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Acidente com cukpa e sem inspeção....

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    Acidente com cukpa e sem inspeção....

    Bom dia.
    Tive no passado dia 31 de julho um acidente em que fui culpado (foi uma estupidez, estava a desligar o botão dos 4 piscas e quando olhei para a frente já estava em cima do outro!) e em que ainda por cima o carro em que bati por trás foi bater noutro.
    O problema é que o da frente quis chamar a polícia e eu n tinha inspeção em dia. Estive fora e ia faze-la nesse mesmo dia. Sei que não devia ter facilitado mas como estive fora e não andei com o carro, e ia leva-lo nesse dia, facilitei.
    Agora a companhia diz que assume a responsabilidade perante os danos dos outros carros mas não assume os meus (tenho seguro danos próprios).
    O problema é que eles após o acidente disseram que eu podia deixar o carro a arranjar, que ativavam a cobertura danos próprios, eu pus na Renault, o arranjo foi quase 5.000€ e agora passados 2 meses do acidente é que eles dizem que não vão assumir os danos do meu carro pela falta de inspeção.
    Pelo que li nas clausulas, a companhia só se pode pôr de parte se houver causalidade entre a falta de inspeção e o acidente, ou seja, se o acidente tiver sido por causa do veículo não estar em condições de circular. No entanto, o acidente foi uma 6ª à tarde e eu levei o carro à inspeção na 2ª de manhã, tendo o carro passado sem problema, por isso penso que isso demonstra que o carro estaria em condições. Também houve a peritagem da companhia posteriormente (não tenho o relatório comigo pelo que não sei o que diz, mas penso que à partida não deve referir nenhum problema mecânico com o carro que possa ter provocado o acidente).
    Além disso, foi a própria companhia que autorizou a que puséssemos o carro a arranjar ao abrigo da cobertura de danos próprios (embora não tenhamos nada por escrito a mostrar isto, foi tudo tratado por telefone); se nos tivessem dito que o arranjo ficaria em 5000€ nunca o teríamos posto a arranjar, uma vez que não temos esse dinheiro e o carro circulava, ou então teríamos procurado um orçamento melhor noutro lado.
    Agora, duas questões:
    -A minha companhia enviou carta a dizer que assumem a responsabilidade perante os danos dos outros dois carros; poderão ainda exercer o direito de regresso, ou seja, vir pedir-me o dinheiro que pagaram pelos outros carros por causa da falta de inspeção do meu?
    -Considerando o que referi anteriormente, haverá hipótese de conseguirmos que a companhia assuma os danos do meu carro?
    Sabemos que nao devíamos ter facilitado, mas como disse,estive fora e por isso não pude levar o carro à inspeção e ele não circulou a não ser naquele dia em que o ia levar e em que tive o acidente.
    Obrigado a quem puder ajudar!

    #2
    Pergunta só para contextualizar. Assumindo que o carro não foi arranjado durante o fim de semana, como é que, com um arranjo de €5000 para fazer, o carro passou na inspecção na segunda de manhã?

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      #3
      O carro não foi mesmo arranjado, e se olhássemos não tinha aparentemente danos grandes, tinha a frente um pouco metida para dentro e imagino que eles tenham substituido a frente toda, e que tenha sido por isso os 4.800€ (iamgino que também sabendo que era através da seguradora tenham aproveitado para "carregar" um bocadinho e substituir tudo e mais alguma coisa) mas não percebo nada de preços de peças e assim.....nós também ficamos bastante admirados com o valor, nunca pensamos que fosse ser tão elevado, tendo em conta os danos aparentes do carro....
      Editado pela última vez por psifer; 02 October 2015, 10:32.

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        #4
        Acho que tens aí um bom problema...

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          #5
          pois, também acho, estamos mesmo assustados....
          e tudo por uma estupidez! acidente não foi nada aparatoso, ia a velocidade baixa, fui burro em facilitar com a inspeção!
          alguém que tenha mais conhecimentos a nível legal e de seguros consegue dizer-me se de alguma forma conseguimos resolver isto a nosso favor?

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            #6
            Originalmente Colocado por psifer Ver Post
            O carro não foi mesmo arranjado, e se olhássemos não tinha aparentemente danos grandes, tinha a frente um pouco metida para dentro e imagino que eles tenham substituido a frente toda, e que tenha sido por isso os 4.800€ (iamgino que também sabendo que era através da seguradora tenham aproveitado para "carregar" um bocadinho e substituir tudo e mais alguma coisa) mas não percebo nada de preços de peças e assim.....nós também ficamos bastante admirados com o valor, nunca pensamos que fosse ser tão elevado, tendo em conta os danos aparentes do carro....
            Um carro com uma batida de 5.000€ e "a frente metida para dentro" não passa na Inspecção... Não sei como fizeste isso.

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              #7
              Se a policia foi ao local ainda podes contar com mais 250€.

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                #8
                Nesta história existem algumas coisas que não batem certo:

                1- Como é que um carro que precisa de um arranjo de 5000 euros consegue passar numa inspeção?
                2- Como é que o carro foi reparado sem existir peritagem e ordem de arranjo por parte da seguradora?

                "Além disso, foi a própria companhia que autorizou a que puséssemos o carro a arranjar ao abrigo da cobertura de danos próprios (embora não tenhamos nada por escrito a mostrar isto, foi tudo tratado por telefone)"
                É por aqui que tens de resolver o assunto, a conversa está gravada e se eles autorizaram a reparação ao abrigo do teu seguro.......agora tem de se responsabilizar.....

                Comentário


                  #9
                  Quando dizes frente estás a falar só de chapa, plásticos e iluminação ou o sistema de refrigeração (radiador p.e.) também foi de vela?

                  Comentário


                    #10
                    Uma distracção ligeira a baixa velocidade causa 5000€ de reparação num carro e danos noutros dois. LOL....

                    A maior parte dos seguros só são válidos se a inspecção estiver em dia. Consta das letras pequenas que ninguém gosta de ler, mas subscreve na mesma. Para eles estarem a usar esse argumento, o teu seguro deve ser um desses.

                    se assim é, a resolução a teu favor é não te virem pedir para pagar os danos nos outros carros nem todos os custos associados com a resolução do caso, nem multas por falta de inspecção e condução perigosa.
                    Para ficares já a saber se eles vão querer compensação por isso, tens que ligar para lá e perguntar. Mas se ligares, alguém do outro lado pode ouvir e pensar "distrai-me, afinal também podemos ir buscar este dinheiro. que estupidez!"

                    Comentário


                      #11
                      "Pelo que li nas clausulas, a companhia só se pode pôr de parte se houver causalidade entre a falta de inspeção e o acidente, ou seja, se o acidente tiver sido por causa do veículo não estar em condições de circular. "

                      Essa parte é relativa a danos causados no próprio veículo segurado e nos outros também?

                      Comentário


                        #12
                        ViraMilho: Não, o carro circulava perfeitamente, inclusivamente fomos de férias nele para o algarve (porto-algarve) e andamos sempre no carro sem qualquer problema, as oticas nem estavam partidas nem nada, só um bocadinho metidas para dentro. O carro só foi reparado mais de 1 mês depois do acidente e sempre circulou sem problemas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                          Nesta história existem algumas coisas que não batem certo:

                          1- Como é que um carro que precisa de um arranjo de 5000 euros consegue passar numa inspeção?
                          2- Como é que o carro foi reparado sem existir peritagem e ordem de arranjo por parte da seguradora?

                          "Além disso, foi a própria companhia que autorizou a que puséssemos o carro a arranjar ao abrigo da cobertura de danos próprios (embora não tenhamos nada por escrito a mostrar isto, foi tudo tratado por telefone)"
                          É por aqui que tens de resolver o assunto, a conversa está gravada e se eles autorizaram a reparação ao abrigo do teu seguro.......agora tem de se responsabilizar.....
                          1- Pois, não sei mas o certo é que passou, ele circulava perfeitamente, fizemos uma viagem porto-algarve-porto uns dias depois sem qualquer problema! Estive a ver o relatorio de peritagem e dizia na parte dos danos "Frente toda" e no orçamento só tinha "peças: 3500€", mas acreditem que tinha que se olhar de perto para o carro para ver os danos, nem a chapa estava muito amolgada.
                          2-Em relação a autorização,de facto eles disseram para arranjarmos o carro, mas foi tudo tratado com o mediador AXA, por isso acho que eles n gravam as chamadas...não foi diretamente com a AXA.

                          Comentário


                            #14
                            E nem te disseram nada no centro de inspecção sobre o assunto?

                            Comentário


                              #15
                              é caso para dizer já foste, e agora pagas tu o arranjo do teu bolso, a pala de não teres o carro com a inspecção em dia, e eu estou como os outros como é que passas-te com o carro na inspecção, tu deves estar a omitir muita coisa da real história...

                              Comentário


                                #16
                                Tão é +/- normal que tenha passado na inspecção, o único problema que vejo neste ponto é o alinhamento dos faróis, pois como dizes estavam metidos para dentro...

                                Quanto aos 5.000€ é perfeitamente normal em orçamento de colisão na marca, as peças são caras e quando chegam ainda têm que ir à estufa. Pagas à volta de 40€/h +iva a mão de obra dos vários departamentos (bate-chapas, pintura e eventualmente mecânica), pagas todos os consumíveis que eles usam e a preço ouro.

                                Num bate-chapas de esquina e com peças do aftermarket (de boa marca) a brincadeira ficava-te a metade do preço ou menos provavelmente. A tua seguradora entalou-te e bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não me admira muito o orçamento, sinceramente.
                                  Eu bati na traseira de outro veículo, e para terem a noção da velocidade, 0 carga no acelerador, estava apenas a fazer ponto de embraiagem, e o orçamento na marca foi de 500€ só com os danos visíveis.
                                  Estamos a falar de uma grelha de plástico partida e pintura do pára-choques.

                                  Comentário


                                    #18
                                    uma vez bati no da frente porque olhei para o tlm que estava no banco do pendura só para ver as horas, mas bater por estar a desligar o interruptor das luzes de emergência nunca tinha ouvido, depois voltaste a ligar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando a seguradora disse que podias por o carro a arranjar, sabia que o carro no momento do acidente não tinha inspecção?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Direito de regresso?
                                        OMG
                                        Isto cheira a "vou precisar de advogado".

                                        Os danos dos outros terão que ser minunciosamente escrutinados.
                                        A reparação do teu próprio carro também.
                                        Mas havendo provas que pagaram em teu nome X€ em danos...

                                        Boa sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então quem foi que aceitou o orçamento da reparação?
                                          Foi a seguradora certo? Então, eles que paguem o valor da reparação.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Porque ias com os 4 piscas ligados?

                                            O carro não teve grandes danos e ainda assim houve choque em cadeia?

                                            Mesmo danificado o carro passou na inspeção?

                                            Falas que houve peritagem. E a oficina avançou com a reparação sem ordem da seguradora? avisou que ao avançar poderias ter que suportar os custos?

                                            Estranho...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                                              Tão é +/- normal que tenha passado na inspecção, o único problema que vejo neste ponto é o alinhamento dos faróis, pois como dizes estavam metidos para dentro...

                                              Quanto aos 5.000€ é perfeitamente normal em orçamento de colisão na marca, as peças são caras e quando chegam ainda têm que ir à estufa. Pagas à volta de 40€/h +iva a mão de obra dos vários departamentos (bate-chapas, pintura e eventualmente mecânica), pagas todos os consumíveis que eles usam e a preço ouro.

                                              Num bate-chapas de esquina e com peças do aftermarket (de boa marca) a brincadeira ficava-te a metade do preço ou menos provavelmente. A tua seguradora entalou-te e bem.


                                              Sim. Em tempos num clio 2 comercial que tive bateram-me no carro estacionado durante a noite. De manhã vi carros batidos na rua mas meu estava aparentemente intacto. Tinha sido um SUV que bateu nuns 10 carros. Quando ligo carro vejo um papel da PSP a informar que meu carro tinha sido envolvido no acidente e para me dirigir à esquadra.



                                              Resumo: O chão da bagageira com o embate "encolheu" uns 5 cm... Quando fui à renault para peritagem e reparação, senhor abriu logo a mala e pediu para levantar o tapete. 3940 euros de arranjo. Só mão de obra foram quase 3 mil euros. Eu durante 2 dias nem tinha dado por nada. Carro atrás do meu levou com o SUV e bateu em cheio no meu. Meu andou um bocado pra frente mas dentro das marcas de estacionamento. Apoios pára-choques partidos mas como era plástico, aguentou embate sem estragar. Quem amorteceu o choque foi fundo da bagageira.



                                              Por isso, este valor não me parece nada estranho.
                                              Editado pela última vez por dtv; 02 October 2015, 19:08.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sobre a situação. Não me parece que tenhas sorte. Há-de haver na oficina onde carro foi reparado, alguma ordem de reparação escrita da seguradora após peritagem. não é habitual nem suposto, chegares tu à oficina e dizeres "arranjem que o seguro paga (ou seguro disse que paga)".



                                                Se isto não aconteceu, sem IPO válida não me parece que te safes da despesa do teu carro. E dá-te por contente a seguradora não exigir o direito de regresso.



                                                Uma pergunta a oficina da reparação foste tu que indicaste ou foi seguradora que "escolheu"?



                                                Sobre a IPO ter sido feita segunda-feira e carro passou não serve para te defender pois seguradora vai dizer que muito pode ter sido feito de sexta para segunda-feira. Não tens provas nenhumas perante seguradora.



                                                Agora, a questão da ordem da reparação pode ter havido falha da seguradora em termos de procedimentos. Tenhas direito ou não ao que pretendes, poderias eventualmente queixar-te ao ISP (Instituto de Seguros de Portugal) mas não ias ganhar nada com isso excepto que tua seguradora pode vir a ser multada (se não cumpriu algum regulamento da lei) mas acredita que depois te irá exigir direito de regresso dos danos pagos nos outros carros. E aí não sei se não perdes sempre mais que os 5 mil euros que já vais ter de pagar. Claramente nestas coisas não se pode facilitar. Mais vale com IPO caducada, chamar reboque para levar carro até centro de IPO.
                                                Editado pela última vez por dtv; 02 October 2015, 19:10.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                  Quando a seguradora disse que podias por o carro a arranjar, sabia que o carro no momento do acidente não tinha inspecção?

                                                  Provavelmente não. De outro modo não me parece que tivessem autorizado.

                                                  Uma vez que é responsabilidade do condutor comunicar à seguradora todas as alterações ou características da viatura, mesmo que a seguradora tenha autorizado o orçamento da peritagem da reparação na oficina, a seguradora pode invocar justa causa de anulação do seguro. A falta de IPO válida parece-me que calha aqui. Não me parece que precise de estar especificamente indicada nas cláusulas. Os danos nos outros carros a seguradora assume sempre e "adianta" a reparação mas exigirá em princípio o direito de regresso.

                                                  Espero que o user tenha um bom mediador de seguro e talvez seja altura de arranjar um advogado ou pedir apoio jurídico/opinião ao ISP...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se o carro estava danificado como passou por exemplo na inspecção na parte de iluminação? É um pouco estranho

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se calhar vai ao mesmo centro que o Offpring vai...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        900 euros á uns anos foi quanto a seguradora, pagou do arranjo do meu carro, um gajo num audi vinha desembestado e deu uma marrada no para-choques de trás.
                                                        Apenas ficou o plástico um pouco roçado á vista, o verdadeiro dano estava na barra por de trás do pára choques, até o pneu suplente ficou apertado.
                                                        Só se via se abrissemos a mala.

                                                        Portanto, não acho nada dificil, um carro acidentado passar na inspeção.
                                                        Já vi carros mais amarrotados a passarem sem problemas.

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                                                          #29
                                                          Caso haja alguma coisa ilegal, como não ter inspeção ou excesso de álcool, mesmo que estes não sejam causa do acidente, i.e., mesmo que a seguradora não possa exercer o direito de regresso, são o suficiente para suspender todas as coberturas facultativas do seguro, como assistência em viagem, choque colisão e capotamento, responsabilidade civil para lá do mínimo previsto na lei, etc.

                                                          Assim, o que acabou por acontecer foi a seguradora invocar que neste acidente as coberturas facultativas estão suspensas por o carro não ter IPO. Isto quer dizer que, mesmo com um seguro "contra todos os riscos", eles só vão pagar os terceiros e até aos 6M€ previstos no seguro obrigatório por lei. Tudo o resto é por conta do segurado. No limite, se chamaste o reboque deles para levar o carro do local, até essa conta te pode ser apresentada.

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