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    Volante do Motor

    Colegas, parece que desta vez sou eu que tenho um problema e dos grandes.

    A minha FIAT Croma conta com 135.300 KM. Então, ontem vinha no Túnel do Grilo e começo a ouvir uma peça metálica, até parecia que arranhava no chão, mas não arranhava e estava tudo bem debaixo do carro. Hoje na 2a Circular a partir dos 70 KM/H tremia me e não era assim tão pouco. Sempre que arranco mais ou menos até às 1200 RPM oiço vibrar, depois desaparece com o aumento das rotações. Também sempre que passo perto de uma parede ou muro este som é audível.

    Será que estamos a falar do Bimassa?
    Poderá ser algum apoio do motor?

    Obrigado

    #2
    Pela descrição parece-me o bi massa.

    Mas é muito complicado saber o que é por escrito.

    Apoios de motor não acho que será.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AndreReis Ver Post
      Pela descrição parece-me o bi massa.

      Mas é muito complicado saber o que é por escrito.

      Apoios de motor não acho que será.
      Pois, também estou mais inclinado para o Bimassa.

      Comentário


        #4
        VMPM
        Poderá ser Rolamentos da caixa de velocidades... mas também pode ser a Embraiagem.. com o motor a funcionar (viatura parada) pressiona o pedal da Embraiagem e ouve se o ruido desaparece ... se o ruido não se ouvir será caixa de velocidades ... se continuar pode ser a Embraiagem ...acho que deves procurar um técnico para experimentar a viatura...entretanto acho que não deves circular com o carro...

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          #5
          Mas com o carro parado ele não faz o barulho, só começa em andamento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
            Mas com o carro parado ele não faz o barulho, só começa em andamento.
            Se faz em andamento pode ser rolamentos da cx: de velocidades....procura um técnico para experimentar o carro... (só ouvindo)

            Comentário


              #7
              Terei que ver isto com mais atenção.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                Terei que ver isto com mais atenção.
                Será mesmo o volante do motor ou embraiagem?

                Para mais umas dicas para ver se a embraiagem está com problemas, faça o teste a 50 ou 60 km/h em 5ª e acelerar, se ele ganhar rotação sem responder em andamento será um dos indícios mas existem muito mais. Já andei com esse problema e agora está estável mas...

                Comentário


                  #9
                  Quase de certeza que ela responde, se engatar uma 6a a 70 KM/H ela começa a aumentar a velocidade, portanto em 5a deve aumentar também.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                    Quase de certeza que ela responde, se engatar uma 6a a 70 KM/H ela começa a aumentar a velocidade, portanto em 5a deve aumentar também.
                    Atenção que eu nada ou pouco percebo disso, falo por uma experiência que tive algum tempo e foi aqui que me ajudaram e depois fui a marca que me disseram estar tudo bem, inclusive o Eng. responsável. Mas ainda ando desconfiado(!)

                    Se engrenar uma 6ª. ou 5ª, a 60 ou 70km/h, se o carro subir nas rotações e não desenvolver será a embraiagem. Se for a uma estrada com descida acentuada, colocar uma mudança alta e ele desenvolver velocidade, idem.

                    Também fiz este teste em 1ª. e travão mão activado, a traseira baixa, testei em 5ª. o motor caía, parava mesmo como é óbvio.

                    E muito mais, andei a fazer esses testes e por vezes estava em casa as 22 e 23h00 e saia para fazer esses testes que aqui me indicavam.

                    Comentário


                      #11
                      Eu mesmo assim dúvido que seja embraiagem, ela desenvolve numa 5a a essa velocidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                        Eu mesmo assim dúvido que seja embraiagem, ela desenvolve numa 5a a essa velocidade.
                        Estranho!

                        Sendo assim não é da embraiagem, não do rolamento porque este só fazia com o carro com o pedal em baixo, rolamentos da caixa velocidades? se fosse havia dificuldade em engrenar mudanças.

                        Mas esperemos que que venha algum expert na matéria que geralmente acertam em 90%.

                        Eu como disse nada percebo, apenas por experiência recente e sou como os "chicos espertos" que em conversa de café com os amigos, sabem tudo e até fazem de advogado ou de médico, mas não percebem nada de nada!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                          Estranho!

                          Sendo assim não é da embraiagem, não do rolamento porque este só fazia com o carro com o pedal em baixo, rolamentos da caixa velocidades? se fosse havia dificuldade em engrenar mudanças.

                          Mas esperemos que que venha algum expert na matéria que geralmente acertam em 90%.

                          Eu como disse nada percebo, apenas por experiência recente e sou como os "chicos espertos" que em conversa de café com os amigos, sabem tudo e até fazem de advogado ou de médico, mas não percebem nada de nada!
                          Vou esperar mesmo por um "Expert", mas obrigado sempre me retiraste mais uma opção.

                          Comentário


                            #14
                            Como estamos com o nível do óleo da caixa de velocidades? Andas com alguma fuga?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Como estamos com o nível do óleo da caixa de velocidades? Andas com alguma fuga?
                              Pois, isso é que eu não sei.

                              Comentário


                                #16
                                Noto que principal sintoma é o tremer e não tanto a vibração. Treme me acima dos 60 KM/H / 70 KM/H com relativa facilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                  Noto que principal sintoma é o tremer e não tanto a vibração. Treme me acima dos 60 KM/H / 70 KM/H com relativa facilidade.
                                  Será a transmissão?

                                  Já tive há muito tempo, um caso assim numa V40d, troquei a transmissão completa por uma recondicionada na Volvo e ficou operacional!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                    Noto que principal sintoma é o tremer e não tanto a vibração. Treme me acima dos 60 KM/H / 70 KM/H com relativa facilidade.
                                    Treme sempre acima dessa velocidade ou nesse "intervalo" de velocidade? A minha nesse "intervalo" em 3a e 4a se pisar um bocado vibra, mas faz isto desde que a comprei e ainda não agravou...
                                    Parece-me que se arranjares uma promoção/desconto para 2 volantes de motor juntamo-nos e fazemos negócio :D

                                    Comentário


                                      #19
                                      O eblase suspenso? que raio?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                        Treme sempre acima dessa velocidade ou nesse "intervalo" de velocidade? A minha nesse "intervalo" em 3a e 4a se pisar um bocado vibra, mas faz isto desde que a comprei e ainda não agravou...
                                        Parece-me que se arranjares uma promoção/desconto para 2 volantes de motor juntamo-nos e fazemos negócio :D
                                        Também tens uma Croma Erbium?
                                        Começa a tremer entre os 60 KM/H / 70 KM/H até +/- 90 KM/H / 100 KM/H.

                                        Achas que é mesmo do Volante do Motor?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                          O eblase suspenso? que raio?
                                          Muito estranho, que se terá passado?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                            Será a transmissão?

                                            Já tive há muito tempo, um caso assim numa V40d, troquei a transmissão completa por uma recondicionada na Volvo e ficou operacional!
                                            Não acho. É só num intervalo de velocidades não é sempre.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                              Não acho. É só num intervalo de velocidades não é sempre.
                                              Será a caixa e não a embraiagem ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                Também tens uma Croma Erbium?
                                                Começa a tremer entre os 60 KM/H / 70 KM/H até +/- 90 KM/H / 100 KM/H.

                                                Achas que é mesmo do Volante do Motor?
                                                Tenho.
                                                A minha faz em 3ª nas 2500 a 3000 rpms (60-75KM/h) e 4ª 1750-2250 rpms (60-75km/h) e se o pedal do acelerador for a mais de 2/3. Outras mudanças, velocidades, etc nada...
                                                Na altura (há pouco mais de 10.000km's) um mecânico onde costumo ir disse que lhe parecia ser o bimassa a começar a ir-se, para andar que não era grave mas mentalizar-me que deveria estar a precisar de ser trocado "como é normal com os bimassa"...
                                                Atualmente a embraiagem também já patina bem por isso em breve vai sair tudo e logo se avalia como está o volante de motor.
                                                Por outro lado também tenho um apoio de motor a precisar de ser trocado acho eu...

                                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                Não acho. É só num intervalo de velocidades não é sempre.
                                                Se for em todas as mudanças poderá ser "rodas" não?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                  Tenho.
                                                  A minha faz em 3ª nas 2500 a 3000 rpms (60-75KM/h) e 4ª 1750-2250 rpms (60-75km/h) e se o pedal do acelerador for a mais de 2/3. Outras mudanças, velocidades, etc nada...
                                                  Na altura (há pouco mais de 10.000km's) um mecânico onde costumo ir disse que lhe parecia ser o bimassa a começar a ir-se, para andar que não era grave mas mentalizar-me que deveria estar a precisar de ser trocado "como é normal com os bimassa"...
                                                  Atualmente a embraiagem também já patina bem por isso em breve vai sair tudo e logo se avalia como está o volante de motor.
                                                  Por outro lado também tenho um apoio de motor a precisar de ser trocado acho eu...


                                                  Se for em todas as mudanças poderá ser "rodas" não?
                                                  Realmente a velocidade, rotações e número da mudança em que o carro vai são as mesmas, corresponde aos padrões que referes que a tua faz.

                                                  A embraiagem da minha está boa e penso não ter nenhum apoio do motor partido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                    Será a caixa e não a embraiagem ?
                                                    Na minha acontece exatamente como o Erbium​ diz que acontece na dele, portanto não é problema de caixa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                      Na minha acontece exatamente como o Erbium​ diz que acontece na dele, portanto não é problema de caixa.
                                                      Pois, mas eu estava só tentar que visses se não era algum menos dispendioso, é que assom com a caixa aberta leva volante bimassa, discos e o rolamento, geralmente é sempre assim o procedimento, eviat-se pagar mais mão de obra se amanhã aparecer mais algum.

                                                      Eu recordo-me de há 2 semanas a marca me dar um orçamento de 2.500€ (+-) nem me recorda já, e só de mão obra seriam 14 horas (38.00 + iva x 14) embora fora da marca custa 1/3 do preço original. O problema que eu tenho é que não é fácil conseguir um mecânico que nós levamos as peças (eles tem descontos de 20 a 40%) é como um pintor que há dias veio ver-me um estabelecimento e pediu-me só e simplesmente 2300 aéreos.

                                                      Por acaso, tinha uns restos de tinta em armazém que sobraram de uma outra, um amigo se prontificou e fizemos tudo com apenas 70 € (setenta) que paguei ao mesmo, ainda fizemos algumas alterações eléctricas, calhas, fios, etc.

                                                      Em oficinas auto é o mesmo, mão de obra + % do material que compram. (atenção que há excepções de mecãnicos)

                                                      Foi como eu com as pressas ao substituir um cubo/rolamento de roda que se danificou por ter partido um perno ao desapertar uma roda, gastei 327,00€ com descontos na marca. O mesmo cubo da mesma marca FAG (que equipa os Volvos) custava-me 104,50€ com portes. E na marca demorou 55 minutos. As embraiagens da Volvo e amortecedores são fornecidos pela Sachs, que se compra cá fora menos de 50% ou mais que na marca.

                                                      São exemplos, mas eu agora aprendi e tenho que arranjar um mecânico (agulha em palheiro) que me faça o serviço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                        Pois, mas eu estava só tentar que visses se não era algum menos dispendioso, é que assom com a caixa aberta leva volante bimassa, discos e o rolamento, geralmente é sempre assim o procedimento, eviat-se pagar mais mão de obra se amanhã aparecer mais algum.

                                                        Eu recordo-me de há 2 semanas a marca me dar um orçamento de 2.500€ (+-) nem me recorda já, e só de mão obra seriam 14 horas (38.00 + iva x 14) embora fora da marca custa 1/3 do preço original. O problema que eu tenho é que não é fácil conseguir um mecânico que nós levamos as peças (eles tem descontos de 20 a 40%) é como um pintor que há dias veio ver-me um estabelecimento e pediu-me só e simplesmente 2300 aéreos.

                                                        Por acaso, tinha uns restos de tinta em armazém que sobraram de uma outra, um amigo se prontificou e fizemos tudo com apenas 70 € (setenta) que paguei ao mesmo, ainda fizemos algumas alterações eléctricas, calhas, fios, etc.

                                                        Em oficinas auto é o mesmo, mão de obra + % do material que compram. (atenção que há excepções de mecãnicos)

                                                        Foi como eu com as pressas ao substituir um cubo/rolamento de roda que se danificou por ter partido um perno ao desapertar uma roda, gastei 327,00€ com descontos na marca. O mesmo cubo da mesma marca FAG (que equipa os Volvos) custava-me 104,50€ com portes. E na marca demorou 55 minutos. As embraiagens da Volvo e amortecedores são fornecidos pela Sachs, que se compra cá fora menos de 50% ou mais que na marca.

                                                        São exemplos, mas eu agora aprendi e tenho que arranjar um mecânico (agulha em palheiro) que me faça o serviço.
                                                        Sim, eu compreendo, ainda vou averiguar isto melhor. Irá provavelmente um mecânico andar com o carro para ver.

                                                        E se for mesmo o Bimassa não estou a pensar trocá-lo já, em princípio devo conseguir arranjar o material cá fora e arranjar um mecânico que o monte.

                                                        Eu vi a história do cubo da roda no DB, realmente foi caro.

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                                                          #29
                                                          Hoje passei pelo mecânico e ele disse me que não tem nada haver com o Bimassa mas sim ponteiras.

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                                                            #30
                                                            Reparei que o carro treme na mesma na quinta e sexta velocidade, então como já troquei de pneus à frente e não sei porquê a direção não foi alinhada, vou experimentar e calibrar e alinhar o eixo dianteiro.

                                                            Acham que faço bem, que vou gastar dinheiro sem ter melhorias?
                                                            Também devia fazer o mesmo no eixo traseiro?

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