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Quem é o culpado neste acidente?

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    Quem é o culpado neste acidente?

    Boa noite,

    Hoje, de manhã em determinada rua com trânsito caótico na qual se apresentavam 3 faixas de rodagem, seguia eu na faixa da esquerda, e à minha frente ia um Ford Focus TDCI a rolar tranquilamente.
    Nisto, com o trânsito a fluir relativamente bem há sempre umas tampas do esgoto que parecem oriundas da lua e que nos dão a sensação de que vamos lá deixar a roda e como tal, seguindo nesta faixa da esquerda há sempre a possibilidade de desviar para o lado sem meter em risco a circulação. É o que eu faço, e o que o senhor do Focus pelos vistos também fez.
    O que se sucedeu neste caso, foi que vinha uma mota daquelas com um "top case" atrás que passou por mim rés vés campo de Ourique e se meteu no (pouco) espaço de segurança entre mim e o Focus. O sinal estava a cair para vermelho e o inteligente da mota deu-lhe para passar o Focus pela esquerda (como fez comigo) no exacto momento em que o Sr. do Focus se desvia para a esquerda para não deixar a roda na tampa do esgoto mais profunda que ali se apresenta. Bateu no gajo da mota e este desequilibrou-se e esbardalhou-se todo à minha frente.
    Sendo que o do Focus estava na faixa dele, não passou nenhuma delimitação nem nada, não subiu passeio não fez nada fora do normal e ia na faixa mais à esquerda, presume-se logo desde o inicio que ninguém vai passar e desviou-se da "imperfeição". Não vejo que ele tenha feito nada de mal, já o da mota vejo-o a passar numa zona que não pode porque não há faixas disponíveis para isso.
    A questão é, quem é o culpado? O gajo da mota levantou-se todo roto, quanto a mim, chamem-me o que quiserem, meti a 1ª e fui-me embora que estava atrasado. No entanto, fiquei a pensar no assunto. Existe alguma alínea no código que diga que as motas podem fazer esta ultrapassagem, passagens por contínuos (pão de cada dia), etc? É que isto aconteceu com ele como poderia ter acontecido comigo ou qualquer pessoa.

    #2
    Estas questões raramente são preto ou branco. Há a possibilidade da intencionalidade na ação, ou outros pormenores, como por exemplo a versão da outra parte, que devem ser sempre considerados.

    Mas atendendo ao relatado, eu diria que o sujeito da FF dificilmente tem qualquer culpa.

    Já me aconteceu, várias vezes até, surgir-me uma mota pela direita ou esquerda e eu só me aperceber dela quando já passou. Se nessas situações, por qualquer razão, eu precisar desviar-me para a direita ou esquerda e bater, ou ser batido, por alguma mota eu não vou considerar ser culpado desde que não saia da minha via de trânsito.

    Comentário


      #3
      O código da estrada não contempla a ultrapassagem entre vias de rodagem ou na mesma via.
      Pelo que o condutor do motociclo ia em infracção.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
        Boa noite,

        Hoje, de manhã em determinada rua com trânsito caótico na qual se apresentavam 3 faixas de rodagem, seguia eu na faixa da esquerda, e à minha frente ia um Ford Focus TDCI a rolar tranquilamente.
        Nisto, com o trânsito a fluir relativamente bem há sempre umas tampas do esgoto que parecem oriundas da lua e que nos dão a sensação de que vamos lá deixar a roda e como tal, seguindo nesta faixa da esquerda há sempre a possibilidade de desviar para o lado sem meter em risco a circulação. É o que eu faço, e o que o senhor do Focus pelos vistos também fez.
        O que se sucedeu neste caso, foi que vinha uma mota daquelas com um "top case" atrás que passou por mim rés vés campo de Ourique e se meteu no (pouco) espaço de segurança entre mim e o Focus. O sinal estava a cair para vermelho e o inteligente da mota deu-lhe para passar o Focus pela esquerda (como fez comigo) no exacto momento em que o Sr. do Focus se desvia para a esquerda para não deixar a roda na tampa do esgoto mais profunda que ali se apresenta. Bateu no gajo da mota e este desequilibrou-se e esbardalhou-se todo à minha frente.
        Sendo que o do Focus estava na faixa dele, não passou nenhuma delimitação nem nada, não subiu passeio não fez nada fora do normal e ia na faixa mais à esquerda, presume-se logo desde o inicio que ninguém vai passar e desviou-se da "imperfeição". Não vejo que ele tenha feito nada de mal, já o da mota vejo-o a passar numa zona que não pode porque não há faixas disponíveis para isso.
        A questão é, quem é o culpado? O gajo da mota levantou-se todo roto, quanto a mim, chamem-me o que quiserem, meti a 1ª e fui-me embora que estava atrasado. No entanto, fiquei a pensar no assunto. Existe alguma alínea no código que diga que as motas podem fazer esta ultrapassagem, passagens por contínuos (pão de cada dia), etc? É que isto aconteceu com ele como poderia ter acontecido comigo ou qualquer pessoa.
        Boa questão. Já várias vezes tive esta dúvida.

        (Não falo ideia da resposta portanto estou só a subscrever o tópico...)

        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        O código da estrada não contempla a ultrapassagem entre vias de rodagem ou na mesma via.
        Pelo que o condutor do motociclo ia em infracção.
        Isso sempre foi assim, ou a legislação foi alterada recentemente?
        Tenho a ideia de ter aprendido nas aulas de código (OK, já foi há quase 20 anos) que era permitido efectuar ultrapassagens sem mudar de "faixa", por exemplo a uma mota/bicicleta.
        Agora com a nova regra para as bicicletas já não será possível seguramente, mas para os outros veiculos pensava ser possível ainda.
        Editado pela última vez por Zar; 08 October 2015, 10:11.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
          (...) meti a 1ª e fui-me embora que estava atrasado. (...)
          Podias, no mínimo, ter deixado o teu contacto para servir de testemunha. Perdias, no máximo, 1 minuto.
          Assim, o sr da mota pode muito bem dizer que ia na faixa da esquerda e o Focus estava a mudar de faixa. Porque não há testemunhas...

          Comentário


            #6
            Vamos lá tentar esclarecer alguns pontos. De facto, não há nenhuma alínea no CE que permita essa manobra por parte das motas, mas também não há nenhuma que o proíba, portanto, deduz-se que, tendo os devidos cuidados e mantendo distância lateral suficiente, as motas poderão efectuar tal manobra.

            Aliás, a tal distância de 1.5 metros apenas se aplica em relação aos velocípedes. No caso da mota, por exemplo, eu estou de carro e vai uma mota à minha frente, e tenho uma linha contínua. Caso eu consiga ultrapassar a mota mantendo distância lateral e não pisando a linha contínua, posso fazê-lo, e vice versa. A questão aqui, neste exemplo, prende-se mais com a segurança, pois eu passar rente à mota ou o contrário é sempre um risco, pois pode haver a necessidade de o "ultrapassado" precisar de se desviar de um obstáculo inesperado e colidir com o "ultrapassante".

            No caso relatado, por arrasto do meu exemplo, o senhor da mota não terá feito nada de mal, inclusivé a ultrapassagem, que fez pela esquerda. O que acontece é que, uma vez que estavam todos na via da esquerda, à esquerda da Focus não sobraria muito espaço para realizar a ultrapassagem em segurança. Isto vem um bocado à luz do nº 2 do artigo 18: "O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto." Digo isto porque, quando a colisão ocorreu, dá a entender que ambos se encontravam ainda em movimento, portanto consideravam-se em marcha.

            O condutor do Focus, garantidamente, não cometeu qualquer infracção, na medida em que, como dizes, não pisou marcações, tendo apenas feito um ligeiro desvio, continuando dentro da sua via. Obviamente que alguns vão dizer "ah, mas não lhe custava nada ver primeiro no retrovisor". No entanto, quando na via da esquerda, a atenção prende-se mais com o que se passa à frente e com o retrovisor direito, quando for necessário mudar de via.

            Resumindo, a haver culpa, no meu entender a mesma tende mais para o lado do fulano da mota, pois não observou cautelas na manobra que fez, não procedendo com segurança, colocando-se em perigo a ele próprio, pois todos sabem que em qualquer embate a mota cai e leva o condutor atrás.

            No entanto espero por opiniões mais entendidas nisto.

            Comentário


              #7
              Acho que em adição ao que foi escrito acima, cabe também a quem ultrapassa, entre vias ou na mesma via de circulação, assegurar se que o pode fazer em segurança, antes de iniciar a manobra,cuidado este que não foi tido pelo motociclista em questão, pelo que a culpa lhe deverá ser totalmente atribuída.

              Comentário


                #8
                Isto resume-se a uma pergunta simples:

                Lane Filtering é permitido em Portugal? Se não for, então este caso não deixa qualquer dúvida.

                Comentário


                  #9
                  Estive a tentar perceber o que se passou, mas confesso-me em dificuldades...

                  Hoje, de manhã em determinada rua com trânsito caótico na qual se apresentavam 3 faixas de rodagem, seguia eu na faixa da esquerda
                  Eram 3 estradas distintas? Saltaste de uma estrada para a outra?

                  O sinal estava a cair para vermelho e o inteligente da mota deu-lhe para passar o Focus pela esquerda (como fez comigo)
                  Mas... não se deve ultrapassar pela esquerda? Eu sei que os motociclistas passam muitas vezes por onde não se espera, mas este cumpriu o código, ou será que não?

                  no exacto momento em que o Sr. do Focus se desvia para a esquerda
                  Já percebi; o motociclista arrancou-lhe o espelho ao passar e o automobilista ficou impedido de ver quem vinha a ultrapassá-lo!

                  Bateu no gajo da mota e este desequilibrou-se e esbardalhou-se todo à minha frente.
                  É pá, o gajo da mota não sabe conduzir! Então desequilibrou-se apenas com uma pancada de um carrito?

                  Sendo que o do Focus estava na faixa dele
                  Uma faixa só para dele e de lá ninguém o tira, essa agora! Quem quiser que mande construir uma faixa só para si! Mas, espera, a faixa de rodagem não é de todos os veículos, incluindo os que circulam em sentido contrário?

                  presume-se logo desde o inicio que ninguém vai passar e desviou-se da "imperfeição".
                  Haa, bom! Há que presumir! Para quê olhar? Bater com uma roda numa tampa é que não; que se lixe quem vier ao lado!

                  Resumindo, não há ponta por onde se lhe pegue!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    O código da estrada não contempla a ultrapassagem entre vias de rodagem ou na mesma via.
                    Pelo que o condutor do motociclo ia em infracção.
                    Também não entendi o conceito... será "faixa de rodagem" ou "via de circulação"?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                      Boa noite,

                      Hoje, de manhã em determinada rua com trânsito caótico na qual se apresentavam 3 faixas de rodagem, seguia eu na faixa da esquerda, e à minha frente ia um Ford Focus TDCI a rolar tranquilamente.
                      Nisto, com o trânsito a fluir relativamente bem há sempre umas tampas do esgoto que parecem oriundas da lua e que nos dão a sensação de que vamos lá deixar a roda e como tal, seguindo nesta faixa da esquerda há sempre a possibilidade de desviar para o lado sem meter em risco a circulação. É o que eu faço, e o que o senhor do Focus pelos vistos também fez.
                      O que se sucedeu neste caso, foi que vinha uma mota daquelas com um "top case" atrás que passou por mim rés vés campo de Ourique e se meteu no (pouco) espaço de segurança entre mim e o Focus. O sinal estava a cair para vermelho e o inteligente da mota deu-lhe para passar o Focus pela esquerda (como fez comigo) no exacto momento em que o Sr. do Focus se desvia para a esquerda para não deixar a roda na tampa do esgoto mais profunda que ali se apresenta. Bateu no gajo da mota e este desequilibrou-se e esbardalhou-se todo à minha frente.
                      Sendo que o do Focus estava na faixa dele, não passou nenhuma delimitação nem nada, não subiu passeio não fez nada fora do normal e ia na faixa mais à esquerda, presume-se logo desde o inicio que ninguém vai passar e desviou-se da "imperfeição". Não vejo que ele tenha feito nada de mal, já o da mota vejo-o a passar numa zona que não pode porque não há faixas disponíveis para isso.
                      A questão é, quem é o culpado? O gajo da mota levantou-se todo roto, quanto a mim, chamem-me o que quiserem, meti a 1ª e fui-me embora que estava atrasado. No entanto, fiquei a pensar no assunto. Existe alguma alínea no código que diga que as motas podem fazer esta ultrapassagem, passagens por contínuos (pão de cada dia), etc? É que isto aconteceu com ele como poderia ter acontecido comigo ou qualquer pessoa.
                      Não são três faixas de rodagem, mas sim três vias de trânsito.

                      A faixa de rodagem é de uma ''berma'' a outra.

                      Quanto à questão que colocas é simples, o Focus ia correctamente na sua via de trânsito, quem é que circulava por onde não comportava fila de veículos, visto a via de trânsito da esquerda estar ocupada pelo Focus?

                      Devias ter deixado o teu contacto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                        Estive a tentar perceber o que se passou, mas confesso-me em dificuldades...


                        Eram 3 estradas distintas? Saltaste de uma estrada para a outra?


                        Mas... não se deve ultrapassar pela esquerda? Eu sei que os motociclistas passam muitas vezes por onde não se espera, mas este cumpriu o código, ou será que não?


                        Já percebi; o motociclista arrancou-lhe o espelho ao passar e o automobilista ficou impedido de ver quem vinha a ultrapassá-lo!


                        É pá, o gajo da mota não sabe conduzir! Então desequilibrou-se apenas com uma pancada de um carrito?


                        Uma faixa só para dele e de lá ninguém o tira, essa agora! Quem quiser que mande construir uma faixa só para si! Mas, espera, a faixa de rodagem não é de todos os veículos, incluindo os que circulam em sentido contrário?



                        Haa, bom! Há que presumir! Para quê olhar? Bater com uma roda numa tampa é que não; que se lixe quem vier ao lado!

                        Resumindo, não há ponta por onde se lhe pegue!
                        Esse post só serviu para te mostrares ridículo.

                        Não sei se tens alguma incapacidade, mas pelos vistos foste o único que não entendeu o caso. Por outro lado deves ter entendido, mas estás-te a tentar armar em engraçado sem graça.

                        Aqui ninguém atirou culpas a ninguém,
                        Explicando-te detalhadamente, o senhor do carro circulava na "via mais à esquerda" (de um total de 3 vias) da faixa de rodagem tal como eu. Vem um indivíduo numa mota e tenta ultrapassar o Sr. do carro (quando iam ambos em andamento) num espaço minúsculo entre este e o passeio. O Sr. do carro desviou-se de uma imperfeição da estrada e embateu na mota.
                        Pode ter espelhos, mas estando na via mais à esquerda, pressupõe-se que ninguém irá passar. É aí que reside a dúvida. Se existe alguma alínea do código que diga que a mota pode ultrapassar na via mais à esquerda quando já lá circulam carros.

                        A faixa não era só do Sr. do Focus. Este ia na faixa mais à esquerda, porque ia a fluir mais rápido tal como eu e outros condutores a estavam a utilizar. Ele não bateu na tampa, e não olhou certamente para o espelho porque ponderou que não houvesse ninguém a ultrapassar posto que não haviam mais faixas à sua esquerda.

                        Presumo que o homem preferisse pisar a tampa do esgoto do que se meter em trabalhos e riscar a lateral do carro.

                        O que não tem ponta por onde se pegue, é o teu post. Se calhar devias dedicar-te à pesca, pois debates racionais onde seja necessário utilizar maturidade não foi o que demonstraste saber fazer com aquilo que escreveste.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          Não são três faixas de rodagem, mas sim três vias de trânsito.

                          A faixa de rodagem é de uma ''berma'' a outra.

                          Quanto à questão que colocas é simples, o Focus ia correctamente na sua via de trânsito, quem é que circulava por onde não comportava fila de veículos, visto a via de trânsito da esquerda estar ocupada pelo Focus?

                          Devias ter deixado o teu contacto.
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          Não são três faixas de rodagem, mas sim três vias de trânsito.

                          A faixa de rodagem é de uma ''berma'' a outra.

                          Quanto à questão que colocas é simples, o Focus ia correctamente na sua via de trânsito, quem é que circulava por onde não comportava fila de veículos, visto a via de trânsito da esquerda estar ocupada pelo Focus?

                          Devias ter deixado o teu contacto.
                          É isso mesmo, tem razão e assumo o erro. Ao final de um dia já se torna complicado tomar atenção a certos detalhes ortográficos.

                          As vias estavam todas ocupadas, o Focus, eu e mais uma série de condutores encontravamo-nos na via mais à esquerda por o trânsito ali fluir melhor. A mota passou por um espaço minúsculo entre o Focus / passeio e rail divisório. Nesse preciso momento, o focus mandou-se para a esquerda.
                          O objectivo da abertura do tópico não foi chamar estúpido ao gajo da mota. O objectivo é chegar à conclusão se ele pode efectivamente ter aquela atitude na estrada (passar um carro que vá na via mais à esquerda pela sua esquerda, ou não).
                          Cpts

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Isto resume-se a uma pergunta simples:

                            Lane Filtering é permitido em Portugal? Se não for, então este caso não deixa qualquer dúvida.
                            Fui pesquisar e aparentemente é proibido fazer lane splitting/filtering em Portugal.
                            Como tal, a culpa é somente e exclusiva do condutor da mota.

                            Comentário


                              #15
                              lane quê?

                              Comentário


                                #16
                                Eu continuo a dizer que, se as testemunhas tivessem permanecido no local, tudo seria de muito mais fácil resolução...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  lane quê?
                                  https://en.wikipedia.org/wiki/Lane_splitting

                                  Comentário


                                    #18
                                    É por estas e por outras que tiro o chapéu aos motociclistas que dão uma ligeira buzinadela quando fazem uma ultrapassagem.

                                    Simples, mas eficaz.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                                      É por estas e por outras que tiro o chapéu aos motociclistas que dão uma ligeira buzinadela quando fazem uma ultrapassagem.

                                      Simples, mas eficaz.
                                      Porque mesmo com todos os problemas lane filtering é o mais seguro para quem anda de mota...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Todos os dias vejo potenciais situações destas a entrar no Porto. O pessoal vai com os vidros fechados, o rádio ligado e só dá pelas motas quando elas estão a passar ao lado...

                                        Acho que os motociclistas arriscam um bocado, mas eles lá sabem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                          Esse post só serviu para te mostrares ridículo.

                                          Não sei se tens alguma incapacidade, mas pelos vistos foste o único que não entendeu o caso. Por outro lado deves ter entendido, mas estás-te a tentar armar em engraçado sem graça.

                                          Aqui ninguém atirou culpas a ninguém,
                                          Explicando-te detalhadamente, o senhor do carro circulava na "via mais à esquerda" (de um total de 3 vias) da faixa de rodagem tal como eu. Vem um indivíduo numa mota e tenta ultrapassar o Sr. do carro (quando iam ambos em andamento) num espaço minúsculo entre este e o passeio. O Sr. do carro desviou-se de uma imperfeição da estrada e embateu na mota.
                                          Pode ter espelhos, mas estando na via mais à esquerda, pressupõe-se que ninguém irá passar. É aí que reside a dúvida. Se existe alguma alínea do código que diga que a mota pode ultrapassar na via mais à esquerda quando já lá circulam carros.

                                          A faixa não era só do Sr. do Focus. Este ia na faixa mais à esquerda, porque ia a fluir mais rápido tal como eu e outros condutores a estavam a utilizar. Ele não bateu na tampa, e não olhou certamente para o espelho porque ponderou que não houvesse ninguém a ultrapassar posto que não haviam mais faixas à sua esquerda.

                                          Presumo que o homem preferisse pisar a tampa do esgoto do que se meter em trabalhos e riscar a lateral do carro.

                                          O que não tem ponta por onde se pegue, é o teu post. Se calhar devias dedicar-te à pesca, pois debates racionais onde seja necessário utilizar maturidade não foi o que demonstraste saber fazer com aquilo que escreveste.
                                          Papel ridículo fizeste tu com o teu post inicial! Eu teria vergonha de o ter escrito, com tantos pontapés nos conceitos do trânsito.

                                          Neste último já se consegue perceber minimamente, mas foi necessário apelar ao ridículo para que saísse alguma coisa! Só não foste claro - talvez propositadamente - sobre se o tal Focus que circulava à esquerda não teria espaço mais à direita; é que bestas a ocupar a esquerda sem necessidade é o que mais se vê!

                                          Nota muito negativa para ti, não só pelo conteúdo do primeiro post mas, sobretudo, pela "fuga" do local. Mas que falta de civismo! Oxalá nunca venhas a necessitar de um testemunho...

                                          Comentário


                                            #22
                                            99,99% das vezes em que o motociclista está a fazer lane splitting, é dado como culpado dos acidentes pelas seguradoras.

                                            -----------------------------------------------------------

                                            E tu, realmente, podias ter parado não? Um acidente com um ferido, ainda que aparentemente ligeiro, era o mínimo, para além de seres testemunha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              A faixa de rodagem é de uma ''berma'' a outra.
                                              Depende! Para, pelo menos, um agente da DT de Lisboa é de rail a rail (IC2).

                                              Comentário


                                                #24
                                                sempre que tenho de fazer manobras desse genero controlo os espelho sempre que possivel. ja foram inumeras as vezes em que ia matando um gajo de mota á pala dessa brincadeira. ha alturas em que so dou por eles ou porque fazem sinais de luzes, ou porque oiço o escape deles a berrar. deviam ser obrigados a andar sempre com os farois acesos. em todo o caso, a culpa é da mota. a unica situaçao em que a mota poderia ter razao era se conseguisse provar que o gajo do focus fez de proposito, mas provar isso....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As motas já são obrigadas a andar com o médio sempre aceso há uns bons anos. A minha mota tem 10 anos e médio nem dá para desligar. Só se apaga quando desligo o motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                                                    sempre que tenho de fazer manobras desse genero controlo os espelho sempre que possivel. ja foram inumeras as vezes em que ia matando um gajo de mota á pala dessa brincadeira. ha alturas em que so dou por eles ou porque fazem sinais de luzes, ou porque oiço o escape deles a berrar. deviam ser obrigados a andar sempre com os farois acesos. em todo o caso, a culpa é da mota. a unica situaçao em que a mota poderia ter razao era se conseguisse provar que o gajo do focus fez de proposito, mas provar isso....
                                                    Eu não sou motociclista, mas se considerar a forma como uma boa parte dos automobilistas se comportam na estrada, não restam muitas opções aos motociclistas, de tal forma que já tratam todos por igual. Rara é a vez que, numa AE com 3 vias de circulação, não tenho que vir da via mais à direita para a mais à esquerda por causa das bestas que não saem da via do meio!

                                                    Os motociclistas acabam for se infiltrar por onde podem, porque já devem estar saturados dessas bestialidades! E se juntarmos a isso a estupidez de muitos que ainda os apertam propositadamente na estrada...

                                                    Culpa têm todos quantos não colaboram em benefício da segurança de todos e na fluidez do trânsito!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma via de circulação numa faixa de rodagem serve apenas para circularem veiculos em fila, não lado a lado.

                                                      Circulação lado a lado é em vias diferentes da mesma faixa.


                                                      Compreendo o porquê dos condutores de motas "passarem por onde der", mas arriscam-se...

                                                      Quem anda á chuva molha-se, não vale a pena vir-se queixar depois...

                                                      Na situação descrita é perfeitamente indicado que o focus se desviou de uma tampa...

                                                      Já me aconteceu semelhante, e a reacção tem de ser quase sem pensar, porque se em vez de nos desviarmos do obstáculo "perdermos tempo" a ver se ha mais alguêm a "partilhar a via onde só pode circular um" arriscamo-nos a ficar, no mínimo, a pé, na pior das hipóteses sair de maca...


                                                      Zigue-zaguear pelo meio do trânsito pode ser prático mas a lei não o contempla e acarreta riscos, não se venham queixar depois...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                        Explicando-te detalhadamente, o senhor do carro circulava na "via mais à esquerda" (de um total de 3 vias) da faixa de rodagem tal como eu. Vem um indivíduo numa mota e tenta ultrapassar o Sr. do carro (quando iam ambos em andamento) num espaço minúsculo entre este e o passeio. O Sr. do carro desviou-se de uma imperfeição da estrada e embateu na mota.
                                                        Pode ter espelhos, mas estando na via mais à esquerda, pressupõe-se que ninguém irá passar. É aí que reside a dúvida. Se existe alguma alínea do código que diga que a mota pode ultrapassar na via mais à esquerda quando já lá circulam carros.
                                                        Pressupõe-se mal. Ora vejamos: se vai um motociclo na via de trânsito da esquerda (havendo um total de 3 vias de trânsito nesse sentido) e vem lá outro motociclo, este último não pode ultrapassar o primeiro motociclo? Claro que tu assim vais pensar que sim visto serem 2 motociclos e a via ser larga o suficiente para ambos, correcto?

                                                        E no caso de ser um automóvel ligeiro que se encontre na via mais à esquerda, por que razão este há-de pressupor que ninguém o irá ultrapassar? O código impossibilita isso? Aliás, basta pensar nos exames teóricos que se faz e lembrar deste exemplo: aparece uma imagem com 1 via de trânsito naquele sentido, tendo uma linha contínua, e encontra-se um automóvel ligeiro a circular nela e pergunta se naquele local é proibido ultrapassar. A resposta é não, porque independentemente de haver só 1 via ou haverem 3 vias no mesmo sentido e circular na via mais à esquerda, não estás impossibilitado de ser ultrapassado.

                                                        Neste caso o que se pode alegar é que o espaço de manobra para o motociclo era insuficiente para ser efectuada a ultrapassagem em segurança, aí poderá haver influência caso hajam testemunhas ou simplesmente pelas fotografias e/ou auto da ocorrência das autoridades.

                                                        Ou seja, a mim não me admirava que as seguradoras dessem 50-50, isto porque o motociclo não tomou as devidas precauções ao efectuar a manobra de ultrapassagem (espaço insuficiente para a mesma) e porque o automóvel ao desviar-se de um obstáculo na estrada não tomou as devidas precauções (olhar para os espelhos retrovisores).

                                                        Comentário

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