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Gasolina ou gasóleo - CONSUMOS

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    Gasolina ou gasóleo - CONSUMOS

    Boa noite,
    Gostaria de obter ajuda para tomar uma decisão...
    Tenho carro a gasolina à cerca de 3 anos (o meu primeiro carro) e preciso de o trocar.
    Faço cerca de 12000 km anuais na pior das hipóteses e já a dar o desconto de a minha vida mudar a curto prazo farei cerca de 15000 (mas este é um valor muito longínquo)
    A minha pergunta mesmo é se acham que me compensa continuar com carro a gasolina ou não... E se for a gasolina, se um carro com consumos na ordem dos 8L é demasiado para os km que faço.
    Para além da resposta gostava de receber opiniões em relação a motorizações e a carros cujo valor não exceda muito os 4000€
    Tenho em vista alargada um carro de 3 portas que não seja nenhum "manco".
    Gosto do Alfa Romeo 147 1.6 TS 120cv
    Obrigado e cumprimentos
    Editado pela última vez por dtmalmeida; 13 October 2015, 14:16.

    #2
    Alfa Romeo, por favor!

    Há muita informação acerca dos 147 pelo fórum, se bem tratados aguentam tempos!

    Os motores JTD nesse modelo também são bons exemplos.

    O pessoal já deixa aí opiniões.

    Comentário


      #3
      Se forem motores mais antigos sem FAP ainda dá para ponderar a diesel mas é preciso ter a sorte de encontrar um em bom estado é a minha opiniao...
      Mas a maioria vai-te dizer a gasolina...

      Comentário


        #4
        na minha opinião por mais cerca 3000km não compensa a troca de carro, pois não vais ter grande impacto nas contas anuais face as que já tens actualmente, e ainda tens a hipótese de instalar um kit GPL no carro que compensa muito mais que ir para outro carro já que o orçamento também não é grande...

        Comentário


          #5
          Peço desculpa pelo erro já foi corrigido
          Em relação ao problema dos km's que faço anualmente não justificarem a troca para o diesel penso que vou optar por continuar com carro a gasolina...
          Gostaria apenas de saber se o 147 1.6 TS de 120 cv a gasolina tem manutencao cara e se costuma dar algum tipo de problemas. Obrigado por ter respondido

          Comentário


            #6
            A minha pergunta mesmo foi a de que se os kms que faço anualmente (12000) já são consideraveis para comprar um carro a gasoleo em vez de gasolina.
            Obrigado a todos e cumprimentos

            Comentário


              #7
              Se for Gasóleo dos antigos sem FAP e bimassa até rendia.

              Tinhas umas boas poupanças em combustivel.

              Comentário


                #8
                Procura, tens vários tópicos sobre a marca/carro/motor pelo forum.
                A manutenção em sí não é cara, tens de ter mais atenção e algumas peças que têm um intervalo de uso menor que nas restantes marcas, aí é que encarece um pouco, mas segundo dizem, vale a pena. Os consumos dependem do pé, irá beber ligeiramente mais que um outro 1.6, mas também tem 120cv, e andará melhor que esses 1.6 também.
                Se gostas não é má opção, em caso de necessidade há sempre o GPL.

                Tens também os Corolla 1.4/1.6, Stilo 1.6, Focus 1.6, no segmento inferior, Clio 1.2/1.4, Yaris...
                Editado pela última vez por paulo14; 13 October 2015, 15:07.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pelas respostas a todos...
                  Mas ainda não consegui perceber se é justificável ter carro a gasolina ou a gasóleo, visto fazer cerca de 12000 km anuais.
                  Alguém que me ajude nesse sentido
                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Eu faço muito mais que isso e já desisti do gasoleo.
                    Não tenho problemas de: turbo, EGR, MAF, FAP, bi-massa, injectores e bomba. Se em 100.000km te estourar cada um destes acessórios, tens 4 ou 5.000 € de despesa e, andar a gasóleo, fica-te mais caro que andar a gasolina.
                    Não tenho preocupação com combustível premium, é gasolina 95 da mais barata e os carros nunca se queixam, com o gasóleo era sempre um stress se metia do mais caro ou do outro.

                    Comentário


                      #11
                      gasóleo só começa a justificar se começares a andar pelos 20.000km \ ano ou mais, entre a 10\15 um a gasolina chega perfeitamente, e depois há a hipótese de instalar um kit gpl que ainda te fica a factura de combustível mais barata que um diesel até nas manutenções é mais barato...

                      Comentário


                        #12
                        Se o carro estiver bom, eu metia gpl sem pensar duas vezes.

                        Comentário


                          #13
                          Há aqui umas contas do catano..5000€ para arranjar um FAP?

                          Nem todos os componentes juntos mencionados ficam nesse valor.

                          20 mil km's para compensar? Bem, se o carro a gasolina consome 8, então compensa e é a partir dos 1000km.

                          Façam contas.

                          8 litros de gasolina são 9.99€ (preço por litro a 1.249€ - mais barato no DGEG)
                          8 litros de gasóleo são 8.23€ (preço por litro a 1.029€ - mais barato no DGEG)

                          Vejamos que estamos a comparar consumos idênticos, o que é mentira, pois por norma os carros diesel costumam ter consumos mais baixos que 8 litros, mas adiante...

                          Diferença de 1.76€/100km ou 17.60€ a cada 1000km. No final dos 12 mil são 211.20€ de diferença.

                          Agora referindo-me a casos mais correctos, como o meu, também tinha um gasolinas a mamar 8 litros. Agora tenho um diesel a mamar em média 6.

                          Diferença de 3.82€/100km ou 38.20€ a cada 1000km. No final em 12 mil são 458.40€ de diferença.

                          É fazer contas....

                          Queres melhor que este caso? Mete GPL.

                          Mesmo que gaste 10 litros de GPL a diferença seria de 5€/100km ou 50€/1000km. No final de 12 mil seriam 600€ de poupança (preço usado no GPL de 0.499€)
                          Editado pela última vez por OFFICER; 14 October 2015, 13:28.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                            Eu faço muito mais que isso e já desisti do gasoleo.
                            Não tenho problemas de: turbo, EGR, MAF, FAP, bi-massa, injectores e bomba. Se em 100.000km te estourar cada um destes acessórios, tens 4 ou 5.000 € de despesa e, andar a gasóleo, fica-te mais caro que andar a gasolina.
                            Não tenho preocupação com combustível premium, é gasolina 95 da mais barata e os carros nunca se queixam, com o gasóleo era sempre um stress se metia do mais caro ou do outro.
                            Essas contas sao um pouco puxadas eu tenho um turbodiesel com 400 mil feitos 325 mil na minha mao posso fazer contas....

                            Turbo - original ainda 0€ gastos
                            EGR - original foi limpa por mim alguns trocos em produtos de limpeza
                            Maf- sim já meti 2 uma lixei-a estava boa +/- 300€ a primeira foi o dobro da 2ª
                            Fap- népia
                            bi-massa - népia mas a embraiagem ainda é a de origem
                            injectores - nunca fezeram revisao originais um limpa injectores de vez em anos
                            bomba injectora - original teve de levar um solonoide (cónico) +/- 150€

                            Se fizeres as contas por 100 mil kms nao é uma barbaridade.

                            Posso dizer que já estalou uma cabeça, levou 2 alternadores, um motor de arranque etc mas 400 mil kms num a gasolina tambem nao hade de ser só rosas...

                            Comentário


                              #15
                              400 mil num gasolina começa a ter também problemas na cabeça e cilindros por exemplo. Além das restantes peças de desgaste fora do motor que tanto se gastam num diesel como gasolina. Pode não ter tantos componentes possiveis de avariar, mas também não é um mar de rosas.

                              Os injectores nos carros a gasolina também avariam, por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                Há aqui umas contas do catano..5000€ para arranjar um FAP? Não leste com atenção, 4-5.000€ refere-se a todos os componentes referidos (turbo, EGR, MAF, FAP, bi-massa, injectores e bomba)

                                Nem todos os componentes juntos mencionados ficam nesse valor.

                                20 mil km's para compensar? Bem, se o carro a gasolina consome 8, então compensa e é a partir dos 1000km.

                                Façam contas.

                                8 litros de gasolina são 9.99€ (preço por litro a 1.249€ - mais barato no DGEG) Num carro a gasolina podes usar sem problemas combustivel do mais barato
                                8 litros de gasóleo são 8.23€ (preço por litro a 1.029€ - mais barato no DGEG) Num carro a gasóleo começas a ter medo de avarias e a dar crédito ao que se houve no café e dás por ti a meter do mais caro que...é ao preço da gasolina barata.

                                Vejamos que estamos a comparar consumos idênticos, o que é mentira, pois por norma os carros diesel costumam ter consumos mais baixos que 8 litros, mas adiante...

                                Diferença de 1.76€/100km ou 17.60€ a cada 1000km. No final dos 12 mil são 211.20€ de diferença.

                                Agora referindo-me a casos mais correctos, como o meu, também tinha um gasolinas a mamar 8 litros. Agora tenho um diesel a mamar em média 6.

                                Diferença de 3.82€/100km ou 38.20€ a cada 1000km. No final em 12 mil são 458.40€ de diferença.

                                É fazer contas.... não te esqueças que estamos a falar de um carro usado que não se sabe o que sofreu, basta partir um turbo e lá se vão 2-3 anos de "poupança".

                                Queres melhor que este caso? Mete GPL.

                                Mesmo que gaste 10 litros de GPL a diferença seria de 5€/100km ou 50€/1000km. No final de 12 mil seriam 600€ de poupança (preço usado no GPL de 0.499€ só válido para quem tem acesso a GPL barato, na minha zona o GPL custa 070€)
                                A azul

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                  400 mil num gasolina começa a ter também problemas na cabeça e cilindros por exemplo. Além das restantes peças de desgaste fora do motor que tanto se gastam num diesel como gasolina. Pode não ter tantos componentes possiveis de avariar, mas também não é um mar de rosas.

                                  Os injectores nos carros a gasolina também avariam, por exemplo.
                                  Por isso eu só acrescentei os componente "adicionais" do diesel.
                                  Injectores a gasolina é extremamente raro avariar (não conheço nenhum caso) e o preço não tem nada a ver com os do diesel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora, respondendo ao que colocaste.

                                    Na questão dos componentes, nem todos avariam e alguns que avariam, são comidos na reparação eu próprio fui comido na reparação da minha bomba injectora que ficou pouco acima dos 1000€ quando há casas que o fazem por menos de 500€

                                    Assim como há pessoas que pagam 300€ por MAF's e há mais barato, novas.

                                    Quem tem medo de meter gasóleo low cost num carro, é apenas parvo. Eu meto-o há milhares e 0 problemas relacionados.

                                    Todos os carros usados podem dar problemas, sejam gasolina ou gasóleo. E se te disser que no carro a gasolina que tive antes deste vectra, tive que gastar logo pouco tempo depois mais de 600€?

                                    No vectra apenas tive que gastar na bomba injectora, acontece. No entanto, só em combustivel a bomba já está paga, neste momento. Podemos acrescentar que as revisões ficam mais baratas no diesel pois faz em intervalos maiores. No carro a gasolina era de 10 em 10 mil, neste é de 15 em 15.

                                    Continuo a dizer, é fazer contas. Gasolina não compensa para ninguém, até porque os carros a diesel avariam quando são usados, não é quando fazem 5000km por ano.

                                    E estou a referir-me a carros a diesel sem FAP, neste caso.

                                    Só digo que além do diesel, compensa o GPL em maior percentagem. Gasolina não compensa em caso algum.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      NA minha modesta maneira de analisar, quem faz menos de 20.000 kms/ano deve optar por motor a gasolina,
                                      menos despesas em tudo excepto em combustível....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                        Boas,

                                        NA minha modesta maneira de analisar, quem faz menos de 20.000 kms/ano deve optar por motor a gasolina,
                                        menos despesas em tudo excepto em combustível....
                                        As revisoes para quem as faz em casa fica ela por ela no meu Astra troco os 4 filtros mais oleo GM por cerca de 35€, distribuiçao é aos 150 mil velas incandescentes fazem uns 200 mil.
                                        Se for num Astra a gasolina onde poupas mais? distribuiçao é aos 90 mil velas talvez 60 mil portanto nao vejo grandes diferenças....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nem no óleo há diferenças, alias, como referi anteriormente, o diesel em questões do óleo acaba por compensar em certos casos uma vez que faz revisões mais espaçadas, nos carros a gasolina muitos ainda fazem de 10 em 10.

                                          Continuo a dizer, faço menos de 15 mil por ano e mesmo assim poupo mais de 500€/ano. Tive o azar da bomba injectora avariar, em 2 anos já a paguei.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Falar em 15/20m km/ ano de forma absoluta não faz qualquer sentido. Depende do tempo que se queira manter o carro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                              Nem no óleo há diferenças, alias, como referi anteriormente, o diesel em questões do óleo acaba por compensar em certos casos uma vez que faz revisões mais espaçadas, nos carros a gasolina muitos ainda fazem de 10 em 10.

                                              Continuo a dizer, faço menos de 15 mil por ano e mesmo assim poupo mais de 500€/ano. Tive o azar da bomba injectora avariar, em 2 anos já a paguei.
                                              Com sorte não terás de andar mais 2 anos a poupar para um turbo e mais um ano a poupar para uns injetores e mais dois anos a poupar para um bi-massa e... por aí fora. Com sorte é possível que ao fim de 10 anos não tenhas andado a poupar no combustível para pagar avarias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por strikereg Ver Post
                                                Falar em 15/20m km/ ano de forma absoluta não faz qualquer sentido. Depende do tempo que se queira manter o carro...
                                                É, geralmente há carros que sendo iguais, mas mesmo iguais alterando o combustível(e o motor claro) um ao fim de 5 anos rebenta, mas rebenta como se tivesse 10Kg de dinamite lá dentro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  Com sorte não terás de andar mais 2 anos a poupar para um turbo e mais um ano a poupar para uns injetores e mais dois anos a poupar para um bi-massa e... por aí fora. Com sorte é possível que ao fim de 10 anos não tenhas andado a poupar no combustível para pagar avarias.
                                                  Estás enganado, a reparação da bomba envolveu injectores, estão bons. O turbo? Pode acontecer, mas no entanto, o meu carro anda com o óleo certo, faz diferença nesse aspecto. Bi-massa, não tem. EGR se avariar, salta fora. FAP não tem

                                                  E a poupança como disse, são mais de 500€/ano! E eu faço poucos km's, fora se fizesse muitos.

                                                  Neste aspecto, o meu carro já teve as avarias comuns deste modelo. Centralina do ABS (que já vinha nova quando comprei), Alternador (idem), Motor de arranque (idem) e bomba injectora.

                                                  Todas as coisas além da bomba injectora, também dão problemas nos modelos a gasolina.
                                                  Editado pela última vez por OFFICER; 19 October 2015, 09:28.

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