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Arranque Clio 1.9D (2000)

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    Arranque Clio 1.9D (2000)

    Viva
    Gostava de pedir a ajuda do forum para este problema. Por vezes, no arranque do carro, ele pega sem problemas mas fica a soluçar e deita fumo branco. Depois de acelerar um pouco, passa a fazer um barulho metálico e só passado mais um pouco o ralenti fica normal. Também acontece por vezes em andamento o ponteiro das rotações ir a zero e fazer o mesmo barulho metálico do motor a trabalhar. Isto tanto dura 1 segundo como até 1 minuto. Continuando a andar acaba por ficar normal. Isto acontece mais frequentemente quando conduzo em para-arranca, em auto-estrada é muito raro.

    Têm ideia do que poderá ser? É difícil explicar num mecânico quando o problema não se consegue reproduzir, só acontece por vezes.

    Obrigado.

    #2
    Tenho um carro desses. Isso que falas de manhã é provavelmente das velas. Deves ter uma (ou mais) queimada. Experimenta desligar logo a seguir e voltar a ligar... nesse carro ajuda a normalizar.

    Sabes se tens a bomba lucas ou a bosch? A Lucas é electronica e tem potenciometro de acelerador; a bosch tem cabo. Isso muda um bocado nos pequenos problemas que surgem.

    De qualquer modo esse carro tem OBD2 e a maioria dos problemas aparecem logo. É ligar à máquina.

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      #3
      Obg pelas sugestões. Também pensei nas velas mas já fui ver e não têm problema. E na verdade nunca custa a pegar, só que fica a trabalhar a soluçar e a deitar fumo até normalizar. Quanto à bomba, não faço ideia qual será.

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        #4
        Originalmente Colocado por hlas Ver Post
        Obg pelas sugestões. Também pensei nas velas mas já fui ver e não têm problema. E na verdade nunca custa a pegar, só que fica a trabalhar a soluçar e a deitar fumo até normalizar. Quanto à bomba, não faço ideia qual será.
        Pah, o meu tem 400 mil e acredita, ele com 3 velas pega muito bem. Depois fica é a soluçar, deita fumo... desligo e volto a ligar logo. Tenho uma longa tradição disto acontecer... tenho-o desde novo

        Se abrires o capot e vires do lado do passageiro, à frente do motor, tens a BI. Está lá escrito a marca dela. Mas é fácil de ver... se vires um longo cabo de acelerador a percorrer esse espaço todo é bosch. As outras trabalham por "wi-fi" (joking ), são electrónicas.

        As electrónicas por vezes têm problemas no potenciómetro e dão vários sintomas manhosos. Mas ficam registados, a máquina lê o erro.

        Mas como deves imaginar pode ser muita coisa. Um esticanço às vezes faz milagres... os injectores e a sujidade e tal....

        Volta e meia metia-lhe um limpa injectores no deposito e dava-lhe uma esfrega. Agora está quase sempre encostado mas ainda está porreiro.

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          #5
          Pois, o Clio II 1.9D tinha como problemas crónicos as velas e os apoios do motor.

          Só por curiosidade, ele tem esses sintomas nas manhãs frias ou por exemplo no Verão também faz?

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            #6
            Estou a tentar com limpa injectores no deposito, vamos ver se ajuda. O que parece também ajudar é não usar gasóleo simples, quando coloco simples, acontece com muito mais frequência. Acontece quer em manhãs frias como no Verão.

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              #7
              Não deve ser do combustível..

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