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Avaria motor Ford Focus 1.0 125 cv - Assistência e garantia

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    Avaria motor Ford Focus 1.0 125 cv - Assistência e garantia

    Boa tarde,
    na semana passada tive uma avaria no motor do meu Ford Focus 1.0 125 cv com 2 anos. Dirigi-me na 3 feira a uma oficina certificada Ford e deram-me a indicação que o carro devia ter levado um tubo expansível para que evitasse a avaria.
    Como não sou o 1º dono, não tinha essa indicação nem a oficina aquando da 1 revisão o fez. Ainda assim, o carro estava dentro da garantia, e foi reparado. Aproveitei e pedi para fazer a revisão dos 2 anos.
    Foi-me dito na 4 feira que o carro teria de levar um motor novo e que já tinha sido encomendado. Viria de Espanha, e que inclusivé chegava na 5 feira de manhã, pelo que na 6 ao fim do dia o carro estaria pronto.

    E assim foi, o carro estava pronto na 6 feira com testes feitos e tudo resolvido. O problema é que, deram uma folha de serviço relativamente ao serviço de manutenção / revisão, mas em relação à substituição de motor, nada me foi dado, e mais indicaram-e que não era procedimento da Ford forneceder qualquer tipo de documento que indicasse o mesmo. Pedi ao funcionário para falar com o seu superior para fornecer essa informação.

    A minha questão é: e se o motor não é novo? e se o motor daqui a 1 ano dá problemas e eu já não tenho garantia! Se for um motor já com alguns kms e inerentemente as peças como correia de distribuição vai ao ar e o carro já não está na garantia!! Quem suporta?

    A Ford não é obrigada a forneceder a informação da reparação que fez, tal como faz na questão das manutenções, que peças leva, etc..
    E se o motor é 0 kms?

    E um motor chega tão rápido, de espanha, quem me garante que não era de um carro batido!

    Alguém já teve este tipo de experiência!

    Obrigado.

    Cumprimentos

    #2
    Motor novo garantia de mais 2 anos.

    Pedes um comprovativo do numero de motor antigo e o novo, senão penso que até poderás ter problemas na IPO.

    Comentário


      #3
      O problema é que eles dizem, que não fornecem qualquer tipo de informação detalhada sobre o motor ou intervenção efectuada!
      Acho isto muito estranho!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
        Motor novo garantia de mais 2 anos.

        Pedes um comprovativo do numero de motor antigo e o novo, senão penso que até poderás ter problemas na IPO.
        Não tem qualquer tipo de problema. Há anos que não se verifica o número de motor.

        Provavelmente a substituição fica apenas referida na BD da Ford

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mariofgmartins Ver Post
          O problema é que eles dizem, que não fornecem qualquer tipo de informação detalhada sobre o motor ou intervenção efectuada!
          Acho isto muito estranho!
          isso já é politicas deles nisso não podes fazer nada, eles cumpriram a parte deles, e claro que o motor é novo, e não um usado, está na marca e não num standzeco da esquina, ai provavelmente punham-te um de um estampado, se bem que esse motor é bom, mas não existe assim com tanta larga escala como os diesel...

          deixa de criar macaquinhos na cabeça, tens isso resolvido é desfrutar da maquina, o motor novo são agora mais dois anos de garantia como já foi dito, logo acaba a garantia do restante do carro, mas ainda tens mais 1 para o motor...

          como é garantia eles assumiram e resolveram o problema agora é siga e não estar a pensar que vais ter novo azar...

          há ai situações bem piores noutras marcas e dentro de garantias...

          Comentário


            #6
            Sim, mas ao menos um papel a informar o que foi feito ao carro! E é estranho ter um motor assim de repente disponível em stock e que chega em menos de 48h, quando a Ford é conhecida pelas peças chegarem tarde nas suas reparações.

            Comentário


              #7
              Este fórum anda estranho.

              Há tempos um user a reclamar porque o motor do seu mercedes berrou e a marca pagou outro. Agora um user cujo motor do carro berrou e acha rápido demais o tempo em que lhe repararam o carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mariofgmartins Ver Post
                Sim, mas ao menos um papel a informar o que foi feito ao carro! E é estranho ter um motor assim de repente disponível em stock e que chega em menos de 48h, quando a Ford é conhecida pelas peças chegarem tarde nas suas reparações.
                estranho nem por isso, já fui algumas vezes comprar peças as ford encomendar, 2 dias(48h) estavam lá para levantar, as vezes de um dia para o outro,vindas de espanha...

                isso da ford ser conhecida por as peças demorarem a chegar não te podes acreditar em tudo o que dizem por ai, há oficinas e oficinas, representantes das marcas que trabalham melhor umas que outras... é tudo uma questão de sorte...

                portanto desfruta da maquina e deixa isso, já está resolvido o problema é o que interessa...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Este fórum anda estranho.

                  Há tempos um user a reclamar porque o motor do seu mercedes berrou e a marca pagou outro. Agora um user cujo motor do carro berrou e acha rápido demais o tempo em que lhe repararam o carro.
                  Já aquele amigo dizia:
                  Senão é do cú é das calças

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Este fórum anda estranho.

                    Há tempos um user a reclamar porque o motor do seu mercedes berrou e a marca pagou outro. Agora um user cujo motor do carro berrou e acha rápido demais o tempo em que lhe repararam o carro.
                    pois de facto o outro tinha tudo a borla e não queria, este porque foi rápido de mais e ainda por cima em garantia e já está resolvido, quer um comprovativo do que fizeram ao carro quando nem pagou um tusto, pois o prejuiso foi da ford, não sei o que mais ele poderá querer...

                    Comentário


                      #11
                      O proprietário tem que ficar com um documento da intervenção, até porque se tiver algum problema futuramente a marca pode perfeitamente alegar que o motor não é novo e o proprietário não tem como provar.

                      Não custa nada passar um papel que diga "substituição do motor ao abrigo da garantia a data x" a não ser que haja algum problema ou vantagem em não faze-lo.

                      Comentário


                        #12
                        A toyota do meu sogro também levou um motor novo e foi lhe entrgue uma fatura com tudo aquilo que foi subestituido com o montante final de 0€.
                        Aperta com eles porque isso cheira mal.... diz que vais colocar a questão a Ford Europe ou assim.

                        Comentário


                          #13
                          Agradeço a todos a vossa opinião. Aqui não se trata de ter o carro arranjado rápido de mais, ou de ter um motor novo à borla. Apenas quero um documento que comprove que o carro teve esta intervenção para minha salvaguarda no futuro. Informei-me e realmente a Ford tem de dar um documento com a intervenção efectuada. Já fiz pressing e estou aguardar!

                          Comentário


                            #14
                            Caro mariofgmartins, tem todo o direito ao dito papel.. o que é "procedimento interno" da empresa X ou Y, nada tem a ver com isso.. pois é interno, o que interessa é o que diz as leis de cada país! (Já tive chatices com uma empresa por causa disto.. o sr. pensava que as normas internas se sobrepunham as leis do país!)
                            A oficina que procedeu à substituição do motor tem obrigatoriamente que emitir uma fatura não valorizada e descriminada com a substituição do motor e possivelmente de outras peças, sem essa fatura nem sequer podem dar saída de stock do motor!
                            Como já disse em vários casos.. pague a um advogado e ele envia uma cartinha a requerer essa documentação.. vai ver como em dois tempos tem o que pretende!
                            Editado pela última vez por TugaAzeiteiro; 29 September 2015, 08:59.

                            Comentário


                              #15
                              insiste e se não fizerem fala com o chefe daquilo e depois escreves no livro de reclamações.

                              Comentário


                                #16
                                Quanto às formalidades está tudo dito.

                                Em relação ao motor ter chegado de Espanha com alguma rapidez, há que ter em conta que a Ford tem uma das suas maiores fábricas em Valência, onde são montados diversos modelos. Alguns deles levam esse motor (Mondeo por ex), por isso não devem faltar motores desses por lá.

                                Isto pode explicar a razão de ter vindo de Espanha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tudo foi resolvido...mas se perdeste a confiança no carro é melhor ponderares a venda.
                                  Editado pela última vez por MartinsTM; 29 September 2015, 15:40.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O motor efectivamente foi substituído, ou à conta da tua garantia estão a 'safar' um motor para alguém?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Situação complicada, tenta informar-te na DECO por exemplo sobre aquilo que podes fazer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                        O motor efectivamente foi substituído, ou à conta da tua garantia estão a 'safar' um motor para alguém?
                                        Bem visto.

                                        Admito que a minha imaginação (inocência) não me levaria tão longe.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mariofgmartins Ver Post
                                          Boa tarde,
                                          na semana passada tive uma avaria no motor do meu Ford Focus 1.0 125 cv com 2 anos. Dirigi-me na 3 feira a uma oficina certificada Ford e deram-me a indicação que o carro devia ter levado um tubo expansível para que evitasse a avaria.
                                          Como não sou o 1º dono, não tinha essa indicação nem a oficina aquando da 1 revisão o fez. Ainda assim, o carro estava dentro da garantia, e foi reparado. Aproveitei e pedi para fazer a revisão dos 2 anos.
                                          Foi-me dito na 4 feira que o carro teria de levar um motor novo e que já tinha sido encomendado. Viria de Espanha, e que inclusivé chegava na 5 feira de manhã, pelo que na 6 ao fim do dia o carro estaria pronto.

                                          E assim foi, o carro estava pronto na 6 feira com testes feitos e tudo resolvido. O problema é que, deram uma folha de serviço relativamente ao serviço de manutenção / revisão, mas em relação à substituição de motor, nada me foi dado, e mais indicaram-e que não era procedimento da Ford forneceder qualquer tipo de documento que indicasse o mesmo. Pedi ao funcionário para falar com o seu superior para fornecer essa informação.

                                          A minha questão é: e se o motor não é novo? e se o motor daqui a 1 ano dá problemas e eu já não tenho garantia! Se for um motor já com alguns kms e inerentemente as peças como correia de distribuição vai ao ar e o carro já não está na garantia!! Quem suporta?

                                          A Ford não é obrigada a forneceder a informação da reparação que fez, tal como faz na questão das manutenções, que peças leva, etc..
                                          E se o motor é 0 kms?

                                          E um motor chega tão rápido, de espanha, quem me garante que não era de um carro batido!

                                          Alguém já teve este tipo de experiência!

                                          Obrigado.

                                          Cumprimentos
                                          Tens todo o direito a um comprovativo da intervenção.
                                          Era o que mais que faltava, não teres esse direito.

                                          Acho uma piada. De boca tudo se pode dizer. No papel e devidamente assinado, ah e tal que assim já não pode ser.
                                          A palavra tem tanto valor escrita como dita. Escrita é é mais fácil de provar que foi dita! (escrita que foi dita...)

                                          Se se recusarem a passar esse documento, começa a ter muitas dúvidas que realmente te colocaram um motor novo no carro.
                                          (Tal e qual como eu tenho... )

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Bem visto.

                                            Admito que a minha imaginação (inocência) não me levaria tão longe.
                                            Sei que na Ford ocorrem estes 'fenómenos'!

                                            Um amigo meu tem um Mondeo que durante a garantia fez as revisões na marca. Já fora da garantia foi com o carro à oficina e ao fazer o 'check-in' o funcionário disse-lhe:
                                            - este carro já levou um motor novo...
                                            Ele espantado com a informação, desmentiu pois de facto o carro nunca tinha tido algum problema!

                                            Após muita investigação e meteu a Ford Lusitânia ao 'barulho', ficou a saber que o stand aproveitou a garantia do carro dele para 'safar' um motor novo para um cliente 'amigo' que já estava fora da garantia...

                                            A curiosidade é que o dia em que a troca foi hipoteticamente feita, ele até estava no estrangeiro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                              Sei que na Ford ocorrem estes 'fenómenos'!
                                              Não é só na Ford...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tudo bons rapazes!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                                  Não é só na Ford...
                                                  ... É por todo o lado... até no parlamento...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como referido, a oficina terá de passar-te um documento como tens o dito motor... até porque o dito tem garantia por si só.

                                                    Mas infelizmente e já referido, não faltam maroscas em representantes oficiais das marcas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      isso já é politicas deles nisso não podes fazer nada, eles cumpriram a parte deles, e claro que o motor é novo, e não um usado, está na marca e não num standzeco da esquina, ai provavelmente punham-te um de um estampado, se bem que esse motor é bom, mas não existe assim com tanta larga escala como os diesel...

                                                      deixa de criar macaquinhos na cabeça, tens isso resolvido é desfrutar da maquina, o motor novo são agora mais dois anos de garantia como já foi dito, logo acaba a garantia do restante do carro, mas ainda tens mais 1 para o motor...

                                                      como é garantia eles assumiram e resolveram o problema agora é siga e não estar a pensar que vais ter novo azar...

                                                      há ai situações bem piores noutras marcas e dentro de garantias...
                                                      Não sei a q oficinas costumas ir mas não devias generalizar que são todos os aldrabões... Penso q esse tipo de comentários é desnecessário

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tens direito a consultar e ficar com cópia da folha de obra, onde descrimina o que foi feito ao teu carro.

                                                        A factura do motor, tanto da compra do concessionário como da "venda" para o teu carro nunca é passada em teu nome (mesmo que tenha valor 0), portanto não tens que ter acesso à mesma.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Meus caros, a oficina já me enviou um documento em que descrimina que o carro com o chassi xxxxxxx levou um motor novo ao abrigo da garantia aos xxx kms. Carimbado e assinado. Portanto, ficou resolvido!
                                                          Obrigado a todos pelas mensagens enviadas. Espero que ajude outros que se encontrem na mesma situação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mariofgmartins Ver Post
                                                            Meus caros, a oficina já me enviou um documento em que descrimina que o carro com o chassi xxxxxxx levou um motor novo ao abrigo da garantia aos xxx kms. Carimbado e assinado. Portanto, ficou resolvido!
                                                            Obrigado a todos pelas mensagens enviadas. Espero que ajude outros que se encontrem na mesma situação.
                                                            Ainda bem mas, se primeiro dizem que não é política da casa ou que não costumam fazer isso ou que vai passear, blablabla, e depois voltam a trás na decisão...diz muito sobre a casa em questão.

                                                            Comentário

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