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Saxo 1.5D com dois comportamentos disitintos

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    Saxo 1.5D com dois comportamentos disitintos

    Saxo 1.5D; 200k kms; oleo sempre semi-sintetico 10W40 trocado de 10k em 10k ou 12 meses

    Quando se mete a trabalhar:

    uns dias fica com o relantim a cerca de 800RPM e parece que tá todo atrofiado e que custa a respirar, custa a arrancar e a desenvolver, etc

    noutros dias fica com o relantim perto das 1000rpm e parece que é bi-turbo, anda e acelera todo endiabrado

    Algumas notas: Nunca foi trocado o termostato. Nunca foi mexido na EGR (nem limpezas nem substituição) e no motor apenas levou troca do kit distribuição à vários anos atrás. De resto é só troca de óleo e filtros. Filtro gasoleo tem cerca de 1 ano.

    O que poderá ser e como resolver?

    #2
    Mas pega à primeira?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
      Mas pega à primeira?
      Pega sempre bem e à primeira mesmo de inverno ainda com as velas de origem.

      Comentário


        #4
        Como esta o filtro de gasoleo ? Na egr por cima esta ligado um tubo de vacuo que liga a uma eletro valvula, desliga a ficha e vê como fica

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
          Como esta o filtro de gasoleo ? Na egr por cima esta ligado um tubo de vacuo que liga a uma eletro valvula, desliga a ficha e vê como fica
          Filtro gasoleo é recente.

          Desligando essa ficha a EGR fica desligada?

          O que é suposto acontecer desligando essa ficha da electrovalvula?

          Comentário


            #6
            Se a egr não estiver bloqueada com carvão a egr fica sempre fechada
            filtro de gasoleo recente não quer dizer nada. Quantos km? Costumas andar muito na reserva?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
              Se a egr não estiver bloqueada com carvão a egr fica sempre fechada
              filtro de gasoleo recente não quer dizer nada. Quantos km? Costumas andar muito na reserva?
              filtro gasoleo tem 10k km ou pouco mais

              muito raramente acende a luz da reserva

              Comentário


                #8
                Já viste se tens ar nos tubos dos gasóleo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                  Já viste se tens ar nos tubos dos gasóleo?
                  Isso lembrei eu de perguntar, mas se pega à primeira, não deve ter ar

                  Comentário


                    #10
                    Pega sempre à primeira.

                    Independentemente de como ele "acorda" (seja com o relantim às 800rpm ou às 1000rpm), em andamento a partir das 2000rpm (ou um pouco mais) o comportamento parece ser igual, ou seja, voa baixinho parece uma flecha.

                    Onde se nota diferença é a baixas rotações onde nuns dias tá muito abafado, atrofiado, custa a respirar, etc e noutros dias mexe-se bem todo espevitado.

                    Comentário


                      #11
                      Já desligaste a ficha

                      Comentário

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