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    BMW 540i Protection

    “Adquiri um BMW 540I PROTECTION 2002/03 e venho enfrentando alguns problemas (como segue abaixo) de, aparentemente, difíceis soluções...

    1 - por diversas vezes, o carro "afoga" e não pega...só depois de muitas tentativas é que consigo dar a partida e, ao ligar o motor, o carro expele uma fumaça branca muito densa...isso acontece somente na partida...depois, no funcionamento contínuo, não;
    2 - já por 03 vezes o motor começou a "ratear" e, ao conferir as velas, notei que 03 estavam encharcadas de gasolina e, por isso, sem centelha para a câmara de combustão...já troquei o jogo completo 02 vezes;
    3 - depois começou a acontecer o problema do carro "afogar". Notei que o consumo aumentou consideravelmente. Anteriormente, no trânsito urbano, era na faixa de 06/07 kms/lt e na estrada 08/09 kms/lt...agora, aumentou cerca de 40%;
    4 - uso óleo semi sintético 05>30 como especificado no manual;
    5 - no painel, vem aparecendo a mensagem "TYRE PRESS REAR"...conferi a calibragem dos pneus traseiros e os mesmos estão c/ 40 lbs...tantos os traseiros como os dianteiros;
    6 - levei o veículo à uma oficina c/ equipamento Magneti Marelli p/ q fosse feita a leitura do módulo. Segundo o profissional, os únicos erros apontados foram: P0011 e P0021 AVANÇO EIXO EXCÊNTRICAS (BAN... NVE)...o q significa?
    7 - Tenho um jogo de rodas aro 20" da BMW. Posso colocá-las nesse carro sem provocar problemas?”

    A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

    #2
    1/2/3 e 6 estão relacionados. Ao ler os códigos de erros pode ter sido encontrada a causa. Assim a gasolina está a ser injectada após faísca e consequente falha de ignição.

    Comentário


      #3
      No caso do 5, há muitos carros em que avaliam a baixa pressão do pneu através do sensor de rotação do ABS. A ideia é simples: se o pneu tem menos pressão, então tem menor diâmetro, logo dá mais voltas por cada km percorrido. Se o sensor de rotação do ABS estiver com falha aparece (erradamente) esta mensagem de aviso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        No caso do 5, há muitos carros em que avaliam a baixa pressão do pneu através do sensor de rotação do ABS. A ideia é simples: se o pneu tem menos pressão, então tem menor diâmetro, logo dá mais voltas por cada km percorrido. Se o sensor de rotação do ABS estiver com falha aparece (erradamente) esta mensagem de aviso.
        E isso pode ser avaliado ao ler a informação dos 4 sensores de ABS em andamento. Se houver um mais lento/rápido, voilá!

        Comentário


          #5
          Boas

          O E39 usa sensores de pressão nas válvulas que ao fim de 7 anos ficam sem bateria e precisam de ser substituídos, daí o erro.

          Quanto aos problemas de motor, pelos códigos indica que o motor está fora de ponto. Provavelmente foi mexido a nível de VANOS sem as ferramentas próprias para o voltar a montar direito.

          Comentário


            #6
            Relativamente aos sintomas que apresentas de motor, conjugado com os códigos de avaria que indicas, leva a desconfiar inicialmente de um problema relacionado com o timing do motor. Mais que isto acho que não se pode afirmar para já. Quando digo problema de timing, tanto pode ser um problema mecânico (motor fora de ponto, como já referido neste forum), mas há outras possibilidades que fazem todo o sentido verificar antes de se confirmar a boa instalação da corrente de distribuição, que no caso do teu motor, como também já referido, tem a particularidade de ter um sistema variável de abertura de válvulas, denominado VANOS nos BMW.
            Esta confirmação, a ser bem feita, ainda necessita de umas horas de mão de obra.
            Se estes sintomas surgiram imediatamente após uma revisão que incluiu mexer na corrente de distribuição, ai sim, seria muita coincidência, e quase de certeza que se deve a uma má instalação...
            Se não se verificar a questão anterior, eu começaria por verificar a integridade do sinal do sensor indutivo da cambota. Um problema no sinal deste sensor pode eventualmente causar estes sintomas e registar os mesmo códigos de avaria. Caso se confirmasse ter um "bom sinal", avaliaria a correlação deste com os sensores hall das árvores de cames que em principio permitiria confirmar ou não o desfasamento. Outra variável a ter em conta, o sistema de válvulas variável, tem tendência a ser sensível à qualidade e sujidade no óleo, que pode originar o bloqueio ou ao mau posicionamento deste. É possível verificar o bom funcionamento deste sistema de forma não intrusiva, que é controlado por dois atuadores eletromecânicos (um por banco), utilizando da mesma forma os sinais dos sensores hall.

            Aviso-te desde já que os procedimentos que indico em cima de forma resumida, excetuando a confirmação mecânica do ponto, dificilmente serão percebidos por uma oficina em Portugal...

            PS:
            Não percebi a questão do equipamento "Magneti Marelli", visto que o sistema de injeção é Bosch, para os BMW E39 540i de 2002.

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              #7
              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              Relativamente aos sintomas que apresentas de motor, conjugado com os códigos de avaria que indicas, leva a desconfiar inicialmente de um problema relacionado com o timing do motor. Mais que isto acho que não se pode afirmar para já. Quando digo problema de timing, tanto pode ser um problema mecânico (motor fora de ponto, como já referido neste forum), mas há outras possibilidades que fazem todo o sentido verificar antes de se confirmar a boa instalação da corrente de distribuição, que no caso do teu motor, como também já referido, tem a particularidade de ter um sistema variável de abertura de válvulas, denominado VANOS nos BMW.
              Esta confirmação, a ser bem feita, ainda necessita de umas horas de mão de obra.
              Se estes sintomas surgiram imediatamente após uma revisão que incluiu mexer na corrente de distribuição, ai sim, seria muita coincidência, e quase de certeza que se deve a uma má instalação...
              Se não se verificar a questão anterior, eu começaria por verificar a integridade do sinal do sensor indutivo da cambota. Um problema no sinal deste sensor pode eventualmente causar estes sintomas e registar os mesmo códigos de avaria. Caso se confirmasse ter um "bom sinal", avaliaria a correlação deste com os sensores hall das árvores de cames que em principio permitiria confirmar ou não o desfasamento. Outra variável a ter em conta, o sistema de válvulas variável, tem tendência a ser sensível à qualidade e sujidade no óleo, que pode originar o bloqueio ou ao mau posicionamento deste. É possível verificar o bom funcionamento deste sistema de forma não intrusiva, que é controlado por dois atuadores eletromecânicos (um por banco), utilizando da mesma forma os sinais dos sensores hall.

              Aviso-te desde já que os procedimentos que indico em cima de forma resumida, excetuando a confirmação mecânica do ponto, dificilmente serão percebidos por uma oficina em Portugal...

              PS:
              Não percebi a questão do equipamento "Magneti Marelli", visto que o sistema de injeção é Bosch, para os BMW E39 540i de 2002.
              Pode fazer "confusão" à pessoa usar material MM invés de Bosch. Desde que seja compatível com os protocolos, nada a temer.

              É como colocar óleo Fuchs num Citroem que diz TOTAL em todo o lado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Pode fazer "confusão" à pessoa usar material MM invés de Bosch. Desde que seja compatível com os protocolos, nada a temer.

                É como colocar óleo Fuchs num Citroem que diz TOTAL em todo o lado
                No que foi dito parecia que foi procurada uma oficina com equipamento Magneti Marelli, exatamente pela marca. Acho que isso apenas faz sentido se esse fosse o fabricante do sistema de gestão do motor.
                Apenas queria indicar que não era.
                Independentemente disso, é bem verdade, que muitos fabricantes de equipamentos de diagnóstico implementam de forma muito satisfatória os protocolos série dos fabricantes.

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                  #9
                  aposto um rim em como isso tem as juntas do colector de admissão no lixo e o diafragma do oleo no lixo. Tudo o que tenha borracha, fica ressequido e deixa de fazer o seu trabalho, começa a entrar para o motor ar em quantidade diferente da lida pela MAF, junto com oleo, e dá nisso

                  Problema comum nesses motores, dá os sintomas descritos, e é complicado de diagnosticar porque diagnóstico electrónico acusa todo o tipo de erros que apontam para N coisas que não teem nada a ver (independentemente da marca de diagnostico) e as juntas são de bastante dificil acesso portanto também não dá para verificar.

                  é tirar o colector, limpar tudo de cima abaixo e substituir TODOS os orings e borrachas que houver pelo caminho. Aproveita e reconstroi o vanos (se não foi feito até agora, vai precisar em breve).
                  As peças são baratas mas são muitas, são à volta de 3 dias de mão de obra e só nas mãos de quem sabe do assunto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    aposto um rim em como isso tem as juntas do colector de admissão no lixo e o diafragma do oleo no lixo. Tudo o que tenha borracha, fica ressequido e deixa de fazer o seu trabalho, começa a entrar para o motor ar em quantidade diferente da lida pela MAF, junto com oleo, e dá nisso

                    Problema comum nesses motores, dá os sintomas descritos, e é complicado de diagnosticar porque diagnóstico electrónico acusa todo o tipo de erros que apontam para N coisas que não teem nada a ver (independentemente da marca de diagnostico) e as juntas são de bastante dificil acesso portanto também não dá para verificar.

                    é tirar o colector, limpar tudo de cima abaixo e substituir TODOS os orings e borrachas que houver pelo caminho. Aproveita e reconstroi o vanos (se não foi feito até agora, vai precisar em breve).
                    As peças são baratas mas são muitas, são à volta de 3 dias de mão de obra e só nas mãos de quem sabe do assunto.
                    Muito provavelmente terás razão. Ainda por cima se dizes que é um problema comum neste motor...
                    Acho que devo referir que neste caso em particular os códigos em memória não podem ter sido causados por uma quantidade não monitorizada de ar a entrar no motor. Isto não significa que tal não esteja a acontecer...
                    A questão de ser complicado de diagnosticar é um tanto ou quanto relativo. Existem procedimentos não intrusivos que permitem com elevada confiança verificar o bom funcionamento do sistema de tempo de abertura das válvulas, tanto em sistemas VANOS BMW como em sistemas VVT Toyota, VTEC honda, VarioCam Porsche, etc... Os vedantes de óleo que referes fazem todo o sentido neste caso, pois podem não permitir a acumulação de pressão de óleo suficiente para atuar o sistema VANOS de forma satisfatória. O sintoma de fumo após o arranque do carro pesa também a este favor.

                    Volto a dizer o que disse no início. Muito provavelmente terás razão... mas este sistema não é apenas composto por vedantes, é um sistema complexo composto por muitos componentes, talvez com uma probabilidade menor mas real, podem causar os mesmos problemas. Queria apenas resumir que a solução proposta, apesar de parecer a mais indicada neste caso é também a mais demorada e dispendiosa. Se o carro fosse meu nunca começaria por desmontar os coletores, mudar tudo que é vedantes, reconstruir o sistema VANOS, com o risco de no fim ficar com os mesmo problemas... Infelizmente em Portugal a comunidade técnica automóvel está muito atrasada comparativamente à de Inglaterra ou à dos Estado Unidos, em que os procedimentos que refiro podem ser realizados em diversas oficinas. Em Portugal infelizmente tal não acontece, fazendo-se diagnósticos com base em sintomas e códigos de avaria que por vezes não entendem, muitas das vezes não conhecendo o funcionamento base dos sistemas, e muito menos os pormenores de implementação de um veiculo em concreto.

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                      #11
                      Há muita coisa que dá para diagnosticar e testar bem. Outras nem por isso.
                      A abertura das valvulas é uma das que dá para verificar bem, mas nem falei disso.

                      Claro que, quando se faz uma operação deste genero, convém que tudo o que é possível testar e verificar sem desmontar (muito) tenha sido testado e verificado. Não é só ligar à maquina e ler erros...
                      Quem sabe mexer em carros (em geral) e em particular nestes motores, tem noção disso.

                      Em relação às oficinas, tem razão, de facto não existem muitas capazes de mexer nestes motores (às vezes nem dentro da rede BMW!), mas existem ;)

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