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Citroen saxo 1.1- Ponteiro da temperatura funciona modo inverso

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    Citroen saxo 1.1- Ponteiro da temperatura funciona modo inverso

    Viva
    Sou novo aqui e peço a vossa ajuda para o seguinte problema

    Tenho uma avaria um pouco estranha no Citroen saxo lá de casa para a qual gostaria de pedir a vossa ajuda.
    Após ter substituído o quadrante (por avaria do anterior, nomeadamente deixou de funcionar o conta rotações, o manómetro de nível de gasolina e posteriormente o manómetro da temperatura da agua do radiador)num citroen saxo 1.1 image verifiquei que o indicador de temperatura estava a funcionar de modo inverso, isto é a temperatura aumenta e o ponteiro da temperatura começa a descer até ao zero e mantém-se aqui nesta posição.
    Quando se coloca o carro a trabalhar após estar parado algum tempo o ponteiro da temperatura está a meio da escala e após o carro começar a andar ao fim de um certo tempo o ponteiro começa a descer até atingir o zero e mantém-se neste ponto.
    O sensor que está na parte de cima e ao lado do motor (liga directamente à Centralina) quando a temperatura aumenta a resistência do mesmo diminui pelo que está a funcionar bem. Já fiz um teste de colocar um potenciómetro 10K (o sensor à temperatura ambiente julgo ter 3.3K) em vez do sensor e quando o potenciómetro está nos 10K a temperatura está no máximo, o mais próximo possível do fim da escala. Há medida que a resistência começa a diminuir até zero (significa que a temperatura está a aumentar no sensor) então o ponteiro começa a descer até zero e fica ai parado. Quando a água atinge a temperatura mais elevada liga o ventilador do carro pelo que o sistema embora indique valores errados internamente está a funcionar.

    Assim sendo gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre este tipo de avaria e me possa ajudar a resolvê-la? Será que é a Centralina que está com avaria?

    Qualquer ajuda será bem-vinda
    Obrigado

    #2
    Isso não poderá ser o termostato que encravou aberto? Se for, a água está sempre a passar pelo radiador quando não deve, e a ser arrefecida antes de tempo, daí esse descer de temperatura em andamento.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ManuelArez Ver Post
      Viva
      Sou novo aqui e peço a vossa ajuda para o seguinte problema

      Tenho uma avaria um pouco estranha no Citroen saxo lá de casa para a qual gostaria de pedir a vossa ajuda.
      Após ter substituído o quadrante (por avaria do anterior, nomeadamente deixou de funcionar o conta rotações, o manómetro de nível de gasolina e posteriormente o manómetro da temperatura da agua do radiador)num citroen saxo 1.1 image verifiquei que o indicador de temperatura estava a funcionar de modo inverso, isto é a temperatura aumenta e o ponteiro da temperatura começa a descer até ao zero e mantém-se aqui nesta posição.
      Quando se coloca o carro a trabalhar após estar parado algum tempo o ponteiro da temperatura está a meio da escala e após o carro começar a andar ao fim de um certo tempo o ponteiro começa a descer até atingir o zero e mantém-se neste ponto.
      O sensor que está na parte de cima e ao lado do motor (liga directamente à Centralina) quando a temperatura aumenta a resistência do mesmo diminui pelo que está a funcionar bem. Já fiz um teste de colocar um potenciómetro 10K (o sensor à temperatura ambiente julgo ter 3.3K) em vez do sensor e quando o potenciómetro está nos 10K a temperatura está no máximo, o mais próximo possível do fim da escala. Há medida que a resistência começa a diminuir até zero (significa que a temperatura está a aumentar no sensor) então o ponteiro começa a descer até zero e fica ai parado. Quando a água atinge a temperatura mais elevada liga o ventilador do carro pelo que o sistema embora indique valores errados internamente está a funcionar.

      Assim sendo gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre este tipo de avaria e me possa ajudar a resolvê-la? Será que é a Centralina que está com avaria?

      Qualquer ajuda será bem-vinda
      Obrigado
      Se até à centralina está tudo bem, e antes de mudar o quadrante também estava bem, o problema é claramente ou no quadrante ou nas ligações do quadrante.

      Acho estranho é ficar no meio e não no máximo.

      O tipo de ligação da ficha é uma ficha para o quadrante todo, ou por instrumento?

      Comentário


        #4
        .........
        Editado pela última vez por ManuelArez; 29 September 2015, 16:54.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
          Isso não poderá ser o termostato que encravou aberto? Se for, a água está sempre a passar pelo radiador quando não deve, e a ser arrefecida antes de tempo, daí esse descer de temperatura em andamento.
          A água não arrefece, antes pelo contrário aquece normalmente de modo que quando atinge a temperatura o ventilador liga para a arrefecer. Aquilo que acontece, tal como eu digo no post, a água aquece, no entanto o ponteiro da temperatura em vez de subir desce até atingir o zero e ai se mantém, isto é o ponteiro em vez de subir na medida em que a água aquece ele vai descendo. - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/1396....KkBg0kBI.dpuf

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            Se até à centralina está tudo bem, e antes de mudar o quadrante também estava bem, o problema é claramente ou no quadrante ou nas ligações do quadrante.

            Acho estranho é ficar no meio e não no máximo.

            O tipo de ligação da ficha é uma ficha para o quadrante todo, ou por instrumento?
            No quadrante antigo o ponteiro da temperatura também deixou de funcionar. Este é o quadrante Quadrante 1.jpgQuadrante 2.jpg
            apenas tem duas fichas para ligar ao quadrante.
            Ele vai para o máximo,quando o potenciómetro de 10K (ligado nos fios onde está ligado o sensor de temperatura a substitui-lo), quando o valor da resistência está nos 10K, máximo, ao rodar o potenciómetro diminuindo a resistência (equivale a simular o sensor de temperatura em que a resistência diminui quando a temperatura aumenta) o ponteiro começa a descer até ao zero e aí fica.
            Se retirar a ficha do sensor (fica com uma resistência infinita, o ponteiro encosta ao zero, acende a luz vermelha da temperatura e liga o ventilador, dai que penso que a centralina esteja a funcionar bem, mas!!!!.

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              #7
              Há peças que, aparentemente idênticas, vão sofrendo alterações conforme a data de fabrico. Às tantas esse painel não é simplesmente compatível com o carro.

              Comentário


                #8
                Entao pode ser o cabo entre a centralina e o quadrante, algum curto circuito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Há peças que, aparentemente idênticas, vão sofrendo alterações conforme a data de fabrico. Às tantas esse painel não é simplesmente compatível com o carro.
                  Penso que não seja aqui o caso porque o quadrante que adquiri também era de um saxo de 2002 (embora com mais quilometros que o meu) compativel com o meu que é de 2001.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Entao pode ser o cabo entre a centralina e o quadrante, algum curto circuito.
                    Também julgo que o problema estará na ligação da centralina ao quadrante ou na própria centralina na saída desta da resposta do sensor de temperatura. Se alguém por aqui tiver o esquema eléctrico desta parte, nomeadamente da ligação da centralina ao quadrante, quais são os fios que levam a informação da temperatura da água ao quadrante também ajudava. inicialmente também pensei que o problema era do quadrante, mas experimentei com outro quadrante e o problema era o mesmo, e a pessoa que vendia o quadrante garantiu-me que o mesmo funcionava bem.

                    Comentário

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