedes O305 e O307, perfeitamente funcionais (e, digo-o por experiência pessoal, bastante mais confortáveis que as sucessoras O405 e O407), apenas por datarem de 1984/1985. Assisto ao desaparecimento gradual de 190D's das praças de táxis, quando todos sabemos que iriam fazer mais km's que qualquer CDI sucessor. Uma viatura deve ser "julgada" pela sua funcionalidade e não pela sua idade, pois a evolução tem limites, e facilmente dá origem ao consumismo. Isto para não falar daqueles inteligentes que pensam que não deviam pagar o mesmo para andar num táxi 190D ou num E220 CDI, pois o primeiro não tem AC... Qualquer dia vão protestar com o táxista por não ter TV e minibar refrigerado...

                          Também é interessante verificar que, para o cliente moderno, é melhor ter um "corta-relva" de 2015 do que uma boa viatura (potente, confortável) com 10/15 ou mais anos.

                          Qual a razão para tamanho consumismo?

                          Certas vezes penso que Portugal é uma potência mundial com um PIB altíssimo e 1º lugar nos ranking's mundiais, pois sei e sabemos todos que na França, por ex., vêm-se muitos mais clássicos e antigos em circulação do que em Portugal. Na Alemanha, as O305 fazem carreira como veículos históricos no centro de Berlim.

                          Tudo é possível no país onde um Citroen C6 é Táxi... E onde é proibido circular na baixa da capital com um carro anterior a 2000...

                          Agradeço opiniões para que possamos construir um "debate" construtivo.


                          Basicamente e essencialmente tudo já foi referido.

                          Comentário


                            #14
                            Até espalhava likes pelas respostas aí abaixo.. Assim contribuo para o trollanço.

                            Onde é que param os taxis C6 neste país?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                              Onde é que param os taxis C6 neste país?
                              Basta ires ao Porto, ali na zona da Cordoaria, e verás.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                Boas, trago à discussão um tema que me faz espécie à bastante tempo.

                                Reparo, desde sempre, que na Tugalândia, em diversos contextos como particular e frotas (empresas, táxis, autocarros, distribuição, etc...), reina a gestão das frotas pela data da matrícula. Por exemplo, lembro-me que, à uns anos, na frota de uma empresa de transportes públicos da minha zona, foram abatidas do serviço um lote de Mercedes O305 e O307, perfeitamente funcionais (e, digo-o por experiência pessoal, bastante mais confortáveis que as sucessoras O405 e O407), apenas por datarem de 1984/1985. Assisto ao desaparecimento gradual de 190D's das praças de táxis, quando todos sabemos que iriam fazer mais km's que qualquer CDI sucessor. Uma viatura deve ser "julgada" pela sua funcionalidade e não pela sua idade, pois a evolução tem limites, e facilmente dá origem ao consumismo. Isto para não falar daqueles inteligentes que pensam que não deviam pagar o mesmo para andar num táxi 190D ou num E220 CDI, pois o primeiro não tem AC... Qualquer dia vão protestar com o táxista por não ter TV e minibar refrigerado...

                                Também é interessante verificar que, para o cliente moderno, é melhor ter um "corta-relva" de 2015 do que uma boa viatura (potente, confortável) com 10/15 ou mais anos.

                                Qual a razão para tamanho consumismo?

                                Certas vezes penso que Portugal é uma potência mundial com um PIB altíssimo e 1º lugar nos ranking's mundiais, pois sei e sabemos todos que na França, por ex., vêm-se muitos mais clássicos e antigos em circulação do que em Portugal. Na Alemanha, as O305 fazem carreira como veículos históricos no centro de Berlim.

                                Tudo é possível no país onde um Citroen C6 é Táxi... E onde é proibido circular na baixa da capital com um carro anterior a 2000...

                                Agradeço opiniões para que possamos construir um "debate" construtivo.
                                perguntas iniciais...qual é o teu atual carro? E qual foi o teu primeiro carro? Pago a pronto com as tuas economias ou empréstimo bancário?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                  estão dois Mercedes taxi, um com 10anos um com 1 ano.. Qual será aquele que o cliente quer?! Pergunta difícil.....
                                  Não digo que entre um 190D e um E220 CDI escolhia o 190D, porém não entendo que o cliente queira dizer ao táxista que carro é que ele deve usar em vez de simplesmente entrar num Táxi sem olhar para o modelo. Não vou protestar com um motorista de autocarro por utilizar um modelo velho.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                    " apenas por datarem de 1984/1985 " ?

                                    Ora vamos lá enumerar algumas razões do porque da renovação das frotas:

                                    - Desgaste ao longo do tempo. Se estamos a falar em transportes públicos ainda pior.
                                    - Motor. Quantos mais km e mais anos maior a probabilidade de dar problemas.
                                    - Falta de peças para estes modelos.
                                    - Consumo de combustivel e de CO2 completamente desfasado para os dias de hoje.
                                    - Segurança. Os carros de hoje são muito mais seguros que os de à 30 anos atrás. É que nem se compara.

                                    Pelo teu ponto de vista as marcas nunca lançavam carros novos, nem as empresas renovavam as frotas.
                                    Não acho que se não deva fazer a renovação das frotas. Acho apenas que esta se devia fazer QUANDO NECESSÁRIO. É constante o abate de viaturas funcionais e em bom estado de conservação. Se eu tenho um carro, que está velho, porém está em bom estado e completamente funcional, não o mando para abate. Mas nem todos fazem o mesmo, basta cheirar a novo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      perguntas iniciais...qual é o teu atual carro? E qual foi o teu primeiro carro? Pago a pronto com as tuas economias ou empréstimo bancário?
                                      O primeiro carro que conduzi foi um Renault 5 GTL de 1982, propriedade do meu avô. Na hora da decisão pessoal, ponderei alguns modelos pequenos e recentes, como o Opel Corsa D, Ford Fiesta, Peugeot 208. Porém, devido ao IUC vergonhoso que qualquer viatura paga pós-2007 e, para poder levar a família (que andava de Opel Corsa B) a passear em conforto, segurança e condições, decidi-me por uma VW Passat B5.5 Variant 1.9 TDI 130cv de 2003, que dá uma valente "goleada" a qualquer compacto moderno em estética, segurança, equipamento, conforto e potência.

                                      Faz parte das minhas filosofias não me financiar com empréstimos.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                        Lisboa não é a única cidade com restrições a carros mais poluentes.
                                        Se a restrição fossem veículos anteriores a 1990 ou 1980 ainda entendia, agora anteriores a 2000????????

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                          Boas, trago à discussão um tema que me faz espécie à bastante tempo.

                                          Reparo, desde sempre, que na Tugalândia, em diversos contextos como particular e frotas (empresas, táxis, autocarros, distribuição, etc...), reina a gestão das frotas pela data da matrícula. Por exemplo, lembro-me que, à uns anos, na frota de uma empresa de transportes públicos da minha zona, foram abatidas do serviço um lote de Mercedes O305 e O307, perfeitamente funcionais (e, digo-o por experiência pessoal, bastante mais confortáveis que as sucessoras O405 e O407), apenas por datarem de 1984/1985. Assisto ao desaparecimento gradual de 190D's das praças de táxis, quando todos sabemos que iriam fazer mais km's que qualquer CDI sucessor. Uma viatura deve ser "julgada" pela sua funcionalidade e não pela sua idade, pois a evolução tem limites, e facilmente dá origem ao consumismo. Isto para não falar daqueles inteligentes que pensam que não deviam pagar o mesmo para andar num táxi 190D ou num E220 CDI, pois o primeiro não tem AC... Qualquer dia vão protestar com o táxista por não ter TV e minibar refrigerado...

                                          Também é interessante verificar que, para o cliente moderno, é melhor ter um "corta-relva" de 2015 do que uma boa viatura (potente, confortável) com 10/15 ou mais anos.

                                          Qual a razão para tamanho consumismo?

                                          Certas vezes penso que Portugal é uma potência mundial com um PIB altíssimo e 1º lugar nos ranking's mundiais, pois sei e sabemos todos que na França, por ex., vêm-se muitos mais clássicos e antigos em circulação do que em Portugal. Na Alemanha, as O305 fazem carreira como veículos históricos no centro de Berlim.

                                          Tudo é possível no país onde um Citroen C6 é Táxi... E onde é proibido circular na baixa da capital com um carro anterior a 2000...

                                          Agradeço opiniões para que possamos construir um "debate" construtivo.
                                          Quanto li o tópico pensei que ia sair alguma coisa de jeito... foi uma oportunidade perdida exageraste em muito quanto dás exemplos de viaturas que já estão a caminho dos 30 anos é completamente desproporcional nem é preciso argumentar em nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                            " apenas por datarem de 1984/1985 " ?

                                            Ora vamos lá enumerar algumas razões do porque da renovação das frotas:

                                            - Desgaste ao longo do tempo. Se estamos a falar em transportes públicos ainda pior.
                                            - Motor. Quantos mais km e mais anos maior a probabilidade de dar problemas.
                                            - Falta de peças para estes modelos.
                                            - Consumo de combustivel e de CO2 completamente desfasado para os dias de hoje.
                                            - Segurança. Os carros de hoje são muito mais seguros que os de à 30 anos atrás. É que nem se compara.

                                            Pelo teu ponto de vista as marcas nunca lançavam carros novos, nem as empresas renovavam as frotas.
                                            acertas-te na muche é mesmo isso...


                                            Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                            Se a restrição fossem veículos anteriores a 1990 ou 1980 ainda entendia, agora anteriores a 2000????????
                                            anteriores a 2000 só em Lisboa mesmo assim já são viaturas com 15 anos, e não ao resto do país ai está tudo a vontade, noutras grandes cidades da UE a coisa está a ser a mesma coisa,e segundo li algures frança em Paris prepara-se para fazer ainda pior já não me recordo para 2020...

                                            pode ser estupido mas a é a realidade das coisas nas frotas é mais que normal mais conforto, comodidade do cliente, segurança logo renovar frotas faz todo o sentido, agora nós particular vêmos a coisa de outra forma um carro para muitos de nós dura uma vida conforme o estimar-mos, outros andam sempre a troca-los a cada 4\5 anos como se de um electrodoméstico se trata-se pois só por dizer que teem mais uma funcionalidade que o anterior não teem, mas simplesmente é só para as aparências...


                                            mas as empresas cada vez fazem mais contractos com empresas de aluguer x anos ou x 200.000km's o que ocorrer 1º a manutenções são todas por conta da empresa de aluguer e niguem se chateia mais, e estão sempre a renovar as frotas e sai mais barato que comprar as frotas como antigamente e mais tarde gastar em manutenções, assim já não se chateiam...

                                            é a evolução dos tempos...

                                            os taxis foi o que veio a baila, então e os autocarros, há ai zonas do pais que andam autocarros de 50\60 lugares com meia duzia de clientes, velhos volta e meia avariados, quando um mini bus de 10 lugares e passarem mais vezes servem bem e já são usadas ai em muitos lados e muito mais recentes...

                                            há muitas coisas a ter em vista e não só frotas e restrições...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                              Tens de ir ao Porto, ali na zona da Cordoaria, e verás.
                                              Permite-me a correção.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                                O primeiro carro que conduzi foi um Renault 5 GTL de 1982, propriedade do meu avô. Na hora da decisão pessoal, ponderei alguns modelos pequenos e recentes, como o Opel Corsa D, Ford Fiesta, Peugeot 208. Porém, devido ao IUC vergonhoso que qualquer viatura paga pós-2007 e, para poder levar a família (que andava de Opel Corsa B) a passear em conforto, segurança e condições, decidi-me por uma VW Passat B5.5 Variant 1.9 TDI 130cv de 2003, que dá uma valente "goleada" a qualquer compacto moderno em estética, segurança, equipamento, conforto e potência.

                                                Faz parte das minhas filosofias não me financiar com empréstimos.
                                                Sim, claro...

                                                PS - era para ter junto uma imagem, mas corria risco de "levar nas orelhas" e achei por bem retirar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Sim, claro...

                                                  PS - era para ter junto uma imagem, mas corria risco de "levar nas orelhas" e achei por bem retirar...
                                                  Duvidas, amigo?

                                                  Já agora, não entendi o teu Post Scriptum.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    Sim, claro...

                                                    PS - era para ter junto uma imagem, mas corria risco de "levar nas orelhas" e achei por bem retirar...


                                                    nunca mudes petrus!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RuiGT27 Ver Post
                                                      O primeiro carro que conduzi foi um Renault 5 GTL de 1982, propriedade do meu avô. Na hora da decisão pessoal, ponderei alguns modelos pequenos e recentes, como o Opel Corsa D, Ford Fiesta, Peugeot 208. Porém, devido ao IUC vergonhoso que qualquer viatura paga pós-2007 e, para poder levar a família (que andava de Opel Corsa B) a passear em conforto, segurança e condições, decidi-me por uma VW Passat B5.5 Variant 1.9 TDI 130cv de 2003, que dá uma valente "goleada" a qualquer compacto moderno em estética, segurança, equipamento, conforto e potência.

                                                      Faz parte das minhas filosofias não me financiar com empréstimos.
                                                      Tambem não me financio com empréstimos, pelo menos para carros e outros bens que não essenciais. Quanto aos essenciais, só se não tiver mesmo hipotese de pagar a pronto.

                                                      Mas quanto ao que referiste, não posso estar de acordo.

                                                      Eu também tenho um carro com vários anos, é de 2002 , um C5 2.0 HDI 110 e relativamente a um carro moderno ganha em alguns aspectos como fiabilidade, espaço, conforto, mas não podemos ver as coisas assim.

                                                      Os carros modernos novos ou seminovos de hoje têm consumos bem menores, são mais silenciosos, eficientes, e à partida têm mais segurança activa e passiva, pelo menos comparando entre segmentos iguais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                        quando um mini bus de 10 lugares e passarem mais vezes servem bem e já são usadas ai em muitos lados e muito mais recentes...
                                                        Já andei algumas vezes em minibus, há cá alguns, e não se comparam em termos de conforto a um autocarro de turismo, mesmo dos anos 80/90.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                          anteriores a 2000 mesmo assim já são viaturas com 15 anos
                                                          São só a maioria do parque automóvel nacional...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            pelo menos comparando entre segmentos iguais.
                                                            Disseste bem...

                                                            Comentário

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