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Audi A3 1.6i vs 1.8T (2000-2002)

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    Audi A3 1.6i vs 1.8T (2000-2002)

    Boa noite,

    Estou a pensar em adquirir um carro usado, e o meu orçamento é até 4500€. Faço cerca de 30km diários em percurso é misto. (IC e nacional, alguma cidade). Não sou louco por velocidade, mas não procuro nenhuma pasteleira. De vez em quando também gosto de acelerar um pouquinho.

    Estive a ver e gostei bastante do modelo o A3 a partir de 2000.

    Estive a ver estes modelos o que acham?

    http://olx.pt/anuncio/audi-a3-1-6-am...tml#fffa9fdee4
    http://olx.pt/anuncio/audi-a3-1-6-ID...tml#fffa9fdee4
    http://olx.pt/anuncio/audi-a3-1-6-20...tml#d367423678
    http://olx.pt/anuncio/vendo-audi-a3-...tml#d367423678
    http://olx.pt/anuncio/audi-a3-1-8t-I...tml#d367423678

    O 1.6i dá bem conta do recado ou é preferível ir para o 1.8T? Os consumos vão ser muito diferentes de um para outro se andar nas calmas?

    Obrigado desde já,

    Cumprimentos,
    João Oliveira

    #2
    Eu tive um 1.6 e achei o motor suficiente. Não é nenhum foguete mas cumpre, em especial porque é muito redondo.

    O 1.8 não conheço, mas deve ter outra genica...contudo tem também outro valor de iuc (passa de ~50€ para ~140€) e mais peças


    Cump.

    Comentário


      #3
      Já conduzi os dois e o 1.8T tem prestações muito diferentes, com um consumo cerca de 30% superior.

      Comentário


        #4
        o consumo do 1.8t será sempre mais alto, até porque irás utilizar muito mais o turbo, isso te garanto. o 1.6 é mais redondo, não dá para maluqueiras, mas é um carro com registos dignos, entre 7 a 8lts para o peso e potência que tem, aliado à data de construção. quanto ao IUC, é bom lemnbrar isso. dantes um 1.8 rival pagava 125€, tanto como um boxter. hoje em dia a diferença mantêm-se. agora, claro que do 1.8T tiras bem mais prazer...

        Comentário


          #5
          Obrigado desde já por todas as respostas,

          Pois eu neste momento ando com um rover 214Si de 93 (103cv) que nem direção assistida têm . No entanto gosto do ritmo do carro e acho que é mais do que suficiente. Entretanto como está a ficar velho, estou a pensar em adquirir um usado. O meu orçamento são 4500€, acham que um a3 1.6i de 2000/2001 é um bom investimento? Que outras alternativas sugerem pelo mesmo preço? Tenho 20 anos e o carro é basicamente apenas para me deslocar até a faculdade. No entanto quero um carro que pelo menos seja fiável e que aguente pelo menos uns 4 ou 5 anitos. Aguardo as vossas sugestões até 4500€. Em relação ao tipo de carro gosto de quase tudo, (sedan, hatchback, carrinha)..

          Obrigado,
          Cumprimentos,
          João Oliveira

          Comentário


            #6
            Para estudante ia para o 1.6.. Acho que é um compromisso melhor. O 1.8t vai te por a querer usar todo o seu potencial.
            E se não o fizeres então não valia a pena o investimento extra (a nível de gasosa claro)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Romani48 Ver Post
              Para estudante ia para o 1.6.. Acho que é um compromisso melhor. O 1.8t vai te por a querer usar todo o seu potencial.
              E se não o fizeres então não valia a pena o investimento extra (a nível de gasosa claro)
              Pois para mim acho que chega e sobra. No entanto acha que o A3 1.6 é um bom investimento face ao meu orçamento?

              Obrigado,

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                o consumo do 1.8t será sempre mais alto, até porque irás utilizar muito mais o turbo, isso te garanto. o 1.6 é mais redondo, não dá para maluqueiras, mas é um carro com registos dignos, entre 7 a 8lts para o peso e potência que tem, aliado à data de construção. quanto ao IUC, é bom lemnbrar isso. dantes um 1.8 rival pagava 125€, tanto como um boxter. hoje em dia a diferença mantêm-se. agora, claro que do 1.8T tiras bem mais prazer...
                Dependendo dos ritmos e percursos, o 1.8 também faz entre 7 e 8 litros.

                O problema é o que mencionas, e que acaba por ser conseguir resistir ao "chamamento" do 1.8 quando o turbo começa a pedir para dares mais um bocadinho que se transforma num instante num "bocadão".

                E claro, o 1.8T com alguns anos é mais propenso a ter algumas fugas de pressão que podem ser chatas de diagnosticar (se não existir nenhum erro registado na centralina).

                Nesse sentido, a simplicidade de um motor atmosférico será (em teoria) mais amiga da carteira.

                Comentário


                  #9
                  Pois o 1.8T deve dar cá uma vontade! Nunca experimentei nenhum, mas calculo que seja bem divertido de conduzir. O problema é que muito provavelmente com o 1.8T não deve ser fácil andar devagar, e também comprar o 1.8T para andar devagar não creio que seja a melhor solução. Acho que só iria para o 1.8T se aparecesse um grande negócio, pelo que estive a ver não encontro muitos modelos 1.8T a partir dos anos 2000, existem muito mais 1.6.

                  Comentário


                    #10
                    Vai para o 1.8 T !

                    Se fores para o 1.6 ainda te vai andar menos que o rover que tens

                    Comentário


                      #11
                      Eu considero o a3 1.6 uma boa proposta. No mercado tem praticamente o mesmo valor dos golf/leon, e se arranjares um sport já ficas com um carrito bem porreiro, com aspecto desportivo

                      Único aspecto menos positivo, a posição de condução é um pouco estranha. Eu para ficar confortável tinha de puxar o banco muito para trás, ficando no limite de chegar à embraiagem... Mas isto pode ser da minha estatura (1.72m).

                      Conselho, não gastes tudo na aquisição. Raros são os usados que não precisam de alguma coisa. Assim o melhor é fazer uma revisão e corrigir o que for necessário.

                      O material é abundante e em conta, a simplicidade mecânica ajuda.

                      A ver, relantin oscila um pouco, é "normal" nestes motores. Procura por vestígios de gordura no escape. Se houver muita é indicativo de estar a gastar muito oleo (há motores que gastam mais que outros...).

                      Se tiver tecto de abrir, convém desentupir os canais de escoamento (arrisca a ficar com o carro encharcado por dentro...), esta é válida para todos os que tiverem este equipamento.


                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        Gostei bastante do ultimo exemplar que postaste !

                        http://olx.pt/anuncio/audi-a3-1-8t-I...tml#d367423678

                        Se tiveres possibilidades , eu tentava o 1.8t . Este exemplar em concreto parece bem estimado e o preço é negociável , tenta ver até onde esse "negociável" vai e ainda ficas com uns trocos .

                        Em percursos normais e a andar normalmente os consumos devem variar 0,5 1l no maximo, mas como é óbvio e já te disseram , a questão aqui é resistir ao acelerar e á entrada do turbo . Mas vais ver , que dado o hábito e depois de conheceres melhor o carro , os consumos eventualmente tendem a diminuir .

                        Cumps

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