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Ajuda: Primeiro carro Audi A3 1.9 130CV ?

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    [Comparativo] Ajuda: Primeiro carro Audi A3 1.9 130CV ?

    Boas pessoal sou novo nestas andanças, tenho 20 anos e carta de condução a dois anos e acho que esta na altura de parar de cravar o carros a malta cá de casa .
    Para isso precisava da vossa ajuda a decidir o que seria melhor para mim, quero algo em que os consumos andem entre o minimo possível e no MÁXIMO 8 l/100km a andar despreocupado, para terem uma ideia da minha condução, no carro onde ando agora que é um Ford Fiesta Ghia 1.2 75cv com 40€ consigo fazer 400km mais km menos km anda a volta disso, no carro novo manutenção não muito dispendiosa, de preferência que seja meter gasolina ou gasóleo e andar, sim não me faz diferença o combustível, em média agora faço no máximo 20km para ir trabalhar mas para o ano ando a pensar ir para a faculdade e queria levar o carro o trajeto ir e vir anda a volta de 50km devo começar a fazer 60 70km diários , tirando as férias que faço as viagens clássicas 350km, 400km, penso que não se justifique restringir a diesel, que seja bonito e "pequeno", em termos de motor (sou um nabo nisto vamos la ver se me explico bem) queria algo com bom binário em rotações baixas podendo as mudanças altas serem mais mortas (o,O) (não sei se me expliquei bem, não me matem por isso ahaha) basicamente que não se arraste e que não trabalhe em rotações estupidamente altas acho que é isso.

    Modelos que ando a namorar:

    Audi A3 1.9 130cv (Preferencial) em relação a este modelo gostava de saber se existe muita diferença entre a versão 110cv e 130cv em tudo, manutenção, comportamento, preços de pneus/peças, o que é que devo ter em atenção se for ver algum, etc.. e o que mais me assusta é estes carros terem todos mais de 200 mil km O.O, tenho amigos meus que dizem que aqueles motores são motores para aguentarem mais uma batelada de km's em cima mas mesmo assim fico com o pé atrás ( o fiesta que conduzo sendo de uma gama mais baixa e o motor sendo muito mais fraco que o audi, conta com 120 mil km's e tem um andamento super super bacano é so meter gasolina e arrivederci, o que me dá esperança que o audi não me vá desiludir :D), já tive a oportunidade de andar em um 130cv a pendura e é um diferença estupidamente absurda para o carro que conduzo agora, apaixonei-me instantaneamente.

    Alfa romeo 147 1.6 120cv gosto do design mas já andei a bisbilhotar uns tópicos e parecem começar a ter montes de problema com o passar do tempo e isso é algo que queria evitar, também ouvi dizer que exige rotações altas para extrair algum andamento do motor e isso é algo que não gosto nada, mas queria saber a vossa opinião.

    Ps: ando a ver carros a volta dos 5000, 6000 euros para me durar uns 6 anos por ai, com o minimo de problemas possível e que dê para me divertir enquanto me desloco.

    Obrigado desde já por terem lido o testamento e não me massacrem por ter dito algo digno de um atrasado mental ahaha
    Cumps
    Editado pela última vez por UnnTiL; 29 September 2015, 14:02.

    #2
    Compra o A3 de 130cv que não te arrependes, é um belo carro ainda hoje.

    Tenho um motor desses com 252 mil kms e desde que bem mantido (nunca falhar com óleos de grande qualidade), é um motor que apesar dos kms, tem muita saúde para os kms que tem.

    A diferença entre o de 110cv e o de 130cv não são apenas os 20cv, são motores bem diferentes, o 110cv anda bastante menos, gasta o mesmo, tem um sistema de injecção mais arcáico e tem alguma tendência para certos problemas que o de 130cv não tem. O de 130cv tem caixa de 6, que para mim é um grande upgrade face à caixa de 5, especialmente para quem anda muito na AE.

    Os meus conselhos vão para: Comprar uma unidade nacional. Comprar, se possível, um Sport. Verificar bem o trabalhar do motor (estes motores têm um trabalhar bastante particular, o trabalhar TDI ou é aquele ou não é...) e o histórico de óleos que usou, bem como as revisões. Evitar carros sem livros de revisões, de todo.

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      #3
      os problemas que oiço dos alfa é o facto de os atuais donos não terem verificado se o óleo usado pelos anteriores donos foi o selena ou qualquer coisa do género.

      mas entre os dois, se fossem pelo mesmo preço e estado, audi. embora o alfa também ser bastante engraçado.

      Comentário


        #4
        Gmigas achas melhor tentar procurar a compra a um particular ou arrisco ir a um stand ?
        Para saber o histórico de óleos só perguntando ou bacano correto ? tenho alguma maneira de saber o histórico de acidentes da unidade em questão ?

        desde já obrigado pela a ajuda :D

        Comentário


          #5
          Isso de particulares ou stand é uma velha questão.

          O stand deve-te dar aquela pseudo-garantia de 1 ano de motor e caixa, que é acordada entre ambas as partes, que à primeira avaria se tentam esquivar logo. O particular não dá qualquer tipo de garantia, ou seja, tens de acartar com as consequências caso algo corra mal, mas, regra geral, consegues melhor negócios entre particulares. Eu comprei os meus dois últimos carros via particular.

          O histórico tens carros com e sem histórico, eu pessoalmente só compro caso haja alguma coisa palpável, não sou exigente ao ponto de exigir revisões feitas na marca e/ou faturas, mas pelo menos um registo de alguma coisa.

          Em relação aos acidentes, não te consigo ajudar, mas alguém que trabalhe com seguradoras te consegue saber alguma coisa.

          Não vai ser fácil arranjar um A3 TDI 130 nacional "decente" a preço interessante, mas de vez em quando surgem aí uns negócios, eu próprio já sondei esse carro para mim e não vi ainda nada que me fizesse levantar do sofá.

          Podes sempre ver o Golf TDI 130, ou o Leon/Golf equipados com o TDI de 150cv. Outra alternativa, embora percas nos interiores e conforto e blá blá blá, é um igual ao meu - Ibiza TDI 130.

          Comentário


            #6
            O Audi é melhor opção, mas tem em atenção tudo. Tenta ver o carro ao máximo a nível de motor, suspensão, chapa, interiores... se vires que sozinho não és capaz leva um mecânico ou alguém que saiba de carros.

            Se fosse a ti ia para a de 130 CV, não só por ter mais 20 CV como por ter sexta velocidade o que para os consumos é ótimo.

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              #7
              É que nem um A4 B8 chega aos calcanhares em termos de emoção, comparando com um 147 1.6 TS Falo por mim, claro.

              Alfa romeo é aquela típica alma italiana, uma estética fantástica e uma condução que só quem já conduziu é que sabe do que estou a falar. Não obstante das virtudes do A3, mas para mim é apenas mais um mono, já o 147 mesmo com o passar dos anos continua a ser agradável à vista.
              O que conduzi foi um 147 1.6 TS e por acaso apesar de não ter uma performance por aí além ( antes das 4000 RPM ) é muito agradável.
              O problema são os consumos e claro, numa utilização regular, admitindo uma faixa entre as 1500 e as 4000 RPM o A3 130cv irá ter sempre muito mais força mas.....não quer dizer que seja mais entusiasmante.

              É conforme os gostos de cada um.
              Editado pela última vez por EscapeLivre; 29 September 2015, 18:55.

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                #8
                Comprar um carro com 12/13 anos e mais de 200 000 km e pensar em manter o mesmo por seis anos é, digamos, um pouco complicado.

                Estás a comprar, na verdade, um carro velho, que daqui a seis anos já terá praticamente 20 anos, com tudo o que isso acarreta.

                O motor 1.9 TDI 130 cv é muito fiável, mas não são à prova de tudo. Isso é um mito urbano. Há imensas unidades mal cuidadas e, consequentemente, há muitos carros desses a darem alguns problemas.

                Quero com isto dizer que tens de escolher muito bem o exemplar. Procura com calma, aponta para as unidades nacionais e tem atenção ao estado de conservação.

                Precisas de algo tipo isto, mas com um preço adequado à realidade: http://www.standvirtual.com/carros/a...i/A3/P8516121/

                Comentário


                  #9
                  Tenta, como já disseram a versão sport, de preferência 17, similar a este:

                  http://www.standvirtual.com/carros/a...t-17/P8531635/

                  mas com menos quilómetros, claro!!

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    gasta o mesmo

                    era bom, era

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                      #11
                      Em relação aos consumos do 110 vs 130 também discordo do gmigas... Quando troquei um Ibiza 110 pelo 130, pelo menos os consumos até aos 110km/h (na altura era o ip4 e não andava a mais que isso no 110 para ter termos de comparação), e lembro-me de os consumos terem aumentado no geral perto de 1 litro aos 100. Em relação a problemas, tive uns safes modes supostamente da válvula de pressão do turbo que troquei, mas mesmo assim de tempos a tempos tinha perdas de potência no 110. Nos dois 130 que tive, só levaram óleo, gasóleo e alguns filtros e sempre funcionaram como relógios. O que mantenho, apesar dos 10 anos que tem, tem o mesmo trabalhar que em novo, se aos 20 anos continuar assim, vai continuar comigo!

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                        #12
                        Atenta o que disse o JGTB, porque é muito comum este tipo de carros serem mal cuidados.

                        Toda a gente pensa que são indestrutíveis, na verdade aguentam bastante, mas como qualquer mecânica, acaba por ceder. Ainda assim, tendo uma vasta experiência com TDI PD, ainda sou dos que confia muito nestes carros e não tenho dúvidas que bem mantidos aguentem mais que a concorrência. A minha escolha ia para um tipo o que o Oscari postou, adoro esse carro!!! Se apanhasse um bom negócio ui ui...

                        Em relação aos consumos o 110 até pode gastar menos a andar nas calmas e na cidade, mas depois o 130 em AE é estupidamente económico... Resumindo, no fim de contas, onde um gasta menos, outro gasta mais e vice versa, contas feitas às médias acabam por ser semelhantes. Eu ando pouco em cidade e tenho média real de 5.4 no PD130, e ando depressa quando tenho de andar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                          Compra o A3 de 130cv que não te arrependes, é um belo carro ainda hoje.

                          Tenho um motor desses com 252 mil kms e desde que bem mantido (nunca falhar com óleos de grande qualidade), é um motor que apesar dos kms, tem muita saúde para os kms que tem.

                          A diferença entre o de 110cv e o de 130cv não são apenas os 20cv, são motores bem diferentes, o 110cv anda bastante menos, gasta o mesmo, tem um sistema de injecção mais arcáico e tem alguma tendência para certos problemas que o de 130cv não tem. O de 130cv tem caixa de 6, que para mim é um grande upgrade face à caixa de 5, especialmente para quem anda muito na AE.

                          Os meus conselhos vão para: Comprar uma unidade nacional. Comprar, se possível, um Sport. Verificar bem o trabalhar do motor (estes motores têm um trabalhar bastante particular, o trabalhar TDI ou é aquele ou não é...) e o histórico de óleos que usou, bem como as revisões. Evitar carros sem livros de revisões, de todo.
                          Quanto aos consumos estás enganado, o de 110cv consome cerca de 0.5-1l menos que o 130cv. Eu tenho os dois motores ca em casa, por isso sei do que falo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            Atenta o que disse o JGTB, porque é muito comum este tipo de carros serem mal cuidados.

                            Toda a gente pensa que são indestrutíveis, na verdade aguentam bastante, mas como qualquer mecânica, acaba por ceder. Ainda assim, tendo uma vasta experiência com TDI PD, ainda sou dos que confia muito nestes carros e não tenho dúvidas que bem mantidos aguentem mais que a concorrência. A minha escolha ia para um tipo o que o Oscari postou, adoro esse carro!!! Se apanhasse um bom negócio ui ui...

                            Em relação aos consumos o 110 até pode gastar menos a andar nas calmas e na cidade, mas depois o 130 em AE é estupidamente económico... Resumindo, no fim de contas, onde um gasta menos, outro gasta mais e vice versa, contas feitas às médias acabam por ser semelhantes. Eu ando pouco em cidade e tenho média real de 5.4 no PD130, e ando depressa quando tenho de andar.
                            Isso de aguentar mais que a concorrência.....da geração de diesel com injecção directa nascida nos anos 90 e sem exageros de CV/L tenho-os todos como sendo equivalentes....TDI, HDI, JTD...mas posso estar enganado claro. Até porque acho que nunca dá para ter certezas a 100 %

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                              #15
                              mais um que iria para o de 130c. por uma diferença pequena não compensa ires para um mais acaico e com menos uma velcidade, que se reflete nos consumos. em 6ª consegues andar a ritmos calmos e a baixas velocidades. eu tenho um de 150cv com 263 mil que nos últimos 3 anos tem feito médias de apenas 15 mil por ano (ainda há dias de uma inspeção para a outra fez 12 mil) e é um motor que aguente, embora já à antiga. mas se fizeres manutenção a tempo, geralmente até aos 250/300 levará poucas peças de desgaste. tens é que procurar bem e não comprares logo na primeira semana. pesquisa e os que tu achares interessantes vai ver com alguém que saiba.

                              o alfa de 120cv consome muito para o que anda e o óleo selenia é caro. tens ainda as velas, que são duplas e caras também. para o 147, procurava um jtd, que é um motor igualmente fiável, de 115cv ou então com sorte um de 140.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                mais um que iria para o de 130c. por uma diferença pequena não compensa ires para um mais acaico e com menos uma velcidade, que se reflete nos consumos. em 6ª consegues andar a ritmos calmos e a baixas velocidades. eu tenho um de 150cv com 263 mil que nos últimos 3 anos tem feito médias de apenas 15 mil por ano (ainda há dias de uma inspeção para a outra fez 12 mil) e é um motor que aguente, embora já à antiga. mas se fizeres manutenção a tempo, geralmente até aos 250/300 levará poucas peças de desgaste. tens é que procurar bem e não comprares logo na primeira semana. pesquisa e os que tu achares interessantes vai ver com alguém que saiba.

                                o alfa de 120cv consome muito para o que anda e o óleo selenia é caro. tens ainda as velas, que são duplas e caras também. para o 147, procurava um jtd, que é um motor igualmente fiável, de 115cv ou então com sorte um de 140.
                                Não concordo. Então em AE, ainda hoje não lhe é díficil papar motores novos diesel na ordem dos 110cv. Nos 147 não é dificil fazer média de 8Litros no 1.6 TS. E que 1.6 da época não gasta isto?

                                Se quiseres um segmento D em conta via os Opel Vectra GTS ou um Astra GTC 1.7 ou 1.9...

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