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[Opinião] Mazda 323 1.3

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    [Opinião] Mazda 323 1.3

    Boas pessoal,

    Mais para o fim do ano vão-me dar um Mazda 323 1.3 como o na foto mais para o fim deste texto. Ora, percebendo alguma coisa (mas não muito) de carros e querendo manter o bicho saudável / renovar o que for preciso, gostava de saber a vossa opinião sobre possíveis melhoramentos a fazer ao animal e com que tipo de peças devo ter cuidado.

    A máquina é igual a esta:

    Mazda_323_1_3_16V_typ_BA.jpg

    É de 1997, tem cerca de 173k quilómetros reais. Quando peguei nele notei uma excelente condução, consumos relativamente altos (7.5 ou 8L / 100) e o facto de estar muito preso em 5ª, sendo que nos primeiros dias não passava dos 140 em auto estrada (não é que eu ande a pisar ovos, mas notava o carro muito preso). Basicamente quero saber:

    - O que posso fazer para melhorar o conforto / aspecto interior;
    - Que tipo de peças devo ter atenção.
    Editado pela última vez por PapaHet; 10 September 2015, 11:29.

    #2
    Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
    Já agora, motor Isuzo!
    Não.

    Motor Mazda B.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
      Não.

      Motor Mazda B.
      You are right my friend! Editado! Sabes algo que me possa ajudar?

      Comentário


        #4
        Esses carros pertencem àquela geração de japoneses que lhes deram a fama de indestrutiveis.

        Claro que isso não é bem verdade, se forem mal tratados avariam como os outros.

        No entanto eram mesmo muito fiáveis.

        O ideal é fazeres uma boa revisão ao carro, mudas os filtros e os óleos, velas, verificas cabos e bobine. Depois gradualmente começas a puxar por ele. Se vires que os consumos são altos e não desenvolve muito, poderás ter a sonda lambda a berrar, com essa idade é muito natural. Mas não esperes consumos baixos.

        Onde os europeus batiam esses carros era no conforto.

        Não tenho a certeza mas alguns motores Mazda mais antigos eram "sem interferência" ou seja se a correia rebentasse não danificavas nada. Era meter uma nova, acertar o ponto e seguir. Não sei se esse ainda é assim.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Esses carros pertencem àquela geração de japoneses que lhes deram a fama de indestrutiveis.

          Claro que isso não é bem verdade, se forem mal tratados avariam como os outros.

          No entanto eram mesmo muito fiáveis.

          O ideal é fazeres uma boa revisão ao carro, mudas os filtros e os óleos, velas, verificas cabos e bobine. Depois gradualmente começas a puxar por ele. Se vires que os consumos são altos e não desenvolve muito, poderás ter a sonda lambda a berrar, com essa idade é muito natural. Mas não esperes consumos baixos.

          Onde os europeus batiam esses carros era no conforto.

          Não tenho a certeza mas alguns motores Mazda mais antigos eram "sem interferência" ou seja se a correia rebentasse não danificavas nada. Era meter uma nova, acertar o ponto e seguir. Não sei se esse ainda é assim.
          Tenho ideia que ele a nível de consumos nunca descerá dos 7, tenho plena noção disso, e apesar de não ser street racer não tenho o pé propriamente levezinho, ainda que não ande muito depressa. Vou ser muito honesto, ele trabalha como novo, tem um "ronco" giro e bastante saudável, mas precisa de miminho. Depois de uma revisão jeitosa, como mencionaste, queria comprar algumas coisas para "embelezar" o bicho, mas não sei o que fazer porque não encontro muita info na net. As minhas ideias eram:

          - Substituição do "autocolante" do quadrante que se encontra com umas bolhas foleiras da idade;
          - Substituição de todo o forro da manete de velocidades que se encontra solto e cortado;
          - Mudança de volante, potencialmente por um mais desportivo;
          - Novos parachoques dianteiros e traseiros;
          - Faróis novos dianteiros (os daquele estão estalados)

          Não sei é onde comprar partes e encontrar mais info sobre isto.
          Editado pela última vez por PapaHet; 10 September 2015, 11:53.

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            #6
            Este 323F deve ser dos carros mais fiáveis do seu tempo, trata-se de uma geração que transitou da anterior sem grandes alterações a nível mecânico.

            O chassis é bom e bem afinado, é preciso e fácil de se conduzir com bons comandos e comportamento à prova de erros.
            O amortecimento da suspensão não é nada mau mas a insonorização é inferior aos congéneres europeus.

            O motor é agradável, simples, de fácil manutenção tal como diz o Vocsa penso que ainda é "sem interferência" o que será um ponto a favor principalmente em usados no entanto não é o pináculo da economia ou da performance mas a fiabilidade é acima da média.

            O carro não desenvolver bem é estranho, como estará o motor a nível de compressão? Notas algum consumo de óleo? Investigar o que se passa...

            Concordo que é boa ideia começar por rever filtros, óleo e velas.
            Se te ajeitares nos DIY esse carro é amigo da manutenção em casa e quando assim é fica bastante barato.
            EDIT: portanto os melhoramentos de início são estes, fazer a manutenção, ver o que se passa de errado, corrigir e depois então prosseguir com o resto
            Editado pela última vez por FernandoAc; 10 September 2015, 17:27.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
              Este 323F deve ser dos carros mais fiáveis do seu tempo, trata-se de uma geração que transitou da anterior sem grandes alterações a nível mecânico.

              O chassis é bom e bem afinado, é preciso e fácil de se conduzir com bons comandos e comportamento à prova de erros.
              O amortecimento da suspensão não é nada mau mas a insonorização é inferior aos congéneres europeus.

              O motor é agradável, simples, de fácil manutenção tal como diz o Vocsa penso que ainda é "sem interferência" o que será um ponto a favor principalmente em usados no entanto não é o pináculo da economia ou da performance mas a fiabilidade é acima da média.

              O carro não desenvolver bem é estranho, como estará o motor a nível de compressão? Notas algum consumo de óleo? Investigar o que se passa...

              Concordo que é boa ideia começar por rever filtros, óleo e velas.
              Se te ajeitares nos DIY esse carro é amigo da manutenção em casa e quando assim é fica bastante barato.
              EDIT: portanto os melhoramentos de início são estes, fazer a manutenção, ver o que se passa de errado, corrigir e depois então prosseguir com o resto
              Boas Fernando,

              Acho que me expliquei mal, o carro desenvolve, tem uma força incrível para a potência e para o peso que tem, especialmente em subidas (é raro precisar de reduzir para manter a velocidade e/ou aumentar a mesma). Quando disse que não desenvolve referia-me a auto estrada, em que me pareceu muito preso, mas quem o conduz anda bastante devagar. Teve 1 semana na minha mão e no fim da mesma já consegui ir buscar 160 Km/h por ponteiro. A nível de revisão levou uma bem grande à um ano, uma vez que teve 3 anos parado numa garagem. Escusado será dizer que foi só ligar os carros de bateria e pegou à primeira.

              A minha ideia prende-se com tratar da estética, que está bem "foleirinha", mudar as colunas e o rádio, insonorizar o animal dentro dos possíveis (apesar de adorar o barulho do motor) arranjar o raio da manete das mudanças que está toda solta. Posso-te adiantar que o motor está impecável, sem babas, ruídos estranhos, e conta com os tais 173k reais, pelo que conto que me dure uns aninhos até ter que trocar.

              A nível de partes, preciso mesmo de saber onde arranjar aquelas pequenas "mariquices" tipo mudar o volante, os centros, manete completa, etc.

              Comentário


                #8
                O 323 é material de guerra.

                Tive um 323BJ de 2000, com o motor 1.5 e aquilo era só meter gasolina e andar (além da manutenção, claro).

                Extremamente fiável mas como te disseram aqui, não é muito poupado em termos de combustível.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                  O 323 é material de guerra.

                  Tive um 323BJ de 2000, com o motor 1.5 e aquilo era só meter gasolina e andar (além da manutenção, claro).

                  Extremamente fiável mas como te disseram aqui, não é muito poupado em termos de combustível.
                  Eu também tenho o pé pesado, mas quando quero fazer consumos consigo milagres. Já consegui 4.9 / 100 com um Punto HLX 80cv de 2000, Porto / Braga ida e volta, e 4.3 com um Mazda 2 1.3 76cv no mesmo trajecto. Não era raro fazer Braga Centro / Ferreiros com o Punto e obter médias de 5 aos 100, mas isto a conduzir muito cuidadosamente. Mas vamos ver com este quando vier, porque parece uma carroça, mesmo carregado, aguenta tudo. Adorei o conforto do carro (bem melhor que o Punto que conduzo actualmente, de 2000) e o facto de ser largo e baixinho, agarra muito bem nas curvas e é extremamente estável. Só fico triste com as mazelas físicas dele

                  Já agora, tem tecto de abrir eléctrico e ainda funciona!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                    Boas Fernando,
                    Acho que me expliquei mal, o carro desenvolve, tem uma força incrível para a potência e para o peso que tem, especialmente em subidas (é raro precisar de reduzir para manter a velocidade e/ou aumentar a mesma). Quando disse que não desenvolve referia-me a auto estrada, em que me pareceu muito preso, mas quem o conduz anda bastante devagar. Teve 1 semana na minha mão e no fim da mesma já consegui ir buscar 160 Km/h por ponteiro. A nível de revisão levou uma bem grande à um ano, uma vez que teve 3 anos parado numa garagem. Escusado será dizer que foi só ligar os carros de bateria e pegou à primeira.

                    A minha ideia prende-se com tratar da estética, que está bem "foleirinha", mudar as colunas e o rádio, insonorizar o animal dentro dos possíveis (apesar de adorar o barulho do motor) arranjar o raio da manete das mudanças que está toda solta. Posso-te adiantar que o motor está impecável, sem babas, ruídos estranhos, e conta com os tais 173k reais, pelo que conto que me dure uns aninhos até ter que trocar.

                    A nível de partes, preciso mesmo de saber onde arranjar aquelas pequenas "mariquices" tipo mudar o volante, os centros, manete completa, etc.
                    Ainda bem que o motor mostra vitalidade pois 173mil kms não é nada por aí alem para esse carro.
                    Para a estética podes arranjar um polish e uma cera que restitui logo uns anos à pintura.

                    Pois no que toca a peças, esse é o (único) mal dos Mazda, são escassas e quando novas podem ser muito caras. Mas acredito que bem procurado consigas arranjar isso tudo.

                    Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                    Eu também tenho o pé pesado, mas quando quero fazer consumos consigo milagres. Já consegui 4.9 / 100 com um Punto HLX 80cv de 2000, Porto / Braga ida e volta, e 4.3 com um Mazda 2 1.3 76cv no mesmo trajecto. Não era raro fazer Braga Centro / Ferreiros com o Punto e obter médias de 5 aos 100, mas isto a conduzir muito cuidadosamente. Mas vamos ver com este quando vier, porque parece uma carroça, mesmo carregado, aguenta tudo. Adorei o conforto do carro (bem melhor que o Punto que conduzo actualmente, de 2000) e o facto de ser largo e baixinho, agarra muito bem nas curvas e é extremamente estável. Só fico triste com as mazelas físicas dele

                    Já agora, tem tecto de abrir eléctrico e ainda funciona!
                    Com o 1.3 do 323F ficarás algo longe dos consumos do 1.3 do Mazda 2, são motores diferentes e este era um dos mais económicos do seu segmento. Economia nunca foi o seu forte dos 323 mas também não são bêbados diga-se.
                    No global são carros muito honestos e de grande qualidade real.
                    Mete-lhe um óleo 10w40 ou 5w40, muda de 10 mil kms ou 1 ano (o que vier primeiro), mantém o sistema de refrigeração em bom estado (termostato e bomba de água) e trata-o bem, nada de puxar com frio ou a fundo desde rotações baixas. Não esquecer que a temperatura do óleo chega ao normal bastante mais tarde que a da água. Se assim o fizeres tens carro para muitos anos.

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                      #11
                      Parece-me bem, FernandoAc. Já encontrei um site com peças e sim, são caras para burro. O que vale é que devo conseguir arranjar o que preciso / quero em "salvados" e ferro velho, pois não é nada de especial: Opticas, volante, manete de velocidades. Por dentro o carro está impecável, precisa só de ser limpo.

                      Como conheço um pintor / bate chapas muito bom e económico aqui perto devo conseguir um preço excelente para o arranjar de chapa e pintar, que já precisa. Ao início vou só polir, claro.

                      Quanto a puxar, nunca puxo os meus carros a frio, aliás, estou habituado ao punto, que se o puxo a frio começa a desfalecer lentamente. Deixo sempre aquecer bem para lhe dar um cheirinho nas mudanças de força.

                      Claro que depois quando vier faço um DB para a malta poder ver o animal. A primeira coisa a fazer quando vier vai ser uma limpeza a fundo do habitáculo, seguindo-se uma breve limpeza de alguns componentes do motor.

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