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Polo G40 (Consumo, fiabilidade, seguranca,..)

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    [Antevisão] Polo G40 (Consumo, fiabilidade, seguranca,..)

    Boas pessoal este e o meu primeiro topico e queria falar sobre o grande G40 ! Bem, sempre desde puto achei este carro magnifico, e tendo em conta q nao tarda muito tenho a carta gostaria de saber se e fiavel ? Caso nao for, que alterecoes posso fazer para o por top ! Quais os consumos do mesmo ? Seguranca ? Quanto é o IUC ? A quanto fica um seguro baratinho ? Quantos km's e "muito" para este carro que e para pesquisar alguns vem com intercooler? E que nao percebo muito de carros a compressor ? Bem e isso pessoal, falem me deste bichinho agradeco imenso

    #2
    Recem encartado e um Polo G40.... Tudo para dar certo...

    Para além disso é um carro com mais de 20 anos. Segurança como podes imaginar nem se compara com carros de hoje.

    Fiabilidade... tenho um tio com um. Literalmente encostado debaixo de uma árvore depois de se fartar de gastar dinheiro naquilo. Às tantas ele vende-to barato :D

    Comentário


      #3
      de há uns anos para cá não se vêem particamente nenhuns na estrada por causa do preço do compressor, que dantes atirava-se para os 800€, quase o valor do carro. um arranjado não sei preços, mas penso que seria mais de 200€. na minha zona andam 2 ou 3, ainda há dias fotografei um vermelhinho e este ano quando trabalhava no algarve andava um quase vizinho com uma cadeirinha de bebé, também de cor vermelha.

      são carros já completamente assassinados e sem grande segurança, um pouco ao estilo do uno turbo i.e. para um "puto" recém encartado não é mesmo nada o ideal. consumos serão sempre acima dos 7.5lt, IUC é barato, seguro não há "dos baratinhos" se for em teu nome até te assustas com o valor que terás que pagar sendo tu recém encartado e sem experiência de seguros. o preço de aquisição de um veículo deste deve andar à volta dos 2000€, mas tem em atenção de que terá sempre coisas para fazer. há uns tempos perto de guimarães vendiam um, entretanto penso que vi outro à venda, mas são muito raros de encontrar, pois já têm todos praticamente 25 anos.

      entretanto chegará já alguém que perceba de G40, que eu percebo pouco.

      Comentário


        #4
        No longinquo ano de 1996 (tinha eu 18 aninhos e carta acabada de tirar) comprei um G40. Claro que esta combinação só podia dar errada. Resultado acidente +-grave passado 2 meses. A falta de unhas, aliado a um carro que anda muito, mas tem um chassis mauzinho, só podia dar nisto.

        Depois de gastar 900 contos na reparação ainda andei com ele durante mais 3 anos. É um carro que dá um prazer enorme pela capacidade de acelerar e recuperar em rectas, no entanto a curvar tem uma traseira muito instável e uns travões fraquinhos.

        O carro tem um compressor em forma de "G" com 40mm de entrada (daí o nome G40) e intercooler. Tem 115cv na versão sem catalizador e 113cv na versão com catalizador. É recomendada gasolina com chumbo ou 98. Faz 8s dos 0-100km/h e tem uma velocidade real de 198km/h (ponteiro facilmente chega aos 215km/h). Os consumos andam em torno dos 8l, mas em modo ataque sobem facilmente para os 14-16l.

        Quanto a problemas/manutenção posso-te fazer uma lista do que na altura me aconteceu:

        - Velas. Este carro parece que só com as velas de origem é que anda bem. Estas em 1996 custavam 80€
        - Compressor. Troca de rolamentos e cintas é obrigatório. O Kit custa 80€ + montagem. Se trocares a polie por uma mais pequena, fica com uma resposta a baixa rotação daquelas
        - Centralina. Esta em alguns modelos provocava saida de fumo pelo escape, devido a má injecção de combustivel. Custa 650€.
        - Tubo de ligação entre compressor e intercooler. É um tubo com 20cm e custa 120€.
        - Intercooler. Os topos são em plastico e por vezes racham. 250€ é o preço de um novo.
        - Tem tendência para ficar com o relanti instável. A solução é desmontar o corpo da borboleta, limpar e afinar o sensor de caudal.
        - As longarinas são muito frageis e racham com facilidade.
        - O bloco do motor é muito resistente e aguenta muita porrada, desde que manutenções sejam feitas a tempo e horas.
        - Embraiagem. 250€ já com montagem.

        A minha recomendação é ganha experiência noutro tipo de carro. Este não é o ideal para primeiro carro.

        Abraço

        Comentário


          #5
          Corsadti16v, permita-me que exemplifique o seu post sob a perspectiva de um recem-encartado

          Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
          blablablablablablablablablabla.blablablablablablab lablablabla.blablablablablablablablablabla.blablab lablablablablablablabla.blablablablablablablablabl abla.blablablablablablablablablabla.blablablablabl ablablablablabla.blablablablablablablablablabla.bl ablablablablablablablablabla.blablablablablablabla blablabla.blablablablablablablablablabla.blablabla blablablablablablabla.

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          O carro tem um compressor em forma de "G" com 40mm de entrada (daí o nome G40) e intercooler. Tem 115cv na versão sem catalizador e 113cv na versão com catalizador. É recomendada gasolina com chumbo ou 98. Faz 8s dos 0-100km/h e tem uma velocidade real de 198km/h (ponteiro facilmente chega aos 215km/h). Os consumos andam em torno dos 8l, mas em modo ataque sobem facilmente para os 14-16l.

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          Abraço

          Comentário


            #6
            Desde cedo também fiquei com o "bicho" do compressor. Tive 2 g40´s (um completamente de origem, outro já com algumas modificações), em alturas distintas e actualmente continuo com um compressor, mas não é em G...

            Quanto ao carro em si, ainda se conseguem arranjar bons exemplares, com muita paciência e disposição para pagar bem por eles. Mesmo assim requer muita atenção. Há por aí muitos com preços exorbitantes e muito escaldados já...

            Consumos, eu cheguei a fazer muitas vezes perto dos 6 l/100 em modo passeio, chatisses não cheguei a ter muitas porque andava sempre em cima da manutenção. Ainda assim ainda cheguei a ficar agarrado na estrada, o culpado foi o alternador

            Fiabilidade já se sabe que um carro com um quarto de século tem as suas maleitas. A juntar aos caprichos que sempre teve, resulta numa combinação nada adequada para um recém encartado.

            É preferível começar com outro carro e depois comprar um G razoável, preferencialmente de forma a ficar como 2º carro


            Cump.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
              Corsadti16v, permita-me que exemplifique o seu post sob a perspectiva de um recem-encartado
              És muito inocente rapaz. Eu tambem o era, por isso não te condeno.

              Comentário


                #8
                Vou.te contar uma historia, tinha um amigo que ate ja tinha carro e carta ha cerca de 2 anos, mas era um bocado verdinho ainda, meteu na cabeca que queria um 106 rally. Pois bem ele comprou e passado 2 meses teve um acidente, o carro foi para a socata e ele partiu um braco e ficou um bocado mal tratado. Chegaram a dizer que ele teve sorte por estar ca para contar a historia.

                Bom com isto nao estou a dizer que te va acontecer o mesmo, estou apenas a tentar avisar.te que esse nao e um carro ideal para um pessoa sem experiencia. Percebo que gostes do carro mas sempre o podes comprar daqui a 2 ou 3 anos .

                Comentário


                  #9
                  Permitam-me que ilustre o que são carros como o G40.. Saxo Cup.. 106 GTI.. para um recém encartado:


                  Ficheiros anexados

                  Comentário


                    #10
                    Também me parece má ideia. Não por mais nada que não possa ser corrigido, mas pela rigidez estrutural que o torna bem complicado de controlar em situações mais exigentes. Sei de alguns GT que tiveram de ser reparados pois o chassis começava a ceder, portanto como se pode deduzir, o G40 é ainda pior nesse aspecto.

                    Tenho convivido com mecânicos ex-Trofeu G40 e de facto as coisas que aquele carro fazia eram míticas.. Mas com pouca experiência, é de facto muuuito perigoso. (Muito mais que um Cup ou GTI).

                    Comentário


                      #11
                      O Polo G40 tem consumo, fiabilidade e segurança. Não há como negar. A parte chata é que só em pequenas quantidades!


                      Na senda do que já disseram e pagano no assunto do tópico:

                      A andar bem mais que duplica o consumo "normal", tipo 7 para 14!
                      Em termos de fiabilidade já te deram a lista: intercooler, longarinas, velas, compressor... é só escolher!
                      Segurança: de alto nível com travões "*******s" e nada de mariquices eletrónicas de segurança ativa ou passiva!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                        És muito inocente rapaz. Eu tambem o era, por isso não te condeno.
                        lol percebeu-me mal. Usei um post normal (calhou de ser o seu) e modifiquei-o para dar ênfase ás únicas coisas que um recem-encartado vai valorizar

                        Comentário


                          #13
                          Que cocktail mortal (recem encartado e G40)

                          Ainda me lembro de o meu Pai me contar que uma vez um amigo dele (tinham 30 e poucos anos na altura) passou por ele num G40 (iam em carros separados para uma reuniao no Norte).... chovia e iam acima dos 140 (o meu Pai no então Carina E). Passado pouco tempo de o colega passar por ele só se viam peças no chão, pneus, chapa...o carro foi para a sucata e foi o caixão do amigo do meu Pai.

                          Ouve o que te dizem, não é por seres bom ou mau condutor. Mas um carro desses pede para se puxar e se já em novo era um perigo, imagina agora com 20 anos no lombo e com peças desgastadas, chassis já bem torcido... nada tem a rigidez de um carro novo...

                          My 2 cents

                          Comentário


                            #14
                            Andam mts g40 já sem compressor devidos aos problemas que este dá. Existem tb g40 com o compressor do g60, medo...

                            Comentário


                              #15
                              O pessoal agora gosta é de ir buscar o Corsa A e pô-lo com muito estilo!

                              Também é um carro fraco a travar e curvar mas a velocidade com que pode embater na parede será sempre menor, o que pode limitar os danos corporais.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho visto é muitos com turbos lá montados (para sul então), alguns com compressor root´s, sem compressor acho que ainda não vi nenhum...


                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  BTW, não vos cheira a grade aldrabice este carro? pelo menos pelo livro de revisoes?

                                  http://www.standvirtual.com/carros/a...Polo/P8544373/

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sempre achei piada à malta que diz que existem determinados carros que não servem para a malta que acaba de tirar a carta, é tipo aquela conversa de quem tira carta de mota e a malta diz para não comprar uma desportiva acima de 600cc, digo que acho piada porque conheço quem tenha tirado a carta e aos 18 anos andar diariamente de M5, M3, GTV V6 e nunca se tenha espetado com esses carros, assim como conheci quem tenha tirado carta de mota e andado com desportivas de 600cc sem nunca terem tido um acidente, curiosamente a malta que conheço que se fartou de espatifar e teve acidentes graves era tudo com os "carrinhos" adequados e com as motas "adequadas"
                                    Eu inclusive......

                                    Metam na cabeça que qualquer carro ou mota são um "caixão com rodas", basta quem os conduz querer........

                                    Adiante....

                                    O dificil será arranjar um G40 onde não seja preciso investir uma milena ou duas para ficar nos conformes....
                                    Caso se arranje é um carro bem capaz de elevar a adrenalina para níveis bem elevados e em segurança, basta ter juízo e não saltar logo para fora de pé, como em qualquer carro...

                                    Este é daqueles carros que bem estimado e mantido é um carro que se quererá manter uma vida inteira, nem que seja só para "brinquedo".

                                    Agora uma coisa é certa, ou se tem grande amor ou panca pelo carro em questão e uma carteira preparada para os problemas que vão surgir ou então não vale a pena, económicamente é um carro velho que não vale nada e onde será quase de certeza preciso gastar algum dinheiro..
                                    Editado pela última vez por Italiaspeed; 07 October 2015, 10:33.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                      Sempre achei piada à malta que diz que existem determinados carros que não servem para a malta que acaba de tirar a carta, é tipo aquela conversa de quem tira carta de mota e a malta diz para não comprar uma desportiva acima de 600cc, digo que acho piada porque conheço quem tenha tirado a carta e aos 18 anos andar diariamente de M5, M3, GTV V6 e nunca se tenha espetado com esses carros, assim como conheci quem tenha tirado carta de mota e andado com desportivas de 600cc sem nunca terem tido um acidente, curiosamente a malta que conheço que se fartou de espatifar e teve acidentes graves era tudo com os "carrinhos" adequados e com as motas "adequadas"
                                      Eu inclusive......

                                      Metam na cabeça que qualquer carro ou mota são um "caixão com rodas", basta quem os conduz querer........

                                      Adiante....

                                      O dificil será arranjar um G40 onde não seja preciso investir uma milena ou duas para ficar nos conformes....
                                      Caso se arranje é um carro bem capaz de elevar a adrenalina para níveis bem elevados e em segurança, basta ter juízo e não saltar logo para fora de pé, como em qualquer carro...

                                      Este é daqueles carros que bem estimado e mantido é um carro que se quererá manter uma vida inteira, nem que seja só para "brinquedo".

                                      Agora uma coisa é certa, ou se tem grande amor ou panca pelo carro em questão e uma carteira preparada para os problemas que vão surgir ou então não vale a pena, económicamente é um carro velho que não vale nada e onde será quase de certeza preciso gastar algum dinheiro..
                                      Tenho para mim que um G40 não é equivalente a um M3 em termos de segurança.... o primeiro é um carro muito instavel, sem ajudas e em termos de segurança passiva é o que se sabe.

                                      O autor do tópico fará aquilo que entende, mas não custa nada alertar...

                                      de qualquer modo se avançares com a compra deste carro, dá antes uma vista de olhos neste link

                                      http://www.spt.pt/site/desktop/webpage-23.php

                                      E fica um video para os mais crentes (nem ia rápido)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto mais ajudas tem um carro mais perigoso fica, basta ver a quantidade de gente que com estrada molhada dá grandes espetas com segmentos D e E actuais porque tem uma falsa sensação de segurança e se esquece que aquilo não é um comboio que anda sobre um carril.....
                                        É que bater a 100km/h é diferente de dar uma espeta a 200 km/h.......
                                        Em segurança passiva é que um G40, tal como todos os carros da sua época, perde de forma assustadora para os carrinhos mais recentes, mas isso acho que toda a gente deve saber.....

                                        Para mim os melhores carros para se aprender a conduzir são os que obrigam o condutor a estar mais alerta por não transmitir grande confiança e nisso o G40 é rei.....

                                        E claro que o que mais interessa é a cabeça de quem está ao volante.....

                                        Kamikazes aleijam-se com qq carro...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                          Quanto mais ajudas tem um carro mais perigoso fica, basta ver a quantidade de gente que com estrada molhada dá grandes espetas com segmentos D e E actuais porque tem uma falsa sensação de segurança e se esquece que aquilo não é um comboio que anda sobre um carril.....
                                          É que bater a 100km/h é diferente de dar uma espeta a 200 km/h.......
                                          Em segurança passiva é que um G40, tal como todos os carros da sua época, perde de forma assustadora para os carrinhos mais recentes, mas isso acho que toda a gente deve saber.....

                                          Para mim os melhores carros para se aprender a conduzir são os que obrigam o condutor a estar mais alerta por não transmitir grande confiança e nisso o G40 é rei.....

                                          E claro que o que mais interessa é a cabeça de quem está ao volante.....

                                          Kamikazes aleijam-se com qq carro...
                                          Concordo... mas num M3, C220 Cdi ou Golf (que têm as ajudas todas) existe uma boa probabilidade de se safarem e aprenderem com o erro ... num G40 não

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                                            #22
                                            Obrigado malta pelas respostas !
                                            Editado pela última vez por BrunoG40; 07 October 2015, 11:38.

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                                              #23
                                              Toda a informacao e util

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois nao queria gastar mais que uns 1500€/2000€ vi uns "G's" a venda por volta deste preco mas o meu "feeling" a cerca deles nao e muito bom, e penso sempre que se estao a vende-lo e porque algo nao esta bem, porque tive um colega que comprou um e andamos cerca de 2 semanas sempre a puxar naquilo e arrebentou o compressor, talvez damos puxanço a mais naquilo, mas eu devagar nao heide andar ahahha ! cumps

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                  Tenho para mim que um G40 não é equivalente a um M3 em termos de segurança.... o primeiro é um carro muito instavel, sem ajudas e em termos de segurança passiva é o que se sabe.

                                                  O autor do tópico fará aquilo que entende, mas não custa nada alertar...

                                                  de qualquer modo se avançares com a compra deste carro, dá antes uma vista de olhos neste link

                                                  http://www.spt.pt/site/desktop/webpage-23.php

                                                  E fica um video para os mais crentes (nem ia rápido)


                                                  Bem, nesse video da mesmo aquela ideia de que o carro e uma bosta a curvar, pode nao ser dos melhores mas tambem nao e assim tao mau, ou sera que estou enganado ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se o objectivo é pocket rockets eu apostava mais nos franceses, tipo 106 GTI, XSI, Rallye, , AX Sport, GT, GTI, Saxo CUP....

                                                    Também têm motres rápidos, mais económicos, fiáveis e baratos de manter devido a não terem turbos nem compressores. Para além disto, têm muito melhor compotamento dinâmico e os tavões são muito bons.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pelo que vejo, o objectivo é modificações

                                                      Bruno faz como toda a malta da tua idade faz, pega num ibiza diesel e troca o ic, o turbo, sistema de injecçao, rebaixa o carro ate não poderes andar em estradas com lombas, reprogramação no carro. A esta altura já deves deixar fumo a traz de ti o suficiente para nós (outros condutores) saber-mos que tu passas-te por ali.

                                                      E lembra-te, antes da moda dos ibizas, toda a gente queria um saxo cup, um polo g40,etc para andar a mexer, mas julgo que descobriram que mexer num carro a gasóleo sai mais barato e se calhar consome menos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BrunoG40 Ver Post
                                                        Pois nao queria gastar mais que uns 1500€/2000€ vi uns "G's" a venda por volta deste preco mas o meu "feeling" a cerca deles nao e muito bom, e penso sempre que se estao a vende-lo e porque algo nao esta bem, porque tive um colega que comprou um e andamos cerca de 2 semanas sempre a puxar naquilo e arrebentou o compressor, talvez damos puxanço a mais naquilo, mas eu devagar nao heide andar ahahha ! cumps
                                                        Ganha juizo!
                                                        Isso não é um jogo, não tens vidas, tens a tua e dos outros. Respeito com o carro, não penses que dominas, porque não dominas....
                                                        És uma pessoa sem experiência (todos passamos por isso) e que não deve ir alem dos seus limites, que acredita são minúsculos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Conheço quem tenha G40 e efectivamente apesar de serem carros que também me atraiam por serem raçudos e os seus 115cv ainda fazem ver a muito carro mais recente e mais potente..De facto comprar um G40 é uma compra que exige quase de certo algum dinheiro de parte.

                                                          Os meu colegas com G`s já trocaram de carro vezes sem conta....e um dos motivos que mais reclamam é o facto de muitos motores já estarem cansados, gastarem quase tanto óleo como gasolina...a segurança daquilo original é mesmo para esquecer mas se vierem como alguns que já vêm rebaixados e com amortecedores Koni, já melhoram bastante, sobretudo em seco porque em molhado e com jante 13, continuam perigosos!! Não te esqueças que a eletrónica é 0...
                                                          Um concelho, se queres mesmo esse modelo mete-te antes num Polo GT, que também não anda mal, gasta menos que G e é mais fiável e curva ligeiramente melhor pois a entrega de potência é sempre mais linear...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ouvi dizer que esses partem as longarinas facilmente, e verdade ? reforcar as longarinas Meter uma suspensao como deve ser, mandar revisionar o kompressor ou meter o do g60, meter um chip nisso ! Umas polies mais pequenas, um escapamento em inox , ic maior ! E mais umas alteracoes ,uma pintura e é mais ou menos isso ;) seii que pode variar mas queria uma pequena nocao em quanto acham que fica ? , pois queria fazer as minhas "contas" ! Amanha vou ver um carro a diesel que vai dar jeito porque apesar de tudo quero no dia-a-dia prentendo economizar, ainda nao tenho a carta, mas tenho quem me desloque no carro para o trabalho oque vai dar imenso jeito ! Obrigado e cumps people !

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