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Spray de limpar travões para ligar carro

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    Spray de limpar travões para ligar carro

    Boas a todos...

    Tenho um Suzuki GV 2.0 TD que volta e meia se desliga.
    Quando isto acontece só volta a ligar usando spray de limpa travões na admissão de ar.

    Não se consegue dar com o motivo pelo qual ele se desliga, e a solução passará por ir à marca para tentar ler os erros da centralina, mas a mais próxima é em Setúbal mas são muitos kms (uns 140km para cada lado) e a vida está cara e etc e tal...

    Pedi e comprei ao mecânico uma lata dessas para me desenrascar... mas ele próprio diz que aquilo não faz muito bem ao carro.

    Ouve-se bem um estalar metálico ao dar à chave utilizando aquilo, pelo que percebo bem que não é saudável nem é um barulho que se goste de ouvir, mas a questão é até que ponto faz mal? Faz mal exactamente a quê e porquê?

    Será que posso ir adiando a ida à marca e ir usando esta forma de me desenrascar ou deverei tentar ultrapassar a situação o mais rápido possível?

    Obrigado pelas opiniões,

    00bjz00

    #2
    NÃO DEVES usar limpa-travões para ligar um motor diesel.

    Comentário


      #3
      Nem para safar? Para desenrascar?

      Ontem já fui a três oficinas e nenhuma consegue ler a centralina para se descobrir o que se passa... hoje vou a outra onde me disseram que iriam tentar mas será dificil...

      É que assim está complicado de arranjar pois não sabendo o que provoca o corte de injecção...

      e-blase que te parece toda esta situação?

      Comentário


        #4
        De que ano é o teu Vitara?

        Deve ser OBD2 mas a questão deve estar no "protocolo" de comunicação.

        Às vezes basta fazer download de um software específico e qualquer leitor consegue ler os erros...

        Comentário


          #5
          É de 1999.

          Falaram-me em GM Tech2

          Pois... isso de baixar software também eu disse em jeito de brincadeira ao mecânico onde vou... mas ele diz que não consegue, que não é por isso...

          Comentário


            #6
            O GM Tech2 ha-de ser o específico da marca, com esse seguramente que dá.

            No entanto, se fizeres uma pesquisa na net verificas que há muitos casos em que se consegue ler erros com máquinas simplórias e baratas mas com recurso a bons softwares (ou específicos para o efeito).

            Olha aqui um caso:
            http://suzuki4u.co.uk/forum/viewtopic.php?f=12&t=19285

            Comentário


              #7
              Pois Vocsa, acredito que sim e agradeço o link enviado.

              Vou tentar mostrar isso ao mecânico a ver se lhe serve.

              E quanto à utilização do spray, já percebi que não se deve usar... mas consequências? e para desenrascar? o que pode acontecer?

              Comentário


                #8
                Uma coisa é usar o spray uma vez para colocar o carro num desenrasque muito raro (já vi um mecânico fazer num carro a gasóleo que desferrou e não ligava de forma nenhuma) outra coisa é andares a fazer isso para te desenrascar.
                Ninguem te vai aconselhar isso porque estás a estragar o motor, como é lógico tens de mandar arranjar o carro ou tens de o parar até lá.

                Comentário


                  #9
                  E nenhum mecânico deu nenhuma sugestão para o que seria, não verificaram nada para ir excluído o básico?

                  É que a leitura de erros é uma mais-valia importante mas ser-se mecânico tem de ser mais do que isso...

                  Nem o filtro do gasóleo viram ainda?

                  Edit: o teu motor ainda deve ser aquele antigo motor Mazda. Não é de muita electrónica por isso quando se desliga um diesel desses a primeira coisa a pensar será sempre falta de "comida".
                  Editado pela última vez por Vocsa; 15 September 2015, 11:46.

                  Comentário


                    #10
                    isso até pode ser falha de comunicação do imobilizador. Experimenta andar com a chave suplente pra ver se se mantem o problema

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                      isso até pode ser falha de comunicação do imobilizador. Experimenta andar com a chave suplente pra ver se se mantem o problema
                      Por acaso os imobilizadores da Suzuki são "chatos". Mas tenho sérias dúvidas se conseguira colocar o carro a andar com um spray sem destrancar o imobilizador. É que aquilo corta mesmo a injecção se não me engano.

                      Comentário


                        #12
                        São naturais as questões que colocaram... vou tentar responder a todas.

                        Filtro de gasóleo check
                        Chave suplente check
                        Bomba injecção check
                        desligámos o alarme (já estava, mas confirmámos que está mesmo desligado)

                        já lhe cegámos a egr e retiramos a intake shutter valve (desculpem mas não sei como se chama em português... é uma válvula que faz o carro tremer mais quando se desliga)

                        o que acontece é que volta e meia o carro desliga sem se perceber porquê... apenas isso. fez-se o que está atrás dito, e o mecânico diz que não consegue perceber o que seja, e não quer começar a mudar coisas ao calhas...

                        aconselhou-me a ir à marca para tentar ver que erros tem para então se partir para uma solução. o mais óbvio já foi "despistado" e até a bomba injectora foi testada num sítio qualquer e está tudo ok.

                        poderá ser um sensor qualquer (será?) ou uma cablagem em curto circuito (é possivel?) ou assim... que faz a centralina cortar a injecção, pois se tudo trabalha normalmente...

                        Ah, esqueci dizer, o motor é o mazda

                        Comentário


                          #13
                          Espreita e baixa este manual para os motores RF (Mazda 2.0), está em português e é fantástico. Pode ser que te ajude a diagnosticar alguma coisa...
                          http://goe.etc.br/manuais/tracker/tracker.pdf

                          Podes explicar melhor isso da "intake shuttter valve". O que faz? Pode-se desligar?
                          É que tenho um vitara com o mesmo motor e desde há um ano treme mais quando o desligo, sobretudo quando ainda está frio.

                          edit - Atenção que o manual para lá dos motores RF fala também dos motores RHZ (que não é o teu, penso que são os motores do grupo PSA).
                          Editado pela última vez por Vitoy; 15 September 2015, 13:55.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
                            Espreita e baixa este manual para os motores RF (Mazda 2.0), está em português e é fantástico. Pode ser que te ajude a diagnosticar alguma coisa...
                            http://goe.etc.br/manuais/tracker/tracker.pdf

                            Podes explicar melhor isso da "intake shuttter valve". O que faz? Pode-se desligar?
                            É que tenho um vitara com o mesmo motor e desde há um ano treme mais quando o desligo, sobretudo quando ainda está frio.
                            intake shutter valve
                            intake shutter valve
                            Quando desligas o motor apesar de lhe desligares a alimentação ele continua a aspirar ar por inercia. O que acontece é que isso faz alguma vibração. Esta válvula corta a admissão do ar e com isso o motor desliga e não roda muito mais tempo, "abafa".


                            Como ele retirou essa válvula agora o motor treme quando desliga.

                            Ele deve ter desactivado a válvula na perspectiva que fosse ela que estivesse a cortar o motor por estar avariada.

                            (A ideia era boa)
                            Editado pela última vez por Vocsa; 15 September 2015, 14:01.

                            Comentário


                              #15
                              OK, obrigado.
                              Então a tremideira do meu pode resultar da dita válvula estar a entregar a alma ao criador... ou talvez não.
                              E qual o nome dessa válvula em português?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
                                É que tenho um vitara com o mesmo motor e desde há um ano treme mais quando o desligo, sobretudo quando ainda está frio.
                                A minha mãe tem um 1.9TD e aquilo parece que se vai desfazer quando se desliga

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
                                  OK, obrigado.
                                  Então a tremideira do meu pode resultar da dita válvula estar a entregar a alma ao criador... ou talvez não.
                                  E qual o nome dessa válvula em português?
                                  É isso mesmo, pode ser ou não.

                                  Por acaso também não sei o nome dessa peça em pt, aliás descobri-a há muito pouco tempo, não fazia ideia do que era, andava ali perto dos injectores do motor (era noutro carro), era parecida com uma mini EGR e fiz uma pesquisa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Quando desligas o motor apesar de lhe desligares a alimentação ele continua a aspirar ar por inercia. O que acontece é que isso faz alguma vibração. Esta válvula corta a admissão do ar e com isso o motor desliga e não roda muito mais tempo, "abafa".


                                    Como ele retirou essa válvula agora o motor treme quando desliga.

                                    Ele deve ter desactivado a válvula na perspectiva que fosse ela que estivesse a cortar o motor por estar avariada.

                                    (A ideia era boa)

                                    Era isso mesmo, e uma vez depois de se retirar essa válvula, ia a uns 110km/h 120km/h e acendeu a luz da resistência e o carro perdeu potência.... pensei "já foste", acelerei e ele passados uns 30/40 segundos voltou a responder ao pedal (sem nunca se ter desligado) e apagou a luz da resistência.

                                    Pensámos que como haviamos retirado a válvula talvez agora o corte de injecção já não ocorresse. Mas afinal não, voltou a cortar e deve ter sido directamente na bomba injectora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      update

                                      fui hoje a uma oficina em grândola e também não conseguiram aceder à centralina...

                                      marquei em setúbal na suzuki e vou lá para a semana.

                                      tem de ser... a ver se é desta que dão com o problema

                                      eu depois venho cá postar o resultado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                        update

                                        fui hoje a uma oficina em grândola e também não conseguiram aceder à centralina...

                                        marquei em setúbal na suzuki e vou lá para a semana.

                                        tem de ser... a ver se é desta que dão com o problema

                                        eu depois venho cá postar o resultado
                                        Centralina? Com bomba injectora? Vais ler o quê? Temperatura do motor?

                                        Usando um multímetro deve ser suficiente. Se tiveres a tabela Suzuki com os pinos..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Centralina? Com bomba injectora? Vais ler o quê? Temperatura do motor?

                                          Usando um multímetro deve ser suficiente. Se tiveres a tabela Suzuki com os pinos..
                                          Sim, a tabela para o shunt mode? Tenho-a em casa e penso que está no link que deixaram atrás.

                                          Mas o shunt só dá se o erro estiver presente, a lógica será que os erros que mandam fechar a injecção estejam "registados" na centralina.

                                          O raciocinio está correcto não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ele guarda o código e pisca para informar. Depois é usares a tabela para saber do que se trata. O Vitoy é indicado para Vitaras

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ahhh!

                                              Não te estava a compreender. Estás a dizer que mesmo com a luz de resistência apagada o erro ainda pode ser lido usando o shunt?

                                              Pensava que dava para ler com o shunt apenas quando o erro estivesse presente.

                                              Ainda assim, e desde já te agradeço essa informação, já marquei a ida a setúbal e além do mais aproveito para ver o quanto eles me podem vir a auxiliar em eventuais problemas que tenha no carro, já que onde tenho ido estes problemas "electrónicos" se têm revelado difíceis de resolver.

                                              Terça ou quarta dou novidades

                                              obrigado a todos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom... grande expectativa e grande desilusão...

                                                Fui à suzuki em setúbal e o resultado foi que a centralina não acusa erro algum.
                                                Dizem que estas centralinas não gravam os erros, ou sejam, ou estão lá presentes ou então não se sabe o que se passa.

                                                Em conversa surgiram as seguintes hipóteses:

                                                sensor de rotação (eu conheço por sensor de cambota)
                                                suporte do filtro de gasóleo (visualmente não parece estar rachado ou ter qualquer fissura)
                                                algum problema na bomba de injecção (os valores estão todos normais, em principio estará excluído)
                                                algum problema na cablagem.

                                                Passo seguinte que vou tomar:

                                                Já está encomendado um sensor da cambota e depois logo se vê se os sintomas se mantêm.

                                                É chato andar assim às escuras.., mas enfim... é o que temos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Ele guarda o código e pisca para informar. Depois é usares a tabela para saber do que se trata. O Vitoy é indicado para Vitaras
                                                  Só podes estar a gozar! E logo aqui, em público.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                    Bom... grande expectativa e grande desilusão...

                                                    (...)

                                                    Passo seguinte que vou tomar:

                                                    Já está encomendado um sensor da cambota e depois logo se vê se os sintomas se mantêm.

                                                    É chato andar assim às escuras.., mas enfim... é o que temos.
                                                    Depois diz como correu com a mudança desse sensor.

                                                    E já voltaste a ligar a shutter valve? Continua a tremer quando desligas?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ok, depois venho cá dizer alguma coisa.
                                                      Já encomendei o sensor... cento e cinquenta aérios...

                                                      Não, em principio continuará desligada (ou removida?). Achas quem tenho alguma vantagem em repô-la?

                                                      (atenção que quando trocar o sensor não saberei logo se a situação fica resolvida, pois o carro só se desliga prái de 3 em 3 ou 4 em 4 meses, logo vou ter de andar uns tempos a ver se volta a desligar ou não)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                        Já encomendei o sensor... cento e cinquenta aérios...
                                                        E testar o sensor antes de largar os aérios?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Epá... essa deixou-me... como dizer...

                                                          É possivel testar o sensor da cambota? Como se faz isso?

                                                          Nem me passou pela cabeça tal coisa... podes explicar pf?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É veres a referência do mesmo, arranjar a ficha técnico do sensor que deve lá ter a indicação do normal funcionamento, para esse não sei mas por ex. os de temperatura indicam intervalos de resistência (ohms) depois é confirmar com um multímetro...

                                                            Comentário

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