Viva
Sou novo aqui e peço a vossa ajuda para o seguinte problema
Tenho uma avaria um pouco estranha no Citroen saxo lá de casa para a qual gostaria de pedir a vossa ajuda.
Após ter substituído o quadrante (por avaria do anterior, nomeadamente deixou de funcionar o conta rotações, o manómetro de nível de gasolina e posteriormente o manómetro da temperatura da agua do radiador)num citroen saxo 1.1 image verifiquei que o indicador de temperatura estava a funcionar de modo inverso, isto é a temperatura aumenta e o ponteiro da temperatura começa a descer até ao zero e mantém-se aqui nesta posição.
Quando se coloca o carro a trabalhar após estar parado algum tempo o ponteiro da temperatura está a meio da escala e após o carro começar a andar ao fim de um certo tempo o ponteiro começa a descer até atingir o zero e mantém-se neste ponto.
O sensor que está na parte de cima e ao lado do motor (liga directamente à Centralina) quando a temperatura aumenta a resistência do mesmo diminui pelo que está a funcionar bem. Já fiz um teste de colocar um potenciómetro 10K (o sensor à temperatura ambiente julgo ter 3.3K) em vez do sensor e quando o potenciómetro está nos 10K a temperatura está no máximo, o mais próximo possível do fim da escala. Há medida que a resistência começa a diminuir até zero (significa que a temperatura está a aumentar no sensor) então o ponteiro começa a descer até zero e fica ai parado. Quando a água atinge a temperatura mais elevada liga o ventilador do carro pelo que o sistema embora indique valores errados internamente está a funcionar.
Assim sendo gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre este tipo de avaria e me possa ajudar a resolvê-la? Será que é a Centralina que está com avaria?
Qualquer ajuda será bem-vinda
Obrigado
Sou novo aqui e peço a vossa ajuda para o seguinte problema
Tenho uma avaria um pouco estranha no Citroen saxo lá de casa para a qual gostaria de pedir a vossa ajuda.
Após ter substituído o quadrante (por avaria do anterior, nomeadamente deixou de funcionar o conta rotações, o manómetro de nível de gasolina e posteriormente o manómetro da temperatura da agua do radiador)num citroen saxo 1.1 image verifiquei que o indicador de temperatura estava a funcionar de modo inverso, isto é a temperatura aumenta e o ponteiro da temperatura começa a descer até ao zero e mantém-se aqui nesta posição.
Quando se coloca o carro a trabalhar após estar parado algum tempo o ponteiro da temperatura está a meio da escala e após o carro começar a andar ao fim de um certo tempo o ponteiro começa a descer até atingir o zero e mantém-se neste ponto.
O sensor que está na parte de cima e ao lado do motor (liga directamente à Centralina) quando a temperatura aumenta a resistência do mesmo diminui pelo que está a funcionar bem. Já fiz um teste de colocar um potenciómetro 10K (o sensor à temperatura ambiente julgo ter 3.3K) em vez do sensor e quando o potenciómetro está nos 10K a temperatura está no máximo, o mais próximo possível do fim da escala. Há medida que a resistência começa a diminuir até zero (significa que a temperatura está a aumentar no sensor) então o ponteiro começa a descer até zero e fica ai parado. Quando a água atinge a temperatura mais elevada liga o ventilador do carro pelo que o sistema embora indique valores errados internamente está a funcionar.
Assim sendo gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre este tipo de avaria e me possa ajudar a resolvê-la? Será que é a Centralina que está com avaria?
Qualquer ajuda será bem-vinda
Obrigado
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