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Honda Jazz vai abaixo e custa a pegar

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    Honda Jazz vai abaixo e custa a pegar

    Bom dia!

    Neste momento, estou com um problema (suponho) que está a repetir-se várias vezes...

    O meu Jazz, em circuito urbano, por vezes começa e "engasgar" e vai abaixo, consequentemente para voltar a ligar custa bastante!!!
    Ontem foi a vez da minha esposa que na bomba de gasolina, após o abastecimento, teve bastante dificuldade em ligá-lo;

    Já mudei velas e filtros, pois pensei que seria disso, porém a situação mantêm-se.

    Será algum problema electrónico, tipo sensor ou sonda????

    Nota: o Jazz é de 2007 e conta com 45.000Kms

    #2
    Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
    Bom dia!

    Neste momento, estou com um problema (suponho) que está a repetir-se várias vezes...

    O meu Jazz, em circuito urbano, por vezes começa e "engasgar" e vai abaixo, consequentemente para voltar a ligar custa bastante!!!
    Ontem foi a vez da minha esposa que na bomba de gasolina, após o abastecimento, teve bastante dificuldade em ligá-lo;

    Já mudei velas e filtros, pois pensei que seria disso, porém a situação mantêm-se.

    Será algum problema electrónico, tipo sensor ou sonda????

    Nota: o Jazz é de 2007 e conta com 45.000Kms
    bobines e cabos? Podem estar a 'dar passagem' - geralmente acontece a 'quente'...

    Atenção que esse modelo teve um 'recall' por causa de um defeito na válvula EGR.

    Comentário


      #3
      Boas

      Existem muitas causas possíveis para os sintomas que apresentas, sendo uma falha do sistema de gestão do motor mais que uma mera possibilidade...
      No entanto a informação disponível é pouca para poder dizer se é provável ou não. Pela descrição e pelo facto de ser um Honda Jazz da para assumir que o carro é a gasolina, mas poderias ter dito de forma explicita.

      Uma lista dos códigos de avaria em memória poderiam dar algumas indicações. É possível que não existam ou que seja irrelevantes para este problema, o que é sempre informação útil.

      Não posso meter aqui as causas todos possíveis para esse problema, que provavelmente não caberiam neste post e de nada te serviriam, mas posso-te indicar uma causa que é bastante plausível, que é a baixa pressão de combustível. Sem teres o equipamento adequado para confirmar esta situação, podes tentar da próxima vez que ele não quiser pegar dar umas pancadas por baixo do depósito. Se o problema for uma falha na bomba elétrica de combustível podes fazer com que ela volte a funcionar desta forma. Se vires que há uma relação direta entre as "pancadas no depósito" e o "acordar" do motor terás uma indicação muito forte de que o problema estará relacionado com a bomba de combustível.

      Relembro que a sugestão que te indico pode não ser a causa do problema, mas à falta de mais dados posso simplesmente dar-te uma indicação de uma falha que entra em concordância com os sintomas que apresentas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        Boas

        Existem muitas causas possíveis para os sintomas que apresentas, sendo uma falha do sistema de gestão do motor mais que uma mera possibilidade...
        No entanto a informação disponível é pouca para poder dizer se é provável ou não. Pela descrição e pelo facto de ser um Honda Jazz da para assumir que o carro é a gasolina, mas poderias ter dito de forma explicita.

        Uma lista dos códigos de avaria em memória poderiam dar algumas indicações. É possível que não existam ou que seja irrelevantes para este problema, o que é sempre informação útil.

        Não posso meter aqui as causas todos possíveis para esse problema, que provavelmente não caberiam neste post e de nada te serviriam, mas posso-te indicar uma causa que é bastante plausível, que é a baixa pressão de combustível. Sem teres o equipamento adequado para confirmar esta situação, podes tentar da próxima vez que ele não quiser pegar dar umas pancadas por baixo do depósito. Se o problema for uma falha na bomba elétrica de combustível podes fazer com que ela volte a funcionar desta forma. Se vires que há uma relação direta entre as "pancadas no depósito" e o "acordar" do motor terás uma indicação muito forte de que o problema estará relacionado com a bomba de combustível.

        Relembro que a sugestão que te indico pode não ser a causa do problema, mas à falta de mais dados posso simplesmente dar-te uma indicação de uma falha que entra em concordância com os sintomas que apresentas.
        Falha na pressão da gasolina ia ocorrer também a frio, o que não é descrito.

        P/INFO: O Jazz tem o depósito debaixo dos bancos da frente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por draper Ver Post
          Falha na pressão da gasolina ia ocorrer também a frio, o que não é descrito.

          P/INFO: O Jazz tem o depósito debaixo dos bancos da frente.
          Não conhecia a posição do depósito nesse carro, o que pode dificultar o acesso, é verdade... Mas na mesma umas pancadas externas por baixo do depósito podem por a bomba de combustível a funcionar (se for esse o problema)

          Uma falha na bomba de combustível de forma intermitente é mais que plausível neste caso. O facto de não acontecer a frio ou em outras circunstancias particulares (a não ser que se tenha uma amostragem muito elevada) não permite descartar nada, pelo simples facto de ser de natureza intermitente... Para além disso foi dito que o problema ocorreu imediatamente após o abastecimento do veiculo. Da mesma forma uma só vez não significa muito mas é uma indicação a ter em conta.

          Se a válvula EGR ficar demasiado aberta, pode fazer com o que carro se desligue e tenha dificuldade em pegar, sim. Acho que faz todo o sentido verificar este situação se é um problema conhecido nestes motores. Não sei se neste caso é possível verificar por observação exterior se a válvula se encontra aberta. Alguém que conheça esta válvula EGR em particular que diga. Uma possibilidade, caso o condutor se queira a aventurar a resolver o problema sozinho, é estando o carro a funcionar corretamente, desligar a ficha correspondente da válvula EGR e verificar se durante um tempo o problema se volta ou não a manifestar.

          Quanto à possibilidade de serem as bobines/cabos parece-me mais remota. Acabei de verificar e este sistema é "dual spark" em que existem 2 bobines por cilindro "over plug", ou seja sem cabo. A falha (em condições normais) de uma bobine, ou mesmo 2 ou 3 e possivelmente até mais em simultâneo não iriam fazer com que o carro não pegasse. Há a possibilidade de, em condições algo excepcionais mas possíveis, a falha de apenas uma bobine afete todo o sistema de gestão, mas neste caso em principio o carro se desligaria instantaneamente.
          Editado pela última vez por steevegt; 01 October 2015, 14:01.

          Comentário


            #6
            Acho que o melhor que podes fazer é passar pela honda para ligarem o carro à máquina.

            Comentário


              #7
              Poderás verificar o alternador, caso ainda não tenhas feito.
              Antes de trocar o do meu Yaris, também chegou a desligar-se algumas vezes em andamento

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                Poderás verificar o alternador, caso ainda não tenhas feito.
                Antes de trocar o do meu Yaris, também chegou a desligar-se algumas vezes em andamento
                Neste caso desligava-se por descarga da bateria certo? Não voltava a pegar correto?
                Normalmente uma falha no alternador faz desligar o carro quando a bateria já não tem capacidade de alimentar o consumo elétrico necessário para o funcionamento do motor, muito menos para o voltar a por a trabalhar novamente...
                Não me parece ser esta a situação...
                Editado pela última vez por steevegt; 01 October 2015, 14:52.

                Comentário


                  #9
                  Boa tarde...

                  Peço desde já desculpa por não ter mencionado o facto do carro ser a gasolina... todos os modelos Jazz comercializados em Portugal até ao "restyling" de 2007/08 eram exclusivamente a Otto...
                  Relativamente à falha na pressão de gasolina, suponho que o problema não seja daí, em virtude do "fenómeno" só acontecer a quente.

                  Logo após a mudança do óleo e filtros do ar/óleo (há cerca de 2.000 Kms), houve uma melhoria, porém ultimamente o problema está a reaparecer, deduzindo que o problema tenha origem no "controlo" da gestão gasolina vs admissão ar vs CO2.

                  Realmente já ouvi falar de problemas na válvula EGR; não querendo mandar nenhuma calinada, uma vez que não percebo nada de mecânica, mas não haverá algum tipo de "sonda" ligada ao escape/catalisador????
                  P.S.: Lembro-me de uma pessoa amiga que teve um problema similar num Punto 55S que advinha do catalisador!
                  Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 01 October 2015, 15:24.

                  Comentário


                    #10
                    Como já foi referido, pode muito bem ser a válvula EGR. Abaixo das 2000 rpm em leve aceleração não sentes uns ligeiros solavancos?

                    Se tiveres alguma coragem, tira a válvula, verifica se não está presa na posição aberta e, caso não esteja, aproveita para lhe dar uma boa limpeza.

                    Pode ser que assim fiques com o problema resolvido. Caso contrário, sempre ficas com uma válvula limpa.

                    Vai dando notícias.

                    Boa sorte.
                    Editado pela última vez por Globetrotter; 01 October 2015, 19:24.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                      Como já foi referido, pode muito bem ser a válvula EGR. Abaixo das 2000 rpm em leve aceleração não sentes uns ligeiros solavancos?

                      Se tiveres alguma coragem, tira a válvula, verifica se não está presa na posição aberta e, caso não esteja, aproveita para lhe dar uma boa limpeza.

                      Pode ser que assim fiques com o problema resolvido. Caso contrário, sempre ficas com uma válvula limpa.

                      Vai dando notícias.

                      Boa sorte.
                      Se for EGR, o diagnóstico OBD2 indica falha.

                      Comentário


                        #12
                        De certeza?

                        Nos fóruns do modelo em questão o que não falta são casos em que trocaram velas, bobines, cabos e no final era simplesmente a válvula EGR.

                        Como tal, acredito que em alguns casos o problema seja facilmente diagnosticado via OBD2, mas certamente que não será sempre assim tão simples.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                          De certeza?

                          Nos fóruns do modelo em questão o que não falta são casos em que trocaram velas, bobines, cabos e no final era simplesmente a válvula EGR.

                          Como tal, acredito que em alguns casos o problema seja facilmente diagnosticado via OBD2, mas certamente que não será sempre assim tão simples.
                          A EGR é comandada pelo ECU - qualquer anormalia de funcionamento/estado é assinalada.

                          Comentário


                            #14
                            Claramente. Contudo, sendo uma verificação sem grandes custos associados, continuo a considerar um must do.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                              ...o Jazz é de 2007 e conta com 45.000Kms
                              semi novo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                A EGR é comandada pelo ECU - qualquer anormalia de funcionamento/estado é assinalada.
                                Acho que esta frase necessita de uma clarificação, que provavelmente será esclarecedora para muitos, apesar de provavelmente não ser de muita utilidade para o proprietário desta viatura em questão...

                                Os componentes controlados por sistemas computorizados, como o caso desta válvula EGR controlada pelo computador da gestão de motor, podem ser alvo de monitorização dos seus circuitos. Esta monitorização, que para a válvula EGR é obrigatória em sistemas OBD2, não é um cérebro omnisciente que tudo sabe sobre o estado do componente que controla. A monitorização que é feita baseia-se simplesmente na monitorização dos circuitos de controlo/monitorização.

                                No caso desta válvula em concreto existem dois circuitos independentes.
                                Um circuito de controlo do motor que atua na abertura e fecho da válvula, e um circuito de monitorização da posição de abertura da válvula.
                                Uma falha, apenas poderá registar um código em memória se esta for detetável através da monitorização dos circuitos...
                                Maior parte dos leitores não perceberá o que quero dizer com monitorização do circuito, e o que efectivamente se pode detetar através desta monitorização, mas para não estar aqui a dar uma "aula" de controlo e monitorização de circuitos elétricos em automóveis apenas quero resumir que existem algumas situações que são detetáveis através da monitorização do circuito e outras, claro está, que não são...

                                Na prática isto traduz-se em componentes com problemas que podem não ser detetáveis simplesmente através da monitorização dos circuitos destes, ou que até poderiam ser, mas naquela implementação daquele construtor em particular, os circuitos não são monitorizados. Assim, como é óbvio, não é possível que surja um código em memória.
                                Da mesma forma que podem surgir códigos em memória, referentes a um componente em específico que na prática não se encontra danificado. O que o código significa é que a gestão de motor detetou determinadas condições enquanto monitorizava aquele circuito... Não significa diretamente que o componente se encontre danificado.

                                A explicação em cima é bastante resumida e simplista. Existem outras situações em que, monitorizando mais que um circuito em paralelo, é possível detetar inconsistências que resultam também em códigos de avaria. No caso da monitorização da válvula EGR, alguns fabricantes implementam algoritmos de comparação da plausibilidade entre o comando de abertura da EGR, posição reportada da EGR e quantidade de ar lido diretamente pelo sensor MAF. A correspondência entre a quantidade de ar que entra motor e a abertura da válvula EGR está relacionada com o funcionamento intrínseco de uma válvula EGR. Quanto maior a recirculação de gases de escape para o coletor menor a quantidade de ar com oxigénio a entrar no motor e vice versa. Desta comparação poderão surgir códigos de avaria relacionados com o fluxo de recirculação (p0401 por exemplo), mas como estão interligados poderão surgir eventualmente códigos de avaria relacionados com o sensor MAF, pois quando existem discrepâncias entre os valores reportados por dois sistemas, em teoria o problema pode ser de qualquer um dos dois...

                                Neste motor em concreto não existe uma leitura direta da massa de ar, esta é calculada com base na densidade de ar presente no coletor. Assim sendo não deve existir uma monitorização indireta do fluxo de recirculação. Mesmo que exista os algoritmos que a implementam não são implacáveis, têm tolerâncias bastante grandes antes de poder registar um código em memória com confiança, pois sinais elétricos são susceptíveis de ruido e consequentemente erro. O circuito de monitorização da posição da válvula EGR também tem que ter tolerâncias, devido ao erro e precisão do sensor de posição da EGR. Não é nada incomum uma válvula EGR ficar aberta mais do que 1 mm e não ficar registado nenhum código de avaria em memória.

                                Resumindo:
                                Uma falha num componente controlado por computador regista sempre um código de avaria? Pela explicação em cima acho que se percebe bem que a resposta é não. O que existe é uma probabilidade de ficar registado um erro relacionado com o componente ou com o circuito em questão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                  Boa tarde...

                                  Peço desde já desculpa por não ter mencionado o facto do carro ser a gasolina... todos os modelos Jazz comercializados em Portugal até ao "restyling" de 2007/08 eram exclusivamente a Otto...
                                  Relativamente à falha na pressão de gasolina, suponho que o problema não seja daí, em virtude do "fenómeno" só acontecer a quente.

                                  Logo após a mudança do óleo e filtros do ar/óleo (há cerca de 2.000 Kms), houve uma melhoria, porém ultimamente o problema está a reaparecer, deduzindo que o problema tenha origem no "controlo" da gestão gasolina vs admissão ar vs CO2.

                                  Realmente já ouvi falar de problemas na válvula EGR; não querendo mandar nenhuma calinada, uma vez que não percebo nada de mecânica, mas não haverá algum tipo de "sonda" ligada ao escape/catalisador????
                                  P.S.: Lembro-me de uma pessoa amiga que teve um problema similar num Punto 55S que advinha do catalisador!
                                  Relativamente ao 1º ponto, mais uma vez volto a dizer que não se pode simplesmente descartar a possibilidade de ser um problema relacionado com a pressão de combustível pelo facto de não acontecer a frio....

                                  O ter melhorado após uma revisão tem tantas causas possíveis que acho que não vale a pena tentar tirar informação útil daqui. Acho que na segunda frase te estás a referir ao sistema de controlo de emissões, que é verdade que pode causar muitos problemas, mas neste caso tal não se deve verificar pelo facto de não conseguires por o carro a trabalhar de imediato. Resumindo a regulação das emissões encontra-se desligada aquando do arranque do veiculo e durante algum tempo após o arranque, logo não justifica o facto de o carro não conseguir pegar.

                                  A "sonda" que falas no escape/catalizador, existe sim, e resumidamente tem a finalidade de controlo de emissões. Não há nada que justifique para já olhar para ela pela justificação que já dei em cima.
                                  Um catalizador com obstrução pode fazer com que um veiculo não trabalhe, sim, mas neste aspeto terias em princípio notado uma diminuição, sempre presente, de potência do motor.
                                  Podes indicar se isso acontece? Podes também explicar se o carro normalmente não tem problemas, apenas em situações esporádicas, ou se notas que ele nunca fica a 100%?

                                  Já tentaste em alguma oficina, ou por meios teus, fazer uma leitura aos códigos de avaria em memória? Mais uma vez volto a dizer que podem dar indicações importantes neste caso, pois até agora apenas temos os sintomas resumidos. Desta forma existe liberdade para culpar muita coisa, pois pouco se consegue descartar....
                                  Editado pela última vez por steevegt; 03 October 2015, 15:01.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                    (...)
                                    Resumindo:
                                    Uma falha num componente controlado por computador regista sempre um código de avaria? Pela explicação em cima acho que se percebe bem que a resposta é não. O que existe é uma probabilidade de ficar registado um erro relacionado com o componente ou com o circuito em questão.
                                    compreendo a tua boa explicação, mas no caso concreto do Jazz este regista um erro OBD2.
                                    Pode ou não ligar a luz


                                    JoaoPaulo75: já está resolvido? o que vais fazer?
                                    daqui a mais tens 200 páginas de tópico cheias de 'explicações', e tu é que continuas com o carro a falhar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      No outro dia recebi um Jazz com o mesmo problema. Mudei o filtro de gasolina e resolveu. Até fiz um vídeo da operação Aqui fica uns prints do material:

                                      Filtro velho vs Filtro novo



                                      Depósito de lixo no fundo da bóia:


                                      Estado do pré-filtro:


                                      Meti um filtro novo e depois usei isto:


                                      Segundo a pessoa e passo a citar: "parece que anda mais". Problema resolvido.

                                      EDIT: Não havia erros registados na centralina. O filtro acede-se usando apenas UMA chave philips n2 como bom japonês que é.
                                      Editado pela última vez por eblase; 02 October 2015, 09:01.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        No outro dia recebi um Jazz com o mesmo problema. Mudei o filtro de gasolina e resolveu. Até fiz um vídeo da operação Aqui fica uns prints do material:

                                        Filtro velho vs Filtro novo



                                        Depósito de lixo no fundo da bóia:


                                        Estado do pré-filtro:


                                        Meti um filtro novo e depois usei isto:


                                        Segundo a pessoa e passo a citar: "parece que anda mais". Problema resolvido.

                                        EDIT: Não havia erros registados na centralina. O filtro acede-se usando apenas UMA chave philips n2 como bom japonês que é.
                                        filtro entupido com 45kkm? ........

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                          Acho que o melhor que podes fazer é passar pela honda para ligarem o carro à máquina.
                                          Se for o filtro de gasolina não acusa nada

                                          Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                          filtro entupido com 45kkm? ........
                                          É impossível? Basta andar em estradas poeirentas para reduzir o tempo de vida. E para além disso, o filtro já tem 8 anos....

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                            compreendo a tua boa explicação, mas no caso concreto do Jazz este regista um erro OBD2.
                                            Penso que estás a tentar dizer que os circuitos da válvula EGR neste motor são monitorizados. Sim é verdade, a norma OBD2 obriga à monitorização dos circuitos da válvula EGR e este carro implementa a norma OBD2. Mas volto a repetir que a monitorização do circuito não significa que todo o tipo de falhas neste componente sejam detetadas pelo computador da gestão do motor. Mas sim, é bem provável uma falha ser detectada e persistir um código de avaria, mas não é impossível de todo este não existir...

                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            No outro dia recebi um Jazz com o mesmo problema. Mudei o filtro de gasolina e resolveu. Até fiz um vídeo da operação Aqui fica uns prints do material:

                                            ...

                                            EDIT: Não havia erros registados na centralina. O filtro acede-se usando apenas UMA chave philips n2 como bom japonês que é.
                                            Neste caso o facto de não haver erros em memória foi de certeza uma ajuda para o diagnostico...
                                            Editado pela última vez por steevegt; 02 October 2015, 11:04.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Se for o filtro de gasolina não acusa nada



                                              É impossível? Basta andar em estradas poeirentas para reduzir o tempo de vida. E para além disso, o filtro já tem 8 anos....
                                              eu diria mais combustível com 'borra' se fosse o caso...

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                                                #24
                                                Eblase, chegaste a publicar o vídeo da operação ou ainda se encontra no "forno"?

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                  Penso que estás a tentar dizer que os circuitos da válvula EGR neste motor são monitorizados. Sim é verdade, a norma OBD2 obriga à monitorização dos circuitos da válvula EGR e este carro implementa a norma OBD2. Mas volto a repetir que a monitorização do circuito não significa que todo o tipo de falhas neste componente sejam detetadas pelo computador da gestão do motor. Mas sim, é bem provável uma falha ser detectada e persistir um código de avaria, mas não é impossível de todo este não existir...



                                                  Neste caso o facto de não haver erros em memória foi de certeza uma ajuda para o diagnostico..
                                                  .
                                                  Foi mais: "filtro de gasolina? isto não tem filtro. é uma rede" Coitado do motor andava com um filtro de 2003(?) e 96000Kms mas andava a arrastar a situação porque ninguém dava com o problema. Para além da rede(pré-filtro), no interior daquela peça grande, tem um filtro normal de papel(sintético) e estava da cor da rede. Tenho que meter isto online.

                                                  Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                  eu diria mais combustível com 'borra' se fosse o caso...
                                                  Isso não acontece

                                                  Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                                                  Eblase, chegaste a publicar o vídeo da operação ou ainda se encontra no "forno"?
                                                  Está no forno metade do video. A outra metade o telemóvel ficou com a memória cheia e perdi o vídeo Mas faço um DIY na boa com fotos e vídeos.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    É impossível? Basta andar em estradas poeirentas para reduzir o tempo de vida. E para além disso, o filtro já tem 8 anos....
                                                    Os do meu 306 têm 18 anos e estão longe de estar assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O jazz que conheço, de 2002 (ou 2003?), começou com dificuldades em pegar e engasgos. Foi piorando até deixar de pegar mesmo... resultado... centralina nova.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Foi mais: "filtro de gasolina? isto não tem filtro. é uma rede" Coitado do motor andava com um filtro de 2003(?) e 96000Kms mas andava a arrastar a situação porque ninguém dava com o problema. Para além da rede(pré-filtro), no interior daquela peça grande, tem um filtro normal de papel(sintético) e estava da cor da rede. Tenho que meter isto online.
                                                        Típico.

                                                        Suponho que o material de substituição usado tenha sido este, certo? Em caso afirmativo, o kit vem completo ou é preciso comprar mais alguma coisa à parte?

                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Está no forno metade do video. A outra metade o telemóvel ficou com a memória cheia e perdi o vídeo Mas faço um DIY na boa com fotos e vídeos.
                                                        Compreendo. Se quiseres partilhar alguma coisa, por pouco que seja, sabes que é sempre bem-vindo. Obrigado desde já.

                                                        Entretanto aproveito para deixar um link que é capaz de ajudar na substituição do filtro de combustível. Não tem muitos detalhes, mas é melhor do que nada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Camarada João, há novidades?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se vai abaixo do nada, suspeitaria de algum sensor, em particular o sensor da cambota. É uma avaria com sintomas típicos aos apontados.

                                                            Comentário

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