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Volkswagen passat 115cv (AJM) vs 130cv (ASZ)

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    Volkswagen passat 115cv (AJM) vs 130cv (ASZ)

    Boa noite caros. Antes de mais, um cumprimento a todos os utilizadores deste fórum, é a minha primeira intervenção neste e esta deve-se ao facto de achar este o melhor forum automóvel do país.

    Comprei um Volkswagen Passat de 2000 com o motor 115 cv morto. A minha duvida é a seguinte. Vejo-me na situação de comprar um motor completo. Já procurei várias opiniões mas não chego a conclusão nenhuma. Qual a vossa opinião? Devo comprar um mesmo motor 115 cv (AJM) ou já que vou investir aproveito para meter um 130 cv (ASZ)? As alterações a fazer serão grandes ou limita-se apenas à troca do motor completo?

    Agradeço todas as respostas

    #2
    Mete o de 130: se calhar até é mais fácil de encontrar e mais barato.

    Mas e a caixa de velocidades? Também é nova ou é a do 115?

    Comentário


      #3
      A caixa está em bom estado. Meter o motor 130 implica mudar a caixa? ( sou um leigo na matéria )

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por emanuelaspinho Ver Post
        Meter o motor 130 implica mudar a caixa?
        Tens que ver se a caixa é a mesma ou não. Por vezes as caixas mudam com o motor, devido ao aumento de binário.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Tens que ver se a caixa é a mesma ou não. Por vezes as caixas mudam com o motor, devido ao aumento de binário.
          Com a troca do motor completo no máximo será essa a única alteração?

          Comentário


            #6
            e a centralina de comando do motor...

            Mas a caixa é importante, pois a caixa do de 115cv é de 5v (310Nm) e do 130cv é de 6v (tb 310 Nm, acho)


            NOTA: eu sei que já vai aparecer alguém a dizer que o de 115cv só tem 285Nm, mas eu tenho um cá por casa e no manual refere que tem 310Nm...

            Comentário


              #7
              Atenção que também existe o de 115 cv com caixa de 6.

              Se não te queres preocupar arranja um motor de 115 cv e a troca é direta. Caso contrário o ideal é "trazeres tudo" e não apenas o bloco...

              Comentário


                #8
                E depois legalizar isso tudo? Não é complicado?

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                  #9
                  Ora o 1.9 TDI de 115cv, teve:

                  - AJM (285NM e caixa de 5 velocidades) e;

                  - ATJ (310NM e caixa de 6 velocidades).


                  O 1.9 de 130cv, teve:

                  - AWX (285NM e caixa de 5 velocidades) e;

                  - AVF (310NM e caixa de 6 velocidades).


                  Referências estas do que existiu no Passat.


                  O ASZ, foi é montado no GOLF.
                  Editado pela última vez por nto; 29 September 2015, 09:16.

                  Comentário


                    #10
                    só para baralhar ainda mais eu tive um Bora AJM 115cv 6V, e segundo o fabricante (e no manual) tinha 310nm...

                    Comentário


                      #11
                      E para baralhar um pouco mais... Tinha ideia que o passat dessa altura tal como o A4 tinham motor longitudinal, ao contrario de golfs, A3, polos/ibizas que tinham motor transversal. Talvez seja onde residem as maiores diferenças, sendo melhor procurar motor de um Passat mesmo...

                      Comentário


                        #12
                        Os primeiros 115cv têm diferenças a nível do sistema de injeção, não têm, por exemplo, uma bomba de baixa pressão.

                        O motor é longitudinal, como já disseram...

                        Ou arranjas um Passat 130 para retirar tudo o que for necessário, ou mais vale meteres um 115 igual ao que lá tens.

                        Comentário


                          #13
                          É como o BrunoD explicou.

                          Um amigo meu deixou o 1.9 TDI de 90cv da Audi 80 dele partir o turbo e levar o bloco "à frente", e de seguida foi comprar um 1.9 TDI de 90cv sem prestar atenção ao carro de onde tinha saído.

                          Como resultado andou a tentar fazer um motor a partir de dois, pois o motor não podia ser montado lá (a montagem longitudinal era uma das variáveis que me recordo). De notar que estávamos a falar do motor com a mesma potência, quanto mais meter mais variáveis no processo, começando logo pela electrónica.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado a todos pela ajuda, por aconselhamento do mecânico e pelo que li aqui acho que vou optar por um de 115, apesar da maior dificuldade em encontrar motores destes. Btw, a caixa é de 5 v.

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