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Citroën C3 perde a força e emit aviso aos 120km

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    Citroën C3 perde a força e emit aviso aos 120km

    Boa tarde,
    Ando com um problema no meu c3 do ano 2003 a diesel... não comprei ha muito tempo e o problema que surgiu foi a luz do motor piscar de vez enquando e depois apagar juntamente com um aviso sonoro ... primeiro percebi que so acontecia quando andava a cima dos 100km mas depois passou a acontecer mesmo sem chegar a essa velocidade e também notei que o carro não tem força de arranque suficiente e entrava em safe mode quando ligava a luz do motor perdendo força. Fui ao mecânico ligaram à máquina e deu uma série de erros, alguns relacionados com a massa de ar, egr, sensor do turbo, de velocidade e valvula de desligamento do motor.
    Bem, ficou lá para limpar a egr, e outras valvulas
    .. verificar os tubos, ligações... e também ja foi trocado o medidor de massa de ar para testar... Acontece que ficou na mesma... contudo agora não acende a luz do motor apenas oiço um aviso sonoro sempre que chego aos 120km...
    Alguns erros também continuam a aparecer no computador...

    Outras coisas que não sei se podem estar ou nao relacionadas: as vezes a luz de desativação do airbag do passageiro acende no painel e pelos vistos parece que é da fechadura onde se desativa que foi à vida.. e o nível de oleo no painel quando ligo o carro aparece normalmente quando meto a trabalhar so aparece tracinhos no lugar das bolinhas e fica a piscar... mas tem óleo o carro... e fez a muda à pouco tempo. Os km da revisão também não consigo fazer o reset... faço tudo normalmente.. quando ligo o carro la aparece os 20000km para a revisão mas quando o meto a trabalhar mesmo volta a aparecer os km que estavam 7800km...

    Alguém tem ideia do que será isto? :/
    Editado pela última vez por Missamissa; 07 October 2015, 13:13.

    #2
    Originalmente Colocado por Missamissa Ver Post
    Boa tarde,
    Ando com um problema no meu c3 do ano 2003 a diesel... não comprei ha muito tempo e o problema que surgiu foi a luz do motor piscar de vez enquando e depois apagar juntamente com um aviso sonoro ... primeiro percebi que so acontecia quando andava a cima dos 100km mas depois passou a acontecer mesmo sem chegar a essa velocidade e também notei que o carro não tem força de arranque suficiente e entrava em safe mode quando ligava a luz do motor perdendo força. Fui ao mecânico ligaram à máquina e deu uma série de erros, alguns relacionados com a massa de ar, egr, sensor do turbo, de velocidade e valvula de desligamento do motor.
    Bem, ficou lá para limpar a egr, e outras valvulas
    .. verificar os tubos, ligações... e também ja foi trocado o medidor de massa de ar para testar... Acontece que ficou na mesma... contudo agora não acende a luz do motor apenas oiço um aviso sonoro sempre que chego aos 120km...
    Alguns erros também continuam a aparecer no computador...

    Outras coisas que não sei se podem estar ou nao relacionadas: as vezes a luz de desativação do airbag do passageiro acende no painel e pelos vistos parece que é da fechadura onde se desativa que foi à vida.. e o nível de oleo no painel quando ligo o carro aparece normalmente quando meto a trabalhar so aparece tracinhos no lugar das bolinhas e fica a piscar... mas tem óleo o carro... e fez a muda à pouco tempo. Os km da revisão também não consigo fazer o reset... faço tudo normalmente.. quando ligo o carro la aparece os 20000km para a revisão mas quando o meto a trabalhar mesmo volta a aparecer os km que estavam 7800km...

    Alguém tem ideia do que será isto? :/
    Boas

    1º devo dizer que sou totalmente contra o facto de te terem mudado a MAF "para testar". Já o disse em outros posts e volto a dizer, não faz sentido nenhum uma oficina não ter meios para fazer o diagnostico de forma assertiva e ainda para mais ser o cliente a ficar com o risco. Não se esqueçam que as oficinas quando cobram o preço de componentes, estes têm incluída uma margem de lucro substancial. Este tipo de situações nunca vai melhorar se os clientes continuarem a aceitar ficar com o risco, e ainda por cima a oficina fica com lucro.

    Agora tentando-te ajudar em concreto.
    Os códigos registados em memória podem-se referir a um componente em especifico como indicas em cima (massa de ar, egr, map, ...), mas não indicam simplesmente avaria deste. Indicam estados anormais aquando da monitorização dos circuitos destes ou incongruências detetadas aquando do cruzamento de informação de vários circuitos. O que quero dizer com isto é que é necessário saber qual o código em especifico que tens em memória para poder tirar alguma informação útil. Assim quando dizes que existia um código relacionado com a massa de ar, quanto muito posso limitar a 5 ou 6 códigos de avaria, onde estes por si só podem surgir por duas ou mais situações diferentes... Para uma oficina, que depende que lhe seja indicada, na descrição do código de avaria, um componente, para o poder trocar e faturar ao cliente, ai é verdade que apenas é preciso saber qual o componente. Para fazer um diagnóstico com base em informação sólida, é preciso mais do simplesmente identificar o componente que aparece na descrição.
    Assim, para não estar aqui a especular que poderia ser de uma situação ou de outra, que a esta distância não se pode fazer mais nada se não tentar adivinhar, os códigos atualmente presentes em memoria podem dar uma indicação de possíveis causas e que caminho se pode seguir para confirmar ou descartar a razão dos problemas que tens.

    Relativamente à luz do airbag, não vejo razão para estar relacionada com os sintomas de motor.

    O facto de não conseguires reiniciar os km de serviço, pode ter a ver com o facto de te encontrares com códigos de avaria em memória no computador da gestão de motor. Alguns fabricantes não permitem que isto seja reiniciado caso tal se verifique.

    O problema da leitura do nível do óleo também não acho que esteja relacionada com os problemas de motor. Normalmente a existir um sensor de nível do óleo, este não faz parte da gestão de motor. Posso estar errado neste caso em concreto, teria de confirmar, mas é o que normalmente encontro.
    Editado pela última vez por steevegt; 07 October 2015, 16:29.

    Comentário


      #3
      Obrigada desde já pela ajuda, também pensei que a luz do air bag e a leitura do nível de óleo não tivessem relacionadas com o resto, mas achei melhor expor a situação toda do carro, não fosse se calhar alguma coisa que eu não soubesse visto que não percebo muito do assunto...

      Os códigos de erro que apareceram logo no inicio foram os seguintes:
      P0102 - Massa ou Volume do Circuito de Fluxo de Ar Baixo valor de Entrada
      P0108 - Coletor Circuito de Pressão Absoluta/Pressão Barométrica Elevado valor de entrada
      P0109 - Coletor Circuito de Pressão Absoluta/Pressão Barométrica Intermitente
      P0215 - Solenóide de Desligar o Motor Mau Funcionamento
      P0401 - Fluxo de Recirculação de Gases de Escape Insuficiente Detectado
      P0112 - Circuito do sensor de temperatura do ar de admissão; curto-circuito à massa ou circuito aberto
      P0500 - Sensor de Velocidade do Veiculo Mau Funcionamento
      P0237 - Circuito do Sensor A de Carga do Carregador do Turbo Baixo

      Depois da intervenção do mecânico alguns erros foram apagados, mas outros continuaram lá após ir verificar na máquina outra vez, nomeadamente:
      P0102 - Massa ou Volume do Circuito de Fluxo de Ar Baixo valor de Entrada (este acho que nunca se conseguiu apagar);
      P0215 - Solenóide de Desligar o Motor Mau Funcionamento;
      P0401 - Fluxo de Recirculação de Gases de Escape Insuficiente Detectado;
      P0112 - Circuito do sensor de temperatura do ar de admissão; curto-circuito à massa ou circuito aberto;
      P0237 - Circuito do Sensor A de Carga do Carregador do Turbo Baixo.

      E a única diferença existente no carro foi que a luz do motor já não acendia apenas se ouve o aviso sonoro aos 120km. A falta de força continua lá, alias, antes parecia que só perdia mais a força quando a luz acendia, agora parece que o carro está mais pesado sempre...
      Vai lá ficar no mecanico outra vez para se tentar descobrir o que se passa, acho vai fazer uma atualização do software... só espero que isto se resolva rápido pois já ando pra lá e pra cá com isto do carro ha bastantes dias... :/

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Missamissa Ver Post
        Obrigada desde já pela ajuda, também pensei que a luz do air bag e a leitura do nível de óleo não tivessem relacionadas com o resto, mas achei melhor expor a situação toda do carro, não fosse se calhar alguma coisa que eu não soubesse visto que não percebo muito do assunto...

        Os códigos de erro que apareceram logo no inicio foram os seguintes:
        P0102 - Massa ou Volume do Circuito de Fluxo de Ar Baixo valor de Entrada
        P0108 - Coletor Circuito de Pressão Absoluta/Pressão Barométrica Elevado valor de entrada
        P0109 - Coletor Circuito de Pressão Absoluta/Pressão Barométrica Intermitente
        P0215 - Solenóide de Desligar o Motor Mau Funcionamento
        P0401 - Fluxo de Recirculação de Gases de Escape Insuficiente Detectado
        P0112 - Circuito do sensor de temperatura do ar de admissão; curto-circuito à massa ou circuito aberto
        P0500 - Sensor de Velocidade do Veiculo Mau Funcionamento
        P0237 - Circuito do Sensor A de Carga do Carregador do Turbo Baixo

        Depois da intervenção do mecânico alguns erros foram apagados, mas outros continuaram lá após ir verificar na máquina outra vez, nomeadamente:
        P0102 - Massa ou Volume do Circuito de Fluxo de Ar Baixo valor de Entrada (este acho que nunca se conseguiu apagar);
        P0215 - Solenóide de Desligar o Motor Mau Funcionamento;
        P0401 - Fluxo de Recirculação de Gases de Escape Insuficiente Detectado;
        P0112 - Circuito do sensor de temperatura do ar de admissão; curto-circuito à massa ou circuito aberto;
        P0237 - Circuito do Sensor A de Carga do Carregador do Turbo Baixo.

        E a única diferença existente no carro foi que a luz do motor já não acendia apenas se ouve o aviso sonoro aos 120km. A falta de força continua lá, alias, antes parecia que só perdia mais a força quando a luz acendia, agora parece que o carro está mais pesado sempre...
        Vai lá ficar no mecanico outra vez para se tentar descobrir o que se passa, acho vai fazer uma atualização do software... só espero que isto se resolva rápido pois já ando pra lá e pra cá com isto do carro ha bastantes dias... :/
        Antes de mais gostaria de indicar, que neste caso uma atualização de software não vai resolver absolutamente nada. É a justificação clássica para quem não sabe o que se passa. É muito fácil culpar o que não se entende e como não é possível mostrar visualmente que o software está "estragado", culpa-se este ...

        O facto da oficina o fazer deduzo que seja um concessionário Citroen. Se for o caso acho que é uma prova em contrário para quem justifica a ida ao concessionário pela qualidade técnica dos serviços prestados.

        Os códigos de erro em memória (a não ser que tenham sido originados pelo desligar das fichas pela parte da oficina), em conjunto, tudo indicam para que o problema seja uma simples falha de alimentação nos componentes referidos em cima, que confirmado pelo diagrama de gestão de motor têm alimentação partilhada. É muito fácil verificar esse facto, medindo por exemplo a voltagem do pino nº4 do sensor de massa de ar. O valor esperado é de aproximadamente 14 volt com o motor em funcionamento. Se o valor for significativamente menor, que tenho bastante certeza que vai ser (provavelmente 0 a 1 volt), está validada a raiz do problema. Explicar porque razão cheguei a esta conclusão e o que fazer caso isto se verifique é algo que não vou fazer nesta resposta.

        A sugestão que indico em cima é a mais óbvia neste caso, assumindo que posso estar enganado. Convém sempre confirmar como indico em cima. Um técnico com o mínimo de formação em circuitos elétricos automóveis deveria conseguir chegar lá. Mais uma vez fica provado que o conhecimento das oficinas em portugal passa pela leitura das descrições dos códigos de avaria, perceber a que componente se refere e substituir.
        Editado pela última vez por steevegt; 07 October 2015, 21:15.

        Comentário


          #5
          A oficina em questão não é da citroen mas disseram-me que conseguiam fazer isso... se a oficina é boa ou não isso não tenho certezas, inflizmente o mecânico que tinha já não está cá para me poder ajudar :s
          Por acaso, o mecânico esteve a fazer umas medições perto do medidor de massa de ar.. mas acho que não chegou a nenhuma conclusão... mas espero realmente que seja alguma coisa simples e que se resolva o mais rápido possível... também não tenho fé que a atualização vá resolver alguma coisa... mas pronto. O que realmente me intrigou foi antes o carro acender a luz no painel e fazer o aviso sonoro (os três bips seguidos) e agora ja não acende a luz e os bips continuam lá aos 120km/h
          Obrigada pela ajuda

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Missamissa Ver Post
            A oficina em questão não é da citroen mas disseram-me que conseguiam fazer isso... se a oficina é boa ou não isso não tenho certezas, inflizmente o mecânico que tinha já não está cá para me poder ajudar :s
            Por acaso, o mecânico esteve a fazer umas medições perto do medidor de massa de ar.. mas acho que não chegou a nenhuma conclusão... mas espero realmente que seja alguma coisa simples e que se resolva o mais rápido possível... também não tenho fé que a atualização vá resolver alguma coisa... mas pronto. O que realmente me intrigou foi antes o carro acender a luz no painel e fazer o aviso sonoro (os três bips seguidos) e agora ja não acende a luz e os bips continuam lá aos 120km/h
            Obrigada pela ajuda
            A única coisa que me mete confusão neste caso é leviandade com que está a levar esta situação. Não é suposto um problema destes demorar tanto tempo a resolver, muito menos com troca de componentes, penso eu, a risco do cliente... Existem procedimentos relativamente simples de validação de estes códigos que levam à identificação sem margem de erro para a causa do problema. O facto da oficina ser boa ou não, também não posso dizer, pois esta pode ser excelente a mudar calços por exemplo... Agora em diagnóstico eletrónico, nem sequer o devia fazer. Nem uma simples ferramenta de comunicação deveriam ter, já que não lhes serve de nada. É um risco terem uma coisa dessas nas mãos.

            Mais uma vez volto a dizer, não aceitem troca de componentes que não resolvam o problema. O risco tem que ficar do lado da oficina. Só assim é que os serviços de diagnostico automóvel neste pais podem evoluir. Em Portugal quanto mais eficiente for uma oficina, menos lucro tem. Não faz sentido nenhum onde aqui perde quem melhor trabalha e perde o cliente que paga mais.

            O facto do mecânico fazer "medições" (em princípio voltagem) perto do sensor da massa de ar, e esta ser inconclusiva, só demonstra o grau de desconhecimento da pessoa (não pode ser considerado técnico) do que andou a fazer. É impossível neste caso uma medição destas ser inconclusiva. Sinceramente não deveria ser permitido a pessoas com esse nível de conhecimento andarem a brincar com circuitos elétricos. Ainda podem é danificar algum componente incluindo o próprio computador. Não esquecer que neste caso é pratica comum cobrar estes componentes "danificados" ao cliente caso isso aconteça.

            No lugar onde é efetuada a medição só existem duas possibilidades:
            * Ou se confirma a situação reportada pelo computador relativamente a esse circuito, e ai o problema está a montante do lugar da medição.
            * Ou não se confirma a situação reportada pelo computador relativamente a esse circuito, e ai o problema está a jusante do lugar de medição.

            Pelo facto de existirem vários circuitos reportados nas mesmas circunstâncias, em que a montante partilham todos a mesma linha de alimentação, que inclusive provêm do mesmo fusível (que não alimenta mais nenhum circuito monitorizado para além dos que são referidos), acho que o mais provável é que efetivamente se verifique, na prática, que o que é reportado pelos códigos em memória seja verdade.
            O único ponto em comum para além da alimentação é o ponto mais a jusante, o computador. Neste caso pode ser confirmando o seu mau funcionamento se o estado do circuito for diferente do indicado nos códigos registados em memória nos circuitos imediatamente à entrada neste.

            Existe uma terceira justificação, que se prende com o facto de os códigos em memória terem origem no desligar das fichas dos componentes em questão com a ignição ligada. Pela qualidade do serviço até agora não se pode descartar esta possibilidade.
            Editado pela última vez por steevegt; 08 October 2015, 12:47.

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