Retirado de um blog de um conhecido (Nelson Sousa - http://faxavor.blogspot.com)
Além das já conhecidas (taxa de alcoolémia permitida de 0,57 g/l e 118 km/h de velocidade máxima nas auto-estradas), há umas alterações novas ao código.
Assim, ficam a saber que:
Na presença de sinais luminosos, o significado das luzes é o seguinte:
a) Luz vermelha - manter a velocidade, e, se houver outros carros, buzinar. Não travar.
b) Luz amarela - mantém o significado anterior
c) Luz verde - olhar com atenção para ambos os lados e, se não vier ninguém, avançar de vidros abertos e rádio desligado. Se ouvir buzinadelas, parar imediatamente.
Colete reflector: é obrigatório usar sempre, mesmo quando se está no passeio. Os peões são obrigados a usar colete reflector em todas as ocasiões.
Descobri estas inovações do código da estrada ontem. Íamos de carro, avançamos no sinal verde e levamos com um BMW do lado esquerdo (foi só chapa, ao menos isso). O tipo pura e simplesmente não parou no vermelho, não abrandou, não tentou sequer travar (ou pelo menos não tentou com muito afinco, porque não deixou marcas de travagem) e quando viu que nós estávamos a avançar... buzinou. Para nos avisar que não ia parar. E depois ainda teve lata de dizer que parte da culpa até era nossa, porque "arrancámos um bocado depressa". Sim, concordo. Entre abrir o sinal verde e termos sido colhidos andámos uns 10 metros, devíamos ir a uns 160 km/h, pelo menos... que o homem até fez tudo para evitar o acidente. Até buzinou "depesperadamente" e tudo para nos avisar. Pois... fez tudo menos travar! Que, se bem me lembro, é umas das coisas que se podem fazer para evitar acidentes. Claro que em questões de semáforos é importante estar escrito e assinado por ambos quem tinha luz verde e quem passou o vermelho (o gajo ainda barafustou um bocado e tal mas lá assinou; além disso, tínhamos uma testemunha que se prontificou imediatamente a ajudar).
Távamos no meio da estrada, pusémos o triângulo, apareceu a polícia, perguntou se era preciso alguma coisa, dissémos que não, e tudo ficou assim. Ajudaram-nos a tirar os carros do meio da estrada e pronto. Lá ficamos nós no passeio, a preencher os papeis. Aparece um taxista (tinha de ser um taxista, são as maiores autoridades nacionais no código da estrada) a dizer que temos de ter o colete. No passeio... não interessa, se foi acidente, têm de ter o colete. Ó minha besta: o colete serve para ser visto quando se está a pé na via de rodagem ou na berma! Ou agora os peões também têm de ter colete reflector? Ou o colete serve para sinalizar acidentes para que os curiosos do costume possam perceber com antecedência que houve porrada e não percam pitada da acção? Sim, um gajo vem longe, se não topa que houve acidente, não trava e depois não consegue ver o sangue todo no chão.
Além das já conhecidas (taxa de alcoolémia permitida de 0,57 g/l e 118 km/h de velocidade máxima nas auto-estradas), há umas alterações novas ao código.
Assim, ficam a saber que:
Na presença de sinais luminosos, o significado das luzes é o seguinte:
a) Luz vermelha - manter a velocidade, e, se houver outros carros, buzinar. Não travar.
b) Luz amarela - mantém o significado anterior
c) Luz verde - olhar com atenção para ambos os lados e, se não vier ninguém, avançar de vidros abertos e rádio desligado. Se ouvir buzinadelas, parar imediatamente.
Colete reflector: é obrigatório usar sempre, mesmo quando se está no passeio. Os peões são obrigados a usar colete reflector em todas as ocasiões.
Descobri estas inovações do código da estrada ontem. Íamos de carro, avançamos no sinal verde e levamos com um BMW do lado esquerdo (foi só chapa, ao menos isso). O tipo pura e simplesmente não parou no vermelho, não abrandou, não tentou sequer travar (ou pelo menos não tentou com muito afinco, porque não deixou marcas de travagem) e quando viu que nós estávamos a avançar... buzinou. Para nos avisar que não ia parar. E depois ainda teve lata de dizer que parte da culpa até era nossa, porque "arrancámos um bocado depressa". Sim, concordo. Entre abrir o sinal verde e termos sido colhidos andámos uns 10 metros, devíamos ir a uns 160 km/h, pelo menos... que o homem até fez tudo para evitar o acidente. Até buzinou "depesperadamente" e tudo para nos avisar. Pois... fez tudo menos travar! Que, se bem me lembro, é umas das coisas que se podem fazer para evitar acidentes. Claro que em questões de semáforos é importante estar escrito e assinado por ambos quem tinha luz verde e quem passou o vermelho (o gajo ainda barafustou um bocado e tal mas lá assinou; além disso, tínhamos uma testemunha que se prontificou imediatamente a ajudar).
Távamos no meio da estrada, pusémos o triângulo, apareceu a polícia, perguntou se era preciso alguma coisa, dissémos que não, e tudo ficou assim. Ajudaram-nos a tirar os carros do meio da estrada e pronto. Lá ficamos nós no passeio, a preencher os papeis. Aparece um taxista (tinha de ser um taxista, são as maiores autoridades nacionais no código da estrada) a dizer que temos de ter o colete. No passeio... não interessa, se foi acidente, têm de ter o colete. Ó minha besta: o colete serve para ser visto quando se está a pé na via de rodagem ou na berma! Ou agora os peões também têm de ter colete reflector? Ou o colete serve para sinalizar acidentes para que os curiosos do costume possam perceber com antecedência que houve porrada e não percam pitada da acção? Sim, um gajo vem longe, se não topa que houve acidente, não trava e depois não consegue ver o sangue todo no chão.
Comentário