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Opel Insignia ST - problema com ar condicionado

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    Opel Insignia ST - problema com ar condicionado

    Boa noite. Tenho uma Opel Insignia St de Janeiro de 2012, comprada em 2.ª mão, com cerca de 47.000 kms. Há cerca de dois meses verifiquei que o Ar Condicionado não fazia muito frio e, como tinha uma revisão para fazer, aproveitei a mesma para verificar o que se passava junto de uma oficina oficial da marca (Velozláxia, na Amadora).

    Na revisão não foi possível confirmar a origem do problema por isso tive de ir uma 2.ª vez á oficina e agora dizem que o problema é do radiador, que tem uma micro-fissura mas que, por esse motivo, o gás escapa-se e por isso o ar condicionado funciona mas não consegue fazer frio. Resultado: o radiador tem de ser substituído por um novo, sendo que o orçamento ronda os 350€ + IVA (e mão-de-obra).

    Como não sou entendido na matéria, e se alguém puder ajudar-me, gostaria de saber se:
    - É normal este tipo de problemas num carro que nem tem 50 mil kms e com menos de 4 anos?
    - É normal o radiador do ar condicionado avariar desta forma e quais os possíveis motivos que estão na sua origem (na oficina disseram que o mais provável era ter sido uma pedra ou algo do género a entrar pela grelha e a chocar com o radiador, causando-lhe a fissura)?
    - Se o orçamento apresentado é minimamente razoável ou se, pelo contrário, é demasiado caro para o pretendido?

    Obrigado.

    #2
    Se é mesmo o radiador vão ter de desmontar o Tablier.

    Comentário


      #3
      1. Não diria normal, mas não é incomum este tipo de problemas.
      2. De novo, não é normal, mas não é incomum. Há muito espaço nas grelhas da frente para que objectos estranhos possam entrar e causar danos no radiador.
      3. Não te sei responder, não tenho noção dos preços praticados.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por avleitao Ver Post
        Boa noite. Tenho uma Opel Insignia St de Janeiro de 2012, comprada em 2.ª mão, com cerca de 47.000 kms. Há cerca de dois meses verifiquei que o Ar Condicionado não fazia muito frio e, como tinha uma revisão para fazer, aproveitei a mesma para verificar o que se passava junto de uma oficina oficial da marca (Velozláxia, na Amadora).

        Na revisão não foi possível confirmar a origem do problema por isso tive de ir uma 2.ª vez á oficina e agora dizem que o problema é do radiador, que tem uma micro-fissura mas que, por esse motivo, o gás escapa-se e por isso o ar condicionado funciona mas não consegue fazer frio. Resultado: o radiador tem de ser substituído por um novo, sendo que o orçamento ronda os 350€ + IVA (e mão-de-obra).

        Como não sou entendido na matéria, e se alguém puder ajudar-me, gostaria de saber se:
        - É normal este tipo de problemas num carro que nem tem 50 mil kms e com menos de 4 anos?
        - É normal o radiador do ar condicionado avariar desta forma e quais os possíveis motivos que estão na sua origem (na oficina disseram que o mais provável era ter sido uma pedra ou algo do género a entrar pela grelha e a chocar com o radiador, causando-lhe a fissura)?
        - Se o orçamento apresentado é minimamente razoável ou se, pelo contrário, é demasiado caro para o pretendido?

        Obrigado.
        Se é o radiador (condensador) à frente, é frequente acontecer fugas por aí. Basta uma pequena pedra projectada, toque inocente com o pára-choques.. Se abre o circuito, perde-se o gás e não faz frio. É só isto e é normal. O facto de ter pouca quilometragem não influencia.

        O preço do tal radiador (condensador) novo (até pode nem ser preciso, pode-se reparar!) custa 123.76€ já com IVA. Depois há que adicionar uma nova carga de gás refrigerante e mão-de-obra

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Se é o radiador (condensador) à frente, é frequente acontecer fugas por aí. Basta uma pequena pedra projectada, toque inocente com o pára-choques.. Se abre o circuito, perde-se o gás e não faz frio. É só isto e é normal. O facto de ter pouca quilometragem não influencia.

          O preço do tal radiador (condensador) novo (até pode nem ser preciso, pode-se reparar!) custa 123.76€ já com IVA. Depois há que adicionar uma nova carga de gás refrigerante e mão-de-obra

          Eblase, agradeço a resposta. Tambem tenho ideia do radiador dar para reparar mas nem sequer me apresentaram essa soluçao. De qualquer maneira, esse preço que mencionas e em que oficina? O preço que me apresentaram e so para o radiador e sao 200€ a mais do que tu mencionas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por avleitao Ver Post
            Eblase, agradeço a resposta. Tambem tenho ideia do radiador dar para reparar mas nem sequer me apresentaram essa soluçao. De qualquer maneira, esse preço que mencionas e em que oficina? O preço que me apresentaram e so para o radiador e sao 200€ a mais do que tu mencionas...
            Se for o original Opel, é natural que seja mais caro. Sabe se já localizaram o local de fuga? Se não, há que carregar com gás e injectar um corante para localizar a fuga(se for micro-fuga tem de ser desta forma. Se for um buraco, não é preciso

            O preço da peça é aqui:
            http://www.autopartslogistic.com/ind...m=1&ref=940124

            Portes grátis acima de 100€

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              #7
              Acabei por mandar reparar na Velozláxia, ficou em 440€ (já com mão-de-obra e IVA). Foi caro mas supostamente (e reforço o "supostamente"...) levou um radiador novo de marca OPEL... Agora vou utilizá-lo exaustivamente enquanto estiver na garantia.


              Obrigado a todos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por avleitao Ver Post
                Acabei por mandar reparar na Velozláxia, ficou em 440€ (já com mão-de-obra e IVA). Foi caro mas supostamente (e reforço o "supostamente"...) levou um radiador novo de marca OPEL... Agora vou utilizá-lo exaustivamente enquanto estiver na garantia.


                Obrigado a todos.

                Devias ter feito na primeira oficina, o orçamento era mais barato além de que já conheciam o problema e o carro em questão. Muitos condutores pensam que na marca têm mais garantia e confiança no produto mas nem sempre é assim e neste caso acho que a primeira oficina servia perfeitamente para o caso

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por avleitao Ver Post
                  Acabei por mandar reparar na Velozláxia, ficou em 440€ (já com mão-de-obra e IVA). Foi caro mas supostamente (e reforço o "supostamente"...) levou um radiador novo de marca OPEL... Agora vou utilizá-lo exaustivamente enquanto estiver na garantia.


                  Obrigado a todos.
                  Se tiver fuga por levar com uma pedra, a garantia não abrange..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Post
                    Devias ter feito na primeira oficina, o orçamento era mais barato além de que já conheciam o problema e o carro em questão. Muitos condutores pensam que na marca têm mais garantia e confiança no produto mas nem sempre é assim e neste caso acho que a primeira oficina servia perfeitamente para o caso
                    A primeira oficina fechou, já que o carro veio originalmente da EVICAR que foi declarada insolvente (e entretanto encerrou), e como moro na Amadora acabei por ir à Velozláxia. Não sou grande entendido no assunto mas penso que à partida não me têm enganado à descarada (um bocadinho talvez mas à descarada penso que não).

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