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    Ajuda / Dicas Opel Corsa B

    Boas, venho aqui colocar algumas questões e pedir a vossa opinião também.
    Tenho um Opel corsa B 1.5 a Gasóleo e estou a pensar fazer algumas mudanças, nada de mais pois ainda não tenho muita experiência a conduzir...
    Mas antes queria fazer uma revisão dos antigos componentes e modificar os mesmos, quero verificar o sistema de refrigeração, mudar os travões, mas não sei se só mudo as pastilhas ou mudo os travões mesmo..Digam-me o que acham que tenho de verificar,e quais mudanças devo fazer para ter um melhor andamento do carro, ainda não tenho muito conhecimento no mundo dos carros, ainda estou a começar
    E sei que não é um carro que valha a pena fazer muitas mudanças, mas por enquanto é este que vou querer manter por isso agradecia que ajudassem..
    E se quiserem dar dicas para a condução também aceito eheh
    Obrigado

    #2
    Muda os filtros e o Óleo do Motor, pelo menos, o resto já vêm cá os Experts explicar

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      #3
      Isso tem um motor de guerra..
      Se fosse eu fazia-lhe o seguinte:
      - Trocar óleo do motor por um de qualidade (dependendo dos km ou um 10W40 semi-sintético ou um 5W40 100% sintético);
      - Trocar todos os filtros;
      - Meter um aditivo de limpeza no radiador e depois lavar bem e meter um bom liquido anti-congelante (nada de água da torneira);
      - Por segurança trocava o termóstato e verificava se a ventoinha está a funcionar.

      Quanto ao resto..tira a roda fora e vê se as pastilhas ainda têm muito para comer..se estiverem boas (+ de 3mm) deixa andar. Verifica também se os discos estão bons..se não estiverem totalmente lisos ou já muito finos, troca-os juntamente com as pastilhas.

      Se não souberes quando foi a última vez que o óleo dos travões foi trocado, muda-o..isso degrada-se com o tempo.

      Quanto ao andar mais..se for a versão D (sem turbo) não mexas..só fica a ***** fumo e não anda mais por isso, se for a TD (com turbo) leva isso alguém com conhecimentos para aumentar o débito de gasóleo..gasta mais mas também anda mais.

      Opinião pessoal, eu não mexia. Sâo motores fiáveis e andam QB...mexer pode reduzir a vida útil deles..mas ei, cada um sabe de si.

      Comentário


        #4
        Se houver € monta o sistema de travagem do GSI ou do 1.4
        Tenho um 1.4i o que eu posso dizer é que, ao contrário do que o que muitos dizem o Corsa B é o 190 da Opel. Aquilo é um tanque. Muito pouca gente sabe os extras que a versão restyling pós 99 podia ter, tais como GPS e telefone.

        O meu tem jante 14 (tal como o Concorde, sim o avião supersónico) e um abs de 4 vias, suspensão do GSI e pode acreditar, que o carro curva muitíssimo bem.

        Comentário


          #5
          Na travagem ainda mexia (pastilhas, discos e líquido dos travões) agora para dar mais potência deixava me estar quieto.

          Cá para mim só te vai tirar € da carteira.

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            #6
            Um corsa B 1.5D como referiram deixa-te estar quieto, faz uma boa revisao oleo e filtros, revê a travagem e muda o que só for necessário e o oleo de travoes.
            Pode nao ser um exemplo de travagem, mas tambem nao anda o suficiente para te preocupares.
            Um 1.5d já deve ter uns bons kms no pelo, andar a inventar num motor cansado pode arruma-lo de vez com aquecimentos, se queres mante-lo por algum tempo deixa estar assim.

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              #7
              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
              Um corsa B 1.5D como referiram deixa-te estar quieto, faz uma boa revisao oleo e filtros, revê a travagem e muda o que só for necessário e o oleo de travoes.
              Pode nao ser um exemplo de travagem, mas tambem nao anda o suficiente para te preocupares.
              Um 1.5d já deve ter uns bons kms no pelo, andar a inventar num motor cansado pode arruma-lo de vez com aquecimentos, se queres mante-lo por algum tempo deixa estar assim.
              Concordo, qual é a necessidade de meter potência num carro desses.
              Para mim não é nenhuma mas o User é que sabe.

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                #8
                Sim, já tem 350mil km, já é um bocado..
                Entao, vou mudar todos os filtros e fazer uma melhor revisão.
                O que acham de colocar um filtro de competição? Acham que vale a pena? Não é uma coisa muita cara..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fabiolas21 Ver Post
                  Sim, já tem 350mil km, já é um bocado..
                  Entao, vou mudar todos os filtros e fazer uma melhor revisão.
                  O que acham de colocar um filtro de competição? Acham que vale a pena? Não é uma coisa muita cara..
                  Eu não me metia nisso mas tu é que sabes, vais ganhar o quê, 1 CV?

                  Trata do óleo, filtros, pastilhas, discos, pneus, tem em atenção a distribuição, suspensão e deixa isso da potência.

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                    #10
                    No 1.5D não dá para fazer quase nada para aumentar a potencia, filtros de competição não vão fazer nada, além disso vais deixar o motor mais desprotegido conta poeiras.

                    A única coisa que podes fazer para ter algum ganho e tornar o motor mais vivo é aumentar um pouco o debito na bomba injectora, mas coisa pouca visto não ser um TD não dá para inventar muito nesse aspecto, se tiver de origem ia coisa de 1/4 de volta no parafuso é o ideal (no máximo 1/2 de volta mas já vai fazer algum fumo, mais que isso só vai piorar em tudo).
                    Editado pela última vez por DragonH; 13 September 2015, 11:09.

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                      #11
                      Certo, então vou fazer revisão total e não me meto no filtro de competição se não vale a pena..
                      Depois começo é arranjar a aparência por fora e por dentro então

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fabiolas21 Ver Post
                        Certo, então vou fazer revisão total e não me meto no filtro de competição se não vale a pena..
                        Depois começo é arranjar a aparência por fora e por dentro então
                        Isso do filtro de competição num carro desses só te vai tirar dinheiro da carteira.

                        Trata bem dele que esses carros até são resistentes.

                        Comentário


                          #13
                          Acho que vou ter de mudar o tubo de escape porque está a fazer um ruído estranho, recomendam algum?
                          E também quero colocar suspensão nova que esta toda lixada, já bate a seco quase..
                          Se puderem recomendar alguma marca não muito cara, agradecia
                          Editado pela última vez por fabiolas21; 15 September 2015, 12:20.

                          Comentário


                            #14
                            Não te metas em coisas muito caras, o carro em si na minha opinião já não justifica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fabiolas21 Ver Post
                              Acho que vou ter de mudar o tubo de escape porque está a fazer um ruído estranho, recomendam algum?
                              E também quero colocar suspensão nova que esta toda lixada, já bate a seco quase..
                              Se puderem recomendar alguma marca não muito cara, agradecia
                              Suspensão aconselho uns Boge turbo/Sachs advance, linha desportiva (gás) ainda dentro da gama OEM, tenho no meu corsa b 1.7D e resolvem os problemas de estabilidade que afecta o modelo.

                              O escape é o mais barato que encontrares indicado para o carro, podes até procurar numa sucata para poupar uns trocos. No entanto aconselho te a ver bem o que se passa com o escape, nos carros a gasóleo não apodrecem com facilidade como nos a gasolina e muitas vezes basta soldar que fica resolvido.
                              Editado pela última vez por DragonH; 15 September 2015, 14:22.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fabiolas21 Ver Post
                                Acho que vou ter de mudar o tubo de escape porque está a fazer um ruído estranho, recomendam algum?
                                E também quero colocar suspensão nova que esta toda lixada, já bate a seco quase..
                                Se puderem recomendar alguma marca não muito cara, agradecia
                                Passa numa casa de escapes, às vezes o problema até nem é do tubo mas de um apoio qualquer.

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                                  #17
                                  revisões disso a cada 10000 kms ;) Oleo? Motul 4100 TurboLight 10w40 25/30€

                                  suspensão? Kyb Excel G..... compras os 4 amortecedores novos por menos de 200€ (cheguei a comprar a 150€)

                                  travões? TRW e pastilhas boas já não é nada mau... cuidado, verifica também as polies traseiras assim como o distribuidor de travagem (muitos estão mal afinados) e o carro passa a vida a atravessar-se todo. Dependendo das jantes, podes montar as bombas de travão dos Vectras B com 256mm e 4x100. Se tiveres as jantes do Sport Mk2 servem na boa

                                  Aproveita e muda a distribuição

                                  Sobre apimentar o 1.5D.... simplesmente não vale apena! Terias de investir muitos €€ e pouco ganharias com isso. Se fosse um 1.5TD, a conversa seria completamente outra .

                                  Filtros cónicos? Esquece. Quanto muito um KN de caixa mas não será para dar cavalos mas sim poupares a médio/longo prazo o custo dos filtros de Ar

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